
Outra novidade anunciada durante o evento foi a inclusão da Bahia nos roteiros de turismo religioso da Ópera Romana, operadora do Vaticano, a partir de 2011, o que deve aumentar ainda mais o fluxo de turistas para a terra de Jorge Amado.
A Bahiatursa, que participou do evento em parceria com a Embratur, esteve presente com um estande onde foram divulgados os destinos, roteiros e atrativos turísticos da Bahia, com o intuito de fomentar o turismo no estado da Bahia. Foi realizado ainda um planejamento para novas promoções em 2011 com a Embratur e operadores da Itália
Segundo a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, o voo é muito importante, pois ajuda a consolidar o mercado italiano na Bahia. “A Itália é o terceiro principal mercado emissor para o nosso estado e já está consolidado, agora estamos mostrando que a Bahia não é só um destino de sol e praia, mas é também de outros segmentos, como o cultural e o ecoturismo. Esse voo da Air Italy está sendo muito procurado para viagens em família, e essas operações favorecem toda a cadeia produtiva; dessa forma todos ganham, os operadores, os agentes e os hotéis”.
O voo da Air Italy será semanal, às quintas-feiras, e terá 253 lugares, sendo que 60% dos assentos do voo para Porto Seguro serão da operadora italiana Axé Brasil. “Essa operação teve um crescimento quantitativo e qualitativo, pois os clientes estão buscando um turismo sustentável. Estamos trabalhando com pacotes elaborados para público com maior poder aquisitivo”, declarou Americo Rissoto, presidente da operadora.
Durante a temporada de verão, outros voos charters semanais chegarão ao estado. Um vindo da França, três operações da Itália, um de Portugal (especial para o réveillon), três operações da Espanha e dez da Argentina.
Mercado Italiano
Segundo a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a Itália emitiu 51 mil turistas em 2008, o que significa 10% do total de turistas que vêm ao estado. Em 2007, 268.685 italianos visitaram o País. Segundo o estudo Demanda Turística Internacional (Embratur/FIPE), 96,6% dos visitantes italianos que vieram ao Brasil declararam ter a intenção de retornar.