quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Oposição denuncia pesquisas realizadas pelo Vox Populi

Quatro deputados estaduais do bloco de oposição (Bruno Reis, Elmar Nascimento, Sandro Régis e Carlos Geílson) acusaram o Instituto Vox Populi de manipular resultados de pesquisas em Camaçari para favorecer o candidato do PT à prefeitura, Ademar Delgado. Em seu discurso, Bruno Reis comparou o Vox Populi ao Instituto Proconsult, que divulgou dados irreais para prejudicar a candidatura de Leonel Brizola em 1982, no Rio. Ao final da disputa, Brizola ganhou as eleições.




Bruno Reis disse que o Vox Populi é um “instrumento do PT para confundir a opinião pública”. De acordo com o parlamentar, o CDL (Clube dos Dirigentes Lojistas) de Camaçari arrecada R$ 18 mil e pagou R$ 25 mil pela pesquisa. “Com certeza, quem está pagando a pesquisa fraudulenta é o prefeito Luiz Caetano”, disse Carlos Geilson. De acordo com Carlos Geilson, pessoas ligadas ao PT de Camaçari anteciparam que o candidato Ademar Delgado vai aparecer 10 pontos à frente de Maurício de Tude na pesquisa que será divulgada no próximo final desta semana. “Como os petistas podem saber dos resultados antecipadamente?”, questionou Carlos Geilson.



O deputado Elmar Nascimento ressaltou que o PT sempre contrata o Vox Populi para realizar suas pesquisas. “Isso é marmelada, é enganação pura”, afirmou.



Polícia mata cinco suspeitos de envolvimento em morte de PM candidato a vereador

Cinco suspeitos foram mortos e dois foram presos por suspeita de envolvimento na morte de um policial militar candidato a vereador na cidade de Jequié, a 358 km de Salvador. O corpo do petista Jurandy Oliveira Santos, de 44 anos, foi encontrado nesta segunda-feira (27) no anel rodoviário do município um dia após ser sequestrado por um grupo de assaltantes que havia acabado de realizar um ação em um bar às margens da estrada do Rio Preto do Costa, na zona rural da cidade baiana.




De acordo com informações do comando do 19º Batalhão da Polícia Militar, além do suspeito morto em confronto com a polícia ainda na segunda-feira, outros quatro homens foram mortos ao longo desta terça-feira (28) depois que um dos suspeitos foi entregue à polícia pela própria mãe.



Lucas Matos de Almeida, 21 anos, foi preso no loteamento Vila Vitória após a denúncia da mãe e indicou onde estariam outros nove homens envolvidos na morte do candidato a vereador. Mais de 40 policiais militares do 19ª BPM, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM, iniciaram as buscas pelos suspeitos e prenderam Michel Xavier Paixão, cuja idade não foi informada. Ambos não ofereceram resistência.



Jabes garante instalação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Sul

A precária situação da saúde em Ilhéus foi um dos temas debatidos pelo próximo prefeito da cidade Jabes Ribeiro (PP) e o vice Cacá (PMDB) com líderes do Movimento Pontalense de Cidadania, na noite de terça-feira, 28, no Fredesko. O evento conduzido pelo ativista social José Henrique Abobreira contou também com as presenças do procurador federal Israel Nunes, arquiteto Fred Costacurta e dos candidatos a vereador da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jamil Ocké, Kareka, Maria Luiza Heine, Soraya Lisboa e Graça Mendonça (PP) e Ivo Evangelista (PRB).




A instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Sul é compromisso de Jabes com a população do Pontal e demais bairros daquela área da cidade. O futuro prefeito de Ilhéus ressaltou que sem o comprometimento da sociedade civil é difícil alcançar as transformações necessárias que a cidade necessita. Sobre as demandas apresentadas, Jabes enfatizou que a nova ponte Ilhéus-Pontal é extremamente fundamental para os bairros e localidades da zona sul.



Ayres Britto é o último a votar na primeira etapa do julgamento do mensalão

O julgamento do chamado mensalão - Ação Penal 470 - no Supremo Tribunal Federal (STF) será retomado hoje (30), a partir das 14h, com o voto do presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, último a votar nesta etapa. Dez ministros votaram na primeira fase, que se refere aos desvios de verba na Câmara dos Deputados e no Banco do Brasil. Após o voto de Ayres Britto, deve começar a segunda fase do julgamento que é relativa às denúncias sobre o núcleo financeiro do esquema.




Ontem (29), Ayres Britto disse que os ministros terão de definir as penas, no caso das condenações. Segundo ele, essa fase é obrigatória para todo o colegiado. O ministro Cezar Peluso, que se aposenta segunda-feira (3), adiantou seu voto com a definição de penas. Somando as penas, Peluso estipulou seis anos de prisão para o deputado deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, em regime semiaberto.



Em regime fechado, Peluso condenou a 16 anos de prisão o empresário Marcos Valério, a dez anos e oito meses Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, sócios dele, e a oito anos e quatro meses de prisão Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil. O ministro também aplicou penas de multa variadas a cada um dos réus.



Eleitores podem consultar doadores de candidatos pela internet na Bahia

Os eleitores podem acessar pela internet a lista de doadores e fornecedores contratados durante a campanha eleitoral de candidatos a prefeitos e vereadores em 2012. O serviço é disponibilizado no site da Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA).




A pesquisa pode ser feita por estado, município, partido, cargo, nome ou CPF do candidato, nome do doador e valor da receita. Até a última eleição, em 2010, os eleitores só podiam consultar os dados após o pleito.



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .