segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PREFEITO É ASSASSINADO NO MÉXICO

30 de Agosto de 2010Tamanho da letra A+ A-Assine o RSS




PREFEITO É ASSASSINADO NO MÉXICO



--------------------------------------------------------------------------------



09:09:59 Foto: G1





O prefeito do município mexicano de Hidalgo, Marco Antonio Leal García, no estado de Tamaulipas (nordeste), onde na terça-feira ocorreu o massacre de 72 imigrantes, foi assassinado neste domingo (30). Leal García, 49, foi morto a tiros quando se deslocava por uma estrada de Hidalgo procedente de seu rancho. O prefeito viajava com sua filha, de quatro anos, que ficou gravemente ferida. O presidente do México, Felipe Calderón, condenou em nota o ataque ao prefeito. “Este crime covarde e os condenáveis atos de violência, que estão ocorrendo recentemente neste estado, reforçam o comprometimento do governo mexicano a continuar lutando contra as gangues criminosas que seguem a intimidar as famílias de Tamaulipas”, dizia o comunicado. No dia 12 de agosto passado, o ex-prefeito de Hidalgo Cesareo Rocha Villanueva foi gravemente ferido em um atentado. Em 18 de março, a sede da prefeitura de Hidalgo sofreu um atentado com granadas que matou um policial. Informações do G1.

Acusado matar delegado Clayton Leão foge de delegacia

Na madrugada de ontem (29) cinco detentos fugiram da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) em Salvador, segundo informações do delegado Titular Daniel Menezes Pinheiro. Entre os foragidos está Rinaldo Valença de Lima, que matou a tiros o delegado de Camaçari, Clayton Leão, no dia 26 de maio deste ano, na estrada da Cascalheira, que liga o pedágio até o município.




Nenhum dos fugitivos foi recapturado. Os nomes dos outros – todos traficantes - não foram divulgados. Segundo o jornal Correio da Bahia , a polícia continua com as buscas.



Os detentos serraram grades e fugiram utilizando uma “tereza” , corda feita com lençóis.As informações são de que 82 presos estavam na delegacia, mas apenas os cinco fugiram. A fuga teria ocorrido por volta das 4 horas.

Prefeitura entra em acordo com barraqueiros para remover escombros e construir novas barracas

Mas a destruição das águas não é uma exclusividade belmontense. O mar vem destruindo a praia em vários pontos do Brasil, só no Extremo Sul da Bahia vários municípios como Porto Seguro, Mucurí, Alcobaça e Prado foram atingidos.




Em Belmonte alguns atribuem o avanço do mar no litoral belmontense ao porto da empresa Veracel Celulose localizado a 18 Km da cidade e a barragem construída no Rio Jequitinhonha nas proximidades de Itapebí que diminuiu consideravelmente o volume de água deixando o rio quase seco, mas um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Marés e Processos Temporais Oceânicos (MAPTOLAB), Instituto Oceanográfico (IO) e Universidade de São Paulo (USP), revela que o mar na costa brasileira está avançando 40 centímetros por século ou 40 milímetros por ano, não tendo nada haver com as edificações citadas.



A pesquisa se baseou em dados coletados em diversos portos ao longo do litoral do Brasil desde 1980. Os estudiosos levaram em conta as médias de variações diárias, sazonais e anuais do nível do mar, o que permitem uma melhor avaliação local de longo prazo.



Para tanto, foram distribuídas estações permanentes de medição ao longo de toda a costa com a participação de diferentes instituições. O Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), a Diretoria e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outras instituições, estão participando das pesquisas.



Segundo os pesquisadores, diversos itens podem influenciar na alteração do nível do mar, entre eles, o volume de água doce presente no oceano em decorrência do degelo polar, a variação de salinidade da água, a alteração de temperaturas em conseqüência do aquecimento global, fenômenos atmosféricos e oceânicos, como a influência dos ventos e das marés, além do posicionamento das órbitas dos planetas.



O pesquisador Afrânio Rubens de Mesquita, do Maptolab, explica que esse número é preocupante e que o mar poderá ameaçar toda costa brasileira no futuro. Um estudo em caráter global seria essencial para compreender melhor o problema, mas são muitas as dificuldades e poucos recursos financeiros.

barraqueiros e proprietários de sítios no litoral Belmontense. Várias propriedades praticamente sumiram do mapa, e agora as ruínas das barracas que ainda funcionavam tiveram que ser abandonadas por causa do auto-risco de desabamento. Para amenizar os prejuízos já incalculáveis os telhados foram removidos assim como portas, janelas e tudo mais que se pôde retirar.




A destruição, e agora desativação das ruínas das barracas, trouxeram prejuízos ainda não contabilizados para o turismo do município com a diminuição das opções de lazer oferecidas para os turistas que visitam a cidade e conseqüentemente a praia. Profissionais como cozinheiros e garçons também foram prejudicados com seus postos de trabalho destruídos.



“Uma vida de trabalho e muito investimento, destruídos em algumas horas” lamenta um proprietário de barraca.



Segundo informações, a Prefeitura de Belmonte, vendo a gravidade da situação, assinou um acordo com os barraqueiros para a demolição e retirada dos escombros da praia e construção de novas barracas. As novas edificações serão de madeira e afastada da água e estarão localizadas no lado esquerdo e direito do Guaiamum gigante, um dos principais pontos turísticos da cidade. O inicio e conclusão das obras está previsto para setembro.



Essa ação da Prefeitura Municipal é fruto de uma antiga cobrança dos moradores, dos profissionais que dependem da praia para viver, dos turistas e dos empresários que clamam ajuda do poder público para poder continuar com suas atividades. Apesar das diversas cobranças citadas, a Praia do Mar Moreno ficou literalmente abandonada durante um bom tempo e as festas que acontecem à beira do mar como o réveillon e o carnaval ficaram sem estrutura, contando apenas com carrinhos de vendedores ambulantes comercializando bebidas dentro da folia. Tal fato foi, durante esses eventos, a principal reclamação dos diversos turistas que freqüentam

Banco do Nordeste inaugura posto de atendimento em Belmonte.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte, o Banco do Nordeste do Brasil, inaugura um posto de atendimento, com a prestação de serviços voltada para a área agrícola, destacando os financiamentos para o PRONAF-Programa Nacional de Agricultura Familiar, beneficiando também os micro e mini produtores rurais. Na área comercial serão também atendidos os micro-empresários e empresas de pequeno porte, as associações produtivas, bem como empréstimos individuais, para profissionais de diversas áreas através do crédito-amigo.




O evento que contou com a presença do prefeito Iêdo José Menezes Elias, dos representantes do BNB Sras Idalina Gaspar e Ludmila Patrícia, do Gerente do Banco do Brasil Sr, Helenilton Alves França, da Presidente da Câmara de Vereadores Sra. Alice Maria Magnavita Elias, Secretários Municipais, Vereadores e representantes de entidades sociais local, teve seu inicio marcado para as 11.00hs no anexo ao prédio da prefeitura, onde se localizará o posto.



Abertura aconteceu no horário previsto, tendo como mestre de cerimônia o Secretário de Administração Sr. Anildo Lima que fez o convite às autoridade presentes para compor a mesa,



cabendo as palavras iniciais à Sra. Ludmila que antecipando os agradecimentos ao prefeito pelo apoio e parceria, proferiu em ligeiras palavras a finalidade do Posto de Atendimento, enfatizando o micro-crédito para as classes menos privilegiadas, citando as marisqueiras, os carpinteiros e outros profissionais tanto da área urbana como rural. Apresentou a Sra. Carla como atendente do posto, nos dias úteis das 8.00 às 14.00, convidando a Sra Idalina, Diretora do Crédito Rural para expor sobre as especificidades dos créditos a serem disponibilizados. Fechando o circuito dos discursos, o prefeito Iêdo Elias, disse estar sensibilizado com a presença de mais um agente de crédito no município e principalmente o BNB com uma linha que atenderá indiscriminadamente a todos, com destaque para os que mais precisam, citando inclusive uma das modalidades onde os juros serão pactuados à taxa de 0,5% a.a. e com a alternativa do mutuário ser beneficiado com a redução de 25% do valor da dívida, se paga no vencimento. Frisou não este um momento político, mas sim um momento para a política de extensão do crédito, cabendo aos interessados buscarem as informações necessárias, realizarem seus negócios com uma visão voltada para o sucesso nos seus empreendimentos.



Terminado o discurso, foi feita a entrega simbólica do posto com o corte da fita pelo Prefeito e pelo Secretário de Agricultura como articulador da implantação.

Servidores do judiciário paralisam as atividades hoje na Bahia

Os servidores do Judiciário Federal, após reunião em assembleia geral, decidiram paralisar as atividades na segunda-feira (30) por 24 horas. Os trabalhadores são do TRE, TRT e Justiças Federal e Militar.




A mobilização faz parte do Dia Nacional de Lutas e tem como objetivo forçar o Ministério do Planejamento (MPOG) a enviar o orçamento do PCS para o Congresso Nacional.



A categoria vai fazer piquetes e se concentrar no TRT Comércio pela manhã e, às 13h, segue para o TRE. O sindicato vai disponibilizar ônibus para o transporte dos servidores.

Mulher é presa com 55 pedras de crack na vagina

Uma traficante foi presa neste domingo (29) na cidade de Feira de Santana com 55 pedras de crack e duas trouxas de cocaína em um saco plástico dentro da vagina. Joceny dos Santos Pessoa, de 43 anos, foi presa em flagrante. Ela escondeu a droga na genitália após perceber a aproximação da polícia.




A traficante começou a ser investigada após denúncias anônimas e, segundo o titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, Alexandre Narita, a mulher costumava comercializar drogas em sua casa.

Para a maioria eleitores, Wagner é o candidato de Lula

O candidato a governador que é apoiado pelo presidente Lula é Jaques Wagner, para 67% dos entrevistados pela pesquisa A TARDE/Vox Populi. Para 26% dos eleitores, ainda não está claro quem seria este candidato, enquanto o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), aliado do governo federal, é apontado por 7% dos baianos como candidato do presidente.




A certeza do voto de 36% dos eleitores para o candidato apoiado pelo presidente da República para o governo do Estado leva os dois adversários na disputa pelo governo à exposição de imagens, gestos ou palavras do presidente capazes de favorecê-los na disputa.

Veja mais...
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .