segunda-feira, 9 de abril de 2012

movimentacao-dos-portos-da-bahia-tem-queda-de-27

A movimentação nos portos da Bahia caiu 2,7% no ano passado, puxada pelo mau desempenho do Porto de Aratu. Enquanto os portos de Salvador e de Ilhéus ampliaram a movimentação de cargas em 3,8% e 23%, respectivamente, Aratu, principal responsável pelo escoamento e chegada de produtos à Bahia, movimentou 408 mil toneladas a menos que em 2010, o que representou redução de 7,8%.




Apesar de reconhecer a necessidade de modernizar a estrutura portuária do Estado, com destaque para o Porto de Aratu, a Companhia das Docas da Bahia (Codeba) considera o mau resultado no ano passado fruto de circunstâncias.



A expectativa da Codeba é investir R$ 2 bilhões nos portos do Estado nos próximos anos, com recursos públicos e privados. Entre os investimentos apontados como necessários, constam a conclusão da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a construção de um segundo terminal para contêineres no Porto de Salvador, modernização de terminais e construção de novos berços em Aratu, além da dragagem e de modernizações no Porto de Ilhéus.

Entrevista publicada no jornal Diário de Ilhéus - edição de 6 de abril de 2012

Ângela Sousa – Tenho orgulho em dizer que sou filha de Ilhéus, nascida na zona rural e defensora incondicional dos interesses da nossa terra. Fui vice-prefeita de 2001 a 2004 e conheci de perto todos os bairros, os morros, cada distrito e povoado de nosso município. Depois me elegi deputada estadual em 2006 e fui reeleita em 2010, o que demonstra que nossa atuação política tem o reconhecimento da população. Nesses dois mandatos, iniciei várias lutas e fiz diversas reivindicações, como a da recuperação da ponte do Pontal, que não passava por nenhuma manutenção há 40 anos. Fiz a indicação para que o lixão do Itariri fosse recuperado e transformado novamente em um aterro sanitário, o que está acontecendo agora graças a um convênio entre a Conder e o governo municipal. Briguei pela recuperação do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus, pela reforma das centrais de abastecimento da Urbis, (inclusive com conquista  de emenda parlamentar no valor de 500 mil reais), e do Malhado, pela revitalização do CSU, pela realização de obras de saneamento e pavimentação em bairros de Ilhéus, construção de escola do ensino médio no Nossa Senhora da Vitória, Inema e Ponta da Tulha, além da reurbanização da segunda etapa do Nossa Senhora da Vitória, um antigo anseio dos moradores. Fui uma das primeiras pessoas a discutir e defender o projeto Porto Sul, uma luta que travei também como presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa. Enfim, foram muitas lutas e se nem todas se transformaram em ações concretas é porque à deputada compete o papel de cobrar, de provocar. Quem realiza é o Executivo. Nem por isso deixamos de estar buscando e cobrando não só estas, mas outras indicações que fizemos e continuaremos a

Na tábua de graxa

Uma fonte palaciana, a mesma que informou que Alexandre não chegava a abril, afirmou que a próxima vitima é a secretária de educação, Lidney Campos, deve ser a próxima a escorregar na tábua de graxa do governo Newton.




Alguns nomes estão sendo sondados para ocupar a pasta.

Silêncio estarrecedor

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima (PT), homologou na semana passada o resultado da licitação para o fornecimento de merenda escolar para a rede Municipal. Com isso 26.000 alunos começarão a receber, com atraso de dois meses, a merenda.




Todo o problema de atraso foi gerado por perseguição política, onde demitiram a equipe encarregada de todo o planejamento no inicio do ano, sendo que tiveram que começar tudo do zero.



No período em que as crianças ficaram sem merenda, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) comandado pela Enilda Mendonça ficou num silencio só.



A Secretaria de educação é comandada pela vereadora Carmelita Ângela (PT), cunhada de Enilda Mendonça, que é irmã do secretário de governo

ilheus--bamin-fecha-as-portas-para-o-colo-colo

Perto da sua estreia na segunda divisão do Campeonato Baiano, o Colo Colo, sofreu um duro golpe.




A Bahia Mineração, que era dada como certa para patrocinar a equipe na campanha de acesso a serie A, enviou à direção do clube uma correspondência negando o patrocínio.



Segundo diretores ouvidos pelo Blog Agravo, apesar da negativa, a situação é de confiança.

zpe-de-ilheus-excluida-de-grupo-prioritario

Mais um golpe na economia ilheense. O governo federal excluiu o projeto da ZPE de Ilhéus do grupo que receberá incentivos para que esteja funcionando até o final de 2014. Foram contempladas pelo governo Dilma Rousseff as ZPEs de Senador Guiomard (Acre), Bataguassu (Mato Grosso do Sul), Parnaíba (Piauí), São Gonçalo do Amarante (Ceará), Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco) e Barcarena (Pará), informa o Bahia Econômica.




Estes seis projetos de Zona de Processamento de Exportação receberão estímulos para que sejam aceleradas ou retomadas as obras de infraestrutura. Outra ação, que beneficiaria os 23 projetos de ZPEs no Brasil, é a aprovação, no Senado Federal, de projeto que amplie para 50% o percentual de venda interna da produção de ZPEs. Hoje, apenas 20% da produção pode ser destinada ao mercado brasileiro.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .