quarta-feira, 3 de abril de 2013

PDT na oposição e situação ao mesmo tempo

O PDT ilheense oficialmente está participando do governo, com a indicação do ex- reitor da UESC, Joaquim Bastos, para gerir a secretaria de Planejamento, além da esposa do presidente da sigla, Fred Gedeon, que ocupa um cargo na controladoria do município.




No outro lado tem o conceituado advogado e vereador Cosme Araújo (PDT), que vem fazendo uma oposição ferrenha ao governo municipal. Segundo Cosme, não existe nenhuma possibilidade de dialogo com a turma de Jabes, que ele taxa como “traíras”.



Mas há informações que turbulências tendem a propiciar dores de cabeça ao presidente da sigla em Ilhéus. Há quem diga que Joaquim não irá muito longe em sua empreitada no Planejamento municipal.



Segundo informações seguras, ele vem sendo alvo de comentários nada amigáveis, além de boicote por parte de alguns colegas secretários.

Crise do Hospital Regional será discutida na câmara de vereadores

Na última quarta-feira, 27, o Vereador Fábio Magal (PSC) apresentou requerimento de nº 057, no legislativo ilheense, propondo uma sessão especial para discutir a crise do Hospital Regional Luis Viana Filho.




A proposta do vereador foi motivada pelas denúncias gravíssimas divulgadas pelo sindicalista Wagner Bastos no facebook e na Rádio Santa Cruz. Segundo ele, o Hospital Regional é um “campo de guerra”.



Lamentavelmente, Wagner Bastos faleceu na sexta-feira, 29, com 32 anos, vítima de parada cardíaca. O fato deixou grande parte da população ilheense consternada.



Na sessão especial requerida pelo vereador, cuja data ainda será marcada, serão convidados: o secretário estadual de saúde, Jorge Solla, o diretor do Hospital Regional, Jorge Avelar, além de outras autoridades e representantes de seguimentos ligados à saúde pública.



Nota do Blog Agravo : O nobre vereador também deveria ter convidado a secretária de saúde do municipio, já que o caos no Hospital Regional Luiz Viana Filho, é o reflexo também da péssima administração da saúde básica.



shareshareshareshare

A cena que, na essência, é mais que um exemplo, é um recado de Ledívia

Esta cena flagrada na manhã de hoje pela equipe de jornalismo do Jornal Bahia Online deve servir de exemplo para médicos que esquecem a essência do Juramento de Hipócrates: o de, ao exercer a arte de curar, mostrar-se sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência.




A cena que poderia ser apenas um gesto humano e solidário é mais do que isso: é exemplar.



E para os mais atentos e detalhistas sabe-se que o gesto é também um recado aos médicos que atuam pelo sistema público de saúde na cidade e não honram o salário que recebem. Mesmo que este seja ruim.



Depois de visitar as instalações do Hospital Geral Luiz Vianna Filho, em Ilhéus, a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira já deixava o local quando percebeu um homem desmaiado no passeio.



A secretária não hesitou.



Apesar dos primeiros atendimentos já feitos por estudantes e enfermeiros que passavam pelo local, foi ela mesma quem mandou o motorista parar o carro oficial e prestou os primeiros socorros ao homem estirado no chão.


atendimento

A cena – cujo conhecimento do registro ela só terá agora – merece ser divulgada por que, sobretudo, contrapõe às últimas notícias relacionadas ao atendimento público na cidade, quando, infelizmente, cenas e gestos lamentáveis ganharam espaços na mídia nacional e indignaram a todos os ilhenses.



À DOUTORA (isso mesmo, “Doutora em caixa alta”) Ledívia, hoje, o nosso aplauso.



Matéria do Jornal Bahia Online

Prefeitura de Ilhéus retira ocupações irregulares de Área de Preservação Permanente

aPrefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), promoveu uma grande operação na manhã desta terça-feira, dia 2, com o objetivo de derrubar nove barracos que foram construídos irregularmente numa área conhecida como Bambuzal, localizada nas proximidades da entrada do Bairro Teotônio Vilela. Além de agentes da Semau, a ação contou com a participação do Departamento de Polícia Ambiental (DPA) e da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (CIPA). Os barracos, cujos moradores receberam notificação há 12 dias, foram construídos nas margens de um mangue, que segundo a Lei Federal 9.605/98 é Área de Preservação Permanente (APP).




Coordenada pelo chefe de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Fonseca, a operação desmontou apenas quatro barracos desocupados. “Com relação às demais construções, onde encontramos gestantes e idosos, preferimos fazer uma nova notificação, concedendo prazo de dez dias para que essas pessoas procurem outros locais para viver”, informa. Essas famílias serão cadastradas nos programas habitacionais disponíveis no município, como o Minha Casa, M Prefeitura de Ilhéus retira ocupações irregulares de Área de Preservação Permanente -  Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus (4)
inha Vida.

Estudantes da rede estadual voltam às aulas e 40 mil têm educação em tempo integral

Cerca de 40 mil estudantes baianos passam a ter este ano educação em tempo integral (com três refeições diárias, incluindo o almoço) em 40 escolas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 30 do interior. A informação, nesta quarta-feira (3), foi do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, durante anúncio da ampliação do Programa de Educação Integral, na Escola Parque, no bairro da Caixa d’Água, em Salvador.




“É uma grande alegria oferecer a possibilidade da educação integral aos estudantes baianos. Demos um salto, pois em 2012 funcionavam 11 escolas em tempo integral e, este ano, são 70. A expectativa é absorver 40 mil alunos com reforço em aulas de português e matemática, além de oficinas culturais”, disse o secretário.



LEIA MAIS…

Força Sindical cobra pacto pela saúde em Ilhéus

Ontem (2), o sindicalista Alisson Gonçalves, representado a Força Sindical, ocupou o espaço da tribuna da câmara de vereadores para cobrar um pacto municipal pela saúde no município de Ilhéus.




Alisson lembrou da luta do amigo e sindicalista Wagner Basto, falecido na ultima sexta-feira (29), depois de ficar mais de 11 dias internado, além de ter denunciado o descaso e o abandono do único hospital público do município.



Alisson pediu à câmara para intervir e cobrar do governo estadual e municipal uma solução rápida para o grave problema na área da saúde de Ilhéus.

Alisson Foto cristiano cruz


“Senhores não dá para ser a base, sem ser a base de defesa do direito do povo. Mais defensor intransigente do governo que seja, sejam defensores do povo, que foi quem os conduziu para cá”, salientou Alisson.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .