terça-feira, 12 de março de 2013

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) apresentou na manhã desta terça-feira (12) ao presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, Herbert Barbosa, um ofício encaminhando sugestões de audiências para discutir e buscar soluções para os mais diversos problemas enfrentados pelos municípios do Sul da Bahia. Na lista de sugestões apresentadas pela deputada Ângela Sousa está a realização de uma audiência com os secretários da Industria Naval e Portuária, Carlos Costa; e de Turismo, Domingos Leonelli, além de e representantes da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) para discutir sobre os problemas com atracamento de navios de turismo no Porto de Ilhéus e também a revitalização do Porto do Malhado.


Comissão de Infraestrutura

Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângela Sousa solicitou ainda a realização de uma audiência com os produtores de cacau do Sul da Bahia para discutir sobre a questão da importação do produto dos países africanos. De acordo com a deputada, o Sul da Bahia não pode mais conviver nem aceitar a importação do cacau, que tantos prejuízos vem trazendo para a região. E por se tratar de uma comissão que trata do desenvolvimento, ela argumenta que o colegiado precisa colocar esse assunto da cacauicultura em pauta, buscando junto com os produtores uma solução para barrar a importação.

Bandidos armados tentam levar caixa eletrônico em Itabuna

Na madrugada dessa segunda-feira (12), homens armados tentaram roubar o caixa eletrônico do HSBC, situado no hospital Manoel Novaes, em Itabuna.




Os assaltantes, fortemente armados, obrigaram os funcionários e seguranças a ajudar a colocar o equipamento em cima de um veículo de Guanambi-BA, com placa policial IFG-4251, mas encontraram dificuldade em retirar o caixa e desistiram da ação, fugindo em seguida em outro veículo.



A polícia foi acionada pelos funcionários do hospital. (Vermelhinho)



12 mar 2013
caixa

Já não são tão cordiais as relações entre as altas cúpulas do Governo do Estado da Bahia e da Bahia Mineração (Bamin). O motivo é um só: a omissão do governo em relação ao cronograma de implantação do Projeto do Complexo Intermodal do Porto Sul.

Já não são tão cordiais as relações entre as altas cúpulas do Governo do Estado da Bahia e da Bahia Mineração (Bamin). O motivo é um só: a omissão do governo em relação ao cronograma de implantação do Projeto do Complexo Intermodal do Porto Sul.




Desde o ano passado que a Bamin vem revelando impaciência com o certo descaso do Governo do Estado em relação à entrega da área para que as obras do Porto Sul sejam iniciadas. Os prazos concedidos são vencidos e nenhuma – ou quase nenhuma – ação é feita.



De novo – apesar dos desmentidos do prefeito de Ilhéus – a Bamin promete “enfiar a viola no saco” e ir tocar em outra freguesia, apesar dos grandes investimentos feitos. E os recursos foram poucos, investidos em estudos, ações de comunicação pública e social.




Essa apreensão gerada com a possível saída da Bamin do Complexo Intermodal do Porto Sul, o que inviabilizaria o projeto, resultou numa reunião de emergência entre empresários, instituições e o Governo do Estado. Por certo, novas promessas serão feitas, embora sem a certeza do cumprimento.



identificados autores da mort do parco iheus

Rodrigo Gabriel da Silva Souza, 18, e um menor de 12 anos confessaram o crime e estão detidos. O padre, pároco da cidade de Angical, foi morto a golpes de facão e pauladas na noite de domingo (10) no quintal da casa paroquial do município. O crime aconteceu por volta de 22h, quando o padre retornava da igreja após realizar a missa na paróquia de Angical.




Rodrigo foi preso em flagrante no distrito de Roda Velha, em São Desidério, quando tentava vender um veículo Corsa Sedan prata que pertence à igreja. Ele e o menor foram ouvidos pelo delegado Carlos Roberto de Freitas, da 2ª Delegacia de Barreiras, também responsável pela delegacia de Angical.

No depoimento, Rodrigo cotou que frequentava a residência do padre há meses e tinha acesso ao controle remoto do portão da garagem – a polícia acredita que foi assim que ele e o garoto de 12 anos entraram no imóvel, acompanhados do adolescente que é procurado. Rodrigo contou que foi até o local depois de beber em uma festa. Ele se uniu aos comparsas e juntos atacaram o pároco enquanto este dormia.



O pároco chegou a acordar depois de ser atingido por uma pedra na cabeça e conseguiu fechar a porta do quarto, que foi arrombada pelo trio de criminosos. Usando uma faca e um facão, eles passaram a perseguir a vítima pelo quintal, golpeando o padre várias vezes até matá-lo.



Bate-papo com escritores regionais na Casa dos Artistas

O Teatro Popular de Ilhéus, através da sua editora, a Mondrongo Livros, promove nos dias 13 e 27 de março, na Casa dos Artistas, uma série de encontros do público com escritores sul baianos.




Sob mediação de Gustavo Felicíssimo, o evento receberá no dia 13, os escritores Heitor Brasileiro Filho e Rodrigo Melo. No dia 27, as atrações são Daniela Galdino e Piligra, sempre as 19 horas e com entrada franca.



O encontro tem como objetivo difundir a obra dos autores regionais entre os leitores locais e promover um bate-papo informal entre público e escritores, que falarão a respeito do

Assembleia discutirá excedência e número de alunos nas salas de aulas

Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus estarão realizando uma assembleia geral nesta quarta-feira (13), às 15h30min, no auditório do IME-Centro, para discutir sobre o acordo firmado entre a diretoria da APPI/APLB-Sindicato e a Prefeitura que estipula o quantitativo de alunos por turma e a adoção de critérios para definir a situação dos servidores excedentes. O objetivo da assembleia é apresentar detalhadamente o número máximo de alunos em cada sala de aula, evitando o inchaço das turmas e a consequente excedência de professores e demais servidores.




Para evitar esses problemas, a diretoria da APPI solicitou a criação de uma comissão formada por representantes do sindicato, da Secretaria Municipal de Educação e também do Conselho Municipal de Educação. A comissão se reuniu na tarde da última quinta-feira (07) onde ficou definindo o número de alunos em cada sala para o Ciclo I Fases I e II, Ciclo II Fases I, II e III, Ciclo III, Fases I e II, Ciclo IV e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fases I e II. Dentro dos números acordados pela comissão, ficou decidido ainda que deverá ser observado o espaço físico de um metro quadrado por aluno. Conforme o acordo, excepcionalmente, nos casos de matrículas já efetuadas até a data atual, acima do critério estabelecido, em que a escola não disponha de espaço físico para redistribuição dos alunos, que esses estudantes sejam mantidos até que se encontre uma solução para o caso, a ser posteriormente discutido pela comissão.



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .