A partir desta quarta-feira (02) Ilhéus sediará um dos maiores eventos do nordeste sobre chocolate. Palestras, workshops, mini-cursos, além de uma vasta programação cultural fazem parte da programação da II edição do Festival de Chocolate da Bahia, que segue até o dia 06, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Apresentações artísticas, homenagens, coquetel, entre outros eventos devem marcar a cerimônia de abertura do evento que acontece às 18:30h no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e que contará com a presença de autoridades locais e representantes do governo do estado, entre elas o prefeito de Ilhéus, Newton Lima.
O festival é composto por três eventos simultâneos, destinados à públicos específicos. Um deles é a Feira do Chocolate, uma exposição com a participação de entidades, órgãos públicos e empresas que representam os mais diversos setores relacionados à produção do cacau e do chocolate, como fabricantes de equipamentos para produção, as principais indústrias de chocolate, pequenas fábricas, fazendas, empresas de representação e distribuição, stands de venda ao consumidor final e outros. Outro ambiente do Festival é a Jornada do Chocolate com uma programação de workshops, cursos e oficinas, tratando da produção em diversas escalas, produção cooperada, produção associada ao turismo, linhas de crédito, equipamentos para pequena produção, programas de governo para o setor, cursos, entre outros.
Já o Planeta Chocolate tem como foco no público infantil, assim como nos adultos fascinados por este universo. No hall de exposições eles têm acesso a um grande parque com brinquedos, atividades educativas, animadores, personagens infantis, atividades para conscientização sobre o meio ambiente, pontos para comercialização de produtos como chocolate, doces, sucos, salgados, entre outros. Dentre as atividades da Jornada do Chocolate estão cursos sobre confecção de trufas, bombons e ovos de páscoa; confecção de chocolate fino; produção de chocolate artesanal com o pesquisador Orson Galvão, palestras sobre incentivo e linhas de crédito específicas com representantes do Banco do Nordeste e sobre plano de negócios com a equipe do Sebrae.