quinta-feira, 6 de maio de 2010

SURGE MOVIMENTO CONSTITUIDO PELOS SEGMENTOS SOCIAIS PARA DEFESA DO COMPLEXO INTERMODAL

Aconteceu nesta tarde – 04/05/2010 - no Sindicato dos Bancários de Ilhéus, a primeira reunião do novo Movimento – ainda sem nome – que lutará em defesa do Complexo Intermodal, ou seja, do Porto Sul, Aeroporto e da Ferrovia.



Trata-se de um movimento articulado pelos Sindicatos dos Bancários, Estivadores, Portuários, Rodoviários, Sindicacau, Sintrasul, Sindman, das entidades comunitárias representadas pela Fami: Jóia do Atlântico, Ponta da Tulha, Associação Beneficente do Alto do Basílio, Ponta do Ramo, Associação das Mulheres da Ponta do Ramo, dentre outros.



A primeira reunião foi considerada como muita proveitosa, em razão do nível de consciência e amadurecimento dos seus participantes demonstrados nas suas manifestações, porquanto todos entendem que as ações a serem desenvolvidas em defesa do Complexo Intermodal deverão primar pela verdade e pela independência do Movimento, razão pela qual os temas objetos das reuniões deverão ser exaustivamente avaliados, discutidos, antes de aprovados pela maioria dos seus participantes.



Também é opinião unânime do Movimento recém nascido, que o empreendimento realmente causará impactos no meio ambiente, fato de conhecimento de todos, entretanto, isso não é motivo para se obstaculizar a sua implantação, uma vez que existem meios de se compensar esses impactos mediante ações tecnicamente amenizadoras e reparadoras, que serão apresentadas sem paixões, nem interesses pessoais, mas, visando a revitalização econômica, social e financeira da sociedade regional, com responsabilidade e pés no chão.



Apesar das lideranças presentes na reunião disporem de uma extensa pauta de discussão contendo propostas e sugestões de ações a serem adotadas como forma de luta do Movimento para o atingimento do seu propósito, diante do entusiasmo foi proposto e aprovado por unanimidade a data do dia 13/05/2010, quinta feira próxima, para realização de uma plenária aberta, com todos os sindicatos, entidades comunitárias, segmentos estudantis, centrais sindicais, dentre outros que serão convocados, em local a ser definido, quando será discutida a pauta referida, escolhidas comissões que serão incumbidas de efetuar levantamentos e de formular propostas para consolidação dessas ações, de acordo com o trabalho designado.



Serão convocados representantes dos Legislativos dos Municípios direta e/ou indiretamente beneficiados, para que convoquem sessões especiais, tendo por objeto a discussão do Complexo Intermodal, com a participação dos segmentos sociais integrantes do Movimento, que se deslocarão a cada município, com essa finalidade.



A pretensão é levar a discussão do Intermodal à apreciação da comunidade regional.



A BAMIN e a VALEC serão sabatinadas pelo Movimento e deverão ser convocadas a participarem nas sessões que possivelmente serão realizadas nos Legislativos dos Municípios sobrecitados.



Participaram da Primeira reunião do Movimento as lideranças: Makrisi Angeli – FAMI; José Hilton Dantas, UFUMBAB; Joyce Cristina Santos Brito, Clube das Mulheres da Ponta do Ramo; Luiz Fernandes Andrade, Presidente do SINDICACAU; Telma Azevedo, Associação dos Moradores do Jóa do Atlântico, Rodrigo Cardoso, Presidente do Sindicato dos Bancários/CTB; Hilário dos Anjos, Associação dos Moradores da Ponta da Tulha; Gildo Borges Pinto, Portuário Aposentado; Hélvio Ribeiro da Silva Filho, Sintrasul; Saulo Silva Duarte Luz, Sintrasul; Emmerson Gomes Tavares, Presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus; Boaventura Rodrigues Souza, Presidente do Sindicato dos Rodoviários/UGT; Aldircemiro Ferreira Duarte da Luz(Mirinho), estivador/Diretor Social SINDMAN; Luciano Campelo, Diretor da ASDS; Alan dos Santos, CADE/BAHIA; André Luiz Brandão, Presidente da Associação Beneficente do Alto do Basílio e Eduardo Sobral, Agricultor na Ponta da Tulha.



Importante registrar que sem a contribuição de todos os meios de comunicação, indistintamente - jornal, rádio, televisão, blogs, etc - o Movimento não terá o êxito pretendido. Inclusive, o Movimento necessita de profissionais da área, qualquer que seja o meio de divulgação, para integrar a uma das suas comissões.



SENDO O MOVIMENTO COMPOSTO POR SEGMENTOS SOCIAIS, PRECISA SER BATIZADO E CONTA COM A SUGESTÃO DA COMUNIDADE REGIONAL NO SENTIDO DE APRESENTAR NOMES, DENTRE OS QUAIS UM SERÁ ESCOLHIDO NA PLENÁRIA DO DIA 13/10/2004, MEDIANTE VOTAÇÃO DA MAIORIA DOS PRESENTES.

Agressão, vandalismo e desrespeito

O exercício da política ausente de princípios éticos e respeito a valores morais têm feito com que muitas pessoas deixem de acreditar nos homens públicos. Infelizmente, para muitos destes o poder justifica qualquer atitude, manobra ou ataque. Não há limites.



Políticos desse nível estão por trás de frequentes ofensas, boatos e tentativas de atingir a credibilidade da deputada Ângela Sousa, desrespeitando-a em sua condição não apenas de parlamentar, mas de mulher, mãe e pessoa que busca pautar sua vida de acordo com princípios éticos e cristãos.



Esses caluniadores não se limitam a mentir. Eles também tentam se impor pela força da violência, tanto moral quanto a cometida com a prática do vandalismo. Exemplo disso ocorreu madrugada desta quarta-feira (05), quando outdoors referentes ao Dia das Mães, assinados pela deputada Ângela, foram pichados por elementos a soldo de políticos que não respeitam limites para alcançar o poder.



A agressão cometida contra a deputada atinge não somente a política Ângela, mas a mulher e mãe, assim como se traduz em ofensa a todas as mães que ela pretendeu lembrar, reconhecer e homenagear. É lamentável que isso ocorra em pleno século XXI, quando certas práticas truculentas já deveriam encontrar-se extintas e a política deveria ser exercida exclusivamente almejando o bem comum.

Jailson participa de troca de comando da CIPE em Ilhéus

O presidente do legislativo, vereador Jailson Nascimento participou na manhã desta quarta-feira, 5, da solenidade de Passagem de Comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) da região Cacaueira. O Coronel Paulo Faustino da Silva passou o comando para o Major Rivas Queiroz de Souza Júnior. O vice-prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre participou da solenidade, que também foi prestigiada por representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada.



O coronel Faustino da Silva comandava a Companhia de Ações Especiais na Região Cacaueira (Caerc), sediada em Itabuna, onde esteve nos últimos quatro anos. Durante os quatro anos em que comandou a Caerc, o coronel Faustino apresentou excelentes resultados à sociedade. ”Cabe agora ao Major Rivas Queiroz dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pelo Coronel Faustino, dando segurança aos moradores de toda região”, lembrou o vereador Jailson Nascimento.

Veloso defende igualdade de salários entre delegados e MP

O deputado federal Raymundo Veloso (PMDB-BA) fez um apelo do alto da tribuna da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça(04), ao presidente da Casa para que seja incluída na pauta de votações a PEC 549, que equipara o salário dos delegados de polícia aos dos integrantes do Ministério Público. O deputado argumentou que o delegado é o primeiro profissional do Direito a ter acesso ao fato considerado criminoso, além de analisar as ocorrências e aplicar a lei. Por isso, Veloso defendeu que os cargos de delegados sejam considerados também como carreira jurídica igual à do Ministério Público, já que esses profissionais têm a incumbência de conduzir inquéritos policiais. O discurso de Veloso ganhou ampla repercussão na Casa e foi divulgado inclusive pelo programa de rádio “Voz do Brasil”, e ganhou espaço no “Jornal da Câmara”.



Veloso destacou que a melhoria da segurança pública passa pela valorização dos profissionais que compõem esta cadeia. “Assim como esta Casa deu uma clara demonstração de maturidade e comprometimento ao aprovar a PEC 300, que traz melhorias salariais para policiais militares, bombeiros e policiais civis, tenho certeza que saberemos, de igual forma, valorizar os delegados de polícia, que anseiam pela aprovação da PEC 549”. O parlamentar informou que irá apresentar requerimento solicitando que o presidente Michel Temer inclua a proposta na ordem do dia o mais rápido possível.

Wagner comemora avanços no PAC do Cacau

O governador Jaques Wagner afirmou que o PAC do Cacau avançou com a aprovação, pelo plenário do Senado, na terça-feira (4), da Medida Provisória 472/09, que, entre outros temas, trata da renegociação das dívidas de produtores rurais feitas com o Banco do Nordeste (BNB) com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), ou no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) dos produtores de cacau.



O governador manifestou agradecimentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, com os quais conversou pessoalmente em favor da medida, sentido de vencer as resistências dos técnicos. “Nos empenhamos junto ao presidente e ao ministro para resolver o problema dos produtores de cacau. Estamos certos de que a medida vai dar nova força a esses produtores que foram tão sacrificados no passado”.



Wagner conversou pessoalmente com Lula sobre a questão durante a visita presidencial a Ilhéus e Itabuna, em 26 de março deste ano. O presidente deu sinal verde ao ministro Mantega e ao relator da MP, senador Romero Jucá, no sentido de aceitarem as pendências dos cacauicultores. A chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Chiavon, manteve, desde o ano passado, contatos com técnicos da Fazenda para garantir a aprovação da MP. Assim, as propostas foram apoiadas em conjunto pelo Governo da Bahia, Ceplac, produtores de cacau e parlamentares.

Pantheon inaugurado na Avenida Soares Lopes

Localizado no principal cartão postal de Ilhéus, avenida Soares Lopes, o moderno edifício Pantheon, de onze andares, foi inaugurado no último sábado, oportunidade em que a Cicon Construtora entregou aos proprietários as chaves dos 42 apartamentos. A inauguração contou com as presenças do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do vice-prefeito Mário Alexandre Sousa, do diretor-presidente da Sudic, Nilton Cruz, do vereador Marcos Flávio Rhem, que representou a Câmara de Vereadores, da presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (Arena), Taty Bonfim, além dos condôminos, familiares, empresários e convidados, que foram recebidos em coquetel e com show da banda Bahia Quatro Jazz e a cantora Tarsila Minner.



Ao oficializar a inauguração do novo prédio, o diretor geral da Cicon, Roque Lemos, visivelmente emocionado, agradeceu a todos os parceiros e colaboradores da empresa, e disse que, nos últimos dez anos, já entregou mais de 300 unidades habitacionais na cidade, transformando a paisagem urbana de Ilhéus. Ele ressaltou que o Edifício Cicon, situado em frente ao centro de convenções Luiz Eduardo Magalhães, foi construído em tempo recorde e entregue oito meses antes do prazo previsto.

Ilhéus na Conferência Estadual das Cidades

Ilhéus participa de 5 a 8 deste mês, em Salvador, da IV Conferência Estadual das Cidades da Bahia, na casa de eventos Espetáculo, em Salvador. A cidade será representada como segmento governamental, pelo secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Alisson Mendonça, e pela arquiteta Marilene Lapa, que vão defender as prioridades de investimentos para Ilhéus e a articulação das políticas setoriais de desenvolvimento urbano, assim como as demais políticas, especialmente as sociais, ambientais e econômicas.



Esse ano o tema será “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”. Organizado pelo Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a conferência deve reunir em torno de 285 municípios e mais de dois mil delegados, superando os 124 municípios e 870 delegados que participaram da III Conferência Estadual das Cidades.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .