segunda-feira, 29 de outubro de 2012

INCÊNDIO PODE TER CAUSADO APAGÃO NO NORDESTE

O apagão que afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26) pode ter sido causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.


A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.

Foram atingidos os estados da Bahia, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, além de parte do Pará, de Tocantins e do Distrito Federal.

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste.

ESTADO DE EMERGÊNCIA NA COLETA DE LIXO

O prefeito Newton Lima, até hoje sem partido, decretou na tarde de ontem (quarta, 24) estado de emergência na coleta de lixo no município.


Para basear o decreto, Newton alegou que a empresa que presta serviços atualmente não tem dado conta da coleta.

O estado de emergência é uma brecha que permite o poder público contratar empresas sem fazer concorrência. Com o decreto, uma nova prestadora de serviço será contratada por um alto valor sem precisar passar pelo processo de licitação.

A atual contratada, Solar Ambiental, chegou à cidade da mesma forma e recebe mensalmente cerca de R$ 614.128,68, como publicado pelo Blog do Gusmão no mês de maio.

ACM Neto (DEM) dedica vitória ao avô Antônio Carlos Magalhães

Prefeito eleito de Salvador com 53,91% dos votos válidos, ACM Neto (DEM) foi recebido na noite deste domingo no comitê de campanha por milhares de pessoas. Neto venceu a disputa no segundo turno contra o petista Nelson Pelegrino, que recebeu 46,49% dos votos. Aos gritos de “ACM voltou”, ele dedicou a vitória ao avô Antônio Carlos Magalhães.




- Eu jamais poderia esquecer de alguém que não está aqui , mas que eu sei que hoje ele está tão feliz quanto cada um de nós. Eu aprendi com ele a amar a Bahia, a ter amor pelo nosso povo e a fazer politica. É claro que neste momento, eu tenho que dedicar a vitória ao senador Antônio Carlos Magalhães.



O prefeito eleito cumprimentou seu adversário na disputa, o petista Nelson Pelegrino, e disse esperar que ele possa continuar ajudando Salvador e a Bahia.



- A disputa acaba hoje. Vamos ter uma tarefa muito árdua, a cidade tem muitos desafios. Não vamos resolver todos os problemas, mas vamos trabalhar dia e noite sem descanso.



ACM Neto disse ter conversado com o vice-presidente da República, Michel Temer, e pedido para que ele seja o interlocutor dos interesses da cidade junto ao governo federal. Ele afirmou também que irá conversar com o governador Jaques Wagner (PT) para manter uma relação harmônica.



- Procurarei manter uma relação extremamente harmônica com o governo estadual e o governo federal . Vou procurar o governador para dizer que o prefeito eleito sai do palanque neste momento. Vou querer construir uma relação de trabalho e de parceira permanente. Fizemos contato com o vice-presidente, Michel Temer, para ele ser o embaixador, o porta-voz e o advogado dos interesses de Salvador junto ao governo federal – afirmou, completando:


Agora, é hora de todos darem as mãos por Salvador. Certamente é o dia mais feliz da minha vida. Comecei a fazer politica muito novo e sempre alimentei o sonho de ser prefeito da minha cidade. Essa confiança será retribuída com quatro anos de muito trabalho. ( O Globo)





Eu respeito o caminho escolhido’, diz governador da BA Jaques Wagner

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), comentou a eleição de ACM Neto (DEM) na noite deste domingo (28), em Salvador.




“Em primeiro, lugar eu quero parabenizar o candidato vencedor, portanto o próximo prefeito. Parabenizar também o meu candidato Nelson Pelegrino, pelo desempenho”, disse Wagner.



Jaques Wagner considerou vitoriosa a campanha do PT no estado. “A nossa base aliada ganhou em 82% das prefeituras da Bahia. Acabamos de ganhar em São Paulo, que era na verdade, uma espécie de joia da coroa. Então, eu acho que qualquer análise precipitada de que isso é uma derrota do PT”, comentou.



“Eu acho que o povo olhou para as questões municipais e interpretou a condição da cidade de Salvador e escolheu um caminho. Eu respeito o caminho escolhido. Evidentemente, que não era o caminho que eu desejava, mas respeito e vou continuar trabalhando. Tem muita obra preparada para Salvador, elas vão se manter, a 29 de Março, o metrô, a Fonte Nova, tudo aquilo que a gente vinha fazendo, a Via Expressa. Vou continuar trabalhando para melhorar a condição da vida de Salvador”, garantiu o governador. (G1 – Bahia)



PMDB, PSDB e PT conquistam o maior número de prefeituras

O PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, foi a sigla que conquistou o maior número de prefeituras – 1.041 – entre os 5.568 municípios onde houve disputa eleitoral. O PSDB ficou em segundo lugar, com 718 municípios, seguido pelo PT, que venceu em 566, de acordo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em quatro cidades o resultado das eleições poderá ser mudado devido a decisões judiciais.




Criado no ano passado e disputando sua primeira eleição, o PSD saiu vitorioso da disputa pelo Executivo municipal em 502 cidades, ficando em quarto lugar, seguido pelo PP (472), PSB (428), PDT (319), PTB (297), DEM (278), PR (277) e PPS (126).



Entre as 26 capitais, o PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi a legenda mais vitoriosa, com cinco conquistas – Recife, Fortaleza, Cuiabá, Porto Velho e Belo Horizonte-, seguido pelo PT, partido da presidenta Dilma Rousseff, e do PSDB, do senador Aécio Neves (MG), que venceram em quatro cada. O PT ganhou em São Paulo, Rio Branco, João Pessoa e Goiânia. Já o PSDB saiu vitorioso em Teresina, Manaus, Belém e Maceió.


O PDT, do ex-ministro Carlos Lupi, ficou em quarto lugar em número de capitais conquistadas – Porto Alegre, Curitiba e Natal –, seguido pelo PP, PMDB e DEM, com duas cada. O PP, do deputado federal Paulo Maluf, ganhou em Palmas e Campo Grande, o PMDB, no Rio de Janeiro e em Boa Vista, e o DEM em Aracaju e Salvador.


Pela primeira vez em sua história, o PSOL ganhou uma disputa pelo Executivo municipal ao conquistar a prefeitura de Macapá. O PTC, PSD e o PPS também venceram a disputa em uma capital cada: São Luís, Florianópolis e Vitória, respectivamente.



Levando em conta a votação do primeiro turno, o PT foi o partido que recebeu o maior número de votos em todo o país, com 17.188.748, à frente do PMDB, que obteve 16.665.662 votos, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), com base em dados do TSE.



O PSDB ficou em terceiro lugar em número de votos, com 13.842.265, seguido pelo PSB (8.600.892), PDT (6.248.481) e PSD (5.813.451). O PT conseguiu o melhor resultado, considerando o número de votos, porque obteve votações expressivas em grandes centros, como São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Salvador, Belo Horizonte


 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .