quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sistema presidiário baiano terá mais 4500 vagas até 2013

Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se reuniram com o governador Jaques Wagner e com os secretários Nestor Duarte (Administração Prisional e Ressocialização) e Maurício Barbosa (Segurança Pública) nesta terça-feira, na Governadoria, e apresentaram um relatório com sugestões sobre melhorias no sistema carcerário, principalmente em relação a presos provisórios que estão nas delegacias. O relatório é resultado de uma ação do CNJ para fiscalizar a estrutura do sistema carcerário de todo país, quando os conselheiros realizam visitas técnicas nas unidades prisionais e em delegacias. Durante a inspeção, os integrantes do Conselho Nacional de Justiça fazem diagnósticos e recomendam soluções. Antecipando-se ao CNJ, o Governo do Estado, desde do ano passado, tem realizado diversas ações, para solucionar os problemas relacionados às unidades prisionais. Uma delas foi a criação da Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização (Seap), que está ampliando o número de vagas nos presídios. Com isso, oito delegacias, seis em Salvador e duas na Região Metropolitana, já desativaram as carceragens. ( Política Livre)




Ilhéus : Candidaturas são oficializadas no sistema do TSE

O sistema de divulgação de candidaturas já está disponível para os eleitores ilheenses e para os próprios candidatos, para que tenham acessos às informações sobre quem vai concorrer as eleições de 2012. No sistema, por exemplo, pode-se ver todas as certidões, dados, patrimônios e quanto, em estimativa, o candidato vai gastar.




Na eleição majoritária, no sistema só consta duas candidaturas: A do PP de Jabes Ribeiro e a do PT de Carmelita Ângela. O PT faz a estimativa e limite de gastos de campanha em R$ 2 milhões e o PP festipula o montante no valor de R$ 800 mil.



As informações sobre Carmelita no site estão incompletas, chamando atenção inclusive a ausência de foto da prefeiturável (confira aqui). Segundo informações, a ausência de informações se deve ao atraso no registro da chapa da petista, que ocorreu após a data programada no calendário eleitoral. Na pressa, a coordenação acabou se esquecendo de alguns “detalhes”.

Em release distribuído na manhã dessa terça-feira, a coordenação da campanha petista informou que não há problema algum com a candidatura. “Sou candidata a prefeita e determinada a ganhar esta eleição”, ressaltou Carmelita.




Já o PSOL do candidato Jorge Luís perdeu o prazo no dia 5 de julho, e acabou entregando dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral de 48 horas, para registro de candidatura individual. O Blog Agravo falou por telefone com o candidato da sigla, que informou que a justiça deve jogar no sistema de divulgação de candidatura, ainda na tarde dessa terça. “A justiça deve deferir hoje ainda, pois entramos com registro de candidatura individual, e ai tem que esperar o edital ser publicado, para que a candidatura seja registrada. Mas foi bom acontecer isso, que até assim estão separando o joio do trigo”, salientou Jorge comparando a candidatura do PSOL, às do PP e PT.



Já nas eleições proporcionais, o sistema oficializou até o momento 241 candidatos a vereadores, na grande maioria da coligação “Por Amor a Ilhéus”, do ex-prefeito Jabes ribeiro, sendo que até o momento nenhum candidato do PT e PSOL apareceu, devido ao problema da perca de prazo no registro de candidatura na majoritária e na proporcional, tendo que, com isso, registrar os candidatos separadamente.





Novo superintendente apresenta propostas para o esporte amador

A Superintendência de Esportes da Prefeitura de Ilhéus já conta com novo titular. O prefeito Newton Lima nomeou para o cargo, na última sexta-feira (6), o empresário, radialista e desportista Carlos Augusto Almeida Faria, que terá, dentre outras funções, o papel de promover e incentivar ainda mais o esporte amador na cidade. E o trabalho já começou. Durante esta semana Carlos Augusto Faria terá reuniões com a equipe de trabalho para traçar as metas para os próximos seis meses. Também será feito um diagnóstico sobre a situação do estádio Mário Pessoa, do Ginásio de Esportes Herval Soledade e das quadras esportivas nos bairros.




Prefeito pede apoio para realização de contenção na av. Dois de Julho

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu nesta terça-feira (10), em Salvador, com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e com o vice-governador e secretário estadual e Infraestrutura, Otto Alencar, com o objetivo de firmar uma parceria visando a construção do muro de contenção na avenida Dois de Julho, no centro da cidade. Através de ofícios, o prefeito Newton Lima solicitou à Codeba e do Governo do Estado o suporte técnico e financeiro para a execução da recuperação do muro de contenção, já que parte do cais da avenida Dois de Julho desmoronou no último dia 30 de junho.




Junto com o ofício, o prefeito Newton Lima apresentou fotografias do local e um laudo técnico apontando os serviços que devem ser feitos no local. Na avaliação dos técnicos, a obra é muito mais complexa, já que não se trata apenas de resolver o problema no local onde ocorreu a erosão e o desmoronamento, mas sim de todo o caís, reforçando a contenção para evitar novos desabamentos. Considerando as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município e a complexidade das obras, o prefeito Newton Lima resolveu solicitar o apoio da Codeba e do Governo do Estado para a realização dos serviços. E tanto a Codeba quanto o Estado garantiram que analisarão as formas de ajudar para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.



Presidente do PP rebate Carmelita

O presidente do PP de Ilhéus, Jamil Ocké, afirma que o candidato a prefeito da “Coligação Por Amor a Ilhéus”, Jabes Ribeiro, não tem nenhuma participação na divulgação da notícia sobre a perda de prazo da vereadora Carmelita para o registro da sua candidatura. Ocké diz que os processos legais sobre todos os candidatos podem ser acompanhados pela população no próprio site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.




Jamil Ocké considera equivocada e desesperada a atitude defensiva da candidata apoiada pelo prefeito Newton Lima. “Jabes está tão ocupado com tarefas muito maiores – como a construção democrática e participativa do seu plano de governo – que não tem tempo a perder com um assunto como esse”, diz o pepista, questionando, porém, se uma postulante ao cargo de prefeita que não tem competência para cumprir os trâmites legais e comuns da própria campanha, estaria apta a governar uma cidade do porte de Ilhéus. E ressalva que melhor seria Carmelita informar o horário exato do registro da sua candidatura.



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .