segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ILHÉUS:PREFEITURA VAI FICAR ONDE ESTÁ

A Prefeitura Municipal de Ilhéus não vai mais ocupar as instalações da montadora Bitway, localizada no Distrito Industrial de Ilhéus, onde pretendia instalar os conselhos municipais e os diversos setores e secretarias que hoje funcionam em espaços alugados. Depois de anunciar festivamente a transferência e convidar a imprensa regional para visitar as instalações onde, segundo o governo, iria melhorar a relação custo-benefício das despesas da prefeitura com aluguéis, o negócio foi desfeito. Ou melhor: nem foi feito. Não havia até agora nada “no preto e no branco”.




Uma fonte da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) de Ilhéus, garantiu no final da tarde desta sexta-feira (03) que a Prefeitura se precipitou ao anunciar a mudança antes de assinar o contrato de locação. Segundo a fonte, antes mesmo disso, a própria Sudic já teria se posicionado contrária à instalação de parte do centro administrativo numa área destinada ao desenvolvimento de indústrias na cidade e este fato contribuiu para a decisão contrária à locação
O secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, confirmou a desistência, durante um telefonema, na manhã deste sábado (04). Mas dá uma outra versão para o cancelamento. “Não sabíamos que aquele prédio fazia parte da recuperação judicial da empresa. Eles nos garantiram que teriam como apresentar as certidões negativas de FGTS e INSS e somente ontem (sexta-feira) soubemos que isso seria impossível”, assegura, acrescentando que, nestas condições, a empresa está impedida de firmar qualquer contrato, principalmente com a iniciativa pública.




Perguntando pelo repórter se estes documentos não deveriam ter sido os primeiros a ser apresentados para a elaboração do contrato e até mesmo antes de uma visita oficial do prefeito ao local com a imprensa, Barreto foi objetivo: “infelizmente, confiamos”. Sobre o posicionamento feito por um servidor da Sudic de que o órgão não estaria nada satisfeito com a transferência de boa parte da Prefeitura para o setor industrial, Barreto afirmou que desconhece este descontentamento na medida em que a própria Sudic emitiu um Termo de Anuência, aprovado por seu Conselho, autorizando a iniciativa. “Agora mesmo, um grande supermercado da cidade, vai instalar o seu Centro de Distribuição naquela localidade. E eles não são indústria”, revelou.
Agora, a Prefeitura terá um prazo de uma semana para a retirada de equipamentos públicos que já se encontravam nas dependências da antiga montadora. E, claro, procurar novas alternativas de locação em outras áreas da cidade. Para justificar a mudança de parte significativa do Centro Administrativo de Ilhéus para a zona norte da cidade, o prefeito Newton Lima chegou a informar que a medida representava, dentre outras coisas, o estímulo ao novo ciclo de desenvolvimento que será deflagrado pelo Complexo Intermodal-Porto Sul.




Durante a recente visita que fez ao lado de profissionais de comunicação, secretários e assessores, o prefeito lembrou que a implantação de novo centro administrativo nas antigas instalações da Bitway Computadores também seria beneficiada pelo custo reduzido, em função do local já possuir todas as condições para melhorar o funcionamento da máquina administrativa e com isso, a qualidade do atendimento aos munícipes e visitantes. Citou a existência de infraestrutura que inclui monitoramento eletrônico, gerador e instalações elétrica e hidráulica, redee para computadores, telefonia e central de ar condicionado.

PREFEITO DE UBATÃ ACUSADO DE CALOTE

Dezenas de prestadores de serviço, fornecedores e moradores protestaram na noite de quinta contra o prefeito de Ubatã, Edson Neves, do DEM, que há sete meses não faz o pagamento de dívidas contraídas pelo município.




Os fornecedores denunciam que têm mais de R$ 800 mil a receber. Os empresários dizem que no início do ano venderam alimentos, produtos de limpeza e de escritório para o município.



Quando se preparavam para receber o pagamento, as contas da prefeitura de Ubatã foram bloqueadas pela justiça a pedido de Edson Neves, no dia em que a Justiça Eleitoral cassou o mandato do então prefeito Agilson Muniz, do PCdoB.



O comunista perdeu o cargo porque foi acusado de abuso de poder econômico na eleição de 2008. O segundo colocado, Edson Neves, foi empossado e alegou que o bloqueio das contas foi para evitar desvio dinheiro público.



Mas até hoje não pagou pelos serviços contratados pelo antecessor. Os fornecedores e prestadores de serviços denunciam que foram bloqueados mais de R$ 900 mil, que ninguém sabe como foram
usados.

PT EXPULSA TRÊS PREFEITOS

POSSE DE NOVO PREFEITO DE CAMAMU SERÁ NA 3ª

Após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmar a cassação da prefeita Ioná Queiroz (PT), a Justiça em Camamu determinou para a próxima terça-feira, 7, às 9 horas, a diplomação de José Américo (PR), no fórum local. Américo assume depois que Ioná foi cassada por abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2008. A posse ocorrerá em solenidade na Câmara de Vereadores, também prevista para o período da manhã.




Enquanto isso, a prefeita cassada tenta manter-se no cargo apresentando recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Ioná Queiroz sofreu um duro golpe nesta semana com o posicionamento de Jackson Cabral. Fundador do PT em Camamu, Cabral defende a imediata expulsão de Ioná do partido.



Cabral acusa a prefeita cassada de ter negligenciado as bandeiras históricas do partido, ter promovido nepotismo em altíssimo grau. A família da prefeita controla 70% do orçamento do município e ocupa os principais cargos na prefeitura.



O fundador do PT de Camamu também acusa Ioná por diversas irregularidades, como desvio de recursos para construção de hospital e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), além de ter prejudicado o PT no segundo turno da eleição presidencial, quando Dilma Rousseff perdeu para o tucano José Serra no município. Do pimenta

CADÊ O MORAL DO PSB / ILHÉUS ?

Muitos não perceberam que o governo municipal ignorou a Emenda que incluiu a verba de 63 milhões de reais para a construção do maior sonho atual dos ilheenses, que é a nova ponte Ilhéus/Pontal. A notícia divulgada em primeira mão aqui pelo Blog Agravo, também foi ignorada pelos meios de comunicação subservientes ao governo municipal, para apagar o vexame sofrido pelo Executivo, porque a deputada, presidente do PSB, recém eleita senadora, Lidice da Mata, parece não ter mantido contatos diretos com os donos do PSB/ILHÉUS, informando sobre essa noticia alvissareira para os ilheenses.




Uma obra tão importante para o município indicada pela madrinha política do prefeito Newton Lima é motivo para ser festejada, propagada, veiculada com destaque na imprensa, inclusive com direito a dividendo

TSE conclui que Tribunal do Júri é um órgão colegiado

Por quatro votos a três, o Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu que para efeito de inelegibilidade com base na alínea “e” da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), o Tribunal do Júri é efetivamente um órgão colegiado.




O referido dispositivo estabelece que serão considerados inelegíveis, desde a condenação até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena, os condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por crime contra a vida, entre outros delitos.





Com essa decisão do TSE, teremos uma diminuição considerável de registro de candidaturas em 2012, para o cargo de vereador.

UMA MORTE E QUASE 1.600 CASOS DE DENGUE EM ILHÉUS

Categorias


Concursos

Culinária

Cultura

Economia

Esporte

Ilhéus

Itabuna

Polícia

Política

Região

Saúde

Vídeos









UMA MORTE E QUASE 1.600 CASOS DE DENGUE EM ILHÉUS

Postado por Editor em 5 de dezembro de 2010 – 22:23 -





Ilhéus está à beira de uma epidemia de dengue. Somente esse ano já foram notificados na cidade, de janeiro a 27 de novembro, 1.561 casos. Já da dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, foram notificados 60 casos. Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho Ampliado da Dengue da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), Elisabete França, este ano, a Bahia registrou 53 mil casos de dengue, com 34 óbitos, sendo um deles em Ilhéus, no bairro do Malhado.



Já em relação aos bairros, os que apresentam maior número de casos neste período são o Teotônio Vilela e o Malhado, com 408 e 227 casos respectivamente. Na sequência, aparecem os bairros Nossa Senhora da Vitória, 114 casos; Conquista, 108; Princesa Isabel, com 94; Nelson Costa, com 71; e a Barra, com 56 casos. Ainda conforme informações divulgadas no seminário, outro índice preocupante é o número de pendências, ou seja, de casas que se encontram fechadas ou que os moradores não permitiram a entrada dos agentes. Em Ilhéus, o número de imóveis nesta situação é de 56 mil. Assim, a equipe técnica presente nas atividades salientou a importância da participação popular no combate e prevenção da dengue, uma vez que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências.



Diante desse risco de uma epidemia, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vem articulando com a Secretaria da Saúde do Estado a realização de ações de combate à dengue, que vão desde o trabalho de conscientização da população, até a prospecção dos focos em toda a cidade. “O secretário Jorge Solla se surpreendeu com os índices alarmantes e está envidando esforços no sentido de eliminar a maioria dos criadouros e tranquilizar a população. Além disso, também nos garantiu que até o dia 10 de dezembro teremos nossa equipe de agentes de endemias reforçada em mais 50 pessoas”, informou o prefeito.



Ao considerar que o momento é crítico, o secretário da Saúde de Ilhéus, Jorge Arouca, não descartou a realização de mutirões com a participação de toda a sociedade organizada de Ilhéus para reduzir os níveis de infestação da dengue no município. Jorge Arouca salientou que ‘’a dengue é um problema multifatorial, como questões climáticas e geográficas. Mas é imprescindível também que a sociedade como um todo esteja empenhada para o combate à doença’’. Do Atribuna
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .