segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jabes:"Em anos de gestão pública, nenhuma denúncia contra mim foi provada”






O secretário geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, vê no Complexo Intermodal a alternativa para alavancar a economia da região cacaueira. “É um absurdo ser contra um projeto que vai trazer desenvolvimento e melhor qualidade de vida ao povo do sul da Bahia”, declarou Jabes hoje (21) em entrevista ao programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9. Na ocasião, o ex-prefeito de Ilhéus esclareceu o fato que circulou na imprensa local, que dava conta de que seus bens foram indisponibilizados e que ele estaria sendo acusado de lesar o erário público municipal. Segundo Jabes, ele não chegou a ser notificado judicialmente e que seus bens sempre estiveram disponíveis. Ele ainda disse que: “Em anos de gestão pública, nenhuma denúncia contra mim foi provada”





Durante a entrevista concedida ao radialista Vila Nova, o secretário declarou apoio total ao Projeto Ficha Limpa e acredita que o projeto deve ser ampliado para todas áreas da sociedade, e não se limite a política .

Convênio garante reforma da Casa de Cultura Jorge Amado

Foi assinado na tarde da última quinta-feira (20), na Casa de Cultura Jorge Amado o convênio de cooperação técnica que vai permitir a captação dos recursos necessários para reforma do espaço, um dos locais mais visitados do Quarteirão Jorge Amado, localizado no centro de Ilhéus. A solenidade contou com as presenças do vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, do presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso; pelo presidente da Associação de Museus e Casa de Cultura do Brasil (AMCCB), William Nacked; a arquiteta responsável pelo projeto do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Isabella Galvez e o ex-presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e atual diretor geral da ATV Networks Assessoria Empresarial, Nestor Amazonas.





De acordo com Maurício Corso essa equipe vinda de São Paulo tem todo o perfil necessário para garantir as melhores condições de reforma da Casa de Cultura Jorge Amado, importante ponto turístico da cidade. “Firmamos o compromisso de trazer o que há de melhor e mais moderno em termos de restauração. O acervo de Jorge Amado merece todo nosso respeito”. Através do convênio também será possível garantir a atualização do acervo e maior acessibilidade dos cidadãos e inúmeros turistas aos bens e serviços culturais. Ainda segundo Corso, dentro do prazo de 30 dias, a equipe enviará um novo projeto de concepção do espaço para ser avaliado. A expectativa é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre e também contemplem o prédio da Fundação Cultural.

Datafolha: Dilma empata com Serra

apontada pelas pesquisas Sensus e Vox Populi. A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até então numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%. O levantamento foi realizado na quinta e sexta-feira (20 e 21), com 2.660 entrevistas.


A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Marina Silva (PV) aparece com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%. Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais - de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%.

Quando o interesse do patrão está acima do interesse popular

Na noite de quarta-feira, a Rede Globo exibiu mais uma reportagem contrária à implantação do Porto Sul em Ilhéus, desta vez repercutindo a entrega de um documento em que ambientalistas pediram à ministra do meio ambiente que a obra não seja realizada.



A exemplo do que ocorreu na cobertura de um abraço à Lagoa Encantada, convescote entre empresários hoteleiros, milionários, artistas e ambientalistas, que rendeu reportagens no Fantástico e no Bom Dia Brasil; a matéria sobre o encontro com a ministra usou a Lagoa como uma espécie de “isca”, já que o local não sofrerá qualquer impacto com a implantação do empreendimento.

Veloso discute com Geddel projetos para a região

Em encontro com o pré-candidato ao governo do estado, Geddel Vieira Lima, o deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) discutiu a inclusão de projetos estruturantes para o sul da Bahia no plano de governo do pré-candidato. Veloso apresentou pleitos antigos da região, como a duplicação da BR 415, no trecho que liga Ilhéus a Itabuna, o asfaltamento da BR 251, conhecida como Pontal-Buerarema, a construção de uma nova ponte ligando a zona sul de Ilhéus ao Centro e a defesa e fortalecimento do aeroporto Jorge Amado. O deputado Geddel entendeu a necessidade destas obras e se comprometeu a lutar para realizá-las prioritariamente, caso seja eleito governador.



O deputado Veloso enfatizou que estas solicitações são sempre recorrentes em vésperas de eleição e que os candidatos assumem o compromisso público apenas como forma de arregimentar votos. “A comunidade regional não será mais enganada porque os outros candidatos já tiveram oportunidade de fazer e não fizeram, então o povo não permitirá a renovação das ilusões. A nossa aposta será num nome novo que já demonstrou capacidade de gestão com eficiência e resultados e esta esperança se chama Geddel”, definiu Veloso.



O parlamentar destacou a situação de precariedade da rodovia Pontal-Buerarema. “A falta de estrutura desta estrada limita o crescimento da zona rural de Ilhéus e Buerarema, pois os pequenos produtores estão passando por dificuldades por não terem condições de escoar suas produções”. Veloso ressaltou também que o processo de crescimento de Ilhéus e Itabuna em direção a BR 415, que vem recebendo grandes empreendimentos, está estrangulando a rodovia, “deixando-a muito perigosa e, por vezes, congestionada”. A chegada do IFET na região foi comemorada pelo deputado, que pediu que o pré-candidato ao governo apóie a instituição a fim de que ela seja o embrião de uma universidade federal para o sul da Bahia. Para a audiência o deputado Veloso levou o prefeito de Itabela, Osvaldo Caribé, que apresentou os pleitos do extremo-sul baiano.



Conflito Indigena



Outro tema abordado durante o encontro com o pré-candidato Geddel foi a polêmica demarcação de terras proposta pela Funai para a tribo Tupinambá numa área de 47 mil hectares, que envolve os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, Veloso pediu apoio a Geddel para que interceda nas negociações a fim de que os pequenos produtores rurais da região não sejam prejudicados pela demarcação. Os índios da região iniciaram uma série de ataques contra os moradores da área em disputa, gerando invasões, destruições de plantações, imóveis, animais e até homicídios, o que levou dois indígenas a serem presos pela Polícia Federal.



A demarcação foi tema também de uma audiência com o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto, onde participaram o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Luiz Uaquim e o secretário de governo do município de Ilhéus Alcides Kruschewsky. O deputado Veloso avaliou o encontro como positivo e destacou a receptividade do ministro as argumentações levantadas pelos participantes. “Queremos um fim pacífico para a questão e a manutenção do Estado Democrático de Direito, com respeito a propriedade e a integridade física das pessoas”.

Vacina contra H1N1 pode influenciar exame que detecta vírus HIV

Uma nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada nesta sexta-feira (21), informa sobre a possibilidade de a vacina contra a gripe A (H1N1) influenciar testes que detectam o vírus HIV. A vacina pode atestar resultados falso-positivos entre pessoas que foram imunizadas.



Porém, por conta da forma acelerada de produção industrial da vacina contra o vírus H1N1, não há no momento dados disponíveis sobre todos os efeitos colaterais. Segundo o Terra, a nota diz que foi observado que os resultados indicaram a presença do vírus da aids em pessoas que tomaram a vacina, quando, na verdade, não há.



O problema acontece porque, de acordo com o Ministério da Saúde, ao tomar a vacina, o corpo começa a produzir anticorpos Imunoglobina M (IgM), primeira defesa do organismo contra infecções. A presença desses anticorpos produziria resultados falso-positivos nos exames.

Negado habeas corpus de acusado de envolvimento no "pega da morte"

Foi negado o pedido de Habeas Corpus ao foragido Thadeu Silva de Oliveira, acusado de de atropelar e matar os estudantes Regiane Vitório e José Fernando Bispo, em 14 de março deste ano, em Ilhéus. A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o advogado de Thadeu, Djalma Eutímio de Carvalho não há Fundamentação para o decreto de prisão preventiva do comerciário, Porém o ministro do STF, Dias Toffoli, entende que a defesa errou ao recorrer ao Supremo sem que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgasse o mérito do pedido.



Thadeu e o amigo Adriano Barreto participam de um “pega” no bairro Pontal, que resultou na morte dos estudantes Regiane Vitório e José Fernando Bispo. Outras três pessoas ficaram feridas no mesmo acidente. Thadeu está foragido. Adriano Barreto, está preso no Ariston Cardoso, em Ilhéus.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .