quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Exclusivo: Valmir Freitas é escolhido o candidato da oposição para presidência da câmara de Ilhéus

Acabou há pouco na casa do vereador Lukas Paiva, um encontro de quase quatro horas que definiu o nome do vereador Valmir Freitas (PT), como o candidato da oposição que vai concorrer à presidência do legislativo ilheense.




O acordo foi feito com a presença dos dez vereadores eleito pela oposição: Lukas Paiva (PMN), Gilmar Sodré (PMN), James Kosta (PMN), Alisson Mendonça (PT), Tarcísio Paixão (PSD), Roland Lavigne (PSD), Dero (PT), Fabio Magal (PSC), Roque do Sesp (PSC) e Valmir Freitas. Para reforçar as ideias e propostas que foram expostas, também estiveram presentes os presidentes do PT, Marilene Lapa, do PPS, Flori Nonato (Quito), além de Ednei Mendonça, Carmelita, e o vice-prefeito de Ilhéus Mario Alexandre (PSD).



Dentro do grupo de oposição existiam três candidaturas, sendo que Alisson Mendonça e Tarcísio Paixão abriram mão para apoiar Valmir.



Segundo informações, o grupo vem fechado e coeso para a eleição que acontece no dia 1º de janeiro, logo depois da posse. Há quem diga que Valmir Freitas consegue um ou dois votos dos vereadores da situação.



A oposição tem a maioria, são 10 vereadores, contra 9 da situação.



Ifba realiza provas de seleção no próximo domingo (6)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza no próximo domingo (6) as provas do Processo Seletivo 2013 para todos os cursos superiores e técnicos. As provas serão realizadas das 8h às 12h30.




Os portões para acesso aos locais de prova serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50 (horário local). Os locais de prova podem ser consultados no site www.ifba.edu.br.



Os candidatos deverão chegar ao estabelecimento com uma hora de antecedência do início da prova. Eles devem levar o documento oficial com foto informado no ato da inscrição e caneta esferográfica azul ou preta

Deputados faltosos

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), apresentou ontem, no final da sessão, o percentual de presença dos pares na Casa. Na relação, o mais faltoso foi o deputado Temóteo Brito (PSD), com 65,38% de presença, tendo contabilizado 45 ausências. O pessedista foi candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, onde já exerceu outros mandatos.




Depois de Temóteo, chamou a atenção na sequência o deputado Paulo Rangel (PT), com 66,15% de frequência, a deputada Fátima Nunes (PT), com 67,69%. Em plenário, ela teria justificado que se ausentou muitas vezes por causa de problemas na família. Depois dela, o deputado Targino Machado (PTN) teve 68,43% de presença. Ele esteve ausente por motivo de doença. Já a deputada Graça Pimenta (PT) saiu vitoriosa, tendo o melhor aproveitamento, com 100% de frequência em plenário em 2012. ( TB )



.Assembleia aprova o projeto que define limites entre Ilhéus e Itabuna

A Assembléia Legislativa do Estado da Bahia aprovou, na tarde desta quarta-feira (26), o projeto de lei que versa sobre a redefinição dos limites dos municípios baianos. Com isso, fica definido que as áreas onde estão os empreendimentos Makro e Atacadão Carrefour estão no território de Ilhéus e não em Itabuna. A informação foi transmitida, em primeira mão, pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que não somente votou favorável à lei, como orientavam os estudos da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos (SEI) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como também acompanhou todas as reuniões, encontros e debates realizados pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa para tratar do assunto.




De acordo com a deputada estadual Ângela Sousa, o objetivo dos estudos realizados pela SEI e pelo IBGE e o trabalho desenvolvido pela Comissão da Assembleia Legislativa foi dirimir controvérsias e a polêmica sobre uma área onde estão localizadas as unidades do Atacadão e do Macro, cuja região está em amplo desenvolvimento, com a instalação de empresas e o surgimento de conglomerados habitacionais. A proposta foi evitar perdas territoriais e financeiras para os dois municípios, corrigindo possíveis erros e distorções. A aprovação do projeto, segundo explicou Ângela Sousa, não teve como finalidade beneficiar qualquer dos municípios, mas sim definir as áreas, o território e as responsabilidades de cada uma das duas cidades. Mesmo porque, explica a deputada, Ilhéus e Itabuna são cidades irmãs e terão uma posição importante na formação da região metropolitana do Sul da Bahia.



Jailson Nascimento solicita linhas para condomínios

O vereador Jailson Nascimento fez uma indicação ao Governo Municipal, a fim de que sejam criadas novas linhas de ônibus para os condomínios Morada do Porto, Morada das Águas I e II, e Morada das Brisas, em sentido aos bairros da zona norte, sul e centro da cidade.




Segundo Jailson, o transporte urbano é um serviço público prestado pelo Município à população, sendo que este tem por obrigação oferecê-lo com qualidade também ao novo condomínio na zona oeste da cidade, no bairro do Banco da Vitória. Lá terá mais ou menos 3.900 moradores.



“É a garantia que a população daquela localidade terá como ir para o trabalho, sem o transtorno de sair para via pública, em busca de ônibus”, afirmou o secretário.



Paciência e tolerância: a linha é tênue

Daqui a exatos três dias findara-se um ciclo e outro terá início automaticamente. Trata-se do comando do Palácio Paranaguá, que, como se sabe, mudará de mãos já no primeiro dia do “ano que vai nascer”. O prefeito eleito, ante muitos desafios e imbróglios administrativos a serem destrinchados, terá que conviver com um fator deveras relevante: a desconfiança da maioria da população ilheense.




Para termos certeza de tal sentimento que rondará a nova gestão, basta que analisemos os números da última eleição municipal, quando o prefeito eleito sagrou-se vencedor com uma quantidade de votos inferior a da soma dos outros candidatos. Quem não votou nele é porque não acreditou em hipótese alguma no seu plano de governo e nas suas propostas para o município. Isso é fato.



Mas, cremos que tais sentimentos a uma altura dessas já devem estar, na medida do possível, devidamente sepultados. Os desafios serão outros, e, a partir de 1º de janeiro de 2013, Jabes deixará de ser o predileto de uma parcela da população, para ser o gestor de todos nós no campo administrativo municipal.



Uma coisa é certa: nada mudará como uma espécie de passe de mágica. Os muitos problemas que o prefeito eleito “herdará” vão requerer tempo para serem solucionados da maneira como se espera. E a população há de ter consciência disso. Mas é justamente aí que reside toda a problemática em questão. Afinal de contas, qual o limite que separará a necessária paciência por parte da maioria que o rejeitou nas urnas, para a natural apatia que costuma ornamentar os cidadãos ante desmandos e falhas administrativas? Eis a questão.



Uma coisa é mais do que certa: Paciência é uma virtude de poucos, porém nunca há de ser confundida com tolerância, que, a depender do contexto, se evidencia como um mal social a ser combatido.



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .