sexta-feira, 26 de julho de 2013

REÚNE ILHÉUS: A OCUPAÇÃO RESISTE

O coletivo Reúne Ilhéus continua ocupando os espaços públicos da cidade. Hoje à tarde (25), seus integrantes organizaram novo ato popular, em frente à Prefeitura. 

Usando um sistema  alto-falante,  os  manifestantes criticaram os boatos de que a ocupação do espaço público atrapalha o comércio e salientaram que a diminuição da tarifa de ônibus também trará benefício aos comerciantes. 

Falando sobre a rotina da ocupação, os ativistas revelaram que se comportam como uma família, revesando os deveres pela segurança do próprio movimento. À noite, enquanto parte do grupo dorme, a outra fica acordada, para vigiar o acampamento montado em frente ao Palácio Paranaguá. 

Através do Facebook, o Reúne Ilhéus solicitou o auxílio de especialistas em contabilidade e administração para analisar os balancetes das empresas de transporte público (Via Metro e São Miguel). Os documentos foram disponibilizados nessa semanaIlheenses presenciam o ato do Reúne Ilhéus nessa quinta (25)., no site da Prefeitura de Ilhéus. 

Prefeito pede agilidade nas reformas dos postos de saúde em Ilhéus

Durante visita à unidade do Alto do Basílio, Jabes Ribeiro conversou com os representantes da empresa que conduz as reformas
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, visitou nesta quinta-feira, dia 25, o Posto de Saúde do Bairro Alto do Basílio e recebeu informações sobre o andamento das obras de reforma que também estão acontecendo nas unidades do Banco da Vitória, Pontal e Ilhéus II, tendo solicitado à empresa responsável pelos trabalhos agilidade e empenho para a conclusão o mais rápido possível dos serviços.
A visita às obras foi realizada com a participação do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), dos secretários de Saúde e de Comunicação, Ledívia Espinheira e Paixão Barbosa, do superintendente de Obras da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ednaldo Azevedo, da diretora da Atenção Básica à Saúde, Bárbara Magalhães, e da engenheira Ana Paula Castro, da SC Construtora Ltda. O prefeito criticou o projeto arquitetônico de reforma dos postos de saúde – que inclui também as unidades do Iguape e do Nossa Senhora da Vitória – elaborado pela administração e autorizou a inclusão de novos serviços em algumas unidades com o objetivo de garantir melhor atendimento à população.
Os engenheiros Ana Paula Castro, da SC Construtora, e Ednaldo Azevedo, da Sedur, informaram que as novas planilhas já estão concluídas e que o término das obras deve ocorrer, no máximo, em 45 dias. O prefeito declarou que todos os esforços devem ser empreendidos para que as unidades de saúde estejam à disposição da comunidade o mais urgente possível.

Prefeito Jabes Ribeiro visita posto de saúde do Basílio foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus

A realidade de Ilhéus: única maternidade que atende pelo SUS pode fechar as portas

A diretora do Hospital São José, Naide Silveira, disse agora no Alerta Geral, comandado por Gil Gomes, que a Maternidade Santa Helena, pode fechar suas portas por falta de médico, uma vez que o Governo Municipal fez um acordo em abril desse ano para pagar aos pediatras da maternidade, porém, nenhum repasse foi feito, portanto. Assim, as pediatras vão deixar a Maternidade Santa Helena.
Foi dado um prazo: 29 de julho, próxima segunda-feira. Porém, a secretária de saúde, Ledivia Espinheira, disse que não tem dinheiro.
Se o prefeito e a secretária não tomarem providencias a maternidade vai fecha
santa helena

MINITRIO USADO EM MANIFESTAÇÕES ESTAVA IRREGULAR

Isaac
Isaac
Isaac Albagli, secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), disse ter sido de rotina a abordagem que resultou em apreensão, ontem (24), de um minitrio utilizado pelo movimento sindical para manifestações contra o prefeito Jabes Ribeiro. “A abordagem é de rotina. A Sutran [Superintendência de Trânsito] tem agido com rigor”, afirmou.
Segundo Albagli, na abordagem constatou-se que o veículo não tinha certificado de regularidade (CRV) nem alvará para circular como minitrio e o motorista não estava com habilitação, apresentando-a depois.
De acordo com ele, a apreensão ocorreu na Avenida Osvaldo Cruz e não em um posto de combustível. “No trajeto para o Detran, o motorista tentou entrar no posto”, ressalta. No Detran, afirma, descobriu-se que o caminhão está registrado como veículo de carroceria e não minitrio, além de ter cor original verde, mas usa o preto. “O minitrio está totalmente irregular”. (Pimenta)

DILMA VETA FIM DOS 10% DE MULTA ADICIONAL DO FGTS

A presidente Dilma Rousseff vetou nesta quinta-feira, 25, integralmente o Projeto de Lei Complementar 200, que acabava com a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) paga pelas empresas nos casos de demissões sem justa causa.
A proposta, se fosse sancionada, retiraria R$ 3 bilhões anuais dos cofres da União. O texto previa o fim da cobrança da contribuição a partir de 1º de junho deste ano.
A multa adicional foi criada em 2001 para zerar o rombo decorrente de decisões judiciais que obrigaram o governo a compensar o fundo pelas perdas relativas aos Planos Verão, no Governo Sarney, e Collor I.
O déficit foi coberto em julho de 2012 e desde então os recursos seguiam para o cofre da União, contribuindo para o superávit primário. Empresários criticam a continuidade da multa adicional alegando que, na prática, trata-se de mais um tributo.

Treinamento de mão de obra portuária é discutido em reunião

O secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, se reuniu nesta quinta-feira (25) com o diretor-superintendente do Órgão Gestor de Mão de Obral Portuária de Salvador, Gilberto Moura, e com o diretor-presidente do Sindicato dos Estivadores da Bahia, Antonio Correia, para definir a implantação de Centros de Qualificação e Treinamento para Profissionais do Setor Portuário no Norte/Nordeste do Brasil.
A pretensão da Secretaria da Industrial Naval e Portuária da Bahia, segundo Carlos Costa, é aumentar a quantidade de vagas dos cursos de capacitação e beneficiar um maior número de trabalhadores, possibilitando também uma reciclagem dos profissionais em exercício. Segundo ele, para 2013 estão previstas 13.176 vagas em todo o Brasil, das quais, 270 serão oferecidas na Bahia, por meio do Programa de Ensino Profissional, Marítimo e Portuário (Prepom).

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .