segunda-feira, 10 de março de 2014

PRODUTORES DA SERRA DO PADEIRO VÃO ACIONAR A JUSTIÇA CONTRA A DEMARCAÇÃO

O deputado Geraldo Simões participou da reunião, e observou que o processo tem avançado em várias frentes em favor da revisão da demarcação.
O deputado Geraldo Simões participou da reunião, e observou que o processo tem avançado em várias frentes em favor da revisão da demarcação.
Uma assembleia realizada na manhã do último domingo (9), na sede do Sindicato Rural de Ilhéus, decidiu pelo ingresso, na Justiça Federal, de uma ação de anulação do processo de demarcação da reserva indígena na Serra do Padeiro, nos municípios de Buerarema, Ilhéus e Una. Os pequenos produtores vão se cotizar para contratar um escritório de advocacia em Brasília, para garantir mais agilidade na defesa de seus interesses.
A reunião, promovida pela  Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, também deliberou pela manutenção e intensificação da mobilização contra a demarcação da reserva, e para cobrar agilidade na apuração do assassinato do agricultor Juraci José Santana dos Santos, morto no dia 11 de fevereiro numa emboscada em sua residência, em um dos assentamentos de reforma agrária que ficam na área de conflito.
Para juntar pelo menos R$ 200 mil para custear a ação, os associados vão promover eventos, como bingos e sorteios, além de incentivar a doação direta, por meio de uma lista de 100 pessoas que possam dar, cada uma, R$ 1.000,00. O restante será arrecadado com as doações de outro grupo, bem maior, a quem serão pedidas contribuições de menor valor.
O deputado Geraldo Simões participou da reunião, e observou que o processo tem avançado em várias frentes em favor da revisão da demarcação, mas afirma que as deliberações desse domingo vão ajudar. “O processo de demarcação da área e criação da reserva foi devolvido para novo estudo pela Funai, o que já indica que o governo reconhece que há inconsistências. Esse é um grande avanço, já que é algo inédito nesse tipo de demanda”.
O deputado, que é do PT, diz que, apesar de ser um processo muito complexo, o apoio à causa dos produtores vem ganhando mais adeptos dentro do partido e em setores do governo. “Apesar disso, assumo o compromisso de levar à presidenta Dilma e ao governador Wagner a necessidade de maior agilidade na definição desse processo. Ao mesmo tempo, vou continuar cobrando celeridade na investigação do assassinato de Juraci”.

HOMEM É ESFAQUEADO NA FEIRA DO MALHADO em ilheus

SAMU presta socorro ao suposto ladrão que se deu mal. Foto: Danilo Matos/Ilhéus 24h.
SAMU presta socorro ao suposto ladrão que se deu mal. Foto: Danilo Matos/Ilhéus 24h.
Um rapaz de 24 anos, ainda não identificado, foi esfaqueado por volta do meio dia do último sábado, na feira do Malhado, em Ilhéus. Segundo informações do repórter Danilo Matos, o golpe acertou em cheio as costas do homem.
Populares disseram que a vítima costuma furtar pequenos comerciantes da central de abastecimento. Só que dessa vez, a investida do rapaz acabou mal, já que um de seus alvos reagiu e desferiu o golpe.
A guarnição da Companhia Independente da PM (CIPM 68), sob comando do soldado Madureira, fez a segurança do cidadão, enquanto o Samu chegava para dar os primeiros socorros.

POLICIAIS ATERRORIZAM FAMÍLIA ILHEENSE, AFIRMA ADVOGADA

A advogada Lu Cerqueira afirmou que casa de família ilheense foi invadida, por causa de uma "simples suspeita".
A advogada Lu Cerqueira afirmou que casa de família ilheense foi invadida, por causa de uma simples suspeita.

Segundo a advogada Lu Cerqueira, policiais militares e agentes da Força Nacional aterrorizaram uma família ilheense na última segunda-feira 3, por causa de uma simples suspeita.

Naquele dia, três jovens dessa família vendiam queijo nos arredores da Cabana Narigas, litoral sul de Ilhéus, quando arma de um integrante da Força Nacional foi roubada.  Segundo a advogada, testemunhas apontaram a casa dos vendedores de queijo como possível refúgio do suspeito pelo roubo. Isso bastou para o “braço armado do Estado” invadir a residência.

Conforme a advogada, os militares agrediram os três jovens, ameaçaram toda família, arrombaram uma porta e estragaram móveis. Desde então, a casa está abandonada e seus habitantes temem voltar.

Os três irmãos prestaram depoimento à polícia. De acordo com Lu Cerqueira, o comandante da 69º PM garantiu que a casa da família não voltará a ser invadida. A advogada afirmou que os autores da invasão ainda acreditam que os jovens sabem o paradeiro da arma roubada e, por isso, rondam a vizinhança.

QUADRO DE SAÚDE DE ABOBREIRA MELHORA

O ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Henrique Abobreira, foi transferido para a UTI do Hospital Espanhol, em Salvador. Seu quadro de saúde já apresenta melhoras. A transferência foi articulada pelo prefeito Jabes Ribeiro, junto com o secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa, e Thiago Feitosa. A foto do "rango" foi registrada por Fred Abobreira, ele nos informou que o pai pode deixar a UTI amanhã, mas, essa é apenas uma estimativa. O ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Henrique Abobreira, foi transferido para a UTI do Hospital Espanhol, em Salvador. Seu quadro de saúde já apresenta melhoras. A transferência foi coberta pelo plano de saúde. A vaga na UTI foi articulada por um grupo extenso de pessoas como o  prefeito Jabes Ribeiro e o vereador Alisson Mendonça (Abobreira é tão querido que uniu opositores do jogo político). A foto do “rango” foi registrada por

Deputada discute com moradores sobre melhorias para Taboquinhas

1A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) se reuniu neste domingo(09) com produtores rurais, agentes de endemias, professores e lideranças políticas de Taboquinhas, distrito de Itacaré, onde discutiu uma série de melhorias e investimentos para a localidade. Ângela Sousa também participou do culto em homenagem às mulheres, realizado pela Igreja Assembleia de Deus de Taboquinhas, onde destacou a importância da participação da mulher nos mais diversos setores.
Durante o encontro os moradores solicitaram serviços como o início das obras de pavimentação da estrada Itacaré-Taboquinhas, um investimento que vai garantir muito mais desenvolvimento para o turismo e a economia do local. De acordo com a comunidade, a situação nesse trecho é precária é quando chove a estrada fica intransitável com milhares de pessoas ilhadas. Outra reivindicação foi a melhoria da estrada Taboquinha-Uruçuca, que está interditada, já não passa mais ônibus e os moradores estão tendo que andar muitos quilômetros para chegar ao ponto mais próximo.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .