sexta-feira, 22 de março de 2013

Governo entrega à Assembleia Legislativa projeto de revogação da lei de privatização da Embasa

Nesta quinta-feira (21), o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, representando o governador Jaques Wagner, entregou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto que revoga dispositivo da lei 7.483, de 17 de junho de 1999, que permite ao Estado privatizar a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O projeto vai tramitar em regime de urgência e a votação deve ocorrer ainda no mês de abril deste ano.




O projeto foi entregue durante sessão especial na Alba em comemoração ao Dia Mundial da Água, ao presidente da Assembleia, Marcelo Nilo. O evento contou com a participação também do secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e dos presidentes da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro Filho, da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, entre outras autoridades.
embasa-jovem aprendiz



*Com informações da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom)javascript:;

Prejuízo geral

Na sessão da câmara de ontem (20), o vereador Lukas Paiva (PMN) cobrou ao prefeito Jabes Ribeiro o asfalto prometido por ele em parceria com o governo da Bahia.




“Cada dia que passa as crateras aumentam e está impossível anda de carro sem ter um prejuízo, onde até parece que o prefeito anda de helicóptero para não enxergar a situação critica a que chegou a malha viária do município”, disse Lukas.



Nesta quinta (21), o Blog Agravo flagrou um prejuízo de um motorista por causa das famosas crateras da Avenida Ubaitaba. Um caminhão caiu no buraco e acabou quebrando, congestionando toda avenida no sentido centro.foto

Itabuna : Protesto contra fechamento de matadouro trava trânsito na BR-415

Funcionários do Matadouro Municipal de Itabuna, fizeram um protesto na BR-415, trecho da entrada da cidade, na manhã desta quinta-feira (21), contra o fechamento da empresa. A manifestação durou quase duas horas.




De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que fiscaliza o trecho onde houve o protesto – embora seja uma rodovia federal, os manifestantes usaram pneus e madeira para bloquear a pista, o que provocou um congestionamento de cerca de 4 km nos dois sentidos.



Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Matadouro, 60 funcionários dependem diretamente do funcionamento do local e outras 300 pessoas dependem indiretamente da atividade. O matadouro já tinha sido interditado no início do mês por não atender às exigências de higiene do Ministério da Agricultura.

Saúde promove campanha de vacinação em Ilhéus

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo campanha de vacinação nos bairros onde os postos de saúde estavam desativados. A varredura vacinal teve início no bairro Teotônio Vilela, na última segunda-feira,18, e na manhã desta quinta-feira foi estendida ao bairro Basílio, local onde as vacinas contra tétano, hepatite, pneumo, BCG e rotavirus estão sendo aplicadas em crianças, adultos e idosos.




A técnica de enfermagem, Marlene de Jesus, destacou a importância da ação nos bairros. “A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças. Estamos desenvolvendo ações para imunizar a população”. A dona de casa Juliana de Souza Carilo levou sua filha, Júlia Carilo, para receber a vacina contra a pneumo. A criança foi medicada e a agente de saúde responsável fez o acompanhamento da carteira de vacinação, orientando a mãe a retornar em maio para aplicação de outra dose Campanha de vacinação no bairro Basílio - Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus)
da vacin

Organização prever déficit de cacau nos próximos dois anos

Segundo a Organização Internacional do cacau (ICCO) haverá um déficit mundial do fruto nos próximos dois anos. Isto em virtude de pragas, doenças e envelhecimento das plantações.




“Nós agora temos o que chamamos de um défice estrutural, porque as árvores de cacau estão envelhecendo, assim como os agricultores também estão velhos e os jovens não querem assumir as plantações”, disse o Diretor Executivo Jean-Marc Anga, em uma conferência na Indonésia.

fasendacacaubaum

A organização espera um déficit de 45 mil toneladas na safra de 2012 – 2013 que termina em setembro. A escassez pode apoiar os preços que caíram 5,4% este ano em Nova York.



De acordo com a Barry Callebaut (maior fabricante de chocolate com sede em Zurique), os processadores estão expandindo sua capacidade de moagem para atender a demanda do mercado. Uma vez que, o consumo de chocolate tem crescido de 2 a 3% ao ano.



LEIA MAIS…

Incompetência ou burocracia? Programas sociais estão praticamente parados

nformações chegadas ao Blog Agravo direto da secretaria de assistência Social dão conta de que nem tudo anda as mil maravilhas como nos releases enviados pela prefeitura.




Desde o dia 31 de dezembro de 2012, quando os contratos de trabalho encerraram automaticamente, os programas sociais como Projovem e PETI estão parados.



CREAS E CRAS estão praticamente paralisados, sem espaço físico e sem servidores, principalmente de educadores. Os programas assistenciais funcionam apenas com dois coordenadores, diga-se de passagem, voluntários.



Segundo informações, algumas pessoas que tinham contratos até o fim do ano passado, continuaram a pedido do secretário, tentando manter alguns programas funcionando. No entanto, esses funcionários estão a quatro meses sem receber salários, sendo que os últimos três meses foram trabalhados com base num acordo verbal, sem contrato.



O Blog Agravo entrou contato com o secretário Jamil Ocké, que admitiu o acordo verbal e vem tentando resolver o problema o mais rápido possível. Ocké lembrou que os pagamentos foram feitos as casas de apoio que recebem crianças e adolescentes que correm risco pessoal.



Segundo o secretário, todos os trâmites estão sendo feitos para que uma seleção pública seja realizada. “Vamos ter que preparar uma portaria, depois edital juntamente com uma comissão de servidores efetivos para julgamento, além percentual da seleção para deficientes, tudo dentro dos conformes” salientou Jamil.



Mas para os funcionários, a vontade do secretário esbarra na buroc
Secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké - Foto Gidelzo Silva - Secom Ilhéus (15)
racia e principalmente em encontrar o prefeito para pegar sua assinatura. Já que o gestor mais viajando do despacha no palácio.



“Desde janeiro, o secretário diz que ira resolver no mês subsequente, já estamos no terceiro mês de governo, a nova data dada pelo secretário é 1º de abril, dia da mentira”, lembrou nossa fonte.

22 mar 2013

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .