quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dengue ainda preocupa na Bahia

Quando se compara os casos de dengue do ano com as ocorrências deste ano, há uma diminuição no numero de notificações, mas os dados ainda preocupam. Segundo dados divulgados ontem (13) pela Vigilância Epidemiológica do Estado, Ilhéus e Itabuna estão entre as cidades baianas com um dos índices mais altos da doença causada pelo mosquito Aedes Aegipity. Em Ilhéus, apesar de não haver este ano nenhuma morte registrada, já foram confirmadas 7 casos de dengue hemorrágica.



Cidades como Canarana, Cafarnaum, Salvador, Ipiaú, Brumado, Feira de Santana, Mulungu do Morro e Irecê também estão em alerta. Até momento foram notificados 12.250 casos da doença no estado.




--------------------------------------------------------------------------------

Nota Pública

O pedido do Ministério Publico Federal à Justiça para suspender a audiência publica sobre o Porto Sul prevista para o próximo dia 15, em Ilhéus, se atendido, constituirá em cerceamento ao livre debate e ao direito que os ilheenses têm em conhecer e debater sobre esta obra e os destinos que desejamos para nossa cidade.



A Audiência Publica convocada legalmente pelo IBAMA, anunciada há mais de dois meses, é parte do processo de liberação ambiental do Projeto Porto Sul, momento fundamental da participação popular e de afirmação de nossa cidadania, garantida na Constituição. Sua suspensão significariam falta de respeito à opinião dos ilheenses e às leis democráticas do nosso país.



O Movimento pró-Ilhéus, articulação comunitária que reúne centenas de entidades e milhares de cidadãos ilheenses, vem a público manifestar nossa estranheza e nosso protesto contra esta tentativa desrespeitosa e antidemocrática do Ministério Publico Federal, ao tempo que manifestamos nossa confiança na Justiça, na esperança de que sejam garantidos nossos direitos e o respeito ao estado de direito democrático.



MOVIMENTO pró-ILHÉUS

Amigos e Parentes de vítimas de “Pega” realizam hoje nova Caminhada pela Paz no trânsito

Acontecerá hoje (14) a partir das 14 horas em Ilhéus, a segunda Caminhada Pela Paz no Trânsito. Amigos e parentes farão a manifestação, que acontece um mês do acidente que matou os estudantes Regiane Vitório e José Fernando Bispo. O acidente aconteceu na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal e foi causado por um racha. O veículo conduzido por Regiane foi atingido por um outro veículo – uma picape Montana – dirigida por Adriano Barreto de Andrade, que participava de um racha junto com outro motorista, Thadeu Silva Oliveira, que conduzia um Golf.



Assim como a primeira caminhada, esta caminhada visa alertar a população sobre a prática de pegas e rachas, prática criminosa onde dois ou mais motoristas disputam corrida, sempre em alta velocidade que continuam a acontecer em nossa cidade. Os participantes da manifestação também aproveitarão a oportunidade para cobrar punição ao caso. A segunda Caminhada pela Paz no Trânsito tem concentração marcada para as 14horas, na Praça Dom Eduardo e saída às 15h tendo em direção às principais ruas do centro de Ilhéus, tendo como destino final o Fórum Epaminondas Berbert de Castro. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, 13ª CIRETRAN e Polícia Militar de Ilhéus.

Dilma bem "popularesca"

A pré-candidata à Presidência da República pelo PT, a ex-ministra Dilma Rousseff, está batalhando seu espaço na mídia. Ela irá jantar na casa da apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, que renderá matéria para o seu programa, o Mais Você. O ápice desse estágio da agenda de Dilma será uma entrevista ao Programa do Ratinho, da SBT.





A decisão de falar a um apresentador popularesco como Ratinho foi intensamente discutida no comitê de campanha de Dilma. A exposição da ex-ministra em entrevistas que fujam do perfil técnico será vista com bastante freqüência.

Agentes da PF fazem paralisação

Policiais federais de todo o país realizam hoje (14) uma paralisação de 24 horas para reivindicar reestruturação da carreira e reajuste salarial. Segundo a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), todos os estados aderiram ao movimento, mas ainda não há um balanço de quantos policiais participam da operação.



Segundo o sindicato da PF em São Paulo, a paralisação ainda não afeta o movimento nos aeroportos. A emissão de passaportes agendadas para esta quarta ocorre normalmente e não deve ser afetada. Com a realização da operação padrão, devem ocorrer filas nos aeroportos do país.

Adesão a vacina contra H1N1 é baixa no país

O Governo Federal estuda prorrogar a campanha contra gripe suína, a H1N1, devido à baixa adesão ao programa de vacinação. Números reunidos até segunda-feira (12) mostram que 20,4 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença, apenas 34,8% do público-alvo. Um desempenho abaixo do esperado, mesmo após o dia D, esforço feito no sábado (10) para tentar ampliar o comparecimento aos postos.





O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta terça-feira (13) que está preocupado com a baixa adesão de gestantes, doentes crônicos e jovens entre 20 e 29 anos. Até agora foram 48,7% das grávidas, 44,2% dos doentes crônicos e 20,2% dos adultos jovens. "É preciso que as pessoas compareçam. A vacina é eficaz, é segura", afirmou mais uma vez o ministro.





O Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe. Até 3 de abril, foram registrados 361 casos de pessoas com doença respiratória grave em todo o País em decorrência da gripe suína.

Vila Nova repudia ação do MPF que solicita suspensão da Audiência

O Ministério Público Federal solicitou a suspensão da Audiência Publica sobre o Terminal Marítimo da Ponta da Tulha, agendada para amanhã (15), em Ilhéus. O radialista Vila Nova comentou hoje no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105, sobre o que para ele é um desrespeito a população ilheense que terá na audiência o espaço para conhecer e debater a implantação do Complexo Intermodal na cidade.



Vila Nova repudiou a ação do MPF e acredita ser suspeito este pedido. “Isso leva a discussão somente para os tribunais” disse o comunicador. Na audiência pública a população pode se manifestar - e ter maior conhecimento sobre o projeto. Segundo Vila, é um direito de todos poder debater e não podemos ver o projeto sem a discussão



O Projeto Intermodal será o maior investimento que a região já recebeu e trará a esperança de desenvolvimento que a tempos não existe no Sul da Bahia.”Temos que buscar ar puro mas não podemos ver o povo de barriga vazia”, disse o radialista que ressaltou a pobreza, violência e marginalidade que assolam nossa região...........
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .