quarta-feira, 17 de julho de 2013

A foto é o fato

Os servidores municipais realizam nesse momento, em frente a prefeitura de Ilhéus, um grande protesto devido ao descaso do prefeito Jabes Ribeiro em não querer sentar com as centrais sindicais para discutir o acordo da campanha salaria deste ano. O movimento é pacifico e conta o apoio de 06 categorias dos trabalhadores do município.
O Palácio Paranaguá, sede do governo municipal, foi ocupado pelo movimento Reúne Ilhéus,  também pacificamente. ( Foto e informações Blog O defensor)

ELEIÇÃO PARA CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE ACONTECERÁ NESSE SÁBADO

A eleição dos 24 conselheiros da Saúde em Itabuna que tinha sido adiada, já tem nova data. Será realizada no próximo sábado (20), na Escola Municipal Lucia Oliveira, das 9h às 17 horas.

Todo cidadão pode comparecer e participar. Para ter direito a voto, deve ser feita inscrição, que começou ontem (16) e encerra hoje às 17h, na sede do Conselho Municipal de Saúde, na Avenida Firmino Alves, 244.

A comissão eleitoral que coordena a eleição do Conselho foi escolhida na segunda-feira (15), em assembleia no Sest/Senat. Foi eleito como presidente da Comissão, o representante do Sindicato dos Comerciários, Gilson Costa. Os demais membros são: Renan Araújo da Secretaria de Saúde, Leonardo Freitas do Hospital de Base, Marcos Alves da Associação de Moradores do Parque Boa Vista, Naialêna Felisberto do Sintratec, Zilda Portela do Sindiacs, José Raimundo Santos do Sintesi e Carlos Leahy da CDL.

JUSTIÇA NEGA REINTEGRAÇÃO DE POSSE DO PALÁCIO

Segundo o blogueiro Jamesson Araújo, o juiz Kleber Roriz negou o pedido de liminar na ação de reintegração de posse pedida pelo governo municipal para desocupar o Palácio Paranaguá, ocupado por integrantes do coletivo “Reúne, Ilhéus!”.
Informações dão conte que o governo entrou com o pedido às 20 horas da noite de ontem e o juiz negou às 22h, alegando que o governo teve o dia inteiro para pedir a desocupação, mas não fez, tentando a manobra apenas durante a noite, tentando pegar o juiz de plantão para uma decisão rápida, sem avaliar os fatos.
Com isso, o Palácio Paranaguá continua ocupado pelos manifestantes do Reúne Ilhéus.

VEREADOR LUKAS PAIVA TAMBÉM É CONTRA A DEMISSÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS


egundo sua assessoria, assim que informado sobre a possibilidade de demissão massiva de servidores municipais ilheenses, o vereador Lukas Paiva (PMN) se posicionou contra. Para ele, caso Jabes Ribeiro, junto à sua base na câmara, resolvam levar as demissões adiante, será um movimento irresponsável do governo municipal contra o povo.

Lukas Paiva defende que, para conter despesas, a prefeitura precisa reduzir os gastos com licitações e com as viagens numerosas dos seus agentes públicos. O vereador lembra ainda que, Ilhéus recebeu mais de 167 milhões de reais de repasse do governo federal.

No entanto, “a saúde está parada, sem médicos e enfermeiros, sem medicamentos. Para onde está indo o dinheiro da saúde?”, perguntou Lukas. Diante da falta de respostas, ele promete endurecer ainda mais a fiscalização no Tribunal de Contas dos Municípios.

Ontem, o vereador Fabio Magal (PSC) também anunciou posição contrária a do governo, mesmo sendo integrante da base governista.

Vereador Lukas Paiva.

Ilhéus: Apenas uma praia está imprópria para banho

Das praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos daBahia (Inema) no município de Ilhéus – BA, uma está imprópria para o banho.
O Inema chama atenção para que os banhistas evitem a praia do Marciano. Nas demais praias as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso.
O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras, durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100m antes lançamento da Ceplus e 100m depois lançamento da Ceplus.
O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 mL de água. Ainda que nas análises anteriores a qualidade da água esteja dentro dos parâmetros considerados próprios para banho, se o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água, a praia é considerada imprópria. Esses critérios foram estabelecidos pela resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadPraia-do-Marciano-foto-Clodoaldo-Ribeiro-4ura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .