segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto de lei poderá agravar ainda mais a situação de Belmonte em relação ao povoado de Barrolândia

NOTICIAS




Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei 18.621/09, que pretende atualizar as divisas intermunicipais de toda a Bahia. A última vez que os limites das cidades baianas foram definidos foi em 1956, quando no estado havia apenas 150 municípios – atualmente são 417. A demarcação das divisas será feita em cima de um estudo elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), órgão do Governo do Estado, em 2009. O deputado João Bonfim (PDT), autor da matéria, recorda que a lei de 1956 previa a revisão dos limites a cada 5 anos, o que nunca aconteceu. “Por causa disso, hoje há absurdos: os municípios de Maetinga e Presidente Janio Quadros possuem suas sedes no território de Caraíbas”, citou. Segundo ele, acontece também de municípios serem divididos ao meio por outros. O deputado reconhece que há brigas entre os municípios pelo domínio de distritos, porque as verbas federais são repassadas de acordo com o número da população. “Mas a maioria dos municípios sairiam beneficiados. Poucos iriam chiar”, acredita. Bonfim diz que já conversou com os colegas da bancada governista, e acredita não haver resistências à proposta, justamente devido à pressão favorável dos prefeitos.







Diante do exposto, esse projeto de lei poderá piorar ainda mais a situação do município de Belmonte em relação ao povoado de Barrolândia. Belmonte está em uma grande briga para permanecer com o território onde está localizado o povoado, já que, os estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais diz que o povoado, na verdade, pertence ao município de Santa Cruz Cabrália. O prefeito Iêdo Elias informou a diversos meios de comunicação que está procurando reverter o processo em Salvador.







Por outro lado, nossa equipe conversou com algumas autoridades políticas do município de Santa Cruz Cabrália ligadas ao prefeito Jorge Pontes. Segundo elas, o pedido de revisão de territórios não partiu do município e que não é visto com bons olhos a inclusão daquele povoado nos limites de Santa Cruz Cabrália. As autoridades citadas apontam que Santa Cruz Cabrália passa por diversos problemas administrativos e que a inclusão de Barolândia iria piorar ainda mais a situação. Também foi citado que com essa inclusão o município ainda sofrerá quando chegar o momento das eleições, já que, as campanhas irão ficar mais caras e as ocorrências de compra de votos aumentarão devido à aquela população não conhecer o histórico político de Santa Cruz Cabrália e não terem afinidade com as forças políticas da cidade.

Morre o empresário Alberto Ceolin, acusado de vários crimes

Morreu na noite desta quinta-feira (15) em Linhares, região Norte do Espírito Santo, o empresário Alberto dos Santos Ceolin. De acordo com a família, Ceolin sofreu um ataque cardíaco fulminante. O corpo foi velado na capela da Igreja Velha, no Centro de Linhares. O sepultamento aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira.



O empresário tinha 62 anos e era acusado de ser um dos mandantes do assassinato do advogado Carlos Batista e do o ex-prefeito de Serra/ES, José Maria Feu Rosa, e do seu motorista. O crime aconteeu em abril de 1990, em Itabela, no extremo Sul da Bahia.



Ceolim também era muito conhecido nesta região da Bahia, onde tinha empresas. Em Eunápolis, ele era dono de uma concessionária de automóveis da Ford. Tinha fazenda em Boca do Córrego, no município de Belmonte, onde costumava passar longas temporadas.



Ele era suspeito de vários crimes de mando na região. Em meados dos anos 90, financiou a campanha de Rafael Rochigiane Neto, o Lelinho, à prefeitura belmontense. Durante boa parte do mandato, Ceolim impediu que Lelinho fosse à prefeitura. Ele mesmo ficava no gabinete, despachando. Lelinho só fazia assinar os documentos.



Em março deste ano, o empresário Alberto Ceolin começou a ser julgado pelo assassinato de Carlos Batista, mas o júri foi interrompido no dia 24 de março e seria retomado no próximo dia 15 de junho. O ex-prefeito da Serra, Adalto Martinelli, também era acusado de ser o mandante juntamente com Ceolin. O julgamento dos dois foi desmembrado e Martinelli foi julgado e condenado a 23 anos de prisão.



O filho do advogado Carlos Batista, Fabrício de Freitas Batista, disse que não esperava pela morte do empresário Alberto Santos Ceolin, apontado como um dos mandantes do assassinato do pai. Segundo Fabrício, a família dele esperava que Ceolin revelasse onde foi enterrado o corpo de Carlos Batista, desaparecido desde 1992.

Ilhéus também perde terrítório para municipios vizinhos e pede revisão nos estudos dos limites territoriais do município.

O município de Ilhéus protocolou junto à Superintendência de Estudos Sócio-Econômicos da Bahia, SEI, um pedido de revisão dos limites territoriais, após conhecer o resultado do novo mapeamento estadual que trouxe prejuízos para o município. O relatório mostra perda de áreas para municípios vizinhos. Ao encaminhar o pedido, o prefeito Newton Lima pediu que o levantamento seja feito com acompanhamento de representantes dos municípios limítrofes, para ficar tudo às claras. Ele enviou correspondência neste sentido aos prefeitos de Uruçuca, Aurelino Leal, Itapitanga, Coaraci, Itajuípe, Itabuna, Una e Buerarema. Os problemas estão na divisa com Buerarema, na área Sudoeste.



Mas também existem dúvidas com Uruçuca, na região do Sargi e na do distrito de Banco Central. São diferenças que apareceram, segundo a prefeitura de Ilhéus, por desgaste dos marcos e mudanças na geografia local, mudando as referências. No que se refere aos limites entre Ilhéus e Itabuna, não existe erro, mas sim uma grande área do bairro Califórnia, que pertence legalmente a Ilhéus, mas que há muitos anos tem todos os serviços públicos realizados por Itabuna. Foi uma acomodação pacífica entre os municípios, por isso Newton Lima espera encontrar uma solução conjunta, para garantir o direito de ambos os municípios, "visando

Festa em Barro Preto começa e termina em carnificina

O prefeito da cidade de Barro Preto Adriano Clementino se preocupou em fazer uma festa pomposa para apresentar os seus candidatos e não teve a mesma preocupação com a segurança dos seus eleitores, no último dia 16 (sexta-feira), um assassinato bárbaro abriu festejos de Adriano.



Juarez Josimo Borges da Silva, 23 anos, residente na Fazenda Boa Vista, depois de uma violenta discussão com o também trabalhador rural Joabson Santos da Silva, 18 anos, conhecido por “Ném”. assassinou com golpes de gargalo de garrafa a vitima que chegou a ser socorrida e levada ao hospital da cidade Nossa Senhora da Conceição, onde já chegou sem vida.



Mesmo com o primeiro crime o prefeito não se preocupou em pedir o reforço do policiamento, a festa continuou. Na madrugada deste domingo (18) mais Dois jovens foram assassinados na praça Getúlio Vargas onde aconteceu o bereguedê de Adriano, uma moto de placa policial não anotada com dois marginais ainda não identificados, percebendo a falta de policiamento, resolveram sair atirando onde duas pessoas foram assassinadas, são eles: Ricardo Souza Santos, o “Gagui”, e outro identificado como “Pedrinho”.

As vítimas foram alvejadas por tiros de revólver calibre ignorado.

Ricardo e Pedro estavam participando da festa para comemoração da emancipação política daquele município e não tem envolvimentos com o tráfico de drogas.

Após os disparos os elementos fugiram tomando rumo desconhecido.



Do primeiro caso, a polícia depois de informações prestadas pela população, conseguiu prender o assassino Juarez Josimo, o certo é que vem acontecendo crimes bárbaros em Barro Preto, tudo isso por falta de um policiamento mais ostensivo, a policia civil de Itabuna, vem investigando algumas quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas que transformaram a cidade em uma das principais rotas do tráfico do Sul da Bahia.

Rúbia Carvalho confirma apoio a Veloso

Uma semana depois de ter deixado um cargo de diretoria na secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia, a advogada Rúbia Carvalho(PSC) confirmou que está de volta ao grupo de Veloso.



A Afirmação foi dada pela própria Rúbia Carvalho, em entrevista ao radialista Vila Nova do programa O Tabuleiro da Conquista Fm, na sexta(16).



Em entrevista Rúbia ressaltou sua passagem pelo governo baiano, onde cumpriu entre outras ações meta de implantar mais de cem postos de inclusão digital por todo o estado.

Feliz com o retorno á Ilhéus depois de ter se instalado em Salvador para atender ao governo baiano, Rúbia chegou a se emocionar com o carinho em que foi recebida pelo grupo de Veloso, que por diversas vezes entrou no ar para manifestar boas vindas .

Ainda em entrevista Rúbia negou que tivesse planos para disputar uma cadeira na assembléia legislativa, e assegurou que segue firme Também com o propósito de apoiar o genro Marcio Veloso, pré candidato a deputado estadual.

Feriado vai adiar votação de reajuste dos aposentados

O feriado de Tiradentes, na quarta-feira (21), vai atrasar em mais uma semana a votação do reajuste dos aposentados. O plenário deve decidir sobre o assunto apenas no dia 27. O impasse continua. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccareza (PT-SP), disse que vai manter os 7% de reajuste, mesmo com a base governista no Senado ameaçando alterar esse índice para 7,7%.



“Se aprovarem mais que 7,7%, o presidente Lula não tem outra opção a não ser vetar”, disse. A proposta inicial do governo era a que está no texto da medida provisória: 6,14%, podendo chegar a 7%. Mas, em negociação com senadores, as centrais sindicais acham que esse número pode chegar a 7,7% - 80% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).



Em audiência pública na Câmara na quarta-feira (14), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu o veto, caso o reajuste seja superior a 6,14%. Ele alega que o índice já garante o ganho real aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo.

Petrobras acaba com a importação de gasolina

A Petrobras planeja deixar de importar gasolina a partir de maio, devido à queda nos preços do álcool, e a consequente expectativa de aumento do consumo do combustível renovável. Isso deve contribuir para que a balança comercial da estatal feche 2010 em patamar positivo, repetindo o desempenho do ano passado, quando houve saldo de US$ 2,8 bilhões. O diretor de Abastecimento e Refino, Paulo Roberto Costa, explica que o consumo de gasolina disparou no início deste ano, devido à forte subida do preço do litro do álcool.



Em fevereiro, houve alta de 32% na demanda pelo combustível, na comparação com igual período em 2009. Em março, o incremento foi de 20%. Para suprir a maior demanda do mercado, agravada com a redução da mistura de álcool à gasolina, a Petrobras ampliou a importação do derivado do
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .