terça-feira, 29 de maio de 2012

O impasse continua

A deputada estadual Ângela Sousa continua articulando e habilitando sua candidatura ao palácio Paranaguá.




Ontem, como foi noticiado em primeira mão pelo Blog Agravo, a parlamentar almoçou com a pré-candidata a prefeita Carmelita Ângela (PT). Durante a noite houve outra reunião, dessa vez com o PRB de Dr. Ruy Carvalho e o PSB de Alcides Kruschewsky, que tentam aglutinar forças em prol do nome de Dr. Ruy, como cabeça de chapa.



Segundo informações, a deputada continua esperando o posicionamento do pré-candidato do PMDB, Cacá Colchões, que deve acontecer no próximo dia 5 de junho. Conforme noticiamos com exclusividade, as conversas entre Ângela e Cacá estão bem adiantadas, faltando decidir quem será o vice de quem.



Articuladores políticos

É perceptível que o PP de Jabes Ribeiro e o PT de Carmelita Ângela, levam vantagem sobre outros pré-candidatos quando o assunto é articulação e estratégia política. O PP tem Isaac Albagli e o PT, Ednei Mendonça.




Já tive oportunidade de conversar política com essas duas figuras, e é impressionante a visão política feita por eles, demonstrando que estão muito além de outros articuladores. Cada um defendendo o seu lado, mas a inteligência política com certeza vai abrilhantar a eleição deste ano. Vamos ver o que eles vão aprontar durante esse período de articulações e convenções municipais.



Justiça determina que governo pague salários cortados dos professores da rede estadual

Em uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira (29), os professores da rede estadual decidiram pela continuidade da greve, que já dura 49 dias. De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Professores Estaduais, Nidaldino Felix, a categoria ainda conseguiu uma liminar da Justiça que determina o pagamento imediato dos salários do mês de abril e maio. O governo do Estado terá 10 dias para recorrer da decisão.




Está marcada para esta quinta-feira (31) uma caminhada dos professores da rede estadual do bairro da Ondina até o Farol da Barra. Ainda de acordo com Nidaldino Felix, a categoria deve receber no aeroporto de Salvador o governador Jaques Wagner, neste domingo (3).



Outra assembleia para discutir os rumos do movimento está marcada para a próxima terça-feira (5), em frente à Secretaria da Educação.



49 dias de greve



A categoria exige que o governo pague aos professores da rede estadual o reajuste de 22,22% previsto em acordo assinado ano passado. Entretanto, o Executivo concedeu o aumento sugerido apenas para um quadro especial – que reúne os professores do chamado magistério. Os demais recebem 6,5%, igual a todos os servidores do estado.



Mais de 1 milhão de estudantes estão sem aula em toda a Bahia, e a Secretaria de Educação estima que as escolas da rede estadual estão funcionando normalmente em 230 municípios baianos.



exigir-cheque-caucao-para-atendimento-medico-de-urgencia-agora-e-crime

O Diário Oficial da União publica hoje (29) a lei que torna crime a exigência de cheque caução para atendimento médico de urgência. A lei, de autoria dos ministérios da Saúde e da Justiça, altera o Código Penal de 1940 e tipifica a exigência como crime de omissão de socorro.




Atualmente, a prática de exigir cheque caução já é enquadrada como omissão de socorro ou negligência, mas não existia uma referência expressa sobre o não atendimento emergencial.



O Código Penal passa a vigorar nos termos do Artigo 135-A acrescido ao Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, que estipula pena de detenção de três meses a um ano e multa para os responsáveis pela prática de exigir cheque caução, nota promissória ou qualquer garantia, inclusive o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial. A pena pode ser aumentada até o dobro, se da negativa de atendimento resultar lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resultar morte





Nova doença ataca plantação de Graviola no Vale do Rio de Contas

Pesquisadores da Ceplac relataram, pela primeira vez no dia 16 de abril, a presença de um fungo – Fusarium sp –, que está atacando o plantio comercial de graviola da Região do Vale do Rio das Contas. Trata-se do primeiro registro de ocorrência em plantios comerciais da graviola, e foi localizado na Fazenda Liberal, município de Ipiaú. De acordo com os pesquisadores Gilberto Fraife e José Basilio Vieira Leite, as perdas na produção alcançaram percentuais em torno de 80%.




O fungo causa um superbrotamento de flores, que progressivamente secam e morrem. A partir do material infectado (almofadas florais e flores), que foi levado para a Clínica Fitopatológica do Centro de Pesquisas do Cacau, foi realizada a identificação e isolamento como Fusarium sp pelo fitopatologista Marival Lopes.



“Esse fungo é encontrado em todo o mundo, sob variadas condições ecológicas, daí ser chamado de cosmopolita, compreendendo uma grande quantidade de espécies que são conhecidas por causar doenças em culturas de importância agronômica”, afirma Gilberto Fraife.



Como age





 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .