sexta-feira, 30 de abril de 2010

MPF também vai apurar possíveis erros nas contas de luz da Coelba

O Ministério Público Federal (MPF) vai apoiar as investigações em torno das alterações de cobrança nas faturas da Coelba. Desde quarta-feira, 28, o órgão tem mantido contato com o Ministério Público do Estado (MP-BA), no sentido de firmar um acordo de parceria no procedimento administrativo instaurado pela entidade baiana.




“Já estamos conversando, mas ainda não fechamos de que forma se dará esse trabalho”, disse ontem o promotor de justiça do consumidor Aurisvaldo Sampaio. Ele adiantou, entretanto, que a participação do MPF deve ficar ligada às apurações envolvendo o âmbito de atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).



“Entendemos que há um alto nível de responsabilidade da Aneel, na medida em que não exerce efetivamente uma fiscalização permanente no Estado”, explicou Sampaio. Ele acrescentou que solicitou à agência nacional uma inspeção local por parte de uma equipe técnica, e para isso tem feito contatos telefônicos, mas continua aguardando uma resposta.



A Aneel, por sua vez, mantém o posicionamento de que as fiscalizações são anuais ou sempre que necessárias – apesar de a mais recente ter se dado em outubro passado, ainda não definiu se mandará uma equipe própria à capital baiana para investigar a Coelba.

Amanhã termina o prazo para declaração do IR 2010

Amanhã (30), é o último dia para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2010. Segundo a Receita Federal, 6,3 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento. A expectativa do órgão é de receber 24 milhões de declarações neste ano.



O prazo de entrega do IR 2010 começou no dia 1º de março e se estende, pela internet, até às 23h59 da próxima sexta-feira (30). O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará a multa mínima de R$ 165,74, ou a máxima de até 20% do imposto devido. A Receita lembra que o sistema de transmissão das declarações fica fora do ar no período de 1h e 5h da madrugada. Quem deixar para acertar as contas com o "leão" em cima da hora pode encontrar dificuldades devido ao acumulo de acessos ao endereço da Receita.

Depois de acordo com o PMDB, Massarollo reaparece em São Paulo.

O presidente regional do PMN, Carlos Massarollo, que estava desaparecido já deu o ar da graça, está em São Paulo, foi prestar contas a Nacional do partido. Nos últimos dois dias ninguém conseguiu falar com Massarollo. O telefone do homem estava desligado. Ninguém conseguia o contato com o velho Massa.





O desaparecimento se deu depois da reunião com o presidente Regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima. O deputado estadual do PMN, Getúlio Ubiratan, está feito um louco a caça do presidente. Depois de quase dois dias de intensa procura, a redação do Tabuleiro na manhã de hoje (29) localizou Carlos Massarolo que na próxima segunda-feira estará ao vivo no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105.9 para falar do acordo fechado entre o PMN e PMDB.





Na semana passada, Massa foi entrevistado pelo radialista Vila Nova e afirmou que Wagner, Souto e Geddel estariam descartados de qualquer aliança, e agora surpreende com acordo com o PMDB de Geddel.

Gurita abre o verbo no Tabuleiro

Em entrevista ao radialista Vila Nova, no programa O Tabuleiro, Conquista Fm 105,9 o vereador Alzimário Belmonte , o Gurita , (PP) declarou que o governo Newton está um caos. Para ele são inúmeros os erros administrativos da atual gestão e que já se passou o momento de culpar administrações anteriores. “Eles já têm tempo demais no governo, não cabe mais a conversa que não tem dinheiro”, disse Gurita.





Durante a entrevista o vereador citou a reforma administrativa que houve no ano passado, onde a maioria dos secretários foram exonerados. Segundo ele, a reforma não ofereceu nenhuma melhoria à cidade. Em relação à saúde municipal, Gurita parece estar confiante e acredita que a administração de Rabat na secretaria será capaz de muitas mudanças, porém o secretário pode enfrentar problemas com funcionários da prefeitura que cruzam os braços diante dos problemas. Clique aqui e ouça na íntegra a entrevista do vereador Gurita.

Diap: DEM não elegerá senador na Bahia

O diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz, concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico para avaliar as possibilidades do DEM de eleger representantes no Poder Legislativo em 2010, em especial para os cargos de senador, e concluiu que a legenda em todo o Brasil passa por grandes dificuldades e deve encolher nesta Casa.



A situação da Bahia é uma das mais preocupantes para o partido, afirmou ele.

Segundo o pensamento de Queiroz, a recusa de Antônio Carlos Magalhães Jr. em concorrer à reeleição devido a motivos pessoais colocará o ex-prefeito José Ronaldo no páreo.

Entretanto, o feirense seria pouco representativo e, por isto, os senadores escolhidos deverão ser um da chapa do governador Jaques Wagner e César Borges, que conseguirá a reeleição. A assessoria dos Democratas da Bahia, no entanto, negou que a desistência de ACM Jr. em concorrer ao pleito esteja decidida. Segundo a legenda, o segundo nome da chapa ainda está condicionado à continuidade das conversas internas.

Justiça obriga Wagner a convocar concursados

O Tribunal de Justiça (TJ-BA) negou o recurso do governo da Bahia que tentava derrubar a decisão, tomada pelo Pleno, que obriga a convocação de todos os professores e coordenadores pedagógicos que passaram em concurso realizado em 2006. O Judiciário deu o prazo de até o dia 10 de maio para que a decisão seja cumprida.



O Estado diz já ter convocado todos os 3.769 docentes classificados, mas, segundo a oposição na Assembleia Legislativa, autora da ação judicial, há profissionais que ainda não foram chamados. Entre os coordenadores pedagógicos, dos 800 classificados, apenas 240 estão empregados. “É mais uma vitória da oposição na Bahia. Tem uma repercussão incrível, pois abre o precedente. Agora os policiais civis e escrivães podem entrar com ações similares”, assinalou Heraldo Rocha (DEM), líder da bancada da minoria. Ele informa que a oposição cobrará do TJ a execução da Ordem Judicial, que se não for cumprida, poderá ter consequências criminais para os gestores estaduais.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ciro dá Adeus a candidatura

(




O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, oficializou, ontem (27), a decisão da sigla de não apresentar candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A posição, sacramentada em reunião da Executiva do partido, em Brasília, acaba com as esperanças do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) de concorrer ao Planalto nas eleições de outubro.



'[O partido] Avalia como correta e consequente a participação do PSB no governo Lula. As eleições de outubro não estão definidas. O PSB está pronto para ampliar a sua presença nas eleições estaduais e no Senado', disse Eduardo Campos.



Em um encontro que durou quase três horas, os integrantes da Executiva do PSB resolveram preservar a aliança com o PT nos estados. O único sinal favorável a Ciro era um velho adesivo colado na porta da sala de reuniões do PSB com o dizer: “Agora é Ciro”. Ao lado dos petistas, os socialistas esperam pavimentar acordos para lançar 11 candidatos a governador e seis pretendentes ao Senado.

Secretário do Trabalho fala da geração de empregos na Bahia

O Secretário Estadual do Trabalho e do Esporte, Nilton Vasconcelos está na região e hoje pela manhã (28) foi entrevistado pelo radialista Vila Nova no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105.9. O quadro favorável para o mercado de trabalho na Bahia, foi citado pelo secretário na entrevista, em 2009 foram gerados 71.170 novos empregos o que representa o maior crescimento do emprego já verificado em nosso Estado para um único ano. Somados a 2007 e 2008, são 170.812 mil novos empregos gerados no governo Jaques Wagner.



Os dados significam a formalização de empregos com carteira assinada, garantia de direitos trabalhistas e previdenciários. Vasconcelos falou também sobre sua preocupação com a erradicação do trabalho infantil no estado, e da qualificação profissional dos jovens. Em 2006 foi criado o Programa Nacional do Trabalho Decente em que foram definidas como prioridades a geração de mais e melhores empregos, a erradicação do trabalho escravo e infantil.





Para Vasconcelos a qualificação dos jovens na região sul da Bahia é algo que deve ser melhorado, pois há uma deficiência em alguns setores importantes como, por exemplo, a construção civil. “Assim, buscamos corrigir a defasagem de trabalhadores que não conseguem ainda hoje obter uma oportunidade no mercado, por falta de treinamento adequado.” disse Vasconcelos. Clique aqui e ouça na íntegra a entrevista do Secretário do Trabalho.





--------------------------------------------------------------------------------

Temer reconhece que Wagner levou o PMDB para LULA

Em encontro realizado na quinta-feira (22), na paradisíaca ilha de Comandatuba, do 9° Fórum Empresarial promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), um comentário do peemedebista, Michel Temer, sobre a aliança entre o PMDB e o PT, passou de soslaio pela platéia de empresários presentes ao evento. “O então ministro das relações institucionais, Jaques Wagner, aproximou os dois partidos no Congresso Nacional. É triste não darmos continuidade a este projeto aqui, logo na Bahia, que era vista como referência no país para esta união”, desabafou Temer.




Wagner ainda complementou ao relatar diálogo com o presidente Lula no período: “Presidente, o PMDB possui a maior bancada no Congresso Nacional. Temos que reconhecer a força deles e o reconhecimento de muitos parlamentares que compõem a base do partido”, confidenciou o governador. Temer ainda esboçou que não vai desistir da aliança no estado, deixando escapar o quanto Wagner ainda está ativo na costura das alianças nos demais estados que irão sustentar a plataforma política da candidata petista Dilma Rousseff.

Maria Luiza Laudano e Getúlio Ubiratan desconhecem acordo

deputada estadual Maria Luiza Laudano (PTdoB) desconhece a adesão do seu partido à chapa do pré-candidato ao governo baiano, Geddel Vieira Lima (PMDB). A parlamentar – que integra a base governista na Assembleia Legislativa – se mostrou surpresa com a definição da legenda. “Desconheço essa reunião. Não fui comunicada pelo partido. A presidente Dilma Gramacho me garantiu que eu seria a primeira a saber sobre qualquer decisão a ser tomada”, afirmou. Em relação à sua postura na Casa, Laudano não descarta a possibilidade de integrar a ala de oposição. “Não posso afirmar nada ainda. Primeiramente, tenho que consultar o partido e meus pares. Não tenho decisão nenhuma”, ponderou.


Assim como a deputada estadual Maria Luiza Laudano, o parlamentar Getúlio Ubiratan (PMN) também não foi comunicado da decisão do seu partido, que integrará a chapa do pré-candidato ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima (PMDB). Ele estava na longa sessão que discutiu o projeto do Refis, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e só obteve a informação pela imprensa. “Não tomei conhecimento e não participei da reunião. Estou tentando falar com o presidente do partido, mas ainda não consegui. Continuo na bancada de governo, pois não fui solicitado de fazer o contrário”, revelou. Ubiratan avalia que a questão ainda não está fechada, uma vez que a definição de aliança entre as legendas só será oficializada em um encontro entre os presidentes das siglas e Geddel, que ainda não tem data para acontecer. Apesar disso, ele será disciplinado. “Eu tenho

Deputado quer acabar com taxa para aferição de hidrômetro

O deputado Sérgio Passos (PSDB) acaba de comprar uma briga com a Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. – Embasa, que é concessionária do serviço de abastecimento de água e saneamento na maioria dos municípios do estado. A proposição visa abolir taxa sobre aferição de hidrômetro, que é cobrada do usuário quando detectados distorções nos valores estabelecidos na conta e o cliente da Embasa solicitar uma pesquisa para descobrir um possível vazamento. “Já pagamos uma série de outras taxas, e, agora, surge mais esse abuso. Não vejo razão para essa cobrança, até porque já pagamos por outros serviços, inclusive a famigerada taxa de religação, que acho ilegal”, questiona o parlamentar.



Segundo o deputado Sergio Passos, em seu artigo 51, o Código de Defesa do Consumidor estabelece como nulas cláusulas e práticas que coloquem o fornecedor dos serviços em vantagem excessiva ou rompam com o equilíbrio do contrato, mostrando-se excessivamente onerosa ao consumidor.

“Não há dúvidas de que o hidrômetro é de propriedade da concessionária do serviço público, pois o mesmo é utilizado para aferir o consumo do serviço que será tarifado. Tais investimentos são despesas operacionais, e, portanto, levados em consideração na fixação da tarifa do serviço prestado”, justifica Passos.



Para o deputado a questão então é de se saber se a Concessionária a pode ou não cobrar pelos serviços adicionais de ligação de água, incluídos nestes as taxas de aferição, manutenção e substituição dos hidrômetros, ou qualquer outra denominação utilizada.

Sérgio Passos lembra que o hidrômetro é instrumento de garantia da eficiência e qualidade do serviço prestado pela concessionária, através da correta aferição do seu consumo. “Vê-se, portanto, que, ao mesmo tempo em que o hidrômetro é instrumento operacional da companhia de saneamento, representa também garantia ao consumidor”.

São João de Ilhéus já é vendido em pacotes de operadoras nacionais

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado está permitindo o planejamento e a divulgação do São João de Ilhéus 2010 com alguns meses de antecedência. Em virtude desse trabalho, as principais operadoras de pacotes turísticos do Brasil já começam a divulgar o evento no roteiro das grandes promoções juninas que acontecem todos os anos no Nordeste. Durante esta semana, o governo baiano realizou uma ampla divulgação do São João ilheense através da Bahiatursa em dois grandes pólos emissores de turistas do país: os estados de São Paulo e Minas Gerais.





A Iberoservice, por exemplo, uma das mais importantes operadoras turísticas do Brasil, está vendendo um pacote completo para o São João de Ilhéus 2010, que pode ser pago em até nove vezes nos principais cartões de crédito. Entre os hotéis disponibilizados pelo referido pacote, encontram-se o Opaba (três noites, com direito a apartamento standart e a café da manhã ao preço de uma entrada de 22,80 e mais nove parcelas de 16,95), o Village Back Door (três noites, com direito a apartamento standart e café da manhã ao preço de uma entrada de 22,80 e mais nove prestações de 16,95), o Jardim Atlântico (três noites, com direito a apartamento standart e café da manhã ao preço de uma entrada de 36,23 e nove parcelas de 28,49) e o Canabrava Resort (cinco noites ao preço de uma entrada de 118,20 e mais nove prestações de 87,89).

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nem o vice-presidente da República escapa

O vice-presidente da República, José Alencar, confirmou hoje que foi vítima do chamado golpe do falso sequestro, no último domingo, ao atender uma ligação enquanto estava sozinho em seu apartamento, no Rio de Janeiro. Segundo Alencar, o suposto sequestrador colocou no telefone uma voz feminina, que lhe chamava de "papai". O vice-presidente disse ter acreditado que era sua filha Maria da Graça, e por isso continuou a conversa com o criminoso.



Alencar chegou a negociar valores a serem pagos ao suposto sequestrador, mas não efetivou o pagamento dos R$ 50 mil pedidos pelo bandido. "Ele pediu dinheiro, R$ 50 mil, mas eu disse: eu não tenho nada aqui, eu estou no Rio, eu não tenho dinheiro aqui. Ele perguntou: não tem joia? Eu disse que não. E ele: sua mulher não tem joia? Eu respondi que não, não usava joia."



O vice-presidente chegou a tentar baixar o valor do suposto resgate para R$ 20 mil, mas acabou interrompido por sua família, que chegou ao apartamento. Antes, Alencar identificou-se para o criminoso como vice-presidente.



"Ele me perguntou: qual é a atividade do senhor? Eu disse: eu sou vice-presidente da República. O quê? Eu disse que era vice-presidente da República. Qual é o nome do senhor? José Alencar Gomes da Silva. E nisso chegou o meu pessoal, a Marisa e as meninas, elas ligaram para a Maria da Graça, minha filha. Ela estava em casa, tudo bem", afirmou.



Alencar disse que "não houve tempo" de pagar o resgate, mas reconheceu que os casos de falso sequestro são "altamente preocupantes". O vice-presidente advertiu para que as pessoas fiquem calmas em casos de violência. "Papai nos ensinava uma coisa muito importante. Papai ensinava que o desespero não ajuda. Então eu tive calma."



Alencar disse que não se sentiu desprotegido, mesmo vítima do golpe. "Tudo bem, passou."

Apoio do PMN/ PSDC / PPS a Geddel meche com tabuleiro político ilheense

O apoio de três partidos de peso no cenário da política municipal mexe com o tabuleiro, tirando polarização do ex-governador Paulo Souto com o atual governador Jacques Wagner, pelo menos em Ilhéus. O ex-ministro Geddel Viera Lima, agora tem o segundo maior palanque em Ilhéus. PPS/PSDC e PMN detêm seis vereadores, sendo metade da câmara legislativa ilheense. O único vereador que pode não vestir a camisa do PMDB, é o vereador do PPS Zé Neguinho, pela proximidade com o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) que apóia o atual governador. A soma destes três partidos na ultima eleição proporcional abocanhou quase 35 % do eleitoral ilheense, sem falar que eles também estavam no palanque da reeleição do atual prefeito Newton Lima, que obteve mais de 53 mil votos.

A obrigação do Ministério Público

O Ministério Público, órgão incumbido da defesa da sociedade perante os tribunais do País, tem uma configuração peculiar, quando comparado a instituições similares de outros países. Em muitas nações o MP atua na área criminal, fazendo o papel de acusador público, dotado de imparcialidade, uma vez que só deve perseguir condenações quando convicto de que um crime existiu e de que aquele que está sendo processado é o verdadeiro responsável pela infração. Nos Estados Unidos, por exemplo, depois de uma condenação pode haver até mesmo um acordo entre os advogados de defesa e a Justiça, porém, durante o processo não existe interferência política e muito menos, perseguição de cunho pessoal, por parte de promotores.



No Brasil, os promotores possuem uma função importantíssima, que é a chamada tutela dos interesses metaindividuais, que fazem por meio da ação civil pública e envolve temas como defesa do consumidor, do patrimônio público, da infância e da juventude, dos portadores de deficiência, improbidade administrativa e tantos outros. Em Ilhéus existem 11 Promotorias de Justiça, assim distribuídas com seus respectivos titulares:

1ª Promotoria, Drª Valéria Andrade Pedreira; 2ª Promotoria, Dr. Olivan Costa Leal; 3ª Promotoria, Drª Sílvia Corrêa de Almeida; 4ª Promotoria, Drª Maria Amélia Sampaio Góes; 5ª Promotoria, Drª Flávia Cerqueira Sampaio; 6ª Promotoria, Drª Rita Margareth Coelho da Silva; 7ª Promotoria, Drª Darluse Ribeiro Souza; 8ª Promotoria, Drª Karina Gomes Cherubini; 9ª Promotoria, Dr. Pedro Nogueira Coelho; 10ª Promotoria, Drª Giovanna Souza Barbosa e, finalmente como titular da 11ª Promotoria de Justiça - regional de Ilhéus, Dr. Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo. Por atuar diretamente na supervisão da Administração Pública, Drª Karine Cherubini vem se destacando e tornou-se a promotora mais conhecida na cidade, por sua atuação firme na defesa dos direitos das pessoas e do regime democrático, principalmente no cuidado da coisa pública. Para alguns Drª Karine é atenta além da conta, para outros, determinados processos a celeridade anda a passos de tartaruga, principalmente acusações de improbidades administrativas. “O Ministério Público é muito mais parceiro que repressor”, afirma Cherubini. Segundo ainda a titular da 8ª Promotoria, “a mudança de promotores também é um problema sério quando os anteriores são transferidos e não deixam anotado o andamento dos processos”, Justifica.

Empresários em defesa do Porto Sul

O Fórum Empresarial da Bahia tornou pública uma moção de apoio a instalação do Porto Sul. A obra vem sofrendo resistências de ambientalistas. O documento destaca a relevância da obra para o desenvolvimento da economia baiana, e a dificuldade que os produtores agrícolas e empresários baianos encontram para escoar os bens produzidos no estado, devido à deficiência dos portos locais. Segundo a moção, 3 milhões de toneladas de produtos são exportados por portos de outros estados.



O documento rebate as críticas dos ambientalistas: “A escolha da Ponta da Tulha para localização do Porto Sul foi resultante de criterioso estudo técnico de localização, onde foram abordados aspectos econômicos, sociais, geográficos e relativos à conservação do meio ambiente. O Fórum Empresarial da Bahia vem se colocando a favor das iniciativas do governo e dos empresários capazes de, com o aumento da produção de bens e serviços, promover o aumento da riqueza e da renda bem distribuída, elementos imprescindíveis para a promoção do desenvolvimento social e econômico”, diz.

Wenceslau Júnior :

O vereador de Itabuna Wenceslau Júnior (PC do B) foi entrevistado hoje (27) pela manhã no Programa O Tabuleiro, Conquista FM 105.9 e falou sobre o Programa de Incentivo ao Gás natural. Taxistas, cooperativas de transporte escolar, transporte turístico e carros de som receberão subsídio por parte da Bahiagás de R$ 450,00 por veículo para poderem utilizar o gás natural. “Este subsídio é uma vitória enorme, pois os taxistas e outros profissionais de transporte.Ele é mais econômico e permitirá a possibilidade de redução da tarifa, a atração de novos clientes” disse o vereador ao citar a vantagem econômica do gás natural que chega a quase 50% quando se compara com combustíveis com álcool e gasolina.



O vereador é responsável pela articulação junto ao governo do estado e a Bahiagás que permitiu os subsídios aos profissionais da região e deve atingir 1.000 veículos. O Desenbahia ainda disponibilizará uma linha de crédito para o financiamento do valor residual, com taxas e prazos acessíveis aos profissionais da região sul da Bahia. Os profissionais interessados podem fazer o cadastro na próxima sexta-feira (30), a partir das 15 horas na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Em Itabuna o cadastro também acontecerá sexta-feira, a partir das 09 horas, na Câmara de Vereadores da cidade.Clique aqui e ouça na íntegra a entrevista de Wenceslau Júnior .

Nanicos fecham com Geddel

Aconteceu hoje uma reunião entre as executivas dos partidos PSDC/PMN/PRP/ PTdoB, com Lúcio Vieira, presidente do PMDB baiano, que fechou o acordo para apoiar a candidatura de Geddel Viera Lima ao governo do Estado. As quatro legendas irão se coligar na eleição proporcional, o que, segundo estimativas de políticos destes partidos, deve eleger de dois a três deputados federais, e cinco a seis deputados estaduais e irão participar diretamente no plano de governo da majoritária do PMDB baiano. Com informações do Agravo

Ilhéus e Itabuna ficaram fora do projeto cidades digitais

O Ministério das Comunicações lançou edital para contratar empresa que será responsável pela instalação do projeto Cidades Digitais em 163 municípios brasileiros. De acordo com o governo, o pregão presencial será realizado no próximo dia 12 de maio.



Os moradores das “cidades digitais” terão acesso a internet de alta velocidade em espaços públicos, como praças e áreas de lazer. O critério definido pelo Ministério das Comunicações para a escolha dos contemplados foram os seguintes: devem ser municípios com economia voltada para o turismo ou que polarizem negócios; além disso, deve ser observado o nível de vulnerabilidade social da população.



O detalhe curioso é que, dos dez municípios selecionados para receber o projeto, nenhum está na região cacaueira. Ilhéus (turística) e Itabuna (polo econômico regional) foram descartadas.



Os municípios contemplados, de acordo com o edital, são: Cruz das Almas, Iramaia, Itiúba, Lençóis, Maragogipe, Mutuípe, Santa Cruz Cabrália, São Sebastião do Passé e Vera Cruz.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mais uma da rede globo contra a região

Sou de ilhéus e moro em BH desde o dia 22/02.2002 (ainda guardo a passagem de ônibus) vim por falta de oportunidades, não que passasse por dificuldades financeiras, mas queria um futuro um pouco melhor. Nos meus sonhos e planos de retornar, tenho pensado em mil e uma coisas. Recentemente, a construção da ferrovia Oeste – Leste e do Porto tem tornado esses sonhos mais reais. E aqui mesmo em BH conheci muitos outros da minha terra que compartilham o mesmo sonho.



Mas ontem ao assistir o Fantástico, particularmente a reportagem sobre a ferrovia, comecei a ligar algumas coisas e a me perguntar o que teria a poderosa rede globo contra a nossa região.



Primeiro a maldosa reportagem que tentou acabar com o aeroporto da cidade sob a alegação de que era um dos mais perigosos do país. Reportagem essa feita baseada no depoimento de um “piloto anônimo” que escondeu o rosto provavelmente por medo de retaliação pelas aeronaves que perderiam a bela vista ao pousar, ou por uma tentativa da emissora de dar credibilidade ao caso. Vai saber...



Em mais um ataque, vemos a formação de mais um golpe contra a cidade, com a tentativa de impedir a construção da ferrovia e do porto em nossa cidade. Dentre outras coisas que me intrigaram, fiquei me perguntando que conhecimento de causa um professor da USP teria para tratar do assunto? Será que ele conhece o porto de Aratu ou quer simplesmente transformá-lo em mais um gargalo de exportações como é o Porto de Santos? E os benefícios sociais trazidos para a região? Para a matéria pouco importam os debates com a comunidade, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), a importancia para o desenvolvimento social da regional ou qualquer outra coisa.



Além disso, sinto falta de vontade política, pois o presidente Lula quando quis desbancou o IBAMA e ameaçou até mudar as leis, por causa da transposição do São Francisco e da construção de algumas hidroelétricas, mas isso é clichê. Falar que a culpa é dos políticos é fácil, mas o que falta é mobilização popular. Quando foi incitado, o povo mostrou força e cercou o palácio Marques de Paranaguá e tirou Valderico Reis de lá. Ë época de eleição e apesar de não sabermos quais forças trabalham por trás dessas coincidentes e recorrentes reportagens, uma coisa é certa: não podemos continuar assistindo esses ataques contra Ilhéus sem reagir. Onde estão os radialistas da cidade que tão bem incitam o povo quando é de seu interesse? Vamos esperar cair do céu os anos áureos do cacau? Esses nunca mais voltam ! Ou construímos um novo caminho ou paramos por aqui.... Para sempre.

Coelba admite pela 1ª vez erro na conta de luz

Pela primeira vez, o superintendente comercial da Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia), Ricardo Galindo, admitiu ao A TARDE que as justificativas de alta na temperatura e dias acrescidos na medição não explicam casos de aumento de 100% ou mais na conta de energia elétrica.



“Pode haver outros fatores, como erro de leitura, mas temos que analisar caso a caso”, afirmou. Ele disse que a Coelba tem acolhido as queixas dos consumidores e verificado individualmente o que está ocorrendo. Em alguns casos,a empresa estaria realizando aferição no relógio de registro em companhia do próprio consumidor.



“Se a Coelba identificar erro de leitura, isso será corrigido e será gerado um crédito para o cliente na próxima conta”, garantiu. Galindo também informou que estão sendo agendadas reuniões explicativas com grupos de condôminos que protocolaram queixas na empresa nos últimos dias. Hoje, um representante da concessionária irá se reunir com profissionais do Procon para prestar esclarecimentos do serviço.



Nesta segunda-feira, à tarde, já houve um encontro com o promotor Aurisvaldo Sampaio, no Ministério Público do Estado, cujo objetivo era propor medidas emergenciais para a situação, ainda não divulgadas.



“Além disso, vamos acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que venha à Bahia, faça uma avaliação dos casos e nos encaminhe um relatório”, adiantou o promotor.



Sofrimento - Enquanto isso, os consumidores baianos na capital e nointerior continuam sofrendo com as cobranças bem acima da média dos últimos meses. É o caso da aposentada Gildete Alves Pereira, 73 anos, que protocolou uma reclamação na Coelba ontem. Ela recebeu a fatura com vencimento em 15 de maio no valor de R$415,23,bem acima dos R$ 148,57 pagos na quinzena de abril.



De acordo com as contas, o consumo subiu mais de 500 kw/h, passando de 290 para 802 kw/h. “Não estou querendo pagar enquanto não resolver isso. O aumento é abusivo, eu não aceito”. Gildete mora na casa com o filho, um neto de 7 anos, a nora e a neta de 6 meses.



Entre os equipamentos de alto consumo, há um ar-condicionado, uma geladeira duplex, umamáquina de lavar 11 quilos e um ferro elétrico, estes dois últimos usados só uma vez por semana; o micro-ondas está quebrado e não há chuveiro elétrico. “Não tem nada que justifique. Não alterei em nada a rotina”, assegurou a

Péssimas condições das vias de acesso à Belmonte causam situações de perigo para a população.

Enquanto os usuários de ônibus sofrem com o descaso das empresas que atendem o município de Belmonte, quem tem o seu veículo próprio também passa por problemas quando o quesito é viajar.




O problema das pessoas com veículos próprios é a conservação das estradas que dão acesso ao município. A BA – 001 e a BA – 275 estão repletas de buracos que acabam pondo em risco a vida das pessoas que usam a via. São inúmeros os relatos de pessoas que quebraram os seus carros nos imensos buracos.



A BA – 001 é a que está mais comprometida. No trecho entre o povoado do Guaiu e o povoado de Santo André a atenção dos motoristas tem que ser redobrada, principalmente à noite. O perigo se torna ainda maior para os usuários de motocicletas que podem passar por buracos e dependendo da gravidade o acidente pode se levar a óbito. A BA – 275, apesar de ser a menos atingida, existem alguns trechos que os buracos se tornam constantes e representam perigo para os motoristas.



As Prefeituras dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte dizem que o problema não é delas, já que, a estrada é uma rodovia estadual. Nossa equipe tentou entrar em contato com o DERBA e não obteve nenhum sucesso até o fechamento desta matéria.



Enquanto não se tem uma solução para os problemas das vias, é preciso que os usuários tenham o máximo de cautela nos trechos mais afetados e evitem as viagens feitas à noite, principalmente os usuários que não conhecem as estradas citadas.

Show de Rita Lee será ponto alto do projeto “Eu Faço Cultura” em Ilhéus

Ilhéus é uma das 40 cidades contempladas com o projeto Eu Faço Cultura, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE). Por meio do Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC), o projeto mobilizou entre os anos de 2007, 2008 e 2009, milhares de colaboradores da instituição, que há quatro anos são considerados um dos maiores incentivadores da cultura no país ao destinar parte do IRPF, devido ao projeto, por meio da Lei Rouanet (8313/1991). A união dos colaboradores da CAIXA mobilizou para este ano mais de 10 mil pessoas que atuam na instituição, que, juntos, arrecadaram mais de R$ 2,5 milhões que serão investidos na execução do projeto.

Novos conselheiros tutelares foram eleitos em Ilhéus

Veja mais...




--------------------------------------------------------------------------------



(







Com o comparecimento de 2.636 eleitores, foi realizada na manhã de domingo (25), no Colégio Militar Rômulo Galvão, localizado no bairro do Pontal, a eleição dos novos conselheiros tutelares do município de Ilhéus. Coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o processo eleitoral contou com a fiscalização do Ministério Público Estadual, através da Promotoria da Infância e Juventude. Encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, previstos na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, o Conselho Tutelar passa a atuar em Ilhéus, a partir deste ano, em duas áreas específicas da cidade: Centro-Sul e Norte-Oeste. Os conselheiros eleitos e os conselheiros suplentes passarão por um treinamento de capacitação antes de assumirem os respectivos cargos.





Para o Conselho Tutelar Centro-Sul, foram eleitos os seguintes conselheiros: titulares - Antônio Marcos Teles dos Santos, Marlene Batista dos Santos, Sandra Regina Brasil Santos, Ciro Nonato dos Santos Filho e Shirley Cardoso Moraes; suplentes – Gilvan Santos de Jesus, Joene Ribeiro dos Santos, Mário Sérgio da Cruz Santos, Huldaci dos Reis Santana e Maria Angélica Araújo dos Santos. Já para o Conselho Tutelar Norte-Oeste, os eleitos são os seguintes: titulares - Genildo Bispo dos Santos, Marizete Moreira de Jesus, Jorge de Jesus Conceição, Jorge Ferreira da Silva e Antônio Raimundo dos Santos Matos; suplentes – Carla Araújo Barbosa, Jivanildo Oliveira da Silva, Vanete Farias da Luz, Daniela Sales da Rocha e Edyla Ribeiro de Andrade.

Coelba admite erros nas contas de valor exorbitante

O superintendente comercial da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), Ricardo Galindo, admitiu que erros da companhia geraram um sobrepreço de até 500% nas conta de energia elétricas de diversos baianos. Até então, a Coelba tratava a questão com as justificativas de alta na temperatura e dias acrescidos na medição. “Pode haver outros fatores, como erro de leitura, mas temos que analisar caso a caso”, afirmou. Ele disse que a Coelba tem acolhido as queixas dos consumidores e verificado individualmente o que está ocorrendo.



Caso seja identificado erro de leitura, a empresa dará um crédito para o cliente na próxima conta.Hoje (27), um representante da concessionária irá se reunir com profissionais do Procon para prestar esclarecimentos.Dos 4,7 milhões de consumidores, a Coelba estima uma média de 6 a 7 mil casos passíveis de erro, mas calcula que já haja até 100 mil reclamações sobre a fatura.

Policial rodoviário federal é preso em Porto Seguro por receber propina

Na madrugada de ontem (26) um policial rodoviário federal foi autuado em flagrante em Porto seguro por receber propina. O policial, cujo nome não foi divulgado, foi preso em flagrante na pela própria PRF e levado para ser autuado pela Polícia Federal.



O policial deverá responder por concussão, previsto no art. 316 do Código Penal Brasileiro - o crime se caracteriza por exigir dinheiro ou vantagens em troca de favores derivados da função que a pessoa exerce. Ele pode pegar de 2 a 8 anos de prisão, além de ser multado.



A prisão aconteceu no final da noite de domingo no Posto Policial de Teixeira de Freitas, por policiais da Corregedoria da PRF, que já havia recebido denúncias sobre o funcionário. Uma investigação levou ao flagrante na noite de ontem - o policial foi flagrado e filmado recebendo propina de um caminhoneiro.As imagens do crime foram levados para a PF e devem integrar o inquérito contra o policial, que foi submetido a exame de lesões corporais e depois levado para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Salvador.




--------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ângela Sousa se consolida como candidata do segmento evangélico

Ângela Sousa se consolida como candidata do segmento evangélico



A ação política dinâmica e coerente, associada à fidelidade aos princípios cristãos, tem sido destacada como qualidade da deputada estadual Ângela Sousa (PSC). Esses diferenciais foram enfatizados durante café da manhã que a parlamentar ofereceu recentemente em Ilhéus para 62 pastores. No encontro, confirmou-se a posição de Ângela como candidata preferida pelo segmento evangélico.



Na semana passada, em um encontro do conselho político da Convenção Estadual da Assembleia de Deus (Ceadeb), Ângela Sousa foi indicada como um dos candidatos que contam com a preferência dessa denominação religiosa. O interessante é que Ângela também conquistou respeito em outros setores fora do meio assembleiano.

Reajuste dos aposentados deve ficar em 6,14 %, diz líder do governo

O reajuste dos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo por mês da Previdência Social deverá ficar mesmo em 6,14 %, como estabelece a Medida Provisória 475, editada pelo governo no inicio do ano. A informação foi dada pelo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que também é o relator da MP. “A base governista perdeu a oportunidade de assumir uma proposta que fosse melhor que os 6,14 % constantes da medida provisória”, disse Vaccarezza, ao justificar que a falta de acordo para fechar o reajuste em 7% levou o governo a manter o reajuste proposto na MP. O deputado vinha negociando com os líderes da base aliada a elevação do reajuste para os aposentados para 7 %, em vez dos 6,14%.



Como os aliados não aceitaram a proposta feita pelo líder por Vaccarezza, o governo decidiu então manter o reajuste constante da MP. O petista disse que mesmo que a Câmara aprovasse um reajuste de 7%, na votação no Senado esse percentual seria aumentado. Por isso, o governo decidiu fechar com o reajuste da MP. Com a elevação para 7%, “o governo já ia ter um rombo a mais no orçamento de R$ 1,1 bilhão”, disse o líder.



Nesta semana, Vaccarezza chegou a anunciar uma nova proposta que seria elevar para 7,7% o aumento para os aposentados que recebem até R$ 1.395 e manter em 6,14% o reajuste para os aposentados que recebem mais do que R$ 1.395,00. Ele prometeu negociar essa nova proposta com o governo, mas disse que dependeria de questões jurídicas. Vaccarezza informou que apresenta seu parecer à MP na terça-feira (27) para votação no plenário da Câmara com o reajuste de 6,14 %. “Os 7% de reajuste eu apresentaria no parecer se houvesse acordo com a base aliada.

Perpétua vai de Jabes Ribeiro.

Do Sarrafo






Dona Perpétua, conceituada e querida na cidade de Ilhéus, pelo seu trabalho social e comunitário, leva seu apoio à pré-candidatura de Jabes Ribeiro (PP) a Assembléia Legislativa da Bahia.

Jabes faz ato político em Ilhéus

Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus por três mandatos, agora secretário geral do PP (partido progressista). Na última sexta-feira (23), promoveu uma reunião com amigos e correligionários, e lotou o plenário da câmara de vereadores de Ilhéus.



Não tem mandato, mas, tem a confiança e o apoio de Mário Negromonte (presidente do PP). Na câmara, Jabes tem dois vereadores fiéis (Gurita e Valmir de Inema).

O ex-prefeito, como poucos, tem grande capacidade de se livrar, gradativamente, dos altos índices de rejeição. Tem um grupo fiel, é pré-candidato a deputado estadual, e muitos dão a sua vitória como certa.



Hoje, sem sombra de dúvidas, é a liderança política ilheense de maior prestígio junto ao governador Jaques Wagner. Segundo fontes do PT estadual, todas as semanas eles conversam e discutem a dinâmica da conjuntura política.

Mãe entrega filho viciado à polícia

Cansada de ver o filho roubando tudo dentro de casa, para pagar dívidas com traficantes, uma mãe de Itabuna decidiu entregar o rapaz para a polícia. A mulher tomou a decisão depois que achou um revólver 38 no meio das coisas do filho de 17 anos.



A mãe contou que não encontrou alternativa para tirar o filho do mundo das drogas. Ela afirmou que o rapaz está cada vez mais violento e ela sofre há mais de um ano com as ações dele. O jovem chegou a estudar no Colégio da Polícia Militar em Itabuna.



A mulher relatou que o filho vinha ameaçando matá-la caso o denunciasse à polícia. Ela disse que o rapaz é viciado em crack, que é comprado em uma "boca de fumo" no bairro Mangabinha. O jovem foi encaminhado para a cadeia pública.



Ele passou a quebrar tudo o que encontrava pela frente durante a crise desta sexta. A mulher pediu à justiça que determine a internação do rapaz em um centro de recuperação. Ela teme que ele volte para casa e cumpra a promessa de matá-la.

Sindicato dos Radialistas articula debate com candidatos a governador

A região cacaueira do sul da Bahia e o tabuleiro de Valença, juntas representam mais de 1 milhão de votos. Estas regiões unidas poderão decidir quem será o próximo governador deste estado, e de forma articulada e bem unidas terão um peso surpreendente no pleito de outubro próximo. Apesar de cidades de pequeno e médio porte, municípios como Camamu, Ituberá, Maraú, Piraí do Norte, Igrapiuna, Almadina, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Coaraci, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Itacaré, Itajuipe, Itapitanga, Ibirapitanga, Itamari, Nova Ibiá, Teolândia, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca, Wenceslau Guimarães, Itabuna, Ilhéus e até mesmo Jequié e Valença, que geograficamente estão mais distantes, precisam mostrar sua força política e auto afirmar-se: Nós podemos!



“O interior precisa dá um basta no trivial político que acontece a décadas neste estado, onde não passa de apenas mero coadjuvante do processo. A história não pode apagar a fase áurea do fruto de ouro, quando a região do cacau foi responsável por mais de 2/3 das exportações baiana. A região do cacau sustentou a primeira capital do Brasil por muitos anos e, sempre foi forte politicamente, ao ponto de ter uma bancada independente na Assembléia Legislativa”, afirma Sérgio Lopes, historiador.



Os tempos mudaram, a bancada sumiu, a vassoura de bruxa prosperou, a unidade entre os parlamentares regionais deixaram de existir, a sociedade calou-se e continua imperando a imigração de políticos aproveitadores, chamados copa-do-mundo, que nada contribuem com o nosso desenvolvimento e crescimento. O tempo continua mudando e, nós perplexos e omissos rezamos a cartilha deles.





--------------------------------------------------------------------------------

Solicitação do título eleitoral pela web pode ser feito até sexta-feira

Acaba nesta sexta-feira (30) o prazo para que novos eleitores solicitem seu título via internet, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o tribunal, o prazo acaba nesta semana para garantir que os eleitores tenham tempo hábil de comparecer a um cartório eleitoral, retirar o documento requerido na web, e votar nas eleições 2010. Além da solicitação de novo título de eleitor, o serviço Título NET serve para pedidos de transferência de domicílio eleitoral e alteração de dados cadastrais.



Para solicitar o documento, é preciso acessar a página do TSE na internet e clicar no link Título NET, localizado na área Serviços ao Eleitor. Depois, basta clicar no botão novo requerimento e preencher os campos do formulário digital.



Quem não têm acesso à internet podem comparecer diretamente a um cartório eleitoral para fazer os mesmos pedidos. Para garantir a participação nas próximas eleições, as solicitações nos cartórios devem ser feitas até o dia 5 de maio.





--------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Câmara rejeita contas de Valderico e aprova as de Newton por 12 votos a 0

A Câmara de Vereadores de Ilhéus reprovou, durante sessão desta terça-feira (20) à tarde, as contas do ex-prefeito Valderico Reis em 2007 (de janeiro a agosto), que antecederam o processo de cassação do seu mandato, e decidiu pela aprovação das contas do seu substituto, Newton Lima, no período de setembro a dezembro de 2007. Os vereadores resolveram acompanhar o parecer da Comissão de Finanças da Câmara - composta pelos vereadores Bel do Vilela, Paulo Carqueija e Francisco Sampaio - que no Decreto Legislativo apresentado em plenário, pediram a reprovação das contas de Reis e a aprovação das contas de Lima. O resultado foi por 12 votos a zero para as duas votações. Apenas o vereador Reinaldo Oliveira, o Zé Neguinho, esteve ausente da sessão.



Segundo o líder do governo na Câmara, vereador Marcus Flávio (PPS), no parecer opininativo do Tribunal de Contas, que chegou a sugerir a reprovação das contas do prefeito Newton Lima, havia equivocos. Os conselheiros analisaram o pagamento de um processo sem licitação. No entanto, apesar do pagamento da obra ter sido executado, a contratação havia acontecido ainda durante o mandato de Valderico Reis. "O resultado demostrou a união dos vereadores de Ilhéus em reconhecer que o TCM estava equivocado sobre Newton Lima. Foi feita justiça", afirmou Marcus Flávio.



O resultado agora será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça, para redação final. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jailson Nascimento (PMN), o resultado representou o tratamento que os dois prefeitos deram à análise das contas. "O ex-prefeito Valderico deixou correr à revelia, não dando a devida importância ao relatório apresentado pelo TCM", afirmou. Nascimento fez questão de salientar que, no caso do prefeito Newton Lima, houve a justificativa das pendências. "Todos os recursos foram discutidos e os prazos cumpridos. Fizemos o nosso papel de legislador e de cidadão consciente das responsabilidades que devemos ter com Ilhéus", finalizou.

Vídeo pode esclarecer provável “espancamento” de servidor

Parece que os fatos narrados pelo servidor público Luís Carlos dos Santos, que alega que foi espancado por policiais militares após discutir com o diretor de Serviços Públicos, Waldemar Bonfim, o “Dema” não são totalmente verídicos.



Vários vídeos captados pela central do centro Administrativo gravaram cada passo do servidor, até a sua prisão.



Segundo informações, o Big Brother do centro administrativo captou a entrada do servidor Luiz Carlos ás 08:30, totalmente embriagado. Já no horário de 10:00, a câmera interna da secretaria filmou a invasão do funcionário a sala do diretor, que se retirou da sala, sendo acusado pelo funcionário de ser “Ladrão e ter comprado um carro com dinheiro público", segundo algumas testemunhas que presenciaram o fato. O diretor ainda fez menção de ir embora, mas retornou com um guarda municipal, que não conseguiu conter o funcionário.



Logo depois o diretor chama a polícia. Câmeras na área da garagem captaram no exato momento que o funcionário foi contido pela polícia. A prisão durou apenas oito minutos.



O Blog Agravo entrou em contato com o secretário Carlos Freitas para ter acesso ao vídeo. Mas o secretário disse que espera uma reunião com o Sinsepi e o prefeito, para que tudo seja esclarecido. Logo depois ele prometeu divulgar o vídeo para os meios de imprensa.

Vereadores de Ilhéus discutem redução do duodécimo do legislativo

Em reunião realizada na Câmara de Vereadores de Ilhéus, os 13 vereadores ilheenses discutiram as dificuldades enfrentadas pelo Poder Legislativo após a aprovação da Emenda Constitucional 58, que reduz o valor do repasse duodécimo ao Poder Legislativo Municipal. Desde janeiro deste ano a Câmara de Ilhéus já está recebendo o duodécimo reduzido em cerca de R$ 140 mil.



A Emenda Constitucional 58 reduzirá a capacidade de funcionamento da Câmara, em conseqüência desta redução. Despesas com luz, telefone, combustível, material de consumo/expediente, publicidade já foram reduzidas. Outras medidas estão sendo analisadas para se enquadrar a atual realidade.



Apesar de a situação atual ser bastante complexa, o presidente do Poder Legislativo mantém confiança em um futuro melhor. “Estou certo de que só com a nossa união poderemos vencer essa batalha. As conseqüências dessa emenda já atingem as câmaras de todo o Brasil, e em Ilhéus não poderia ser diferente. Mas tenho certeza que, unidos, conseguiremos reverter todo esse quadro. É uma questão de sobrevivência do Poder Legislativo”, avalia o vereador Jailson Nascimento, presidente do Poder Legislativo.

Lula e PT receiam que, retirado da disputa, Ciro atire

Ciro Gomes tornou-se a principal preocupação de Lula e do comando petista da campanha de Dilma Rousseff.



O presidente e o petismo ruminam o receio de que, a exclusão de Ciro do tabuleiro presidencial, coisa dada como certa, produza barulho.



Dono de temperamento mercurial, Ciro digere seus rancores, por ora, em privado. Receia-se que, consumada a exclusão, ele se torne franco atirador.



Um detalhe tonificou o receio. Lula pediu a um auxiliar que tocasse o telefone para Ciro, para convidá-lo para uma conversa.



Até a noite passada, o ‘quase-ex-presidenciável’ não se dignara a responder aos telefonemas do Planalto.



Também o PSB tenta administrar o desembarque. O partido busca uma mágica: quer retirar Ciro do páreo sem grudar nele a pecha de derrotado.



Governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos passou 48 horas em Brasília. O pretexto da viagem foi à festa de aniversário da Capital.

PP tem nova direção em Itabuna

O PP de Itabuna tem uma nova direção, que será empossada nesta sexta (23). Roberto Barbosa, que foi candidato a prefeito da cidade em 2008, assumirá o cargo após cerimônia que acontecerá no Hotel Tarik Plaza, às 17h.



Barbosa conseguiu a vaga depois de agradar, ao mesmo tempo, o secretário do partido na Bahia, Jabes Ribeiro, e o atual presidente baiano da legenda, Mário Negromonte. Venceu também a pressão que Josias Miguel exercia internamente para assumir o posto, o que não conseguiu até hoje devido a incompatibilidade de gênios entre ele e Ribeiro. As informações são do site Políticos do Sul da Bahia

Maria Luíza volta atrás e diz que é candidata

A deputada estadual Maria Luíza Carneiro (PSC) voltou atrás de sua decisão de não mais disputar as próximas eleições. Ao invés de se lançar como candidata a federal, a primeira dama de Salvador admitiu que vai tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa.




O problema é que a decisão de Maria Luiza vai provocar uma verdadeira desarrumação na base aliada do prefeito João Henrique, sobretudo, junto aos vereadores que tinham fechado acordo para trabalhar juntos durante a campanha. Há menos de uma semana, ela anunciou a desistência da vida pública. Na ocasião, alegou divergências ideológicas com a candidatura do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), aliado declarado do seu partido, o PSC. Leia mais na Tribuna.

lua-de-mel, Jaques Wagner e César Borges brigam

O governador Jaques Wagner (PT) afirmou, durante o 9º Fórum Empresarial de Comandatuba, que o senador César Borges (PR) terá que se explicar aos eleitores baianos a decisão de determinar à bancada do partido dele que votasse contra a contratação pelo governo do Estado de crédito de R$ 563 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto foi aprovado por 31 votos a 2.



Wagner afirmou que viu a atitude do senador com “profunda tristeza” e o acusou de não separar a disputa eleitoral dos interesses da população. “Acho que foi um equívoco. Uma demonstração que alguns precisam crescer e amadurecer na política”, pontuou. “E o pior é que ele botou a digital. Assinou (o comunicado)”, completou, se referindo à César.



Wagner, pré-candidato a releição, e Cesar, presidente do PR, trocavam elogios até pouco tempo, quando costuravam uma aliança para as eleições desde ano. A lua-de-mel acabou quando César optou por fazer parte da chapa do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB), ex-aliado de Wagner e agora candidato a governador do Estado.



Comparação - O governador comparou a postura de César ao período em que ele foi ministro (do Trabalho e Relações Institucionais) de Lula: “Quando Paulo Souto era governador, eu fui ao Ministério das Cidades para garantir R$ 150 milhões do FGTS para viabilizar o emissário submarino. Fui à direção do Banco do Brasil pedir uma excepcionalidade para liberar a compra dos trens do metrô. E eu nem sabia naquela época que viria a ser governador”.



Resposta - Para o senador César Borges (PR), quem deve explicações sobre o projeto é o próprio governador. "Não havia transparência sobre o uso do recurso. Nossos deputados exigiam que houvesse detalhamento do destino dos recursos, para que não fossem gastos de forma eleitoreira ou para suprir rombos de caixa", afirmou.



Ele lembra que a oposição propôs uma emenda ao projeto que criava um fundo para guardar os recursos e permitia aos deputados estaduais a fiscalização deste fundo, mas foi derrubada pelo governo. "O PT, quando era oposição, também exigia essa transparência", disse.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

São João de Ilhéus será em Olivença

21/04/10

São João de Ilhéus será em Olivença



O secretário de Turismo de Ilhéus Paulo Moreira está otimista em relação ao São João na terra da Gabriela. Em entrevista concedida hoje (21) ao radialista Vila Nova no Programa O Tabuleiro, Conquista FM 105.9, Moreira contou que se reunirá na próxima semana com a Secretaria de Turismo do Estado e ao que tudo indica os festejos juninos voltarão a acontecer em Olivença. “O lugar tem clima e jeito de interior. Temos que trazer para Ilhéus a tradição de uma das melhores festas da Bahia”, declarou o secretário, que há mais de 20 anos trabalha como empresário do turismo na cidade.



Durante a entrevista, Paulo ainda citou projetos futuros com fazer em Ilhéus anualmente o Festival da Primavera, com shows e atrações nacionais. Uma travessia semanal com o Ferry-Boat Ivete Sangalo, entre Bom Despacho e Ilhéus é também um projeto que segundo Paulo, está bem adiantado e deve atrair ainda mais turistas pela facilidade de locomoção e movimentar a economia ilheense. Clique aqui e ouça na íntegra a entrevista de Paulo Moreira.





O Tabuleiro

Ilhéus pode ter o quarto Porto.

Além dos novos portos da BAMIN e do Porto Sul, e do já existente Porto do Malhado, Ilhéus pode ter o quarto Terminal Marítimo. Isso porque duas companhias chinesas compraram o Projeto Salinas, que inclui uma mina de minério de ferro em Minas Gerais e prevê a construção de um mineroduto de 500 quilômetros e de um porto em Ilhéus, para as exportações do produto



A construção de mais um novo Porto firma a cidade como potencial para exportações que desencadeia em vários benefícios econômicos para a cidade, já que aumenta a circulação de pessoas e produtos de diversas cidades.



A Votorantim Novos Negócios (VNN), dona da Sul Americana de Metais, fechou no domingo um acordo com a Honbridge Holdings, empresa chinesa de investimentos, para a venda do Projeto Salinas.O contrato foi fechado em US$ 390 milhões. Mas, por enquanto, a VNN não vai embolsar o valor. Durante um ano, a empresa de capital de risco (venture capital) do grupo Votorantim do vai administrar o projeto, até a fase de conclusão do estudo de viabilidade. Nesta fase serão aportados pelos chineses US$ 35 milhões. Se os negócios avançarem, o controle acionário será transferido. A Honbridge já acenou com um plano de investimentos da ordem de US$ 2,6 bilhões, explica Haroldo Fleischfresser, presidente da Votorantim Novos Negócios.



Segundo estudo preliminar feito pela Votorantim Novos Negócios, a mina tem capacidade estimada em 2,8 bilhões de toneladas até ser exaurida, o que daria uma média de 25 milhões de toneladas extraídas anualmente ao longo de duas décadas. A companhia chinesa também já opera no País com um negócio na área de exploração de manganês, por enquanto sem sócios.

César Borges não gostou do que viu em Barro Preto

21/04/10

César Borges não gostou do que viu em Barro Preto



O senador César Borges (PR) não ficou nada satisfeito com a visita que fez a cidade de Barro Preto, acompanhando a comitiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Acostumado a acompanhar o falecido ACM e onde chegava era recebido em grande festa, com uma multidão que já esperava na praça, ficou decepcionado e confessou a decepção ao seu mais novo aliado em Ilhéus, Cacá Colchões, que a pedido do Senador foi até a ex-Lomanto Júnior.



O prefeito de Barro Preto, Adriano Clementino (PMDB), que aparece com mais de 75% de rejeição, não conseguiu mobilizar a população nem seus cargos de confiança. A comitiva de Geddel era pomposa, o atual prefeito de Salvador João Henrique, o todo poderoso presidente do PMDB Lúcio Vieira Lima, o senador César Borges e outros figurões da política baiana que apóiam o ex-ministro não chamaram atenção do povo barro-pretense.





O Tabuleiro

Aproveitando viagem de Newton, Carlos Freitas abandona trabalho e corre atrás de Geddel

em viagem oficial na linda Veneza, vai ter trabalho para tentar convencer que o candidato a governador do seu grupo é Jaques Wagner. O secretário de Serviços Urbanos ainda não compreendeu a mensagem e insiste em acompanhar o ex-ministro Geddel.




Carlinhos deixou todos os seus afazeres na secretaria de serviços urbanos por aqui e se debandou para Barro Preto, onde acompanhava a comitiva de Geddel. Veja na foto o sorriso largo de um homem feliz, acompanhando seu líder.





O Tabuleiro

Chicleteiro e líder do tráfico é preso em Micareta

A paixão pelo Chiclete com Banana levou um traficante da capital baiana para atrás das grades. Averaldo Ferreira da Silva Filho, o Averaldinho de 21 anos, liderava o tráfico de drogas do bairro Calabar em Salvador e enquanto curtia o som da banda de axé no domingo, último dia da Micareta de Feira de Santana, foi pego no pulo durante abordagema foliões que estavam no circuito da festa.



Averaldinho é “chicleteiro” desde criança e não imaginou que poderia voltar a prisão por causa da festa.. “Estava lá de boa quando teve uma confusão perto de mim e os policiais fizeram a batida. Quando o policial meteu a mão no meu bolso, pegou minha identidade e puxou no sistema que eu tinha um mandado. Fui ver o Chiclete e dancei”, disse o traficante. Ele negou ter ido a Feira para aumentar a rede do tráfico.



A identificação rápida do traficante foi possível através de um equipamento de smart phone, usado pela polícia, que confirmou ali mesmo, perto do trio, que havia um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara de Tóxicos de Salvador contra ele, resultado de inquérito instaurado na 14ª Delegacia de Polícia (DP), na Barra, onde está preso.

Vice de Marina Silva tem propriedade no Sul da Bahia e é contra o Porto Sul na Ponta da Tulha

Um bilionário será o candidato a vice da ex-ministra Marina Silva. Segundo notícia divulgada hoje (22) pelo site Jornal Bahia Online, o empresário e sócio da empresa de cosméticos Natura, Guilherme Leal, de 60 anos agora faz parte da chapa do PV. Considerado um dos homens mais ricos do Brasil, segundo a revista Forbes, com uma fortuna estimada em US$ 1,2 bilhão - que o classificou na posição de número 601 dentre os únicos 793 bilionários vivos hoje no planeta, Leal passa frequentes finais de semana na região de Serra Grande onde tem uma confortável residência e atua com apoio a projetos sociais.



Guilherme Leal é discreto e apoia silenciosamente a luta dos ambientalistas contrários à implantação do Porto Sul na região de Ponta da Tulha. Segundo os site, o bilionário é querido entre os funcionários que mantém em Serra Grande, mas não é muito chegado às aparições públicas mesmo quando convidado.

Bahia: Apenas oito pessoas acusadas de improbidade

Somente oito pessoas foram condenadas em definitivo na Bahia por improbidade administrativa. São elas : Hebert Maia, ex-prefeito de Rio Real, condenado em 2006, em uma ação iniciada em 1997; João Ferreira da Silva, ex-prefeito de Cipó, que respondeu a seis processos por irregularidades como utilização de verbas em proveito próprio de bens. Outro baiano condenado é a ex-prefeita de Cícero Dantas, Arlete Bittencourt, também é uma das condenadas.



Além dela, estão na lista José Luiz Mendes Brito e Antônio Carlos Mendes Brito, dois ex-prefeitos do município de Acajutiba. Ainda constam os nomes dos servidores públicos Loureleno Alves de Oliveira, ex-agente de saúde da Fundação Nacional de Saúde; do economiário José Adilson da Silva Timóteo e da caixa executiva Denilda Francisca Santos Souza, ambos empregados da Caixa Econômica Federal.



A Lei 8.429, que pune os gestores públicos pelo crime, foi sancionada há 18 anos. Segundo juristas, a morosidade se deve ao volume de processos e aos recursos impetrados por advogados de defesa muitas vezes somente para atrasar o veredicto. A lei atual é mais condescendente e só proíbe a disputa de cargos eletivos para quem tiver sido condenado pela última instância do Judiciário (o STF).

quarta-feira, 21 de abril de 2010

TRE-Ba lança nova Cartilha para Eleições 2010

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, através da Seção de Controle e Registro de Partidos, disponibiliza a partir desta segunda-feira (19) a Cartilha das Eleições 2010, publicada em forma digital.Produzido com o intuito de esclarecer as principais dúvidas de partidos e candidatos de forma didática e acessível, o documento tem como base a legislação eleitoral vigente e traz uma linguagem clara e concisa.



Questões como comitê financeiro, reeleição, registro de candidatos e impugnação de registro de candidatura, entre outras dúvidas, são explicadas em tópicos, em informações distribuídas por 25 páginas. Eleitores, candidatos e representantes de partidos podem ter acesso ao documento através do link “Eleições”, Clique aqui e acesse a página do Tribunal.

Carro do governador é roubado em Salvador

A caminhonete modelo Hilux SW4, da Toyota, blindada, pertencente à Casa Militar do Governo e usada nos deslocamentos do governador Jaques Wagner foi tomada de assalto por três homens, por volta das 14 horas, no Bairro da Pituba, na tarde do último sábado. O assunto virou pauta dos deputados da bancada de oposição da Assembléia Legislativa, que utilizaram-se do fato para mostrar a fragilidade da segurança pública na Bahia.



O sargento Carlos Augusto Barbosa de Paulo estava com a caminhonete para lavá-la e abastecê-la, antes de cumprir uma missão oficial à noite, e desviou da rota para entregar medicamentos à ex-mulher com finalidade de tratar sua filha, quando foi surpreendido pelos bandidos. Um processo administrativo vai apurar a conduta do sargento Carlos de Paula, enquanto que um inquérito criminal investiga o roubo do veículo.



De acordo com o governador Jaques Wagner, a apuração está sendo realizada de forma criteriosa. "Óbvio que foi uma fatalidade e estou muito à vontade. Não tinha ninguém meu lá. A minha família, quando precisa, por uma questão de segurança, tem o seu próprio sistema de segurança", disse.



"Pode acontecer com o cidadão comum e com ele, que não estava fardado, nem o carro estava identificado por ser do governador, que você não identifica para garantir a segurança", declarou o petista. "Se houver qualquer coisa que caracterize um comportamento não dentro da norma, a chefia dele tomará atitude. Mas primeiro é ouvir quais são as explicações e tentar recuperar o carro", afirmou Wagner.

Transporte irregular será combatido com mais intensidade

Um encontro entre representantes da Agerba e da Polícia Rodoviária Federal e do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM baiana discutem na próxima quinta-feira (22), às 9h, o Plano de Combate ao Transporte Irregular Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.



O diretor executivo da Agerba, Renato Andrade, explica que o Plano de Combate prevê a assinatura de convênios com outros órgãos para o trabalho de reprimir, desestimular e evitar a prática do transporte irregular rodoviário intermunicipal de passageiros em todo o estado.



O projeto também deve mapear os principais pontos de incidência de transporte irregular, linhas exploradas e a quantidade de veículos e passageiros transportados, além de campanhas educativas. A Lei 11.378/09, sancionada pelo governador Jaques Wagner, ratifica o poder de polícia da Agerba quanto ao controle e fiscalização de todo o sistema.



Segundo a lei, podem ser aplicadas as medidas administrativas de retenção e remoção do veículo que realiza transporte irregular, além da aplicação cumulativa das penalidades de multa, apreensão do veículo por um período de 10 a 90 dias e declaração de inidoneidade, pelo prazo de dois anos, para participar de qualquer licitação junto ao Poder Público.

Lú do Sinsep e Dema falam sobre confusão no Carandiru

O presidente do Sinsep, Lú, esteve hoje (20) no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9 e falou sobre a confusão que envolveu o servidor público Luís Carlos dos Santos, da prefeitura de Ilhéus com o diretor de Serviços Públicos Waldemar Bonfim, conhecido por Dema, no último sábado (17) no Carandiru-Parque de Operações da Prefeitura. Segundo Lú, o mal entendido começou na última sexta-feira quando o funcionário aguardava por um dinheiro para o descarregamento de um caminhão do IBAMA, com carga apreendida de Maraú. Como o dinheiro prometido pelo descarregamento não foi entregue ao funcionário, o desentendimento teria começado no mesmo dia. Lú disse que no sábado, Luís Carlos estava alcoolizado e que foi procurar Dema que o recebeu com maus tratos. Após o bate-boca, Dema teria chamado a polícia que prendeu e espancou.

Câmara contraria parecer e aprova contas de Newton

As contas do prefeito Newton Lima (PSB) relativas ao ano de 2007 foram aprovadas, por 12 votos a 0, pela Câmara de Vereadores de Ilhéus. A votação terminou há pouco.


Os vereadores contrariam parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que recomendava a sua rejeição. Newton assumiu a prefeitura ao final de agosto de 2007, quando o ex-prefeito Valderico Reis (PMDB) foi cassado pelo legislativo.



Os vereadores levaram em conta a argumentação do governo de que parte dos problemas que provocaram a rejeição por parte do TCM foi gerada pelo governo caótico de Valderico Reis.



Na mesma sessão, os vereadores também analisaram as contas do ex-prefeito ilheense e as reprovaram por unanimidade (12×0). Relatório do TCM encontrou mais de 400 irregularidades na prestação de contas do peemedebista que está, segundo o Ministério Público estadual, “em local incerto e não sabido”.

Chineses compram mina da Votorantim e devem construir um porto em Ilhéus

Depois de cinco meses de negociação, a Votorantim Novos Negócios (VNN), dona da Sul Americana de Metais, fechou no domingo um acordo com a Honbridge Holdings, empresa chinesa de investimentos, para a venda do Projeto Salinas, que inclui uma mina de minério de ferro em Minas Gerais.



O contrato foi fechado em US$ 390 milhões. Mas, por enquanto, a VNN não vai embolsar o valor. Durante um ano, a empresa de capital de risco (venture capital) do grupo Votorantim do vai administrar o projeto, até a fase de conclusão do estudo de viabilidade. Nesta fase serão aportados pelos chineses US$ 35 milhões. Se os negócios avançarem, o controle acionário será transferido. A Honbridge já acenou com um plano de investimentos da ordem de US$ 2,6 bilhões, explica Haroldo Fleischfresser, presidente da Votorantim Novos Negócios.



Parte dos recursos poderá vir de outras duas companhias chinesas, a Xinwen Mining Group Co. (empresa da área de carvão e outros insumos do setor de minérios) e a Shandong Iron and Steel (uma das maiores siderúrgicas da China).



A Xinwen já assinou um acordo de cooperação com a Honbridge para o Projeto Salinas e a Shandong fechou um memorando de intenção que prevê uma participação futura. "Em algum momento, outras empresas chinesas deverão se envolver no projeto para a formação de um consórcio", diz Fleischfresser.



Segundo estudo preliminar feito pela Votorantim Novos Negócios, a mina tem capacidade estimada em 2,8 bilhões de toneladas até ser exaurida, o que daria uma média de 25 milhões de toneladas extraídas anualmente ao longo de duas décadas.

Além da exploração do minério, o Projeto Salinas prevê a construção de um mineroduto de 500 quilômetros e de um porto a em Ilhéus, no litoral baiano. Ou seja, o negócio vai da extração do minério de ferro ao beneficiamento e embarque.

Interesse internacional



A Honbridge não foi a única empresa a procurar a Votorantim Novos Negócios interessada no Projeto Salinas, próximo ao Vale do Jequitinhonha. Outras companhias chinesas e indianas também sondaram a direção da empresa. "O Brasil tem muito minério de ferro em áreas não desenvolvidas, então é inevitável que olhem para cá em busca de oportunidades", argumenta o executivo. Mas, apesar de inúmeros interessados, Fleischfresser explica que nem todas as propostas são interessantes.

"Como o mercado de minério está bem aquecido, muitos querem chegar aqui e encontrar uma ‘galinha morta’ para não gastar muito dinheiro", comenta o presidente da companhia.



Além do Projeto Salinas, a Votorantim Novos Negócios tem uma operação preliminar de níquel em Tocantins. Segundo Fleischfresser, a empresa estuda investir em outros projetos de mineração, sempre na fase de prospecção. "Somos uma empresa de venture capital, não temos interesse em operar os negócios", diz.

A companhia chinesa também já opera no País com um negócio na área de exploração de manganês, por enquanto sem sócios.

Fonte:Paula Pacheco, de O Estado de S. Paulo





--------------------------------------------------------------------------------

Senado aprova regulamentação da profissão de diarista

Um projeto de lei que regulamenta a profissão de diarista foi aprovado no Senado e agora segue para a Câmara dos Deputados, devendo dar segurança a mais de 6,5 milhões de pessoas que prestam serviços domésticos e aos que contratam esses trabalhadores.



O projeto estabelece que o diarista trabalhe no máximo duas vezes por semana para o mesmo patrão, o que diferencia do mensalista. Outras diferenças são que o diarista recebe por dia de trabalho, é autônomo, não tem carteira assinada e paga a previdência sozinho. Já o mensalista recebe salário, é contratado e divide a contribuição com o empregador.



Para o sindicato dos patrões, o limite de dois dias é pouco para diarista. Mesmo assim, a expectativa é de que a lei seja aprovada. “Eu prefiro que haja uma definição de dois dias do que ficarmos a mercê das sentenças do poder Judiciário”, disse ao Jornal Nacional Margareth Carbinato,presidente do Sindicato dos empregadores domésticos de São Paulo.



Para o sindicato das empregadas, ainda que a lei não seja perfeita a regulamentação é bem vinda. “É um passo adiante. É melhor ter essa mesmo do que não ter nenhuma”, declarou Eliana Menezes, presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas de São Paulo.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Massarollo descarta Wagner, Geddel e Paulo Souto.

Carlos Massarolo, presidente do PMN, esteve hoje pela manhã (19) no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105, 9 e falou sobre a sua pré-candidatura a deputado federal e sobre a postura do partido nas eleições. Massarolo disse ao radialista Vila Nova que está satisfeito e estimulado com as articulações que estão sendo feitas em toda a Bahia, já que segundo ele, a aderência de pré-candidatos está tendo saldo positivo. Quando questionado sobre quem o PMN vai apoiar para a eleição do governo do Estado, o presidente disse que está conversando com outros partidos para decidir qual a chapa proporcional será mais favorável , descartando assim a possibilidade de apoiar os grandes nomes do cenário atual como Wagner, Geddel e Paulo Souto e vendo o 2° turno como uma realidade na Bahia. Carlos disse também que a política está sendo feita com muita irresponsabilidade e muitos partidos apresentam chapas que nem existem.



Durante a entrevista, Massarollo falou sobre a reforma administrativa de Ilhéus, quando se especulou que o PMN iria assumir a pasta de Transporte e Trânsito. “O governo não quis nossa participação. O que a gente vê, é que depois da reforma o município piorou. São muitas buracos, mais ruas ás escuras ” disse Massarolo, afirmando que o partido tem hoje outras prioridades. Clique aqui e ouça na íntegra a entrevista com Carlos Massarollo

PMDB-PR:Veloso disse que viu em Brasília deputados do PT ajoelhados

O deputado federal Raimundo Veloso foi entrevistado hoje (19) pelo radialista Vila Novo no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9 e confirmou que Rúbia Carvalho continua no seu grupo. ”Ela é fiel e séria.”, disse Veloso



Sobre a pec-300, o deputado foi enfático: “ Votarei a favor quantas vezes for necessário no piso nacional dos policiais. Lula diz que os estados não tem condição de pagar, mas se fizer uma forcinha o dinheiro aparece”. Para o deputado, os policiais na Bahia não são respeitados e o piso nacional dará mais dignidade aos “guardiões da sociedade”.



Questionado sobre a aliança PMDB- PR, Veloso disse que viu deputados do PT ajoelhados em Brasília dando graças a Deus porque Wagner não fechou com o PR.”Nós do PMDB só ganhamos com a vinda de César Borges. Na coligação proporcional, iremos eleger 10 deputados federais na Bahia. Estaduais a coligação deverá eleger de 20 a 22 deputados”. Veloso disse que foi o primeiro deputado do PMDB a cobrar publicamente do ex-ministro Geddel se seria candidato ou não ao governo do estado. ”Sempre acreditei em seu potencial de articulação e hoje estamos vendo o crescimento de Geddel na Bahia.” declarou o deputado. Clique aqui e ouça na íntegra a entrevista de Raimundo Veloso.
...

Rebelião no Carandiru

Informações dão conta que o diretor de Serviços Públicos da Prefeitura de Ilhéus Waldemar Bonfim , conhecido por Dema, discutiu com o servidor público Luís Carlos dos Santos, lotado no Carandiru, e chamou a polícia . O servidor foi preso e espacando pelos policiais, o que revoltou seus colegas que pediram providência ao SINSEP.



O fato foi levado ao conhecimento do secretário Carlos Freitas, que o afastou temporariamente. O sindicato pediu a exoneração do Diretor, caso contrário, todas as atividades do Carandiru serão paralisadas. Carlos Freitas prometeu que irá levar ao conhecimento do prefeito Newton.



Em contato com a redação do Tabuleiro, o presidente do SINSEP, Lú, disse que a providencia deve ser tomada pelo prefeito interino Mário Alexandre e não por alguém que está fora do país.

Deputada reivindica melhorias para o terminal rodoviário de Ilhéus

A deputada Ângela Sousa (PSC) encaminhou esta semana uma indicação ao governador Jaques Wagner, no sentido de que o mesmo autorize a reforma do terminal rodoviário de Ilhéus. Inaugurado no início da década de 80, a unidade sofre com limitações em sua estrutura e necessita tanto de melhorias como de uma ampliação para oferecer maior comodidade aos usuários.



A parlamentar justificou a indicação, destacando que a rodoviária de Ilhéus é a porta de entrada para grande número de visitantes e possui linhas para diversas cidades da Bahia e do Brasil. “O problema é que a estrutura é acanhada e exige uma intervenção urgente”, frisa.



Até mesmo pelo aspecto estético, Ângela considera necessária a intervenção. “Os visitantes chegam à cidade ávidos por conhecer suas belezas e, ao desembarcar na rodoviária, encontram um cenário que não condiz com as suas expectativas”, critica.





--------------------------------------------------------------------------------

Núcleo evangélico do PMDB arrasta multidão em Ilhéus

Núcleo Evangélico do PMDB que levou mais de 10 mil pessoas a praça da Catedral de São Sebastião para uma noite de louvor e oração. Com a presença dos deputados federal Raymundo Veloso(PMDB) e Francisco Rossi (PMDB-SP), que é presidente da Adhonep, o evento atraiu evangélicos de diversos municípios do sul da Bahia, a exemplo de Itabuna, Canavieiras, Eunápolis, Porto Seguro, Uruçuca, Itajuípe e Itacaré. Nem a chuva afastou a multidão que ouviu atentamente a pregação do Apóstolo Milton Ebénezer e o louvor do cantor Kleber Lucas e do Ministério de Louvor da Casa de Oração Mundial de Salvador.




Batizado de Ato Profético, o evento idealizado pela irmã Rita Veloso se consagrou como o maior acontecimento gospel da cidade de Ilhéus. Diversos pastores e líderes evangélicos destacaram a importância do evento. “Ilhéus foi abençoada grandemente pelo Senhor com o clamor de milhares de cristãos. Nosso objetivo de declarar a soberania de Jesus sobre a população de Ilhéus foi atingido”, comemorou Rita Veloso.



A abertura do evento foi realizada pelo Ministério de Louvor da Casa de Oração Mundial da cidade de Salvador que cantou músicas de seu novo cd. Logo após, o público presente pôde ouvir atentamente a Ministração da Palavra de Deus através do preletor da noite, o Apóstolo Milton Ebenézer. Escolhido para realizar o Ato Profético na cidade de Ilhéus, o Apóstolo trouxe uma palavra profética dos desígnios de Deus para a restituição espiritual, emocional e financeira da Igreja e do Município. Foram levadas ao altar do Senhor três bandeiras representando a cidade de Ilhéus, o Estado da Bahia e o Brasil, além de terra dos quatro cantos da cidade para receber oração e unção.



Ao final de sua ministração o Apóstolo Milton Ebenézer, juntamente com os pastores presentes, realizou uma belíssima oração a favor do poder público regional. Para receber a oração, representando as lideranças políticas locais, ele convidou o Deputado Federal Raymundo Veloso e o Secretário Geral do PMDB Ilhéus o advogado Márcio Veloso. A Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno (ADHONEP), também prestigiou evento através do seu representante nacional o Deputado Federal Francisco Rossi que levou uma palavra de conforto ao público presente.



O encerramento da noite ficou com conta do cantor Kleber Lucas que embalou o público com canções famosas como “Muito mais de Deus”, “Te Agradeço” e “Como Zaqueu”. A multidão presente pulou e dançou ao som de um dos mais expoentes artistas gospel da nova geração. Ao final da noite, a organização do evento se declarou satisfeita em reunir toda a comunidade evangélica de Ilhéus e região numa grande noite de louvor e adoração.

sutentabi lidade do porto sul e a insustentabilidade da demarcação de terras indigenas "

O governo federal apresenta como receita de sustentabilidade para a região cacaueira, a geração de novos empregos, através da implantação do complexo intermodal, um modelo infalível, pois o volume de investimentos está atrelado ao inevitável: novas obras, novos investimentos e imprescindivelmente, novos empregos.



A sorte de termos o Porto Seguro para estes investimentos, é que nos deixa em condições de sonhar com novos tempos; não a beleza e nem a historia honrosa do nosso passado. Não fomos agraciados e sim, encontrados, descobertos mais uma vez.



Agraciados foram os milionários indianos, que receberam nossas riquezas naturais para explorar.



A política de Sustentabilidade é antagônica, no momento em que, o mesmo Governo promove uma Demarcação de terras Indígenas, com propósito de desalojar 22.000 pessoas que produzem o seu próprio sustento, numa região que representa 25% do território de Ilhéus, estabilizada economicamente, sob o esforço de mais de 25 anos.



Ilhéus não pode assistir a esse antagonismo de forma permissiva, deve reagir, evitando o desequilíbrio sócio-econômico. Oferecer novos empregos é compreensivo e oportuno, porém, expulsar agricultores familiares de sua região, moradores de suas próprias terras, produtores de mais de R$ 35.000.000,00/ano, com títulos com mais 80 anos, é a insustentabilidade da política pública do governo federal.



O Governo do Estado da Bahia, vendedor dos títulos, junto com o Governo Federal, não se pode furtar ao compromisso de buscar a solução imediata deste conflito; defender o Município de Ilhéus e os Pequenos Agricultores é aplicar a verdadeira Política Sustentável.\"



Estas continuam sendo as nossas convicções



Luiz Henrique Uaquim da Silva

E-mail: luizuaquim@rfm.com.br

Nova tarifa de água e energia elétrica para os baianos

Será divulgado hoje (20) o novo Índice do Reajuste Tarifário de energia elétrica para o ano 2010 na Bahia. O superintendente de Regulação, Eduardo Tanure, irá explicar a composição da tarifa na Sala de Reuniões da Superintendência de Regulação da Coelba. O mecanismo de reajuste e exemplos práticos da aplicação da nova tarifa para diferentes classes de consumo também serão apresentados.



A partir do dia 1º de maio, as tarifas de água e esgoto aplicadas pela Embasa também irão sofrer reajuste. A empresa divulgou informações ontem e deixou claro que o aumento será de 6,91%. O cálculo do Índice de Reajuste Tarifário (IRT) foi definido pela Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (CORESAB) e publicado no Diário Oficial do dia 31 de março de 2010.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto de lei poderá agravar ainda mais a situação de Belmonte em relação ao povoado de Barrolândia

NOTICIAS




Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei 18.621/09, que pretende atualizar as divisas intermunicipais de toda a Bahia. A última vez que os limites das cidades baianas foram definidos foi em 1956, quando no estado havia apenas 150 municípios – atualmente são 417. A demarcação das divisas será feita em cima de um estudo elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), órgão do Governo do Estado, em 2009. O deputado João Bonfim (PDT), autor da matéria, recorda que a lei de 1956 previa a revisão dos limites a cada 5 anos, o que nunca aconteceu. “Por causa disso, hoje há absurdos: os municípios de Maetinga e Presidente Janio Quadros possuem suas sedes no território de Caraíbas”, citou. Segundo ele, acontece também de municípios serem divididos ao meio por outros. O deputado reconhece que há brigas entre os municípios pelo domínio de distritos, porque as verbas federais são repassadas de acordo com o número da população. “Mas a maioria dos municípios sairiam beneficiados. Poucos iriam chiar”, acredita. Bonfim diz que já conversou com os colegas da bancada governista, e acredita não haver resistências à proposta, justamente devido à pressão favorável dos prefeitos.







Diante do exposto, esse projeto de lei poderá piorar ainda mais a situação do município de Belmonte em relação ao povoado de Barrolândia. Belmonte está em uma grande briga para permanecer com o território onde está localizado o povoado, já que, os estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais diz que o povoado, na verdade, pertence ao município de Santa Cruz Cabrália. O prefeito Iêdo Elias informou a diversos meios de comunicação que está procurando reverter o processo em Salvador.







Por outro lado, nossa equipe conversou com algumas autoridades políticas do município de Santa Cruz Cabrália ligadas ao prefeito Jorge Pontes. Segundo elas, o pedido de revisão de territórios não partiu do município e que não é visto com bons olhos a inclusão daquele povoado nos limites de Santa Cruz Cabrália. As autoridades citadas apontam que Santa Cruz Cabrália passa por diversos problemas administrativos e que a inclusão de Barolândia iria piorar ainda mais a situação. Também foi citado que com essa inclusão o município ainda sofrerá quando chegar o momento das eleições, já que, as campanhas irão ficar mais caras e as ocorrências de compra de votos aumentarão devido à aquela população não conhecer o histórico político de Santa Cruz Cabrália e não terem afinidade com as forças políticas da cidade.

Morre o empresário Alberto Ceolin, acusado de vários crimes

Morreu na noite desta quinta-feira (15) em Linhares, região Norte do Espírito Santo, o empresário Alberto dos Santos Ceolin. De acordo com a família, Ceolin sofreu um ataque cardíaco fulminante. O corpo foi velado na capela da Igreja Velha, no Centro de Linhares. O sepultamento aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira.



O empresário tinha 62 anos e era acusado de ser um dos mandantes do assassinato do advogado Carlos Batista e do o ex-prefeito de Serra/ES, José Maria Feu Rosa, e do seu motorista. O crime aconteeu em abril de 1990, em Itabela, no extremo Sul da Bahia.



Ceolim também era muito conhecido nesta região da Bahia, onde tinha empresas. Em Eunápolis, ele era dono de uma concessionária de automóveis da Ford. Tinha fazenda em Boca do Córrego, no município de Belmonte, onde costumava passar longas temporadas.



Ele era suspeito de vários crimes de mando na região. Em meados dos anos 90, financiou a campanha de Rafael Rochigiane Neto, o Lelinho, à prefeitura belmontense. Durante boa parte do mandato, Ceolim impediu que Lelinho fosse à prefeitura. Ele mesmo ficava no gabinete, despachando. Lelinho só fazia assinar os documentos.



Em março deste ano, o empresário Alberto Ceolin começou a ser julgado pelo assassinato de Carlos Batista, mas o júri foi interrompido no dia 24 de março e seria retomado no próximo dia 15 de junho. O ex-prefeito da Serra, Adalto Martinelli, também era acusado de ser o mandante juntamente com Ceolin. O julgamento dos dois foi desmembrado e Martinelli foi julgado e condenado a 23 anos de prisão.



O filho do advogado Carlos Batista, Fabrício de Freitas Batista, disse que não esperava pela morte do empresário Alberto Santos Ceolin, apontado como um dos mandantes do assassinato do pai. Segundo Fabrício, a família dele esperava que Ceolin revelasse onde foi enterrado o corpo de Carlos Batista, desaparecido desde 1992.

Ilhéus também perde terrítório para municipios vizinhos e pede revisão nos estudos dos limites territoriais do município.

O município de Ilhéus protocolou junto à Superintendência de Estudos Sócio-Econômicos da Bahia, SEI, um pedido de revisão dos limites territoriais, após conhecer o resultado do novo mapeamento estadual que trouxe prejuízos para o município. O relatório mostra perda de áreas para municípios vizinhos. Ao encaminhar o pedido, o prefeito Newton Lima pediu que o levantamento seja feito com acompanhamento de representantes dos municípios limítrofes, para ficar tudo às claras. Ele enviou correspondência neste sentido aos prefeitos de Uruçuca, Aurelino Leal, Itapitanga, Coaraci, Itajuípe, Itabuna, Una e Buerarema. Os problemas estão na divisa com Buerarema, na área Sudoeste.



Mas também existem dúvidas com Uruçuca, na região do Sargi e na do distrito de Banco Central. São diferenças que apareceram, segundo a prefeitura de Ilhéus, por desgaste dos marcos e mudanças na geografia local, mudando as referências. No que se refere aos limites entre Ilhéus e Itabuna, não existe erro, mas sim uma grande área do bairro Califórnia, que pertence legalmente a Ilhéus, mas que há muitos anos tem todos os serviços públicos realizados por Itabuna. Foi uma acomodação pacífica entre os municípios, por isso Newton Lima espera encontrar uma solução conjunta, para garantir o direito de ambos os municípios, "visando

Festa em Barro Preto começa e termina em carnificina

O prefeito da cidade de Barro Preto Adriano Clementino se preocupou em fazer uma festa pomposa para apresentar os seus candidatos e não teve a mesma preocupação com a segurança dos seus eleitores, no último dia 16 (sexta-feira), um assassinato bárbaro abriu festejos de Adriano.



Juarez Josimo Borges da Silva, 23 anos, residente na Fazenda Boa Vista, depois de uma violenta discussão com o também trabalhador rural Joabson Santos da Silva, 18 anos, conhecido por “Ném”. assassinou com golpes de gargalo de garrafa a vitima que chegou a ser socorrida e levada ao hospital da cidade Nossa Senhora da Conceição, onde já chegou sem vida.



Mesmo com o primeiro crime o prefeito não se preocupou em pedir o reforço do policiamento, a festa continuou. Na madrugada deste domingo (18) mais Dois jovens foram assassinados na praça Getúlio Vargas onde aconteceu o bereguedê de Adriano, uma moto de placa policial não anotada com dois marginais ainda não identificados, percebendo a falta de policiamento, resolveram sair atirando onde duas pessoas foram assassinadas, são eles: Ricardo Souza Santos, o “Gagui”, e outro identificado como “Pedrinho”.

As vítimas foram alvejadas por tiros de revólver calibre ignorado.

Ricardo e Pedro estavam participando da festa para comemoração da emancipação política daquele município e não tem envolvimentos com o tráfico de drogas.

Após os disparos os elementos fugiram tomando rumo desconhecido.



Do primeiro caso, a polícia depois de informações prestadas pela população, conseguiu prender o assassino Juarez Josimo, o certo é que vem acontecendo crimes bárbaros em Barro Preto, tudo isso por falta de um policiamento mais ostensivo, a policia civil de Itabuna, vem investigando algumas quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas que transformaram a cidade em uma das principais rotas do tráfico do Sul da Bahia.

Rúbia Carvalho confirma apoio a Veloso

Uma semana depois de ter deixado um cargo de diretoria na secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia, a advogada Rúbia Carvalho(PSC) confirmou que está de volta ao grupo de Veloso.



A Afirmação foi dada pela própria Rúbia Carvalho, em entrevista ao radialista Vila Nova do programa O Tabuleiro da Conquista Fm, na sexta(16).



Em entrevista Rúbia ressaltou sua passagem pelo governo baiano, onde cumpriu entre outras ações meta de implantar mais de cem postos de inclusão digital por todo o estado.

Feliz com o retorno á Ilhéus depois de ter se instalado em Salvador para atender ao governo baiano, Rúbia chegou a se emocionar com o carinho em que foi recebida pelo grupo de Veloso, que por diversas vezes entrou no ar para manifestar boas vindas .

Ainda em entrevista Rúbia negou que tivesse planos para disputar uma cadeira na assembléia legislativa, e assegurou que segue firme Também com o propósito de apoiar o genro Marcio Veloso, pré candidato a deputado estadual.

Feriado vai adiar votação de reajuste dos aposentados

O feriado de Tiradentes, na quarta-feira (21), vai atrasar em mais uma semana a votação do reajuste dos aposentados. O plenário deve decidir sobre o assunto apenas no dia 27. O impasse continua. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccareza (PT-SP), disse que vai manter os 7% de reajuste, mesmo com a base governista no Senado ameaçando alterar esse índice para 7,7%.



“Se aprovarem mais que 7,7%, o presidente Lula não tem outra opção a não ser vetar”, disse. A proposta inicial do governo era a que está no texto da medida provisória: 6,14%, podendo chegar a 7%. Mas, em negociação com senadores, as centrais sindicais acham que esse número pode chegar a 7,7% - 80% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).



Em audiência pública na Câmara na quarta-feira (14), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu o veto, caso o reajuste seja superior a 6,14%. Ele alega que o índice já garante o ganho real aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo.

Petrobras acaba com a importação de gasolina

A Petrobras planeja deixar de importar gasolina a partir de maio, devido à queda nos preços do álcool, e a consequente expectativa de aumento do consumo do combustível renovável. Isso deve contribuir para que a balança comercial da estatal feche 2010 em patamar positivo, repetindo o desempenho do ano passado, quando houve saldo de US$ 2,8 bilhões. O diretor de Abastecimento e Refino, Paulo Roberto Costa, explica que o consumo de gasolina disparou no início deste ano, devido à forte subida do preço do litro do álcool.



Em fevereiro, houve alta de 32% na demanda pelo combustível, na comparação com igual período em 2009. Em março, o incremento foi de 20%. Para suprir a maior demanda do mercado, agravada com a redução da mistura de álcool à gasolina, a Petrobras ampliou a importação do derivado do

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Wagner solicitou R$ 101 milhões para cidades atingidas pela chuva

Prevendo as fortes chuvas, o governo da Bahia já solicitou, há 40 dias, R$ 101 milhões para governo Federal que serão usados para amenizar os problemas nos municípios baianos. Nesta quinta-feira (15), o governador Jaques Wagner sobrevoou a região de Lauro de Freitas e reafirmou que os órgãos de resposta do estado estão disponíveis para atender a população.





Também na manhã de hoje, a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Arany Santana, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Antônio Rodrigues, fizeram uma visita técnica a Lauro de Freitas e Camaçari. O objetivo é minimizar os prejuízos nesses locais, além de deixar preparados todos os órgãos de resposta do estado.





“As áreas de risco são prioridades do governo. Todo o estado pratica ação de defesa civil, através de órgãos de resposta, como as Voluntárias Sociais, Sedes, Casa Civil e Miltar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba)”, comentou Antônio Rodrigues.




--------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura decreta situação de emergência em vários morros de Ilhéus

(15/04/10)

Prefeitura decreta situação de emergência em vários morros de Ilhéus





O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre Corrêa de Sousa, decretou situação de emergência em diversos morros e encostas de Ilhéus em virtude das fortes chuvas que vêm caindo no município nas últimas horas. Durante reunião realizada no Palácio Paranaguá com toda a equipe de governo, Mário Alexandre solicitou a realização de um minucioso diagnóstico sobre a real situação das moradias que se encontram em áreas de risco, reiterando, na sequência, o compromisso de auxiliar as famílias por meio de programas sociais.



Na manhã desta quinta-feira (15), baseada em orientação da Comissão de Defesa Civil e laudo da secretaria municipal de Planejamento e Infraestrutura, uma equipe da secretaria municipal de Serviços Públicos executou a demolição de 14 barracos erguidos no alto Seringal, zona norte da cidade. Os barracos, que já estavam desocupados, se encontravam numa área de altíssimo risco. O trabalho foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defensora Pública e uma equipe da Secretaria de Assistência Social. Todas as famílias retiradas do alto do Seringal já estão residindo em casas alugadas pela Prefeitura de Ilhéus.





--------------------------------------------------------------------------------

Prefeitos de Caetité, Malhada e Pindaí participam da audiência pública em Ilhéus

Prefeitos de Caetité, Malhada e Pindaí participam da audiência pública em Ilhéus



Além de autoridades de Ilhéus, de municípios vizinhos e do governo do estado, os prefeitos da região onde será construído a mina Pedra de Ferro, como José Barreira, de Caetité, Valdemar Lacerda, de Malhada e Lourival Teixeira de Pindaí também estão presentes na audiência pública do terminal portuário da Bahia Mineração.



A audiência, que teve início por volta das 19h desta quinta, acontece no Centro de Convenções de Ilhéus e deve se estender até a madrugada de sexta (16).





--------------------------------------------------------------------------------

Prefeitos de Caetité, Malhada e Pindaí participam da audiência pública em Ilhéus

Prefeitos de Caetité, Malhada e Pindaí participam da audiência pública em Ilhéus



Além de autoridades de Ilhéus, de municípios vizinhos e do governo do estado, os prefeitos da região onde será construído a mina Pedra de Ferro, como José Barreira, de Caetité, Valdemar Lacerda, de Malhada e Lourival Teixeira de Pindaí também estão presentes na audiência pública do terminal portuário da Bahia Mineração.



A audiência, que teve início por volta das 19h desta quinta, acontece no Centro de Convenções de Ilhéus e deve se estender até a madrugada de sexta (16).

Bahia: intoxicação em participantes de Congresso

Alguns participantes do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, no Centro de Convenções sofreram diarréia desde o primeiro dia do evento, que começou na última segunda-feira (12). A suspeita é de que a intoxicação coletiva é de responsabilidade do restaurante Prazeres da Carne, localizado no próprio centro, onde os congressistas fazem as refeições durante o evento.



A Vigilância Sanitária interditou o local até que mudanças estruturais aconteçam. Após vistoria, constatou-se a presença de baratas na cozinha, na dispensa e também nos banheiros. Além disso, falhas no piso e nas paredes da câmara de ar-condicionado também foram constatados.



O médico, Ricardo Gouveia, que atende os participantes do Congresso atentou também para o fato que viroses que atuam no estômago também podem ser a causa do problema, além de um possível abuso de comida regada a dendê, que é normal para os baianos mas uma bomba para qualquer pessoa de fora da terra.

ACM Neto anda arrependido

Segundo notícia divulgada hoje (16) pelo site Políticos do Sul da Bahia, o deputado federal ACM Neto (DEM) anda arrependido. Informações dão conta que ele anda declarando que perdeu muito eleitoralmente quando optou em fazer dobradinha em Itabuna com o pré-candidato a deputado estadual Solon Pinheiro (PSDB).



Neto chegou a conclusão que seria mais vantagem para ele fazer a dobradinha com Coronel Santana (PTN). Por falar em Solon, o mesmo não foi convidado para fazer parte da comitiva do PSDB que acompanhou o presidenciável José Serra nesta quarta-feira em Salvador. Segundo informações, no último sábado o mesmo estava “desenturmado” no evento de lançamento da candidatura de José Serra.

SINDIMED tenta negociar com o governo fim da greve dos médicos do SAMU

Hoje (16) a partir das 10h30min, Dr. Francisco Jorge da Silva, vice-presidente do SINDIMED junto com Dr. Teobaldo Magalhães, delegado SINDIMED da região cacaueira, se reúnem com o prefeito em exercício Mário Alexandre para tentar discutir e chegar ao entendimento em relação ao fim da paralisação dos médicos do SAMU de Ilhéus. A greve teve início ontem (15) e alguns pedidos de emergência não foram atendidos.



A reivindicação da categoria é pelo reajuste salarial, conforme acordo fechado anteriormente com a ex-secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo, onde foi estabelecido que os médicos do SAMU passariam a ganhar R$ 4.500 de salário. Hoje um médico do SAMU da cidade recebe o salário de R$ 3 mil, segundo o SINDIMED, pior salário do estado. O SIDIMED reivindica ainda insalubridade, férias não - cumpridas, adicional noturno conforme a lei, FGTS e INSS.



Dr. Francisco da Silva informou a redação do Tabuleiro que somente 30% da estrutura do SAMU está funcionando, atendendo casos considerados de extrema urgência, ou seja, risco de morte, constatação de morte.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Novas quadras poliesportivas serão construídas em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus iniciará no mês de maio a execução de um conjunto de obras que objetiva recuperar e ampliar os espaços esportivos do município. Após a conclusão do procedimento licitatório, que apontou como vencedora a empresa MFP Construtora, de Salvador, resta agora a assinatura da ordem de serviços pelo prefeito Newton Lima. As intervenções, que consumirão cerca de 800 mil reais, oriundos do Ministério do Esporte, através da Caixa Econômica, vão promover a construção de cinco quadras poliesportivas e a reforma de duas quadras e dois campos de futebol.




Com as obras, o governo municipal pretende dinamizar a prática de esportes nas diversas comunidades ilheenses na tentativa de investir no desenvolvimento físico e mental dos jovens, afastando-os, dessa forma, do mundo das drogas e de outros riscos sociais. O projeto contempla a construção de quadras poliesportivas, todas dotadas de arquibancadas, nos bairros do Malhado (rua da Horta), Nossa Senhora da Vitória e Banco da Vitória, além dos distritos de Inema e Sambaituba. Já o trabalho de reforma beneficiará as quadras poliesportivas do Centro Social Urbano (CSU) e do Banco Central, bem como os campos de futebol do Salobrinho, que ganhará novas traves e alambrado, e da Adebi, na avenida Soares Lopes, que receberá um novo sistema de iluminação.



De acordo com a secretaria municipal de Planejamento e Infraestrutura, os recursos para as obras de reforma e construção já se encontram disponíveis na Caixa Econômica Federal. Responsável pela gestão técnica e gerencial do trabalho, a Prefeitura de Ilhéus arcará com a fiscalização e com o acompanhamento do cronograma. Após o início dos serviços, as obras devem ser concluídas no prazo de noventa dias.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .