terça-feira, 25 de março de 2014

Secretaria da Educação do Estado abre inscrições para o projeto Universidade para Todos

14447_programa-universidade-para-todos-2010-2011-inscriçoes-pre-vestibularAs inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito Universidade para Todos foram iniciadas hoje, terça-feira (25/03), e seguem até o dia 1º de abril. Para se candidatar a uma das 21.785 vagas, o interessado deve se inscrever exclusivamente pela internet. O projeto, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

COLO-COLO CONQUISTA PONTO FORA DE CASA

Colo-ColoNo domingo 23, o Colo-Colo de Ilhéus empatou em 0 a 0 com o Flamengo de Guanambi. Fora de casa, o Tigrão conquistou um ponto importante em sua segunda partida pela Série B do Campeonato Baiano.

Com quatro pontos, o time ilheense ocupa a quarta posição da tabela. No próximo domingo 30, dessa vez em casa, no estádio Mário Pessoa, o Coco-Colo enfrentará o selecionado de Jacobina, que lidera a competição.

NEWTON LIMA RECEBE VEREADORES EM ENCONTROS MISTERIOSOS. CONTAS DE 2011 SERÃO VOTADAS HOJE

Newton Lima: abandonado e prestes a ficar inelegível.
Newton Lima: abandonado e prestes a ficar inelegível.

As contas de 2011 do ex-prefeito Newton Lima serão votadas hoje, a partir das 16h, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.

O parecer do Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou de maneira veemente e pediu a interferência do Ministério Público no sentido de apurar as incontáveis irregularidades. O TCM imputou multa de R$ 97 mil e exigiu a devolução de quase 600 mil reais aos cofres públicos.

Apesar da situação desfavorável, Newton Lima decidiu entrar em campo para tentar reverter a tendência de derrota.

O ex-prefeito tem mantido conversas misteriosas com alguns vereadores. O vereador Gilmar Sodré (PMN), voto declarado a favor de Newton, serve de guia.

Fofocas ameaçadoras tentam criar medo nos edis. Newton Lima teria em suas mãos gravações de parlamentares “pidões” requisitando vantagens polpudas em troca do voto. O ex-gestor pretende assistir a sessão de amanhã, acompanhado de um advogado. Caso saia derrotado, Newton estaria disposto a divulgar os arquivos de áudio.

Newton age sozinho. Com uma pilha de processos para se defender, o ex-alcaide está sem grupo e sem assessores. Seu principal homem de confiança durante o governo, Jorge Bahia, procura manter-se bem longe, uma vez que foi indiciado pela Polícia Federal por formação de quadrilha, na operação Pelargós.

OS ÍNDIOS TUPINAMBÁ E A COBERTURA DA IMPRENSA

Reportagem da Band ouviu fazendeiros, mas não entrevistou índios.
Reportagem da Band ouviu fazendeiros, mas não entrevistou índios.
Em 26 de fevereiro último, o Jornal da Band veiculou uma reportagem denunciando a “fraude que criou uma tribo de falsos índios”, dando origem à Terra Indígena (TI) Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia. Numerosos dados equivocados foram apresentados na matéria, que sustenta, por exemplo, que a Constituição Federal proíbe a “ampliação de áreas indígenas” – como se sabe, a lei maior determina o reconhecimento pelo Estado dos direitos territoriais indígenas. Nenhum índio foi ouvido pela reportagem; dos sete entrevistados, ao menos três são pretensos proprietários de áreas no interior da TI, o que não é informado aos espectadores. Chega-se a insinuar que um criminoso colombiano estaria “por trás” da mobilização indígena pela demarcação de seu território, em uma conspiração internacional para arrebatar terras a produtores rurais brasileiros.
A reportagem enviesada debruça-se sobre um contexto de intenso conflito territorial e de violência contra os Tupinambá. Em 28 de janeiro de 2014, agentes da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal instalaram uma base policial na aldeia Serra do Padeiro, no interior da TI. Com isso, tratavam de consolidar sua presença na área – onde atuavam desde agosto do ano anterior, por determinação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo –, dando início à ocupação militar permanente do território indígena. No mês seguinte, cerca de 500 soldados do Exército deslocaram-se à região, por ordem da presidenta Dilma Rousseff, para “garantir a lei e a ordem”, “pacificando” as relações entre indígenas e não-índios contrários à demarcação da TI. Os indígenas passaram a ser vigiados ostensivamente e tiveram lugar ações de reintegração de posse violentas.
Na tarde de 8 de novembro de 2013, três indígenas do povo Tupinambá foram assassinados em uma emboscada, no interior da TI. As vítimas – Aurino Santos Calazans (31 anos), Agenor Monteiro de Souza (30 anos) e Ademilson Vieira dos Santos (36) – foram atacadas a tiros e golpes de facão por quatro homens, que se aproximaram em duas motocicletas. A esposa de Aurino também estava no local, mas conseguiu escapar. Ela descreveu um ataque brutal. Um dos indígenas foi encontrado quase decepado, apresentando sinais de tortura (foi chicoteado) e muitos ferimentos provocados por facão.

Polícia prende acusado de cometer 11 homicídios em Ilhéus e região

Tom é acusado de cometer 11 homicídios. Foto Ednei Bomfim / Blog Correio estado da Bahia.A Polícia Militar conseguiu prender na cidade de Una, Everton Alves da Silva, vulgo Tom do Alto do Coqueiro. Ele é acusado de ter assassinado 11 pessoas e ser matador da facção criminosa Raio B. Os crimes foram executados em Ilhéus, Salvador, Itabuna e são investigados pela Polícia Civil.
Usando identidade de um primo de 17 anos, se passando por menor, Tom foi autor da tentativa de assalto a Mercearia Pai e Filho na Av. Antonio Carlos Magalhães, quando disparou e acertou no pescoço o comerciante Ivan Fraga, que sobreviveu a tentativa de homicídio.
Tom é irmão de Johnatas Alves da Silva, tinha 16 anos de idade e era conhecido por  “John John do Alto do Coqueiro”, assassinado com 12 tiros de pistola calibre ponto .40 em março de 2013 na Rua Nossa Senhora das Graças, no Alto da Conquista. Jonh tinha mais de dez homicídios nas costas.
Apresentando na 7ª COORPIN à delegada Andreia Oliveira, Tom foi entrevistado pelo radialista Marinho Santos.
Mostrando muita frieza ele conta sobre sua vida no crime, afirmando que matava para não morrer, já que suas vítimas também eram homicidas.

PRESIDENTE DA BAMIN RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO BAIANO

bamin_presid
O presidente da Bahia Mineração – BAMIM, José Francisco Viveiros, é o mais novo cidadão baiano. Ele recebeu o título, concedido pela Assembleia Legislativa, na noite do último dia 20 de março das mãos dos deputados Ivana Bastos, Cacá Leão, Ângela Souza, Alan Sanchez e Maria Del Carmem.
“Este título me deixa mais animado e mais comprometido com o projeto, não que faltassem animação e comprometimento, mas essa manifestação de carinho me leva a ficar mais e mais dedicado à luta para levar, por meio da mineração, o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para o sertão e para o sul baianos”, discursou Viveiros.
Em seu discurso, Ivana Bastos ressaltou ainda o papel decisivo de Viveiros na operação da BAMIN e disse que a cessão de título de cidadão baiano é uma prerrogativa da Assembleia para celebrar grandes ações e homens de grande exemplo que ajudam na construção de uma sociedade melhor.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .