quinta-feira, 14 de março de 2013

Igreja Católica confirma o argentino Jorge Mario Bergoglio como sucessor de Bento 16

A Igreja Católica confirmou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal Jorge Mario Bergoglio, 76, da Argentina, foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios.




O nome do novo papa foi revelado após o famoso “Anuntio vobis gaudium, habemus Papam”, feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran. O nome papal escolhido pelo cardeal Bergoglio é Francisco 1º.



Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica. ( UOL)

Vereador que faz crítica à saúde estaria sendo ameaçado com telefonemas anônimos

fotoasaúde básica de Ilhéus não funciona. A ineficiência sobrecarrega o Hospital Regional Luiz Viana Filho, único público funcionando na cidade.




Além do sobrecarga, o hospital vem passando por crise administrativa, que resulta em grandes prejuízos.



Nesta quarta (13), na sessão da câmara de vereadores, o médico e vereador Dr. foto02Os pacientes que estão internados em “leitos” espalhados pelos corredores




Segundo relatos, a equipe médica e enfermeiros do regional vêm realizando um bom trabalho, dentro de suas limitações, enfrentando sujeira e uma verdadeira fedentina no ambiente que deveria zelar pela saúde pública.

foto03Para mostrar serviços político a SESAB, a direção da unidade vem devolvendo dinheiro, ao invés de aplicar.




O prefeito Jabes Ribeiro alega que não pode repassar dinheiro aos hospitais, pelos problemas enfrentados por eles em relação aos tributos.



O pagamento a prestadores em situação irregular pode levar à rejeição das contas do gestor no (Tribunal de Contas do Município).



Mas vale lembrar que o mesmo Jabes prorrogou o estado de emergência, e com isso pode pagar a quem ele quiser.

“A saúde de Ilhéus está em calamidade pública”, lembrou o vereador Lukas Paiva, que esteve no hospital acompanhando o sofrimento da população.Aldemir Almeida, relatou sua preocupação com os hospitais e principalmente com o Regional. “Estou preocupado caso do hospital Regional venha a fechar. O que será da população ? ”, disse Aldemir.

Petrobras é condenada a pagar R$ 40 mi para grupo de pescadores baianos

Por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a Petrobras foi condenada a pagar cerca de R$ 40 milhões para um grupo de pescadores na Bahia após vazamento de óleo na Bacia de Todos os Santos, em abril de 2009.




Na última terça-feira (12), o STJ julgou o caso, decidindo que a petroleira terá que indenizar 6.644 pessoas da região da praia do Caípe, representadas pela Federação de Pescadores e Aquicultores da Bahia. Com o acidente, cerca de 2.000 litros de água oleosa foram contaminados próximo a região, perto da refinaria Landulpho Alves, prejudicando a pesca na região.


Peritos criminais baianos permanecem com porte de arma

O veto da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao projeto de lei do Senado (PLS 199/2006) que autorizava a extensão do porte de arma para peritos criminais e de medicina legal e papiloscopistas que atuam nos Institutos de Criminalística, de Identificação e de Medicina Legal não se aplica aos peritos criminais baianos.




O esclarecimento foi feito pela presidente do Sindicato dos Peritos Criminais da Bahia – ASBAC Sindicato, Eleusa Santana. Ela explica que os peritos baianos são ligados à segurança pública e funcionários de carreira da Polícia Civil e, por isso, não são atingidos pela restrição. “O projeto se aplica apenas aos estados onde a perícia se desvinculou da Segurança Pública e se tornaram autarquia”, emendou.

Mudanças no trânsito do Pontal não tiveram interferência de engenheiro de trânsito

418932_536293886414824_866429495_n
392877_2888999879394_2072481600_nHá alguns dias, o Blog Agravo questionou se havia interferência de um engenheiro de tráfego nas mudanças do trânsito no Pontal. Até esta quinta (14), o setor responsável não respondeu.




A Superintendência de Trânsito do município conta com um profissional da área, a engenheira concursada Elza Maria Carvalho, que está alocada em outro setor da prefeitura.



A mudança de setor se deu, segundo informações, porque Elza se negou a trabalhar com o real responsável pelas mudanças no trânsito, o superintendente o Valério Bomfim.



Hoje houve novo engarrafamento, que tomou conta não só da Avenida Lomanto Junior, mas também da Sapetinga, gerando uma fila que ultrapassou o quilômetro 1 da rodovia Ilhéus-Olivença.



As queixas são gerais, mas o secretário de desenvolvimento urbano, Isaac Albagli vem afirmando que as mudanças melhoram o transito na zona sul. Segundo ele, o transito está fluindo.

Vereadores de Ibicaraí solicitam ao Estado serviços de iluminação e pavimentação

Uma comitiva de vereadores e secretários municipais de Ibicaraí, acompanhada da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), se reuniu esta semana com o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, para solicitar uma série de obras e serviços para o município. Aproveitando a oportunidade, o grupo também agradeceu ao secretário Otto Alencar e a deputada Ângela Sousa pelo empenho na realização das obras de pavimentação asfáltica da rua Acelino Prudente de Moraes, no bairro Duque de Caxias, e também da iluminação na BR 415, no trecho que vai do bairro Duque de Caxias, na entrada da cidade, até o bairro Sempre Viva, inauguradas na noite desta quinta-feira (14).



Seinfra Ibicaraí

Participaram da comitiva os vereadores, Idemar Lopes(Dema), que é presidente da Câmara Municipal de Ibicaraí, Jesseone Carvalho (Ceone), Valter da Farmácia, Klaus Farias, e Alam Damaceno, além do secretário municipal de Finanças, Heliomar Barberino, que é presidente do PSD local, representando o prefeito Lenildo Santana (PT). Os representantes de Ibicaraí também solicitaram ao vice-governador e secretário de Infraestrutura a implantação de rede elétrica do Programa Luz Para Todos para atender a diversas localidades do município, a exemplo da comunidade Ribeirão do Luxinho – 1ª Parte e 2ª Parte; Fazenda Vitória; Escola Rural São Sebastião e Fazenda Salvadora. Ainda na audiência o grupo solicitou a pavimentação da rodovia Ibicaraí-Coaraci.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .