A movimentação nos portos da Bahia caiu 2,7% no ano passado, puxada pelo mau desempenho do Porto de Aratu. Enquanto os portos de Salvador e de Ilhéus ampliaram a movimentação de cargas em 3,8% e 23%, respectivamente, Aratu, principal responsável pelo escoamento e chegada de produtos à Bahia, movimentou 408 mil toneladas a menos que em 2010, o que representou redução de 7,8%.
Apesar de reconhecer a necessidade de modernizar a estrutura portuária do Estado, com destaque para o Porto de Aratu, a Companhia das Docas da Bahia (Codeba) considera o mau resultado no ano passado fruto de circunstâncias.
A expectativa da Codeba é investir R$ 2 bilhões nos portos do Estado nos próximos anos, com recursos públicos e privados. Entre os investimentos apontados como necessários, constam a conclusão da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a construção de um segundo terminal para contêineres no Porto de Salvador, modernização de terminais e construção de novos berços em Aratu, além da dragagem e de modernizações no Porto de Ilhéus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário