segunda-feira, 31 de maio de 2010

Destruição de Buerarema

Partidários de Mardes Monteiro são acusados de participar de cenas de selvageria, na manhã de ontem (29), no centro de Buerarema. Homens, mulheres e crianças invadiram a sede da Câmara.Eles quebraram portas, janelas, mesas, cadeiras e atearam fogo nos armários. O fogo se espalhou e queimou documentos importantes. A destruição de outros prédios públicos não ocorreu porque a polícia foi acionada.





Os vândalos pretendiam invadir os prédios da Prefeitura de Buerarema e do fórum da Justiça. Segundo alguns participantes, o movimento deveria ser pacífico, mas acabou em destruição de documentos e do patrimônio público.Os manifestantes queimaram pneus e fecharam ruas do centro.





O magistrado mandou que Mardes Monteiro deixasse o cargo e o presidente da Câmara de Vereadores reassumisse como prefeito interino. Monteiro, eleito em 2008, estava afastado desde julho do ano passado.

Ele retornou ao cargo no dia 17 por determinação do juiz Antônio Hygino. Mardes Monteiro foi afastado porque teve o registro de candidatura cassado devido a irregulares nas contas, que foram rejeitadas pela Câmara.





Por pouco mais de um ano, o presidente da Câmara de Buerarema, Eudes Bomfim, ficou no cargo como prefeito interino. Monteiro voltou a comandar o município e, dez dias depois, o Tribunal Regional Eleitoral mandou que ele deixasse o cargo.Nesta sexta, quando a decisão seria cumprida, houve protestos e os partidários do prefeito afastado são acusados de promover a destruição da Câmara de Vereadores.

Movimentos e Entidades sociais entregam manifesto ao Governador Wagner.

Durante a coletiva à imprensa, Jaques Wagner recebeu um manifesto, documento assinado por entidades sociais que defendem a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul. Hoje há uma união de Movimentos a exemplo do Pró-Ilhéus, Fórum Ilhéus, o Movimento das entidades Sociais Organizadas e Prefeitura Municipal de Ilhéus.




Na oportunidade o Movimento fez um convite a Wagner para participar no próximo dia 10, às 15h00 de uma grande manifestação Regional. O Governador ficou de checar a sua agenda política para confirmar. Durante sua fala o Governador deixou bem claro que “o Porto Sul não é um porto industrial. É um porto para carga e descarga de minério de ferro e celulose com ZPE recuada, pensando no desenvolvimento da região sem prejuízo ambiental. Esse projeto foi trabalhado ao longo de 1 ano e 2 meses, cotados sete pontos na costa se chegou a um ponto com melhor custo benefício. Melhor posicionado com menor impacto ambiental”. Ainda, Segundo o governador, tanto o porto, quanto o aeroporto, a ferrovia e as ZPE vão se transformar em realidade. “A ordem de serviço da ferrovia já foi assinada. O novo aeroporto só não entrou no PAC-2, pois a Infraero está realizando um estudo dos aeroportos”.



O presidente do Sindicato dos Estivadores, Emerson Tavares, fez questão de frisar para o Governador que não esqueça a importância do atual porto, o Governador fez questão de frisar que este terá sua importância no quadro de desenvolvimento.

Wagner inaugura obras em Ilhéus

Com 40 anos de serviços prestados à população do litoral sul, o Hospital Geral Luiz Viana Filho, localizado em Ilhéus, a 465 quilômetros de Salvador, conta a partir de sábado com novos pronto-socorro e centro de diagnóstico por imagem. A ampliação do hospital, que atende mais de dez municípios baianos, foi inaugurada pelo governador Jaques Wagner No hospital público, que realiza seis mil atendimentos por mês, foram investidos aproximadamente R$ 728,7 mil na recuperação de cobertura e telhado, instalação de novo Raio X, além de reforma da Emergência e das enfermarias adulto e pediátrica.




Em visita às instalações, Wagner conferiu de perto o mais moderno tomógrafo do interior. O novo aparelho passa a dar diagnóstico do crânio em quatro minutos, que pode ser avaliado por equipes médicas de qualquer parte do mundo, já que os exames serão transmitidos pela internet. “Nesses 3 anos e 4 meses, estamos fazendo uma revolução na saúde. Entregamos medicamento em casa, reduzimos em 30% a incidência da dengue, o Programa Saúde e Movimento já atendeu 200 mil pessoas, realizamos 50 mil cirurgias de carne do olho e catarata, organizamos mutirões de cirurgia bariátrica, além de recuperar 45 mil quilômetros de estrada. Aqui é só uma parte do que a gente deve à cidade. Estamos tirando do papel as Zonas de Processamento de Exportações (ZPE) e vamos trazer uma indústria têxtil para a região”, declarou Wagner.

Falso prêmio de previdência engana idosos no estado

Um novo golpe está sendo aplicado na Bahia. As principais vítimas são pessoas com mais de 60 anos, que são enganadas com a oferta de uma bonificação de cerca de R$ 55 mil, mais cinco salários mínimos, vinculada a apólices de previdência privada.




Para receber o prêmio, o cliente é induzido a pagar uma quantia a um suposto membro da empresa Agio Nacional de Seguros da Previdência Privada (Anseprevi), com sede na cidade de Fortaleza (CE). Em Salvador, a unidade, segundo o contrato de apólice, funciona na Rua Politeama de Cima, 45, apartamento 501. A reportagem do jornal A Tarde, esteve no local e constatou que o endereço é de uma residência comum, com apenas dois andares.

Professores sem diploma aumentam no país

O número de professores que só concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio regular no Brasil, aumentou em todas as etapas da educação básica. Dados do Censo Escolar 2009 mostram que 152.454 profissionais dão aulas sem a formação adequada para alunos matriculados em creches, pré-escolas, ensino fundamental e até ensino médio nas cinco regiões do País.




Para os especialistas, os dados preocupam, após a chamada “Década da Educação” iniciada com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996, a quantidade de profissionais sem qualificação necessária para dar aulas não diminuiu e, sim, cresceu. Em 2007, eles eram 6,3% do total de professores da educação básica.



O primeiro censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para traçar o perfil desses docentes, divulgado no ano passado, mas feito com dados de 2007, revelou que 15.982 dos profissionais sem formação ideal tinham apenas o diploma do ensino fundamental. Em 2009, a mesma categoria de docentes caiu para 12.480.

Homem morre na rodovia Ilhéus-Itabuna

Um acidente ocorrido por volta das 05h30 desta segunda-feira (31), no km 24 da rodovia Ilhéus-Itabuna, resultou na morte de Luiz Carlos Hewit, 52 anos. Um Gol, placa IAJ-3091, bateu na lateral do micro-ônibus, placa GXA-5139, que viajava com funcionários do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit)




Luiz Carlos estava ao lado do motorista do Gol, Gutemberg da Conceição Marques, 35, que sofreu ferimentos e foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), de Itabuna. O motorista Rafael Ângelo, que fugiu do local do acidente, fazia o retorno quando foi surpreendido pelo carro de passeio.Pelo menos 15 operários do Dnit estavam no micro-ônibus. Ninguém se feriu. Os ocupantes do carro de passeio são de Itabuna e do distrito

Empresas de Ilhéus não pagam o Vale-Transporte aos trabalhadores

O Vale- Transporte é um direito que o trabalhador tem garantido pela lei. È um benefício social que o empregador antecipa ao trabalhador para a utilização efetiva em despesas de deslocamento da residência para o trabalho e vice-versa. Porém a realidade vivida na prática por muitos trabalhadores de Ilhéus é bem diferente. Muitos trabalhadores reclamam de que são obrigados a ter carteira estudantil para serem efetivados no serviço, pois desta forma o empregador só pagará metade da passagem. Quem não tem carteira estudantil muitas vezes é obrigado a utilizar de uma pessoa próxima, e se submete ao constrangimento de descer do ônibus a pedido do cobrador, já que a carteira é instrasferivél.






O diretor do sindicato dos comerciários de Ilhéus, Eduardo Lima, disse na manhã de hoje (31) no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9 que na cidade existem empregadores que oferecem bicicletas para não pagarem o valor mensal do transporte que os funcionários devem utilizar. “ O que muitos empregados não sabem é que assinam no contrato como se estivessem recebendo”, alerta Eduardo para essa prática e revela que em Ilhéus grandes empresas não pagam o benefício . Durante a entrevista, ouvintes participaram para esclarecer duvidas a respeito do assunto. Funcionários que trabalham em cidades diferentes da que residem também tem o direito de receber o vale –transporte. Para ouvir na íntegra a entrevista de Eduardo Lima sobre o direito dos trabalhadores Clique aqui e ouça
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .