quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A BAMIN E O ENGODO DOS EMPREGOS

Três grandes redes de atacado estão chegando ao eixo Ilhéus-Itabuna. Atacadão (já inaugurada), Maxxi e Makro, juntas, vão oferecer cerca de oitocentos empregos, com um detalhe mais do que importante, não vão devastar áreas de Mata Atlântica.

Caso o terminal de exportação de minério de ferro da BAMIN saia do papel, ao iniciar as operações empregará 450 pessoas, bem menos que os atacadões e com um agravante seríssimo: terá que devastar de 80 a 200 hectares de mata. Além do mais, diversas espécies animais estarão em risco de extinção. O trabalho dos pescadores também será afetado, uma vez que o minério deixará a água do mar “turva” (informação contida no EIA/RIMA do projeto).



Ilhéus que hoje já carece de infraestrutura necessária para abrigar dignamente seus habitantes, sofrerá um aumento vertiginoso em sua população. Segundo estimativa da COPPE/UFRJ, em 10 anos, 150 mil pessoas chegarão na “Terra de Gabriela”,



Teremos hospitais e escolas suficientes? Os novos bairros (prováveis favelões) serão planejados com esgotamento sanitário, energia elétrica e fornecimento de água?

Precisamos discutir se vale a pena aceitar tantos efeitos ruins em troca de 450 empregos.



O empreendimento trará outros prejuízos ao meio ambiente, assunto que este blog pretende destacar em outras ocasiões.

Ilhéus deverá contar com propaganda eleitoral menos barulhenta

Escrito por MP/BA

Qui, 05 de Agosto de 2010 00:33

A população de Ilhéus, deve contar nestas eleições com propagandas políticas sonoras menos barulhentas. Isso é o que visa a Recomendação Conjunta nº 01/2010 emitida pelas promotoras de Justiça em exercício de atribuição eleitoral nas 25ª e 26ª zonas, Karina Gomes Cherubini e Maria Amélia Sampaio Góes, e pelo promotor de Justiça Ambiental Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, que orientaram partidos políticos, candidatos, pessoas físicas e jurídicas que realizam o serviço de propaganda sonora, os que contratam esses serviços e os eleitores sobre como agir diante da notória circulação de veículos com propaganda sonora comercial e política na cidade, que tem sofrido com o volume excessivo, inclusive em zonas de silêncio. De acordo com os representantes do Ministério Público estadual, a legislação eleitoral não permite a propaganda política que abuse de instrumentos acústicos, sendo que, conforme o Decreto-lei nº 3.688/41, a circulação de veículos com som elevado pode caracterizar contravenção referente à paz pública, ficando o infrator sujeito à pena de multa e privação de liberdade.



Salienta a recomendação que os partidos políticos devem informar aos seus candidatos que o limite de som nos veículos deve ser de até 80 decibéis, com circulação permitida das 8h às 22h. Esses carros de propaganda sonora, que, segundo a Lei Orgânica do Município, só podem realizar a divulgação se obtiverem previamente alvará e licença para a circulação, não podem parar ou estacionar com a aparelhagem ligada e, a partir do próximo dia 15, devem ter afixado certificado de vistoria específica da Setrans, com aprovação dos órgãos fiscalizadores, no vidro dianteiro. Além disso, informam os promotores de Justiça, é proibido o uso de aparelhagem sonora de propaganda em distância inferior a 200m das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo do Município, dos órgãos judiciais, dos quartéis, das delegacias, hospitais e casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros. Na recomendação, eles frisam ainda que o descumprimento das normas vigentes pode acarretar a apreensão do veículo e a responsabilização criminal de seu condutor e do candidato por contravenção penal. Nesse sentido, alertam os promotores aos candidatos, só deve ser utilizado serviço de sonorização em veículos de motoristas habilitados e que tenham a documentação do veículo em dia, incluindo-se o certificado de vistoria da Setrans.



Às pessoas físicas e jurídicas que utilizam os serviços de propaganda, os membros do MP recomendaram que só contratem veículo emplacado em Ilhéus, que tenham documentação regularizada e que não utilizem caixas sonoras internas que exijam a abertura do capô ou porta-malas ou colocadas em carroceria. Essas pessoas também não devem contratar serviços de bicicletas ou motocicletas para sonorização, informam Karina, Maria Amélia e Paulo Eduardo. O eleitor, principal alvo da campanha eleitoral, foi orientado pelos promotores de Justiça a observar o exercício da propaganda pelos políticos e seus candidatos, posto que o desrespeito à legislação, já nesta fase, é indicativo de seu comportamento posterior, se eventualmente eleito.

Mais de 30 candidatos impugnados respiram aliviados

Escrito por Jamesson Araujo


Qui, 05 de Agosto de 2010 00:38

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou ontem que dos 114 pedidos de impugnações dos registros de candidaturas a serem julgados, mais de 30 já haviam sido suspensos pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). A justificativa é que toda documentação pendente já teria sido apresentada.



Entre os políticos que estão a salvo estão o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo; o ex-prefeito de Luiz Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, e Luiz Carlos Sousa Araújo, todos do PDT. A relação consta ainda de outros nomes conhecidos, como o do ex-deputado Benito Gama, ( PTB ) que tenta retorna a câmara federal.

Esporte Clube Vitoria continua na fila

Escrito por Jamesson Araujo / Folha Online


Qui, 05 de Agosto de 2010 00:52

Atual tetracampeão baiano, dono de 12 dos últimos 15 Estaduais, o Vitória queria mais. Mas, após o resultado desta quarta-feira, o clube fundado há 111 anos novamente não conseguiu atender à principal cobrança da torcida, que sofre com as provocações do arquirrival Bahia, vencedor da Taça Brasil de 1959 e do Brasileiro de 1988: ser campeão nacional.



O clube já havia sido vice do Brasileiro de 1993, contra o Palmeiras, e também das Séries B (1992, diante do Paraná) e C (2006, vencida pelo Criciúma).

virou rotina da semana do iterior da bahia

Mais outro assalto a uma agência do Banco do Brasil.


Desta vez, foi a agência da cidade de Sátiro Dias, município a 205 Km de Salvador, na região de Serrinha.

Oito homens encapuzados abordaram dois policiais militares que faziam ronda nas ruas da cidade e atiraram contra a viatura. Um sargento foi atingido por cinco tiros e está internado no Hospital de Alagoinhas. Ele foi baleado no ombro, costas, nádegas e perna e pode ser trazido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, ainda hoje.

Os assaltantes invadiram o banco por volta das 11h de hoje. Eles levaram o dinheiro dos caixas eletrônicos, obrigaram o gerente a abrir o cofre e assaltaram os clientes que estavam na agência. Na fuga, o grupo levou outro sargento da PM, um vigilante e o gerente como reféns.

Segundo o sargento França, da Delegacia de Sátiro Dias, os reféns foram soltos na saída da cidade, e o veículo utilizado na ação foi incendiado. Armados com pistolas 9mm, ponto 40 e fuzis, os assaltantes tomaram outro veículo de assalto para dar continuidade a fuga. Policiais de Inhambupe foram enviados ao local para ajudar nas buscas aos bandidos, mas até o momento, ninguém foi preso.

As informações são do Correio 24Hs.

AL aprova o fim da assinatura telefônica

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou por unanimidade, o projeto de lei 15.266/06, que proíbe a cobrança da tarifa de assinatura pelas operadoras de telefonia no estado.



Em seu artigo primeiro, o projeto proíbe as concessionárias prestadoras de serviços de telefonia fixa e móvel de cobrar tarifas de assinatura básica. E só poderá ser cobrado o serviço efetivamente usado pelo consumidor.

Hoje, os clientes da Oi/Telemar, por exemplo, pagam em média R$ 46 pelo plano que dá direito a 230 minutos mensais. O projeto seguiu para apreciação do governador Jaques Wagner.

Alisson Mendonça busca alternativas para cabanas da Orla Sul

O secretário de Indústria, Comércio e Planejamento de Ilhéus, Alisson Mendonça, convocou o Comitê Gestor do projeto Orla para encontrar uma maneira de acabar com o clima de insegurança entre os empresários que ocupam a área da orla sul de Ilhéus. A Superintendência do Patrimônio da União na Bahia exigiu a demolição das cabanas da Praia do Sul.




O secretário assegurou que tratou do assunto recentemente em Salvador, com a superintendente do Patrimônio da União na Bahia, Ana Lúcia Vilas Boas. "Foram discutidos alguns pontos principais". Segundo o secretário, após a conclusão do estudo técnico e o cadastramento das cabanas, a segunda etapa engloba o início da concepção de reestruturação da área com a padronização das cabanas.



Serão definidos o tipo de material das cabanas, espaço que cada empresário irá utilizar, além de todo o esboço da área a ser ocupada, incluindo estacionamento rotativo de veículos, principalmente nos finais de semana.

Para Alisson, a alternativa é a suspensão do pedido de demolição das cabanas pela justiça.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .