sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DPT de Ilhéus enfim é inaugurado

Depois de nove meses pronto,foi inaugurado hoje o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT), pelo governador Jaques Wagner. Com isso, espera-se que o sofrimento de muitas famílias ilheenses acabe, pois até então tinham que esperar até dois dias para o DPT de Itabuna liberar os corpos. Além do governador, estiveram presentes o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa e alguns deputados, entre eles Ângela Sousa, responsável direto pela obra do DPT.




Na rua Ministro José Candido, ao lado da delegacia de Polícia Civil, no centro da cidade, Localizado O DPT de Ilhéus possui estrutura para os serviços de perícias criminais, análise de drogas, vistoria em veículos, engenharia legal, balística, além de perícias médicas legais.



Na ocasião foram entregues 48 novas viaturas para as polícias militar, civil e técnica. “É isso que queremos para a nossa polícia: a profissionalização e a capacitação com as melhores técnicas de investigação do Brasil”, afirmou Barbosa.



Sucessão governamental: Rui Costa no páreo?

Pré-candidato não declarado à sucessão do governador Jaques Wagner, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, mostrou que está no páreo quando o assunto é 2014.




Ele aproveitou a polêmica sobre a divisão dos royalties do petróleo – como deputado federal licenciado, ele não participou da votação – e declarou que apoia “as novas regras de divisão dos royalties do petróleo aprovadas pelo Congresso Nacional, que serão sancionadas, até essa sexta-feira, pela presidenta Dilma Rousseff”.



“Defendo a participação de toda a população brasileira nas receitas do petróleo, que é recurso natural de propriedade da União”, assegurou.



Na oportunidade ele mandou um recado para um dos seus adversários dentro do PT, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli: se você não demarca o território, eu ocupo o espaço.



COM INFORMAÇÕES DA COLUNA RAIO LASER



Presos se escondem durante banho de sol e fogem da cadeia de Ubaitaba

Durante o chamado banho de sol, dois presos conseguiram se esconder e partiram em fuga da carceragem da delegacia de Ubaitaba. Elielson José da Silva e Cleiton Gentil Silva da Silva permaneceram atrás de uma cela e não retornaram após o encerramento do período de exposição ao sol, que vai até às 16h.




Elielson José é acusado de homicídio e já havia fugido da carceragem no passado, tendo sido recapturado em um plantio de trezentos pés de maconha do qual era responsável. Já Cleiton Gentil Silva da Silva foi preso por roubo de carro

Polícia Federal multa bancos por falta de segurança

A Polícia Federal multou 12 bancos do país por falta de segurança. As autuações, que somam R$ 1,5 milhão, foram realizadas na quinta-feira (29), após reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), em Brasília. A PF avaliou agências de vários estados. Uma delas, em Belo Horizonte, chegou a ser fechada.




Entre as falhas apontadas estão número insuficiente de vigilantes, alarmes que não funcionam e planos de segurança não renovados. “Os bancos tratam com descaso a questão da segurança. A legislação é de 1983, antiga, mas nem essa lei estão cumprindo”, afirma Ademir Wiederkehr, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).



A maior multa foi dada ao Bradesco, de R$ 682.818,07. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma “que as falhas são pontuais” e não espelham redução dos padrões e procedimentos de segurança seguidos pelas instituições financeiras.



Uma luta justa não combina com a incoerência

A cidade virou um caos, com o fechamento da praça Cairu. Foto do Plano Inclinado que dá acesso a cabeçeira da ponte Lomanto Junior, via o Bairro da Conquista.




A situação dos servidores públicos ilheense é desesperadora. Nessa sexta-feira (30) eles completam dois meses com os salários atrasados. São cidadãos que dependem do dinheiro para pagar as contas e sustentar suas famílias.



Essa luta justa não combina com manifestações sem nexo, como a que ocorreu nesta quinta-feira (29), com o fechamento da praça Cairu, via de acesso às principais vias arteriais da cidade.



O mais incrível é que os servidores estão comemorando os bloqueios judiciais de verbas do município com o objetivo de pagar os seus salários em atraso. Então protestar contra quem e contra o quê? O dinheiro não está bloqueado pela justiça? Cabe à prefeitura e seus procuradores pedirem o desbloqueio, ou o sindicato retirar a ação, em acordo direto com o prefeito, com o compromisso de que dinheiro será destinado somente ao pagamento dos salários em atrasos dos servidores. O governo argumenta que vem tentando liberar judicialmente a verba, mas, na prática, essa ação não se configura.



Motociclista é impedido por manifestantes de entrar em umas das vias da Praça Cairu




Enquanto isso, o cidadão ilheense assiste a tudo perplexo, e continua prejudicado sem ter culpa de nada. Ontem, devido a manifestação, muita gente acabou sendo prejudicada, impedida de ir ao trabalho ou levar seus filhos na escola.



O prefeito Newton, taxado com adjetivos impublicáveis pelo servidor, pode usar da maldade, com argumentos dentro da realidade jurídica e administrativa, e cortar o ponto dos grevistas. O argumento do prefeito seria que toda a verba do município está em posse da justiça, a pedido do sindicato, tendo garantias de pagamento de salários.



Dizem que tudo não passa de uma luta pela direção do Sinsepi, um sindicato poderoso e que administra um volume razoável de recursos financeiros. Nesse caso, seriam os servidores filiados ao Sinsepi apenas “massa de manobra”, simples “bois de piranha” ?



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .