quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Salvador : Registro de motos 'cinquentinha' começa a ser exigido em janeiro

O pagamento do registro e do licenciamento de ciclomotores de 50 cilindradas, mais conhecidas como "motos cinquentinhas", começará a ser exigido a partir de janeiro de 2013, em Salvador. De acordo com o capitão Genésio Luide, assessor técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), o prefeito João Henrique sancionou em maio deste ano a Lei Municipal 8.289/2012, que regulamenta o tráfego do ciclomotor na cidade.




"A lei foi criada em maio, mas do ponto de vista jurídico, o valor do registro só pode ser cobrado a partir de janeiro de 2013", explica.



Segundo o assessor técnico, a necessidade de uma habilitação específica e do licenciamento para conduzir as motos de 50 cilindradas é prevista no artigo 129 do Código Brasileiro de Trânsito, mas a regulamentação é atribuída ao município. A Prefeitura de Salvador só decidiu cobrar o licenciamento e registro da "cinquentinha" este ano.



Câmara aprova Plano Municipal de Cultura

A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou em plenário nesta terça-feira, 4 de agosto, pelo voto unânime dos vereadores presentes, o Projeto de Lei que cria o Plano Municipal de Cultura ilheense. As diretrizes haviam sido apresentadas em sessões anteriores e vinham sendo discutidas ao longo de debates e reuniões.




Estiveram presentes na sessão diversos artistas da cidade de Ilhéus, o presidente da Fundação Cultural, Mauricio Corso e representantes da sociedade civil organizada. “É um avanço cultural significativo para Ilhéus que hoje é uma dos poucos municípios que conta com um Conselho e um Plano Municipal de Cultura. Os artistas locais agora podem agora consolidar os seus trabalhos e desenvolvê-los em prol da cultura local”, disse o vereador Jailson Nascimento, parabenizando também a todos os colegas pela aprovação do Projeto de Lei.



Definida a ordem do desfile de 7 de setembro

Centenas de pessoas estão sendo esperadas nesta sexta-feira (7), a partir das 8 horas, para acompanhar o desfile cívico que comemora a Independência do Brasil. Este ano, o desfile, coordenado pela Secretaria de Educação de Ilhéus, vai abordar o tema: “Brasil Amado, Seu Povo, Sua História!”. A programação oficial do Desfile cívico de 7 de Setembro em Ilhéus será aberta às 7 horas com hasteamento das Bandeiras e revista das tropas e grupamentos, realizada pelas autoridades militares e municipais.




O desfile cívico terá início, após a revista e a execução do Hino Nacional que será realizado pela banda marcial da Polícia Militar. O desfile será dividido em pelotões e contará com o apoio de sistema de sonorização, além de suporte da equipe da secretaria de Saúde, que estará presente ao local com ambulâncias e profissionais da saúde. Banheiros químicos e barracas para a comercialização de bebidas e comidas, espalhados pelo circuito, também fazem parte da infraestrutura do evento.



O Grupamento Militar será o primeiro a desfilar pela avenida Soares Lopes. O grupamento segue a seguinte ordem de desfile: viatura dos ex-combatentes, Capitania dos Portos e 18ª CSM, Colégio Polícia Militar, 2º Batalhão da Polícia Militar, Pelotão Misto CIPM, 5º GBM, CIPA, Banda de música do 2º BPM, Guarda Municipal, viaturas da Marinha, Polícia Militar e Bombeiros. O segundo grupamento contará membros e representantes de entidades e clubes de serviço. Assim como os demais, o segundo bloco será acompanhado por um dos carros de som com o objetivo de permitir que o público acompanhe a apresentação do histórico das entidades.



No início do ano com a explosão da greve da Policia Militar, vimos vários seguimentos da segurança pública, principalmente os militares, deflagrarem uma campanha contra o PT – Partido dos Trabalhadores.




Ontem a assessoria de comunicação da candidata à prefeita do PT, em Ilhéus, soltou um ‘relese’ afirmando que ganhou o apoio de seguimentos da segurança pública, dentre eles a de policiais militares. Dito isto, muitos da categoria entraram em contato com nossa redação, para afirmarem que o posicionamento deve ser de alguns pelegos, que na gíria policial significa covarde, pois esqueceram o que sofreram nas mãos do Partido dos Trabalhadores, durante a greve, que parou à Bahia.



“Quem se respeita no nosso meio, vota no PSOL, único partido dos três candidatos que não foi contra a greve e que tem um coronel na chapa majoritária, que sempre honrou a farda. A candidata do PT nem apareceu no batalhão ou deu qualquer declaração de apoio aos policiais militares durante a greve. Apenas ouvimos um dos correligionários, que na época era secretário no governo Newton, chamar os policiais de bandidos em uma radio ilheense”, lembrou um soldado.



Até agora, em Ilhéus, as duas entidades que representam os soldados, a ASPRA - Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia, e a APPM- Associação dos Cabos e Soldados PM da Bahia, não deram nenhuma declaração sobre o ‘relese’ do PT ilheense.



Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, vem à Bahia debater temas ligados às eleições

A Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministra Cármen Lúcia, visita a Bahia nesta sexta-feira (7/9), para se encontrar com a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargadora Sara Brito. Em reunião que contará também com a presença de juízes e promotores eleitorais, além de servidores de toda a Justiça Eleitoral, serão tratados assuntos relacionados às Eleições 2012. O encontro acontecerá a partir das 16h, no auditório do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).




A Ministra virá à Bahia acompanhada do Secretário Geral do TSE, Carlos Henrique Perpétuo Braga, do Auxiliar da Presidência do TSE, Paulo Tamburini, e do Assessor de Imprensa e Comunicação Social e Relações Internacionais da Corte, João Batista Magalhães. Desde que tomou posse na Presidência do TSE, a Ministra Cármen Lúcia vem agendando regularmente reuniões em todos os TREs do país.



O evento será registrado por equipe do Núcleo de Audiovisual do TRE-BA, que disponibilizará a cobertura em canal no Youtube.



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .