sexta-feira, 2 de maio de 2014

Valec homologa licitação para compra de trilhos da FIOL

FIOL
FIOL
A Valec homologou, nesta quarta-feira (30), a licitação realizada para o fornecimento, descarga e nacionalização de 147.056 toneladas de trilhos a serem empregados na Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), no trecho de 1022 km compreendido entre Ilhéus/BA e Barreiras/BA.
O pregão, realizado em outubro de 2013, teve como vencedoras as empresas participantes do consórcio TROP/COMEXPORT (fabricante Arcelormital), que fornecerão trilhos para os lotes A e C, e do consórcio PIETC/RMC (fabricante Pangang), para os lotes B, D e E.
A previsão é que os primeiros trilhos cheguem ao Porto de Ilhéus em agosto, ou seja, três meses após a emissão da Ordem de Fornecimento, como previsto em edital.
No trecho entre Ilhéus e Caetité, a FIOL atinge o nível de 37% de obras realizadas até o momento. A chegada dos trilhos garante a continuidade do ritmo normal da construção que deve ser concluída em dezembro de 2015. No outro trecho, entre Caetité e Barreiras, recentemente liberado pelo Tribunal de Contas, a Valec se prepara para retomar as obras ainda neste semestre. Assim, não há mais qualquer impedimento legal ou físico para a execução da ferrovia.

IV FECIBA ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS DE CINEMA

cinemaEstarão abertas até 6 de maio as inscrições para as três oficinas oferecidas pelo IV Festival de Cinema Baiano – IV FECIBA, que acontecerá entre 1° e 7 de junho de 2014, no Cine Santa Clara, em Ilhéus, Bahia. As inscrições são gratuitas e há 20 vagas disponíveis para cada curso.
Além de incluir em sua programaçāo diversas mostras cinematográficas, debates e workshops, o IV FECIBA oferecerá ao público três oficinas relacionadas à produção audiovisual: Trilha Sonora, Figurino e Continuidade. As oficinas serão ministradas simultaneamente, de 2 a 4 de junho, sempre das 9 às 13h.
A oficina de Trilha Sonora, conduzida pelo carioca David Tygel, propõe abordar amplamente a interação som/imagem, por meio das interfaces narrativas entre a música e o cinema. Tygel é músico, compositor, diretor musical, cantor e professor. Compôs as trilhas de mais de 35 longas e curtas metragens. Atualmente, leciona diversos cursos de extensão da PUC-Rio e também o curso de Música para Cinema e TV do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. O curso será no Cine Santa Clara, na Avenida Soares Lopes, 908, Ilhéus.
Já a oficina de Figurino pretende ensinar o passo-a-passo que envolve a criação de figurino e o funcionamento do setor nas filmagens (set e camarim). O curso será dado pela pernambucana Joana Gatis, que tem ampla experiência como figurinista em curtas e longas metragens, teatro, TV e shows. As aulas serão no Auditório Sogíneses Costa – Secretaria de Cultura de Ilhéus, ao lado da Casa de Jorge Amado, localizado na Rua Jorge Amado, 21, Centro, Ilhéus.
Por fim, a oficina de Continuidade objetiva mostrar todo o processo de ordenação do conjunto de acontecimentos narrados numa determinada dimensão espaço temporal de uma obra fílmica. As aulas serão ministradas por Inajara Diz, que desempenhou a função de continuista nos curtas metragens “Menino da Gamboa” (2014; direção: Rodrigo Luna e Pedro Perazzo) e “O Velho e os Três Meninos” (2012; direção: Henrique Filho), entre outros. O local será o Auditório Fernando Leite, também na Secretaria de Cultura de Ilhéus.
Para se inscrever, preencha a ficha de inscrições que se encontra anexa e envie-a para oficinas@feciba.com.br. Ou, se preferir, preencha a ficha diretamente no site oficial do IV FECIBA (www.feciba.com.br). Além de fornecer dados pessoais, informe o motivo de ter escolhido a oficina, bem como um breve currículo na área da oficina de interesse. Serão consideradas as fichas de inscrição submetidas até 6 de maio. As listas de participantes selecionados serão divulgadas até dia 14 de maio. Serão emitidos certificados de 12 horas para o participante que cumprir pelo menos 75% da carga horária.
O IV Festival de Cinema Baiano, a vitrine do cinema da Bahia conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) por meio do edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realização do NúProArt – Núcleo de

MORTES NA FESTA DO TRABALHADOR NO MALHADO

Foto: Thiago Rapôso.
Foto: Thiago Rapôso.
Segundo informações do repórter Thiago Rapôso, duas mortes foram confirmadas na festa do trabalhador, realizada nessa quinta-feira (01), no bairro do Malhado, em Ilhéus. As vítimas foram identificadas como Kiko, e um menor de idade com o nome de Felipe. 
De acordo com Rapôso, além dos dois óbitos, pelo menos mais uma pessoa foi baleada, sendo encaminhada ao hospital geral Luis Viana Filho.
O festejo é promovido anualmente pela Força Sindical.

DEPUTADO PROPÕE ANISTIA AOS “PEQUENOS ASSALARIADOS DO TRÁFICO”

Em artigo publicado no portal UOL, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) explica alguns pontos do seu Projeto de Lei que visa regulamentar o uso da cannabis, conhecida popularmente como maconha.
Porém, em seu texto, Wyllys atenta ao fato de que o PL prevê muito mais do que a legalização e regulamentação.
Para o autor do projeto, “a guerra às drogas está dizimando a juventude mais pobre das periferia, que morre vítima das lutas de facções, da repressão ao tráfico, da violência policial e das milícias”.
Outra questão presente no Projeto de Lei de Jean Wyllys é a anistia aos envolvidos com o tráfico. “Proponho uma anistia geral para todas as pessoas presas, processadas ou indiciadas por tráfico de maconha. Isso não inclui aqueles que tenham praticado outros crimes (por exemplo, quem tiver matado), e nem os policiais e outros agentes públicos envolvidos no

DEPUTADA APONTA O VOLUNTÁRIOS DO SERTÃO COMO MAIOR AÇÃO DE SAÚDE E CIDADANIA DA BAHIA

Una 7
“O Projeto Voluntários do Sertão é uma das maiores ações de saúde e cidadania do Brasil, responsável por levar bom atendimento, solidariedade, alegria e esperança para milhares de pessoas carentes”.
A avaliação foi da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que durante essa semana visitou o Programa Voluntários do Sertão desenvolvido no município de Una e que já realizou mais de 20 mil atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Dermatologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Cardiologia, Gastroenterologia, Anestesiologia, Cirurgia, Enfermagem, Farmácia e Odontologia.
 O projeto, iniciado no último domingo, prossegue até este sábado, dia 03, com os mais diversos atendimentos na área de saúde, além da realização de palestras e distribuição de kits de higiene pessoal e bucal, brinquedos, óculos de grau e medicamentos prescritos para os pacientes atendidos.
A estrutura montada em Una é composta por uma carreta com dez consultórios odontológicos e laboratório de prótese, duas carretas com consultórios médicos itinerantes e fábrica de óculos, uma ambulância, e dois ônibus. Nesse trabalho estão envolvidos cerca de 250 profissionais da saúde.
A caravana é composta por caminhões, aviões e vans que corta o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .