segunda-feira, 25 de março de 2013

Ilhéus : Vereadores querem investigar obra do Terminal Pesqueiro

Desde a construção do terminal pesqueiro de Ilhéus, o Blog Agravo vem contestando e mostrando indícios de mau uso de verba pública. Documentos comprovam que foram gastos 10 milhões de reais e todos têm duvidas sobre a aplicação total da verba.




Perante a cobrança da comunidade, na ultima sessão da câmara, o vereador Roland Lavigne conseguiu decisão unânime , junto aos colegas de oposição e de situação, aprovar um requerimento pedindo informações sobre o investimento e documentos do terminal no Ministério da Pesca.



Segundo informações, os vereadores querem constituir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar sobre as suspeitas de superfaturamento.


DSC07777
DSC07776

Essas fotos foram feitas no dia da inauguração do terminal e mostram que o maquinário adquirido é de segunda mão, totalmente enferrujado. Até o governador da Bahia se mostrou insatisfeito com a condução das obras o estado das máquinas.

Educação fará seleção pública de professores para contratação temporária

Como forma de suprir as necessidades da rede municipal de ensino, as secretarias de Administração e de Educação (Seduc) da Prefeitura de Ilhéus estão elaborando edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária, em caráter de urgência, de cerca de 90 professores, que irão substituir os profissionais licenciados. Além disso, segundo o secretário de Administração, Ricardo Machado, está prevista a convocação de professores aprovados no concurso público, de acordo com a demanda do Município.




A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, enfatiza que um dos problemas da rede é o grande número de professores licenciados, que por isso estão fora da sala de aula. Outro sério problema enfrentado pela secretaria é a quantidade de professores faltosos. Marlúcia informa que as faltas injustificadas serão computadas através da folha de freqüência, e as medidas punitivas serão adotadas. De acordo com o secretário de Administração, “na gestão passada nenhuma medida era adotada para punir esses professores faltosos. Agora, nós vamos aplicar advertência, suspensão e, se for o caso, demissão por justa causa”.



O secretário Ricardo Machado reafirma a necessidade de “enxugar” a folha salarial, para que o Município se enquadre na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Sobre o restante d
Secretário Municipal de Administração de Ilhéus, Ricardo Machado - Foto Gidelzo Silva
as contratações necessárias para atender a demanda, o secretário destaca que elas só poderão ser realizadas mediante concurso público e que está analisando o caso, juntamente com o setor jurídico, para que isso não interfira na LRF, já que o Município ainda apresenta “inchaço” na folha de pagamento.



LEIA MAIS…

Mototaxista é morto durante assalto e protesto fecha ponte em Una

Um mototaxista foi morto durante assalto ocorrido na noite de sexta-feira (22), na cidade de Una. Segundo a Polícia Militar local, Antonio Santos Silva, 37 anos, foi abordado por dois assaltantes, que roubaram a moto dele. Na fuga, os homens atiraram nas costas da vítima. Antonio chegou a ser socorrido para o Hospital de Una, mas não resistiu aos ferimentos, informou a PM.




Por causa do crime, uma manifestação foi realizada na manhã deste sábado (23), na cabeceira de uma ponte que liga a cidade de Una a Canavieiras.



Populares atearam fogo em pneus para chamar a atenção das pessoas para o crime.



A Polícia Militar informou que, segundo populares, o rapaz estava sozinho na moto quando foi abordado por volta das 19h20 de sexta-feira.



Até por volta das 11h20 deste sábado, os suspeitos permaneciam foragidos da polícia. ( Informações do Blog Atitude em Una)

Programa na trilha do esporte realiza inscrições em Ilhéus

Os cursos de qualificação do Programa Na Trilha do Esporte, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), realizará inscrições no município de Ilhéus, no sul do estado, para 100 vagas. Será da próxima segunda a quinta-feira (25 a 28) nas especialidades capotaria náutica (20), mecânica náutica (20) e facilitador de atividades esportivas e de lazer (60).




Os interessados devem comparecer à unidade do SineBahia do município, localizada na Rua Eustáquio Bastos nº 308, sala 4, Centro. É preciso ter idade entre 16 e 29 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ambos na rede pública de ensino, estar em situação de desemprego involuntário e pertencer a uma família cadastrada no Programa Bolsa Família, do governo federal.

Comissão fará visita ao lote 1 da Ferrovia Oeste/Leste em Ilhéus

Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e membro titular da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta segunda-feira (24), na União das Prefeituras da Bahia (UPB), em Salvador, do lançamento do Seminário “Fiol: a Bahia quer, o Brasil precisa”, que será realizado no dia 26 de abril, no município de Barreiras. O seminário tem o objetivo de destravar e acelerar a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
Seminário da FIOL (2)




Durante a solenidade de lançamento do evento, a deputada Ângela Sousa informou que a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD), confirmou a data de 10 de abril para a visita das entidades que organizam o seminário sobre a ferrovia, em Barreiras, para que apresente os detalhes do evento ao colegiado. De acordo com Ângela Sousa, também foi decidido pela comissão que no dia 19 de abril será realizada uma visita ao Lote 1, em Ilhéus, com as novas empresas contratadas para realização da obra e também com a presença da comunidade, com a proposta de debater a retomada do trabalho neste trecho. Ela explicou que, em contato com o superintendente da Valec, na Bahia, Alderney Fausto, foi informada que o Lote 1, com sede em Ilhéus, já teve o cancelamento do contrato com o consócio que estava realizando a obra e que, nos próximos dias, um novo consórcio assumirá o lote, provavelmente o grupo Queiroz Galvão e Camargo Correa.

Estado deverá construir unidade de internação para adolescentes que praticam infrações em Itabuna

A Justiça acatou pedido do Ministério Público estadual, formulado em ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Patrick Pires da Costa, e condenou o Estado da Bahia a inserir no próximo orçamento anual, após o trânsito em julgado da sentença, dotação específica para construir uma unidade de internação para adolescentes autores de ato infracional em Itabuna, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. O Estado terá ainda que disponibilizar, em caráter de urgência, pelo prazo máximo de 90 dias, um espaço adequado, com salubridade e boas condições de higiene, para abrigar temporariamente os adolescentes apreendidos. Além disso, deverá designar delegado exclusivo, com agentes públicos para prestar atendimento socioeducativo a adolescentes a quem se atribui a prática de ato infracional e providenciar transporte adequado para transportá-los até as unidades de internamento existentes e conduzi-los às audiências de instrução e julgamento.




“O Estado da Bahia apesar de possuir uma grande extensão territorial, dispõe apenas de três unidades destinadas ao cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade, sendo duas em Salvador e uma em Feira de Santana”, destacou o promotor de Justiça Patrick Pires. Ele ressaltou que esta situação vem causando enormes danos aos adolescentes residentes no interior do estado, “pois a longa distância impossibilita o contato do adolescente com seus familiares, violando gravemente os direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.




Outro problema constatado pelo promotor de Justiça é o fato de que a maioria das famílias dos adolescentes que são encaminhados para cumprir medidas socioeducativas de internação em Salvador é de origem pobre e não dispõe de recursos para se descolar até a unidade de internação para visitar os adolescentes que lá se encontram abrigados, o que “dificulta ainda mais o restabelecimento dos vínculos familiares e a própria ressocialização do jovem infrator”. Além disso, os custos gerados pelos constantes deslocamentos de adolescentes de Itabuna para as unidades de internação são ‘exorbitantes’, incluindo combustível, lanches para os adolescentes e diárias para os agentes que fazem o transporte, os quais, de acordo com Patrick Pires, são obrigados a percorrer quase 900 km entre a ida e o retorno ao município.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .