sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Misturar álcool com energético pode causar problemas cardíacos

Misturar álcool com bebidas do tipo energético pode causar palpitações cardíacas e distúrbios do sono. É o que diz pesquisa realizada pela Universidade da Tasmânia, na Austrália, e publicada pelo jornal Daily Mail.


Segundo o estudo, realizado com 400 homens e mulheres entre 18 e 35 anos, os que consomem a mistura têm seis vezes mais chances de sentir o coração acelerado do que os que ingerem apenas a bebida alcoólica. Apresentam também quatro vezes mais problemas para dormir, assim como tremores, irritabilidade e momentos de exaustão.



O que provoca os sintomas é a cafeína, já que as bebidas do tipo energético contêm aproximadamente 80mg da mesma. É o equivalente a uma xícara de café instantâneo.



A pesquisa, porém, também mostra que as pessoas que consomem as duas bebidas juntas tendem a abusar menos do álcool. Os autores do estudo admitem, no entanto, que o assunto deve ser estudado ainda mais. Lembram que investigações anteriores já provaram a associação entre energéticos e problemas cardíacos por aumentar a pressão arterial. A conclusão, portanto, é que os amantes da bebida devem estar alertas quanto à dose de consumo.



Novo currículo do ensino médio poderá ser inspirado no Enem

Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.




O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.



Google Street View libera imagens de 360 graus pelas ruas de Ilhéus

Rua Tirandentes no centro de Ilhéus vista pela Google Maps




O Google Street View liberou esta semana imagens registradas em Ilhéus no inicio do ano e agora é possível fazer um passeio virtual pelas ruas. É como se o internauta estivesse caminhando pelos endereços.



O recurso integra o Google Maps e o Google Earth e disponibiliza imagens panorâmicas de regiões do mundo em 360 graus na horizontal e 290 graus na vertical.



Para visualizar, primeiro é preciso entrar no Google Maps, depois digitar o endereço na barra de buscas e ir aproximando o zoom ao máximo. Também há a opção “street view”, no link “mais” na barra lateral esquerda da página.



Em Janeiro, o Google percorreu de carro as ruas da cidade, capturando as imagens.



A equipe usou uma câmera com 15 lentes para capturar imagens de diversos ângulos ao mesmo tempo. Com um GPS, todas as fotos foram marcadas e agora os lugares podem ser vistos de qualquer parte do mundo.



Comissão de Defesa do Consumidor define reunião com a Anatel

O presidente da comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, Pedro Tavares (PMDB), deu início à reunião do colegiado, na manhã de ontem, com a apreciação do Projeto de Lei Nº 19.048/2011, de autoria do parlamentar Álvaro Gomes (PC do B). No papel de relator da proposta, o deputado Fabrício Falcão (PC do B), também do partido comunista brasileiro, deu parecer favorável ao projeto, que também foi aprovado pelo colegiado.




Em seguida, os parlamentares aprovaram a sugestão do presidente de convidar o repre-sentante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para explicar quais medidas serão tomadas pelas operadoras de telefonia móvel, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas mesmas.



O deputado Adolfo Viana (PSDB) reforçou a necessidade de agendar com urgência essa audiência com a Anatel. "Precisamos de providências rápidas, pois a população está revoltada, e temos o dever de buscar e garantir os direitos da população", destacou o parlamentar.



Prefeito de Camaçari é punido por irregularidades em convênio

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (16/08), votou pela procedência das conclusões da Auditoria, consignadas no Relatório da 3ª CCE, relativas a irregularidades cometidas pelo prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano ( PT), nos exercícios de 2005, 2006 e 2007.




O Conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, solicitou representação ao Ministério Público, imputando ao gestor multa de R$ 15.000,00 e o débito de R$ 737.455,19 para fins de ressarcimento ao Erário municipal, com recursos próprios, relativo ao pagamento indevido por serviços não prestados e não apresentação da prestação de contas de pagamentos efetuados ao Instituto Brasil Preservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, nos exercícios de 2005 e 2006, correspondentes ao Convênio nº 032/2005. Clique e leia a matéria completa



Jabes define prioridades para o Alto do Banco da Vitória

Nem o mau tempo atrapalhou a visita do candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), ao Alto do Banco da Vitória, na tarde de quinta-feira, 16. Acompanhado do vice, Cacá (PMDB), candidatos a vereador e militantes da Coligação Por Amor a Ilhéus, ele ouviu as queixas dos moradores pelo abandono dos últimos oito anos e assumiu o compromisso de cuidar da saúde e da educação, recuperar a quadra de esporte e melhorar a infraestrutura do bairro.




Para Jabes, o Banco da Vitoria deve constar na lista das prioridades da administração pública. “Vamos recuperar a área de saúde, pois recebi informações que está péssima, a quadra de esporte, criando um ambiente de convivência, melhorar a educação, revigorar a autoestima e a confiança da população na administração municipal, pois simplesmente se esqueceram de governar; podem cuidar de outras coisas, mas não de governar os ilheenses, isso está evidente em cada visita que fazemos”, disse o futuro prefeito de Ilhéus.



O candidato ressalta as obras que realizou no local: “Fizemos a rampa de acesso ao Alto do Banco da Vitória e o matadouro, pavimentamos ruas e travessas, construímos a escola do loteamento, instalamos o Programa de Saúde da Família (PSF) e o sistema de abastecimento de água, em parceria com a Embasa. Agora vamos trazer os benefícios que a população tanto necessita”, assegura Jabes.



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .