quarta-feira, 20 de maio de 2015

ILHÉUS: MULHER É ACUSADA DE MANTER IDOSO E FILHA EM CÁRCERE PRIVADO

Michele. Imagem: TV Santa Cruz.
Michele. Imagem: TV Santa Cruz.

Michele Santos de Carvalho, de 26 anos, está presa desde ontem (18) na delegacia de Ilhéus. Ela é acusada de manter a filha de um ano e o marido (70 anos) presos em casa.

Conforme a Polícia Civil, a situação caótica da residência onde a criança e o idoso foram encontrados levará Michele a responder por maus-tratos à família.

A criança está sob os cuidados do Conselho Tutelar e o idoso foi levado para a casa de parentes.

Michele confessou à polícia que sacava a aposentadoria do marido. Ele serviu à Marinha. Segundo ela, o benefício se aproxima de dez mil reais. Também disse que se prostituía e usava drogas.

PADARIA COM RATO É INTERDITADA EM ILHÉUS

Pão era guardado no chão. Fotos cedidas ao Blog de Ilhéus.
Pão era guardado no chão. Fotos cedidas ao Blog de Ilhéus.
A Vigilância Sanitária de Ilhéus interditou, na manhã de ontem (segunda, 18), uma panificadora no bairro Teotônio Vilela. Segundo informações, foi realizada uma inspeção para averiguar denúncia  recebida pelo setor.
Condições precárias.
Condições precárias.
No local, existiam condições higiênicas e sanitárias precárias. Até um rato foi encontrado dentro de uma das bacias utilizadas na produção dos pães. O diretor de Departamento de Vigilância a Saúde, Sr Luis Antônio Firmo, informa que todas as padarias do município estão sendo fiscalizadas e o setor já está obtendo resultados satisfatório pois as panificadoras estão procedendo as adequações necessárias.

GAGA DE ILHÉUS VOLTA À TV

Gaga, de volta à TV.
Gaga, de volta à TV.
Vista recentemente vendendo amendoim no litoral ilheense, Solange Damascena, a Gaga de Ilhéus, retornou à TV. Na noite desse domingo, 17, a ilheense apareceu no Programa Pânico, na Band, num quadro do humorístico comandado por Tiririca.
Há cerca de três anos, ela não fazia aparições na TV nacional, depois de uma passagem pelo programa comandado por Tom Cavalcanti, na Record.
Depois do sucesso repentino e da volta a Ilhéus, a Gaga passou a vender cocada na porta do restaurante Bataclan, no centro histórico da cidade e chegou até a ser presa, na cidade baiana de Rio Real, na companhia de uma quadrilha de falsários que a enganou se passando por uma equipe de TV. Ela também participou, em 2012, da campanha eleitoral em Ilhéus, gravando spots de rádio para um dos candidatos a prefeito.
Ainda não se sabe se Solange, que tanto nos fez rir, vai continuar no Pânico.

UNIDADE MÓVEL DE ACOLHIMENTO À MULHER REALIZA ATENDIMENTOS NA ZONA RURAL DE ILHÉUS

Uma parceria firmada entre os governos federal e do Estado, por meio da Secretaria de Políticas Públicas da Bahia, trouxe a Ilhéus, nos últimos dias 14 e 15 (quinta e sexta-feira), a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher. Durante os dois dias, o projeto atendeu às comunidades de Sambaituba e Couto, na zona rural do município, onde mulheres residentes participaram de rodas de conversa, esclarecendo informações sobre a lei Maria da Penha e seus direitos.
A ação, atraída por meio de uma solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus, contou com um ônibus totalmente equipada e equipe técnica capacitada com agentes mobilizadores: coordenadora, acolhedora, advogada, psicóloga e assistente social.
O titular da SDS, Jamil Ocké, informou que o município solicitou a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher com o objetivo de promover uma maior atenção às famílias carentes e trazer atendimento especializado para essas comunidades. “As ações realizadas foram nas regiões com maior índice de violência doméstica e serviu de preparatório para a inauguração do Centro Especializado de Atendimento á Mulher (CRAM), de Ilhéus”, concluiu.
Silvia Cerqueira, Coordenadora da Unidade Móvel, relatou que a iniciativa leva orientações sobre a lei Maria da Penha, para que as mulheres busquem seus direitos. “Os atendimentos prestados são de fundamental relevância para o empoderamento dessas mulheres que vivem na zona rural, que não têm o conhecimento dos seus direitos”.
Para a advogada, Viviane Barreto, o projeto é essencial para o desenvolvimento das comunidades. “A lei Maria da Penha está em vigor desde 2006, e muitas mulheres escutam falar dela, mas não tem o conhecimento de seu conteúdo e dos benefícios que a lei trouxe para o enfrentamento da violência doméstica e familiar”, afirma.
Unidade – A Unidade Móvel de Atendimento á Mulher visa atender as mulheres da zona rural, quilombolas e indígenas. De acordo com Paula Soares, Presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Ilhéus, já está sendo planejada uma nova ação no município ilheense, ampliando os atendimentos nos distritos e nas demais zonas rurais da cidade.

COMERCIANTES ELOGIAM LIMPEZA NAS PRAIAS DA AVENIDA E DO CRISTO, REALIZADA PELA OPERAÇÃO ILHÉUS EM AÇÃO

Comerciante Edvaldo Ribeiro - foto Gidelzo Ailva Secom-Ihéus“Durante todos esses anos que trabalho aqui, nunca tinha visto uma limpeza como essa. Um verdadeiro ‘pente fino’ que deixou a praia muito mais bonita. O governo municipal está de parabéns”. A declaração é de Edvaldo Ribeiro, que há cerca de 30 anos mantém, na Avenida Soares Lopes, o Bar e Restaurante Búzios.
Cobrindo um trecho que vai das proximidades do porto até a praia do Cristo, num total de dois quilômetros, as intervenções acontecem no bojo da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos” e incluem serviços variados como roçagem, capinagem, retirada de entulhos e troca de lâmpadas, braços e luminárias de postes.
Atuando na Avenida Soares Lopes desde 2002, a proprietária do quiosque Coco Batido, Naíde de Souza, também elogiou a intervenção da Prefeitura de Ilhéus. “Serviços como esse deixam os locais mais limpos e bonitos, o que contribui para uma maior atração de visitantes. No final, todos saem ganhando”, opinou a comerciante, acrescentando apenas que espera que os serviços de limpeza na localidade tenham periodicidade.
Por sua vez, o morador do Bairro Nelson Costa, José Silvério, que vende picolé nas praias da Avenida e do Cristo desde o início do ano, comemorou bastante a iniciativa. “Para mim, que trabalho nas praias, é muito importante que elas estejam limpas. Quem gosta de frequentar uma praia cheia de lixo e de entulhos?”, indaga o vendedor. Segundo ele, a manutenção da limpeza nas praias de Ilhéus vai favorecer muito a atividade turística.
Serviços – Contratado pela Prefeitura de Ilhéus e executado pela Solar Ambiental, os serviços contam com o trabalho de dez operários e com o auxílio de caçambas e de uma retroescavadeira. Segundo o diretor da empresa, Antônio Cavalcanti, do lixo e entulho recolhidos, a maior parte é composta por plásticos, madeiras, garrafas pet e objetos de vidro. Segundo o vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), nas próximas semanas, no bojo da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, a Avenida Soares Lopes também será favorecida com outros serviços, tais como poda de árvores e pintura de meios-fios

SECRETARIA DE SAÚDE DE ILHÉUS ALERTA PARA FIM DO PRAZO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus alerta a população alvo da campanha de vacinação contra a gripe para a importância de se imunizar e para o fim do prazo, que se encerra nesta sexta-feira, 22. De acordo com a supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, devem receber a dose crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos incompletos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.
Iniciada em 4 de maio, a campanha promoveu, no último dia 9, em Ilhéus, o chamado “Dia D”. O trabalho, que aconteceu das 8 às 17h, em 19 postos e unidades de saúde da cidade, imunizou 4.680 pessoas. O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, 18, que ainda é baixo o número de pessoas imunizadas. O órgão federal também alertou que não haverá prorrogação da campanha, como aconteceu em anos anteriores.
Desde o dia nove, os postos de saúde da zona rural do município também oferecem a imunização. Além de todos os postos do perímetro urbano, as doses estão disponíveis nas localidades rurais de Aritaguá, Sambaituba, São João, Campinhos, Urucutuca, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras, Banco Central, Banco do Pedro, Carobeira e Castelo Novo.
Postos – Walkíria Cardeal chama atenção para o fato de que vários postos e unidades de saúde seguirão realizando o trabalho de imunização: Cae III (antigo Sesp), manhã e tarde; PSF (Programa Saúde da Família) da Conquista, tarde; Herval Soledade, manhã; PSF do Nelson Costa, manhã e tarde; PSF do N. S. da Vitória, manhã; Olivença, manhã; PSF do Iguape, manhã e tarde; Sarah, manhã e tarde; Dr. Euller Ázaro (Teotônio Vilela), manhã e tarde; Banco da Vitória, tarde; e Vila Cachoeira, manhã.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .