terça-feira, 18 de setembro de 2012

Eleições ilheenses: Pesquisa eleitoral com credibilidade será divulgada no sábado

A empresa Gasparetto Pesquisas e Estatísticas veiculará no próximo sábado, dia 22, na edição do Jornal Agora, uma pesquisa sobre as intenções de votos na corrida eleitoral ilheense.




Com 703 entrevistados ela foi realizada entre os dias 6 e 10 de setembro de 2012. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BA-00178/2012.



Já a pesquisa da empresa Seculus, encomendada por uma empresa de Pernambuco ligada ao PT, que seria divulgada hoje (17), acabou sendo transferida para a sexta- feira (21), depois que o Blog Agravo questionou e mostrou erros grotescos, como a colocação no questionário, um quarto candidato a prefeito, sendo que Ilhéus só tem três candidatos a prefeito. ( Clique aqui para ler )



Moradores de Olivença e São José declaram apoio a Professora Carmelita

Um verdadeiros clima de festa, de alegria e de esperança tomou conta das ruas de Olivença para receber a candidata a prefeita de Ilhéus Professora Carmelita (PT), o vice-prefeito Mário Alexandre (PSD) e os candidatos a vereador da coligação Ilhéus Mais Forte. Em cada rua quer passava, os moradores faziam questão de cumprimentar Professora Carmelita, diziam que a cidade precisa de uma mulher no comando e confirmaram o apoio. “Agora é a vez da mulher. Chega de atraso”, diziam os moradores. Em cada casa que passava, Professora Carmelita faziam questão de falar do seu programa de governo e da parceria com o Governo Federal, reforçada pelo presidente nacional do PT e pelas ministras do governo Dilma Roussef, para viabilizar as obras e serviços necessários para garantir o desenvolvimento da cidade.




A candidata a prefeita de Ilhéus destacou importância de se preparar a cidade para os ilheenses, construindo praças, espaços de lazer, regularizando os serviços de iluminação e limpeza e garantindo mais segurança para os moradores e turistas. “À medida que a gente cuida da cidade, automaticamente vamos estar preparando também Ilhéus para receber os turistas, gerando mais emprego e renda”, disse Professora Carmelita. Ela também adiantou que vai realizar os serviços de limpeza e iluminação das praias, fará a reforma completa do Balneário de Tororomba e criará alternativas para a organização do comércio de artesanatos. A candidata a prefeita de Ilhéus se comprometeu ainda em criar cursos profissionalizantes para qualificar os moradores, para que os jovens e adultos estejam prontos e preparados para o mercado de trabalho.



Bancários em greve por tempo indeterminado

Os bancários entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (18), segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A intenção dos bancários é fechar as agências, mas caixas eletrônicos e bancos pela internet devem continuar funcionando.




Apesar da paralisação, o consumidor não fica dispensado de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança. No entanto, para isso, a empresa credora ou concessionária de serviço deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam feitos, conforme alertou a Fundação Procon-SP.



A recomendação do Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça essas opções de forma de pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.



Após telhado desabar e quase matar crianças, creche segue sem aulas

Em contato com a nossa Redação, um leitor do radio98fm.tk/......................................

denunciou a lastimável situação de abandono da creche municipal Dom Eduardo, situada no bairro São Francisco (Proa).




De acordo com a denúncia, há cerca de um mês a creche foi interditada por estar correndo risco de desabamento. Durante as fortes chuvas que caíram recentemente na cidade, um pedaço de madeira despencou do teto e por muito pouco não acarretou em uma tragédia. A madeira caiu em cima de uma cadeira, a partindo no meio, bem ao lado de cerca de 12 crianças que brincavam com a professora.



Depois do incidente, como foi dito, as atividades da creche foram suspensas, a fim de que o telhado fosse concertado. Fato que não aconteceu até hoje.



Com isso as crianças estão impedidas de frequentar a creche e seus pais perigando perderem seus empregos, pois não tem com quem deixá-las.



Com a palavra a secretaria municipal competente.




samu-da-zona-sul-de-ilheus-e-inaugurado

O Serviço de Urgência e Emergência (Samu) da Zona Sul de Ilhéus já está funcionando. A inauguração ocorreu no final da tarde desta segunda feira (17), e contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, e do presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás). Também estiveram presentes ao evento o diretor-médico do Samu, Walbert da Silveira, e o diretor-administrativo, Edson Bastos, além de servidores municipais e moradores daquela localidade.




A unidade do Samu será composta por uma equipe formada por consultor-socorrista e técnico de enfermagem, além de uma Unidade Móvel Básica. A sede dessa nova unidade está localizada ao lado do Centro Avançado de Saúde, no bairro Hernane Sá (Urbis). O prefeito Newton Lima salientou em seu discurso a satisfação em proporcionar mais esse benefício para a população da zona sul. “Esta é uma reivindicação antiga e uma necessidade real haja vista o crescimento desta área nos últimos anos e, consequentemente, o aumento de tráfego de carros em horários de pico. Fico feliz em ver esse trabalho concluído e já a serviço da população”, disse.



O secretário da Saúde do município, Ronaldo Lavigne, ressaltou a importância que a atual gestão oferece ao Samu que presta um serviço relevante. “O Samu da zona sul foi uma prioridade conquistada
com muito trabalho e esforços conjuntos para que se tornasse uma realidade. Essa descentralização visa aperfeiçoar serviço e o tempo de atendimento do Samu, beneficiando toda a população que reside nesse área da cidade, o que é, sem dúvida, uma grande conquista para cidade”, ressaltou.




O coordenador-regional do Samu, Walbert da Silveira, esclareceu que no último ano o tempo resposta para o atendimento do Samu na zona sul da cidade dobrou, gastando-se em horários de tráfego intenso cerca de 15 minutos para chegar até o local da emergência. Walbert afirma, ainda, que apesar de parecer pouco, o tempo resposta para casos como afogamento ou infartos do miocárdio precisam ser o menor possível para diminuir os possíveis danos. Ele explica que, nestes casos, os primeiros atendimentos podem fazer toda a diferença. É importante salientar que o número para solicitação do Samu continuará o mesmo, o 192. Todas as ligações irão para uma central que acionará as equipes de acordo com a localidade da urgência.



O secretário da saúde informou, ainda, da mudança da sede do Samu do local atual, na avenida Itabuna. “Já estamos reformando uma nova sede, localizada na avenida Litorânea Norte, e dentro de alguns meses já estaremos alocando a equipe neste novo local, o que habilitará o funcionamento do Samu Regional, regulando o atendimento de mais 20 cidades e, consequentemente, recebendo mais investimentos” informou Ronaldo Lavigne.




Prefeito de Ilhéus destina arrecadação de tributos próprios para pagar salários

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, determinou ao secretário da Fazenda do Município, Antônio Batista Neto, que toda a arrecadação de tributos municipais seja direcionada à “conta salário”, com a finalidade de quitar o pagamento dos salários dos servidores. A decisão tomada pelo prefeito foi comunicada ao presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsep), Luiz Cláudio Viana Machado (Lu), e sua diretoria.




De acordo com o prefeito, a medida tem como objetivo honrar o pagamento dos servidores, que não vem sendo pago dentro do prazo constitucional de cinco dias úteis do mês subsequente devido aos bloqueios e sequestro dos recursos oriundo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Newton Lima informa que os precatórios oriundos de dívidas contraídas e não pagas por gestões anteriores já são sequestradas na conta corrente do Município, por decisão judicial. Diante do compromisso assumido pelo prefeito para honrar os salários dos servidores, o secretário da Indústria Comércio e Planejamento, Jorge Bahia – também secretário-interino de Governo e Ações Estratégicas, se reuniu com uma comissão do Sinsep para expor o plano. Segundo Jorge Bahia, assim que forem realizados os ingressos de recursos dos tributos próprios municipais, imediatamente serão repassados em lotes para os servidores.


Origem das dificuldades - Além dos sequestros e bloqueios nas contas bancárias do Município, o prefeito de Ilhéus diz que outros recursos também são descontados do FPM ainda no Ministério da Fazenda, no ato do repasse. “Esses recursos que poderiam estar sendo investidos em obras e serviços da população ilheense e no custeio da máquina pública municipal são descontados na fonte, para o pagamento de dívidas não pagas com o INSS e o FGTS dos servidores”, relata o prefeito.




Newton Lima explica que durante suas administrações já pagou – através dos sequestros e bloqueios – mais de R$ 60 milhões em precatórios oriundos de ações judiciais trabalhistas e de fornecedores de produtos e serviços, além de refinanciamentos de dívidas. Até agora, segundo o prefeito, ainda restam outros R$ 52 milhões em precatórios e refinanciamentos, que deverão ser honradas pelas futuras administrações.



O prefeito de Ilhéus diz que sua preocupação é ainda maior, pois a cada dia chegam ao Município novas ações judiciais trabalhistas e por falta de pagamento de administrações anteriores, que deverão ser transformadas em precatórios. “Infelizmente, antes da Lei de Responsabilidade Fiscal os prefeitos agiam sem qualquer planejamento ou responsabilidade, usando as finanças do Município ao seu bel prazer, sem se preocupar com as consequências e os prejuízos futuros”, analisa Newton Lima.






 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .