sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RECEBEU ALTA BEBÊ QUE CAIU DO PÍER NO IATE

Luna Vitória, o bebê de oito meses que ficou ferido com o desabamento do píer do Iate Clube de Ilhéus recebeu alta do hospital nesta quinta-feira (17). A mãe dela, Sara Nicanor Souza, contou que o bebê está bem, embora será tratada em casa. Luna Vitória deve ser acompanhada por neurologista.




Em consequência da queda, Sara Nicanor Souza disse que Luna Vitória ainda está com dores no pescoço e o corpo cheio de hematomas. Ela afirmou que um lado do seu rosto continua inchado.



Durante a festa de formatura do curso de biologia da Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc) cerca de 26 pessoas ficaram feridas na madrugada de sábado (12), entre elas Luna Vitória, de oito meses.

Os feridos caíram de uma altura de quatro metros e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros. Algumas delas ficaram internadas em hospitais de Itabuna e de Ilhéus. Na festa estavam 400 pessoas.




Luna Vitória estava internada na UTI do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna

Momento ímpar para o sul da Bahia

Por Josias Gomes

josiasgomes@uol.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.



Algo fantástico acontece quando se percebe que estamos vivendo um momento verdadeiramente histórico e importante. Para os brasileiros, a vitória de Lula, não somente eleitoral, mas como o maior presidente que o Brasil já teve, seguida da eleição da primeira mulher presidenta, significou uma ruptura com a velha ordem. Quem teve e tem a oportunidade de vivenciar toda a riqueza desse período pode se considerar um agraciado pela História, com “H” maiúsculo.



Tenho igual sentimento com a fase em que se encontra a rica e abençoada, embora sofrida, região cacaueira da Bahia. Após décadas de crise, a lavoura ressurge com toda força, embalada pelo PAC do Cacau, por um trabalho heróico e incansável da Ceplac e pela elevação do preço da commodity. As fazendas vêm elevando sua produção e centenas de produtores tiveram a oportunidade de renegociar suas dívidas com os bancos oficiais. O clima é de um otimismo que há muito tempo não se via na região, o que traz enorme alegria a este deputado que teve a chance e a honra de participar da primeira Câmara Setorial do Cacau.



A crise certamente trouxe lições, pois esse é um dos atributos das dificuldades: o de ensinar a trilhar novos caminhos e refazer estratégias. A região está hoje mais amadurecida, conhece a necessidade de diversificar sua base produtiva e de não se limitar ao setor primário. Hoje se tem a noção exata da importância de não se limitar à produção do fruto para vendê-lo “ in natura”. A industrialização chega ao sul da Bahia, trazendo consigo a expectativa de um desenvolvimento sólido e perene.

Construção da Escola Pequeno Príncipe é retomada

O Blog Agravo foi informado hoje num bate papo com secretário de obras do município, Marcone Queiroz, que a construção da Escola Pequeno Príncipe no Bairro da Conquista foi retomada. Segundo o secretário não haverá mais interrupções, já que a obra ficou mais de 8 meses parada por problemas na documentação, e tudo já foi regularizado.




A escola pequeno príncipe é uma reivindicação dos moradores do bairro da conquista, que durante o período que as obras ficaram paradas fizeram algumas manifestações, fechando a Av. Jorge Amarelinho.

Zé Neguinho tenta se reaproximar do governo municipal

O vereador Zé Neguinho é uma figura das mais emblemáticas da política Ilheense. O PPS está abrindo um processo junto à comissão de ética para expulsa-lo, e quem vem contribuindo muito para ao andamento do processo é o ex-prefeito Antonio Olimpio.




Antonio não se conformou com inviabilidade da candidatura de seu filho, vereador Marcus Flavio, para a presidência da câmara, com a entrega de bandeja do voto de Zé Neguinho para eleger Dinho Gás pela oposição. Mas se depender do jogo de cintura do vereador Zé Neguinho, o processo de expulsão não vai muito longe.



Cotado para assumir a secretaria do Interior, Zé Neguinho tenta reaproximar do governo municipal para tentar barrar seu processo de expulsão do PPS. Sabedor da fome do PPS por mais cargos no governo Municipal, Zé Neguinho soltou a seguinte frase numa entrevista a Rádio Baiana de Ilhéus, “ Quem pode dizer se a secretaria está a minha espera ou não é o prefeito”.

Governo livra 3.000 emissoras de rádio e TV de processos

O governo federal considerou prescritos 8.231 processos abertos contra emissoras de rádio e TV por irregularidades cometidas no período de 1995 a 2007.




Os processos foram abertos contra 3.148 empresas do setor de radiodifusão.



Do total de processos, 3.765 geraram multas de R$ 9,2 milhões. Os demais previam outros tipos de punição. Só 9% das multas foram pagas. Ou seja, com a prescrição, o governo vai deixar de arrecadar R$ 8,4 milhões.



Essas multas foram aplicadas a emissoras de rádio e televisão por descumprimento de determinações legais.



Entre elas estão a transmissão de programação num raio maior do que o permitido, não respeitar o limite de 25% de propaganda comercial ou deixar de veicular a "Voz do Brasil".



São irregularidades que podem provocar até o fechamento das emissoras.



Decretada a prescrição, a corregedoria da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) vai investigar se foi algo proposital para favorecer empresários do setor e apontar os agentes públicos culpados que podem ser punidos até com demissão.

Ângela fala com titular da SJDH sobre conflito de terras

Seguindo uma agenda que iniciou em 2009, com várias audiências públicas e reuniões sobre o conflito entre proprietários rurais e índios tupinambás no sul da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSC) volta a se dedicar ao assunto neste segundo mandato. A deputada conversou nesta quarta-feira, 16, com o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, mostrando-se preocupada com o clima tenso existente na região, onde têm ocorrido invasões de terras, ameaças a proprietários, sem falar nas prisões de lideranças indígenas.




Ângela Sousa afirmou que é preciso construir uma solução que garanta o direito dos proprietários de terras na região de 47 mil hectares reivindicada pelos tupinambás. A área, que abrange parte dos municípios de Ilhéus, Buerarema e Una, é ocupada em grande parte por pequenas propriedades que se dedicam à agricultura familiar. Há também um número expressivo de casas de veraneio, hotéis e pousadas, já que se trata de uma região de forte vocação turística.



Toda a área está sob ameaça depois que a Funai (Fundação Nacional do Índio) expediu um decreto, indicando o território como de ocupação tradicional da etnia tupinambá. Esta definição é rechaçada por estudos históricos e antropológicos.



Para a deputada do PSC, é fundamental encontrar uma solução que preserve os direitos dos proprietários de terras na região. “Os verdadeiros índios devem receber a proteção do Estado, mas sem que isso implique em desrespeitar outros direitos constituídos”, acredita Ângela Sousa.
A parlamentar volta a se reunir com o secretário Almiro Sena nesta sexta-feira, 18, novamente para abordar a questão do conflito entre fazendeiros e tupinambás. Também participam da reunião o deputado federal Geraldo Simões e os estaduais Yulo Oiticica e Bira Coroa.

Câmara Municipal de Ilhéus forma Comissões Permanentes para o biênio 2011/2012

A Câmara Municipal de Ilhéus realizou ontem, quarta-feira dia 16, a votação das Comissões Permanentes. Dos 13 vereadores da Casa, 11 estiveram e participaram da sessão, os edis Francisco Sampaio e Rafael Benevides não compareceram ao Plenário do Legislativo ilheense.




As Comissões Permanentes têm mandato de 2 anos e são constituídas de pelo menos três vereadores. Elas analisam os projetos de lei ou resolução, emitindo pareceres e também realizam investigações e representam a Câmara.



Todas as 11 Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Ilhéus já tem seus membros que agora tem um prazo de cinco dias para eleger seus presidentes e vice-presidentes. A formação das Comissões é a seguinte:





- Comissão de Constituição e Justiça



Alzimário Belmonte



Jailson Nascimento



Marcos Flávio
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .