sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cadê o dinheiro da taxa de iluminação?

O cidadão ilheense constata todos os meses na sua conta de energia um valor cobrado referente à Taxa de Iluminação Pública, que rende ao município, mais de R$ 350 mil por mês.




A Coelba, até pouco tempo não repassava quase nada desse valor para que a prefeitura pudesse comprar lâmpadas e equipamentos para a manutenção da iluminação pública, e ainda por cima descontava também o consumo de energia do município com escolas, iluminação de postes e outras benfeitorias.



O ex- secretário de Serviços Público Carlos Freitas, em 2010, conseguiu após encontro de contas com a Coelba, diminuir o valor cobrado, sobrando todo mês mais de 180 mil reais. A quantia viabilizou a compra de lâmpadas e os serviços de manutenção.



Para termos ideia, casas que foram locadas com contratos ainda no governo de Jabes Ribeiro, já vencidos, estavam na lista de cobrança da Coelba.



Hoje, esse dinheiro que foi economizado e entra livre nas contas da secretaria de Serviços Público sumiu. Há cinco meses não tem lâmpadas no depósito! O que está sendo feito com esse dinheiro? O secretário Gerson Marques precisa vim a público explicar, já que o dinheiro não vem sendo utilizado para os devidos fins que determina a lei.



Em contato com a nossa Redação, um morador do alto da Conquista relatou que essa semana ligou para a secretaria comandada pelo senhor Gerson, solicitando que fossem trocadas lâmpadas dos postes de sua rua. Para a sua surpresa ele ouviu a resposta irônica e absurda: “Se estiver achando ruim, você que compre as lâmpadas”. Ante isso o que temos a comentar é: Execrável tudo isso. Até quando? Eis que nos questionamos.



as-nuvens-negras-passarao

Ilhéus é uma cidade agraciada pelos Deuses. Afirmamos isso sem pestanejar, mas sem também fazer vistas grossas ante os nossos problemas. Que, diga-se de passagem, são muitos. Mas não negamos o fato de que o universo conspirou a nosso favor. Em especial pelo marketing estrondoso que a cidade obteve, e ainda obtém, graças a um livro e, consequentemente, graças também às suas versões televisivas e cinematográficas. É óbvio que estamos falando de Gabriela Cravo e Canela.




Criticas literárias à parte, o certo é que o velho Amado conseguiu impetrar no imaginário de quem o leu (ou assistiu), personagens como o turco Nacib, o "bon vivant" Tonico Bastos, a cafetã Maria Machadão, sanguinários coronéis e seus jagunços, além da estonteante morena retirante protagonista do livro. Com isso, muita gente vem para a cidade objetivando andar pelas ruas onde eles andavam, ir nos locais que frequentavam, e respirar o ar mítico de uma Ilhéus idealizada e propagandeada por Jorge.



Mas a cidade ainda não fez por merecer tal marketing. Talvez porque durante muitos anos não precisou, já que o cacau era a peça motriz da economia local. Começamos a pensar no turismo como alternativa econômica, após o declínio da lavoura dos frutos dourados. Isso já faz mais de 20 anos, e, até agora, não amadurecemos o suficiente para consolidarmos a cidade como um paradeiro turístico de fato.


O que não quer dizer que não tenhamos visitantes aos milhares todos os anos. Muito pelo contrário. Mas, um bom observador há de convir que da forma como a cidade vem sendo gerida há anos, a impressão que se tem é que a missão em voga de tais gestões foram e ainda são a de afugentar possíveis turistas. Listar os motivos que nos levaram a crer piamente nisso levaria muito tempo e tomaria grande espaço. Mas os fatos insistem em saltar aos nossos sentidos. Mesmo assim preferimos nutrir sentimentos otimistas, e acreditamos que a nossa luz insiste em brilhar apesar das nebulosidades instauradas. Parafraseando uma sábia metáfora: “Não há água suja, apenas sujeira na água”. Pensemos nisso.





Cacá vai esperar a plenária unificada até o dia 30

Em bate papo com o blogueiro Jamesson Araujo, o pré-candidato à prefeito Cacá Colchões (PMDB), afirmou que vai esperar até o dia 30 desse mês o posicionamento da plenária unificada, diga-se Dr. Ruy Carvalho (PRB) e a deputada Ângela Sousa (PSD).




A data foi o prazo dado pela própria plenária para decidir quem seria a cabeça de chapa. O imbróglio é que o candidato do PMDB aparece em segundo lugar nas pesquisas, e os outros integrantes se negam a cumprir o acordo de apoiar quem estiver melhor nas pesquisas.



Para não cumprir o acordo, eles alegam que além de está bem nas pesquisas, o pré – candidato tem que aglutinar o maior número de apoio. Até nesse quesito, Cacá vem desbancando os demais, já que conta com o apoio dos partidos DEM, PSDB, PTB.



Tudo caminha para o sepultamento da plenária unificada.



varios-bairros-estarao-sem-agua-ate-meia-noite-dessa-sexta

A Embasa informou através de um comunicado oficial que, desde às 4h da manhã desta sexta-feira (25), o fornecimento de água foi interrompido em vários bairros da cidade de Ilhéus: Centro, Malhado, Cidade Nova, Conquista, Pacheco, Outeiro de São Sebastião, Princesa Isabel, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Salobrinho e Altos do Basílio, do Coqueiro e Esperança, além dos bairros adjacentes.




Segundo eles alegam, a paralisação é necessária para a realização de serviços de manutenção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, responsável pelo abastecimento de todas essas áreas.



O fornecimento de água será retomado à meia-noite desta sexta-feira e gradualmente regularizado em 24 horas.





Guarda Municipal e Abrigo lançam campanha do agasalho

A Guarda Civil Municipal de Ilhéus participou de reunião esta semana com a diretora do abrigo São Vicente, Marileide Souza. O objetivo do encontro foi apresentar e lançar o projeto da campanha de arrecadação de agasalhos para a entidade, localizada no bairro Conquista. A iniciativa é realizada entre os 228 guardas municipais e será estendida até o dia 20 de junho, quando o montante arrecadado será entregue à diretoria da entidade beneficente.




A apresentação do projeto foi feita pelos GCMs Daniel Sena (comandante da Guarda), Victor Farias (cubcomandante) e Juarez Nascimento (chefe da Divisão de Comunicação Social) e contou com a participação da diretora Marileide Souza e de funcionários do abrigo. A recomendação do comandante Daniel Sena é que os GCMs doem cobertores, meias e moletons. “Desta forma, estaremos ajudando a entidade a oferecer uma melhor a qualidade de vida para seus internos seus internos, principalmente, durante a passagem do inverno”, informou.



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .