terça-feira, 13 de abril de 2010

Novo código de Medicina entra em vigor hoje

Limites para a distanásia – morte prolongada por meio de procedimentos médicos – e o fortalecimento dos cuidados paliativos para pacientes terminais são alguns dos temas abordados pelo novo Código de Ética Médica, que entra em vigor hoje (13). Um dos destaques do novo documento é a obrigação dos médicos redigirem com letra legível os prontuários ou fichas clínicas do paciente, da receita médica e do atestado médico.





Em todos devem constar a data, o horário, o carimbo, o número no Conselho Regional de Medicina e a assinatura do profissional.. Um dos destaques do código trata da autonomia do paciente que, a partir de agora, tem o direito de ser informado sobre todos os procedimentos médicos a serem realizados, sejam clínicos, terapêuticos ou de diagnóstico. No caso de estar impedido, um representante legal precisa ser ouvido. O médico só vai poder intervir quando houver perigo de vida para a pessoa.

Fazendeiro cndenado por matar Dorothy Stang

O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi condenado a 30 anos de prisão inicialmente em regime fechado por ter encomendado a morte da missionária Dorothy Stang, em 2005, no assentamento de Anapu, no Pará. Após 15 horas, o veredicto foi conhecido no final da noite de ontem (12). Ele foi condenado a 30 anos de prisão, mas teve direito a novo júri. No segundo, ele foi absolvido, mas o MP recorreu da decisão e a Justiça anulou a sentença.



Bida teve a pena agravada pelo fato da vítima ser pessoa idosa. A tese defendida pela acusação foi de homicídio duplamente qualificado, praticado com promessa de recompensa, motivo torpe e uso de meios que impossibilitaram a defesa da vítima. Dorothy Stang foi executada com seis tiros. O quinto e último réu no processo, Regivaldo Galvão, será julgado em sessão marcada para o dia 30 de abril deste ano.

Asfalto derreteu na BR-24

As chuvas fortes que caíram na Bahia, derreteram o asfalto da BR-324.Segundo o site Bahia Notícias, o asfalto possui vários buracos tapados por uma empresa espanhola que ganhou a concorrência para explorar o pedágio na BR. Composto, por suposição, de borra de asfalto e cuspe, os buracos tapados pelo grupo, que iniciou a sua ação com festa inaugurativa, não suportou. Voltaram as crateras anteriores.



A empresa também ganhou a licitação para pedagiar parte da BR-116, de Feira de Santana à ponte do Rio Paraguçu. Assim posto, é de presumir que eles terão que fazer tudo de novo. Aconselha-se que, quando acontecer, que use material de boa qualidade. De borras, basta o tapa-buracos que se observa em Salvador.

Novo prefeito de Ilhéus fala no Tabuleiro

O prefeito interino de Ilhéus, Mário Alexandre, falou hoje (13) pela manhã no Programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9 e também comentou sobre a aliança de Borges e Geddel, e acredita que quem saiu perdendo foi o PT, já que César Borges é nome forte da política da Bahia. Alfinetando, Mário disse que o governador Jaques Wagner deve olhar mais para a região sul da Bahia.





Mário assumiu a prefeitura ontem (12) e ficará 15 dias no comando até que que Newton Lima volte da Itália. Sobre a administração de Ilhéus, ele disse que é difícil, pois Newton Lima está batalhando para pagar dívidas de gestões anteriores. ”Gerir a cidade com recursos próprios é complicado”, disse o gestor interino. Mário disse ainda Ilhéus já teve administrações bem piores que a atual e que a prefeitura está arrumando a casa. Durante a entrevista, Mário disse que nomeação de novos secretários municipais é de grande importância para Ilhéus e também a luta da sua mãe, a deputada Ângela Souza em trazer recursos para a cidade.

Jabes acredita que Otto não será vice de Wagner

O ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, supõe que após o fracasso na negociação com PR, que anunciou aliança com o PMDB, o governador petista Jaques Wagner não terá mais Otto Alencar como vice. Jabes declarou hoje (13) pela manhã no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9 que a possibilidade ao que tudo única agora é outra, e Otto se candidataria a uma vaga no Senado.





Para Jabes, quem provavelmente ficará como vice de Wagner será o deputado federal Walter Pinheiro. Lídice da Mata deve ser o outro nome lançado pelo PT para o Senado.

Jabes respira aliviado

O secretário estadual do PP, Jabes Ribeiro, avaliou a ida de César Borges (PR) para a chapa majoritária do PMDB de Geddel Vieira Lima. Em entrevista ao radialista Vila Nova, Jabes lamentou o fato de Borges não fazer parte da majoritária do governador Wagner, como era o previsto, mas respira aliviado. A presença do PR em um chapão com o PP dificultaria muito a vida de alguns candidatos na proporcional.





Segundo Jabes, o PT não perdeu nada, mas deixou de ganhar, e apesar da maioria dos prefeitos do PR apoiarem Wagner, Borges é um nome forte e possui grande representatividade. Com a aliança, as siglas PMDB e PSC também sofrerão grande impacto, já que só elegerão seus deputados caso eles tenham expressiva votação. Nesta nova configuração a disputa pela chefia do Palácio de Ondina e pelas cadeiras na Assembléia Legislativa fica menos complicada para o Partido dos Trabalhadores. entrevista de Jabes Ribeiro.

PT

POR VLADIMIR HUGHES






Não é de hoje que a falta de habilidade de alguns petistas vem tornando o PT um partido que só pensa neles e “naquilo”. O resultado da negociação dos Petralhas com o PR demonstra claramente que Jaques Wagner não tem o mesmo poder de negociação do Presidente Lula. Fica evidente que todas aquelas argumentações falaciosas que Cacá Colchões e o PR de Ilhéus erraram em apoiar o candidato Paulo Souto e ACM Neto de nada adiantaram, já que Jaques Wagner não pode fazer nada para a manutenção das proporcionais que interessavam ao senador César Borges.



Estes petistas tresloucados tinham uma eleição ganha em Salvador em 2008. Traíram João Henrique no último momento, Jaques Wagner tentou recosturar a argamassa que ligava ao PMDB e deu no que deu. João Henrique ganhando a eleição e empurrando o PMDB para longe do governo estadual. Com o senador eles queriam ganhar tempo, empurrar a proporcional lá para depois da copa, e em um lance ingênuo do presidente estadual do PT, empurrou o senador para os braços de Geddel Vieira Lima.



Infelizmente ou felizmente Jaques Wagner tem que lidar com forças retrógradas dentro do PT. Essas mesmas forças vão encolhendo o tecido estratégico da eleição. O que se percebe é que o Geddel vai para uma eleição com força suficiente para literalmente expor as fragilidades do PT. Neste contexto, Paulo Souto também ganha força, pois acredito piamente que o ex-governador já estará, nas eleições, em junho com aproximadamente 30 a 35% do eleitorado, com Geddel correndo por fora minando as forças de Wagner.



O que estava praticamente decidido agora poderá acontecer o contrário. Mais uma vez erros estratégicos acometem este Partido Tresloucado. Tinham uma eleição ganha em Itabuna e perderam. Ou seja, eles não sabem quando se unir ou quando se desunir ou até mesmo avaliar para onde o pêndulo da eleição vai se deslocar. E não saber isto em política é um fato que destrói e mina candidatados e candidaturas. É inegável que o apoio de César Borges possibilitaria um grande estrago nas hostes de Paulo Souto. Todos sabem que o senador é um homem competente e capaz.



Por último vemos a candidatura de Serra mantendo um vôo de brigadeiro a 37 “milhas” do chão. Enquanto Dilma Roussef, ou melhor, segundo meu irmão Alexandre Hughes, Dilma Houssein se aliando ao Irã e as forças nefastas que querem dividir o mundo em quem tem bombas atômicas e quem não tem. Atitudes de uma terrorista e fascista que quer chegar ao poder Deus sabe lá para quê. Fazer o PAC acontecer é que não é, pois se a mãe não conseguiu executar mais de 13,8%, imagine os padrastos???



VLADIMIR HUGHES

Câmara dos deputados pode votar reajuste para aposentadorias acima do mínimo

A Câmara pode votar nesta semana a Medida Provisória 475/09, que concede reajuste de 6,14% aos benefícios da Previdência Social de valor acima de um mínimo. No Senado, governistas e representantes dos aposentados concordaram com um índice maior (7,7%), mas o acordo depende da chancela do Ministério da Fazenda.



O percentual previsto na MP é composto pelo INPCMede a variação de preços da cesta de consumo das famílias de baixa renda, com salário de um a seis mínimos, entre os dias 1º e 30 do mês de referência. Abrange nove regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Porto Alegre e Curitiba), além do município de Goiânia e de Brasília. O índice é calculado pelo IBGE desde 1979 e é muito utilizado como parâmetro para reajustar salários em negociações trabalhistas. mais metade da variação do PIBIndicador que mede a produção total de bens e serviços finais de um país, levando em conta três grupos principais: - agropecuária, formado por agricultura extrativa vegetal e pecuária; - indústria, que engloba áreas extrativa mineral, de transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção civil; e - serviços, que incluem comércio, transporte, comunicação, serviços da administração pública e outros. A partir de uma comparação entre a produção de um ano e do anterior, encontra-se a variação anual do PIB.. O acertado no Senado prevê 80% dessa variação. Se o governo aceitar o novo percentual, ele pode ser incluído na votação da matéria pela Câmara.



O Plenário terá votações a partir de terça-feira (13), às 16 horas. A pauta das sessões ordinárias está trancada por nove MPs, incluindo a 475/09. Já a pauta das sessões extraordinárias inclui os projetos de lei sobre garantia de internet de banda larga nas escolas (PL 1481/07), aposentadoria especial de portadores de deficiência (PLP 277/05) e acesso a documentos públicos (PL 219/03) .
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .