sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DOIDINHO PARA ADERIR, QUER COLOCAR A FACA NO PESCOÇO.

presidente estadual do PSC, Eliel Santana, revelou ao Bahia Notícias que o partido foi convidado a integrar o governo de Jaques Wagner e discutirá a proposta na próxima semana. O encontro deve acontecer na próxima segunda-feira (6) e, ao que tudo indica, o martelo deve ser batido para efetivar a aliança. “A tendência é a de que a decisão seja favorável, mas antes é necessário haver a formalização do convite, para que o partido discuta de que forma poderá estar presente na administração para colaborar com nossas propostas”, afirmou Santana. Por enquanto, de acordo com o dirigente, não houve conversas sobre a ocupação de secretarias ou órgãos públicos. “Não discutimos ainda essa hipótese. Vamos ver quais são as demandas do partido para depois, na conversa com o governo, a gente apresentar”, disse. A legenda elegeu cinco deputados estaduais para a próxima legislatura na Assembleia, o que seria importante para a governabilidade da próxima gestão petista.




(Evilásio Júnior)

60 casos de dengue hemorrágica em Ilhéus












De janeiro a 27 de novembro de 2010, 1.561 casos de dengue já foram notificados em Ilhéus. Já da dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, foram notificados 60 casos. Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho Ampliado da Dengue da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), Elisabete França, este ano, a Bahia registrou 53 mil casos de dengue, com 34 óbitos, sendo um deles em Ilhéus, no bairro do Malhado.





Já em relação aos bairros, os que apresentam maior número de casos neste período são o Teotônio Vilela e o Malhado, com 408 e 227 casos respectivamente. Na sequência, aparecem os bairros Nossa Senhora da Vitória, 114 casos; Conquista, 108; Princesa Isabel, com 94; Nelson Costa, com 71; e a Barra, com 56 casos.





Ainda conforme informações divulgadas no seminário, outro índice preocupante é o número de pendências, ou seja, de casas que se encontram fechadas ou que os moradores não permitiram a entrada dos agentes. Em Ilhéus, o número de imóveis nesta situação é de 56 mil. Assim, a equipe técnica presente nas atividades salientou a importância da participação popular no combate e prevenção da dengue, uma vez que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências.

Marão dividirá com Augusto o PSDB de Ilhéus














O vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, não mais reinará sozinho no comando do diretório municipal do PSDB. Terá que dividir o controle do partido em Ilhéus com o deputado estadual eleito Augusto Castro, de Itabuna. A principio foi ventilada a informação de que Mário Alexandre teria perdido totalmente o controle do partido na cidade e que ficaria à cargo do itabunense indicar os novos membros do diretório. Marão teria então partido às pressas para Salvador para conversar com o deputado federal eleito e comandante estadual do PSDB, Antônio Imbasahy.





Mário Alexandre, no entanto, nega que tenha perdido o controle do PSDB na cidade, mas não descarta a informação de que Augusto Castro terá influência e participação nas discussões. Ele disse que continua no comando do Diretório e Executiva do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no município e que em nenhum momento esteve ameaçado de perder o controle dos “tucanos”, em Ilhéus, para o deputado estadual eleito Augusto Castro, conforme foi noticiado.





Mas o vice-prefeito ilheense deixou vazar que Augusto Castro vai interferir sim no PSDB ilheense. “Augusto é um deputado do partido com base política no Sul da Bahia, então é natural que ele tenha uma participação no diretório ilheense. O partido é democrático e o deputado vem nos apoiar no crescimento da legenda”, garante Mário Alexandre.

O vice-prefeito disse, ainda, que conversou longamente com o presidente do PSDB baiano e deputado federal eleito, Antônio Imbassahy, que confirmou estar satisfeito com os “tucanos” ilheenses e prometeu ajudar na ampliação das bases partidárias

Homem acusado de matar o pai é preso

Trabalhadores rurais de Itabuna encontraram Gilmar Rodrigues Pereira, de 31 anos, acusado de matar o próprio pai no último dia 12 de outubro, na Rua do Cajueiro, bairro Nova Ferradas. A vítima identificada como o aposentado Gercino Francisco Pereira, de 53 anos, foi assassinado a golpes de faca e a pedradas.




O preso foi levado pela Polícia Militar para o Hospital de Base por conta dos ferimentos feitos pelos populares. Na unidade hospitalar, o procurado pela justiça concedeu uma entrevista. Quando questionado sobre os motivos de uma suposta ameaça feita por ele a própria mãe, Gilmar nega as acusações, “Minha mãe está viva? Todo mundo disse que minha família estava morta”, esquiva-se.



No dia do homicídio, o assassino que é usuário de drogas estaria "alucinado", porém ele nega ser dependente químico. Um vizinho da vítima informou que o acusado já vinha ameaçando o pai de morte.
Peritos e policiais realizaram o levantamento cadavérico e levaram o corpo do aposentado para o Departamento de Polícia de Técnica (DPT). Conforme a mãe do acusado, Maria Rodrigues, o assassino ainda ameaça acabar com o restante da família. Segundo ela, o motivo das ameaças é porque Gilmar quer ficar com uma casa na Rua do Cajueiro, local onde aconteceu o crime.FONTE:RADARNOTICIAS

Economia local é aquecida pela temporada de navios 2010/2011

Durante esta quarta-feira (1º), quando o transatlântico Aidacara ancorou no porto de Ilhéus, cerca de 1.500 turistas tiveram a oportunidade de conhecer as praias, o centro histórico e as fazendas de cacau do município.


Lojas, restaurantes e cabanas de praia, além de inúmeros prestadores de serviços, começaram a ser beneficiados esta semana com o reinício da temporada de paradas de navios 2010/2011. Durante esta quarta-feira (1º), quando o transatlântico Aidacara ancorou no porto de Ilhéus, cerca de 1.500 turistas tiveram a oportunidade de conhecer as praias, o centro histórico e as fazendas de cacau do município. Os cruzeiristas que viajam no Aidacara, na sua maioria de origem alemã, contaram com novo receptivo organizado pela secretaria municipal de Turismo, esforço que inclui um estande maior do que o utilizado nos anos anteriores e a participação de guia de atendimento, fluente em quatro idiomas, para fornecer as primeiras informações sobre a história e as principais atrações de Ilhéus.







Segundo informações da Secretaria de Turismo, durante cada parada que normalmente vai das 8 às 17 horas, o turista que chega a Ilhéus por meio dos cruzeiros marítimos gasta, em média, US$ 50.00. “A maior parte desse valor é utilizada com transporte, alimentação e compra de souvenires”, garante o chefe de Serviços Turísticos da Secretaria, Maurício Torres. Até 14 de abril do próximo ano, quando o próprio Aidacara estiver fazendo sua terceira e última visita ao município, serão totalizadas 41 paradas, incluindo algumas duplas, que,exemplo dos anos anteriores, contribuirão mais uma vez para o aquecimento da economia local.








Durante o atual receptivo, além da tradicional participação de ‘baianas’, ‘nacibs’ e ‘gabrielas’, bem como da apresentação diária de blocos afro e grupos de capoeira, os cruzeiristas contam com outra inovação: a utilização de tarifário que é distribuído ao lado do folder promocional de Ilhéus, preparado para esta temporada. “Com esse instrumento, todos os cruzeiristas terão a noção de quanto custa cada serviço. Assim, eles saberão, por exemplo, quanto vão gastar em cada deslocamento realizado dentro da cidade”, explica o secretário Paulo Moreira.







O secretário ressaltou que “outro aspecto positivo é de que pela primeira vez na história das paradas de navios em Ilhéus, proprietários de vans, taxis e locadoras de veículos estão contando com o suporte de estandes próprios (boxes). Isso sem falar na utilização de uma estrutura mínima, que abrange o fornecimento de água, alimentação e outros itens necessários”. Ele acrescentou que nos dias de navios no porto, haverá um preposto da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito para disciplinar o acesso aos táxis, vans e locadoras, tornando o processo muito mais ágil e organizado.

Lula em Ilhéus no dia 08

De acordo com a assessoria do governo federal, o horário de chegada do presidente será definido até o final da tarde desta quinta.

Agora é oficial: o presidente Lula vem ao sul da Bahia na próxima quarta-feira, 8, para solenidade de início das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), trecho Ilhéus-Caetité. De acordo com a assessoria do governo federal, o horário de chegada do presidente será definido até o final da tarde desta quinta.





Acompanhado de comitiva integrada pelo governador reeleito Jaques Wagner, o presidente dá a partida a uma das maiores obras de infraestrutura da história baiana. São previstos investimentos de R$ 4 bilhões, tocados pela estatal Valec Engenharia e executados por empresas vencedoras dos primeiros lotes da licitação da Fiol.



A licença ambiental para o primeiro trecho da obra foi concedida na última terça (30). A ferrovia terá extensão total de 1,5 mil quilômetros e integrará as regiões norte e centro-oeste brasileiras com o sul da Bahia, exportando desde grãos a minérios, como o ferro que será extraído pela Bamin no município de Caetité, no sudoeste baiano.





Também na próxima quarta deverá ser inaugurada a primeira fábrica de chocolate sul-baiana nos moldes do PAC do Cacau. A unidade está localizada no município de Ibicaraí, a 70 quilômetros de Ilhéus. A fábrica tem investimentos da prefeitura local e do governo baiano. A inauguração não contará com a presença de Lula, mas do governador Jaques  Wagner e do
prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana
FONTE:AGUILHOTINA

Justiça considera fator previdenciário inconstitucional

Decisão manda INSS recalcular renda mensal inicial do benefício sem o item


O fator previdenciário foi considerado inconstitucional pelo juiz federal Marcus Orione Gonçalves Correia, da 1ª Vara Federal Previdenciária em São Paulo. A decisão ocorreu em ação movida por um segurado contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).



Na decisão, Correia afirma que o fator previdenciário, além de ser complexo e de difícil compreensão para o segurado, é inconstitucional por introduzir elementos de cálculo que influem no próprio direito ao benefício. O juiz entende que o requisito para a obtenção do benefício - que continuaria a ser apenas o tempo de contribuição - é diferente do cálculo do seu valor inicial, em que não se poderia levar em conta fatores como a expectativa de vida.



"Somente é possível se obter o benefício a partir da utilização dos elementos indispensáveis para o cálculo da renda mensal inicial. Assim, utilizando-se para a obtenção desta de elementos não permitidos pela Constituição, obviamente que o próprio direito ao benefício em si se encontra violado", argumentou.



A decisão determinou que o INSS promova o recálculo da renda mensal inicial do benefício do segurado sem levar em conta o fator. O fator previdenciário é um cálculo que leva em conta a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do segurado ao se aposentar.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .