quinta-feira, 9 de maio de 2013

Senado aprova criação de Universidade Federal do sul da Bahia

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (8) a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Agora, o projeto irá para a sanção da presidente Dilma Rousseff. A previsão é que o funcionamento seja iniciado em 2014 e que, até 2020, as obras sejam concluídas.
O relator disse que o projeto foi votado ontem graças a mobilização de parlamentares baianos, os senadores Lídice da Mata e João Durval e o deputado Geraldo Simões. Segundo relatado no projeto, a proposta é que a instituição atenda, em primeiro momento, a mais de 11 mil alunos.
O projeto de lei tramitou na Câmara como PL 2207/2011 e, no Senado, como PLC 12/2013.
A ideia é que a universidade trabalhe com o Bacharelado Interdisciplinar (BI), modelo em que o estudante escolhe entre quatro áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia. O BI tem duração de três anos e, após conclusão, o aluno poderá fazer a escolha de se graduar em algum curso específico. O projeto prevê que os alunos façam os cursos por meio de colégios universitários, que deverão ser instalados nos municípios.

share

baTE-BOCA NA CÂMARA DE ILHÉUS

Dr. Jó e Roland
Dr. Jó e Roland

Segundo o blog Ilhéus 24h, o presidente da câmara de vereadores de Ilhéus, Dr. Jó (PCdoB) e o vereador Roland Lavigne, se desentenderam na sessão de ontem (terça, 07).

Roland teria chamado Jó de “submisso”, em uma crítica à postura do presidente perante o executivo. Sentido-se ofendido, Jó pediu, em alto e bom som, respeito ao colega. O bate-boca foi interrompido com uma intervenção do vereador Cosme Araújo (PMN).


700 CASOS DE DENGUE EM ILHÉUS

dengue alvo

 

 

Desde o primeiro dia do ano até hoje foram registrados 700 casos de dengue em Ilhéus. É o que revela dados da Secretaria Estadual de Saúde.

No sul da Bahia, a situação é mais preocupante é de Una, que já fez 695 notificações. Durante todo o ano passado, o município informou 86 casos da doença.

No estado, os municípios com a maior quantidade de casos de dengue são Brumado, Feira de Santana, Guanambi, Jequié, Teixeira de Freitas. Cada município destes fez mais de 2 mil notificações. Na Bahia foram registrados 47.148 casos suspeitos de dengue.  Informações do A Região.


TAXISTAS DEVEM USAR UNIFORME

Na edição de ontem (quarta, 09) do programa O Tabuleiro – Conquista FM – o  diretor do Sindicato dos Taxista de Ilhéus, Pinheiro, informou a existência de um padrão para a uniformização dos taxistas, que devem usar calça preta ou azul; sapato ou tênis e camisa amarela.

O veículo também deve conter faixa lateral e  acrílico aceso, mesmo quando o veiculo não estiver com passageiros.

Segundo Pinheiro, essas são medidas utilizadas para o controle e fiscalização da Sutran (Superintendência de Trânsito), e estão presentes na lei 063-2010. Em caso de desobediência, haverá a punição dos trabalhadores, que serão considerados  clandestinos.


CAÇAMBEIRO QUE AMEAÇOU ISAAC ALBAGLI É IRMÃO DE JAILSON NASCIMENTO

Isaac Albagli e Jailson Nascimento.
Isaac Albagli e Jailson Nascimento.

O secretário de desenvolvimento urbano de Ilhéus, Isaac Albagli, confirmou a este blog a tentativa de agressão sofrida na manhã de ontem, por um motorista de caçamba, em frente ao Ministério Público Estadual (veja aqui).

Segundo Isaac, o caçambeiro é irmão do secretário de relações institucionais, Jailson Nascimento, seu colega de secretariado.

Ele negou que tenha sido ameaçado de morte, mas, admitiu a tentativa de agressão física e que foi xingado.

Isaac confirmou que os caçambeiros estão com faturas pendentes, entretanto, os pagamentos não saem de sua secretaria.

Ao perguntarmos o nome do culpado, o secretário disse que a responsabilidade é de um conjunto, mas, os motoristas também erraram quando não apresentaram todos os documentos necessários para a formalização dos contratos e liberação dos pagamentos. “Nós temos recursos em caixa para pagar”, garantiu.

Isaac fez questão de ressaltar a solidariedade de Jailson Nascimento. “Assim que soube, ele entrou em contato com o irmão e o repreendeu duramente. Jailson não concordou com a atitude e envolveu outros membros da família para apaziguar a situação”.

Moradores do distrito de Banco Central denunciam falta de merenda, transporte escolar e professores

Banco Central, é mais um distrito que  sofre com descaso do governo
Em contato com nossa redação, um morador do Banco Central denunciou a falta de compromisso do governo municipal e da secretaria de Educação, com os moradores locais. Segundo ele, falta merenda escolar, transporte escolar e professores nas salas de aula. O resultado para tudo isso é que as crianças estão sem aula desde o inicio de abril.
O morador também denuncia que o governo jabista não fornece vale- transporte para os professores que residem na sede do município, e que a diretora da escola passa mais tempo em Ilhéus, do que na escola do distrito.
No Fundamental II, na escola do distrito, só está havendo aula de matemática, dada por um professor para quatro turmas.
“Como estamos distantes do centro da cidade a coisa fica mais difícil ainda. Se a coisa ta feia por ai, imagine aqui!”, salientou o morador ao Blog Agravo.
O espaço está aberto para que a secretaria de Educação do município se manifeste.

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .