quinta-feira, 27 de maio de 2010

Delegado de Camaçari é assassinado em emboscada

O delegado titular da 18ª Delegacia, em Camaçari, Cleiton Leão, foi morto em uma emboscada na manhã de hoje (26), na estrada da Cascalheira, que liga o pedágio até o município de Camaçari.



De acordo com informações da polícia, Leão estava com a esposa e dava uma entrevista ao vivo para uma rádio local, quando bandidos passaram em um veículo e dispararam rajadas de metralhadora contra o delegado. Nenhuma outra pessoa ficou ferida. Agentes da delegacia estão no local para buscar pistas dos bandidos.

UESC "escorrega" e erra o nome de Jorge Amado

Termina hoje (26) o 46º. Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - Abruem, promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC no Hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus. No evento está sendo distribuído aos convidados de todo o país uma revista que informa todos os projetos desenvolvidos na UESC e apresenta Ilhéus e Itabuna, porém com um erro que fere a história ilheense.





A redação do programa Coluna de turismo, Conquista FM 105,9 , foi até o evento e observou que no texto que fala da Terra da Gabriela, diz que a região sul da Bahia ficou imortalizada pelo escritor Jorge Medauar , e não Jorge Amado. Será que Jorge Medauar é um novo escritor que nem nós moradores da cidade conhecemos? O erro do sobrenome ilheense mais ilustre faz com que os convidados não associem Ilhéus ao escritor conhecido mundialmente. A instituição parece não se importar muito em promover a nossa região, já que um informativo como este foi feito com antecedência e teve tempo para ser revisado.

os Freitas diz que está perdendo o “tesão”

O secretário de Serviços Públicos e de Transporte e Transito, Carlos Freitas, anda se queixando de falta de proteção por parte da prefeitura municipal. “Tem gente no governo que acha graça quando a imprensa bate em mim. Ninguém me defende”, declarou Carlos na manhã de hoje (26) no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9 . O secretário disse que está esmorecendo e perdendo o “tesão” por dificuldades e falta de apoio que encontra na administração municipal.





Ainda no O Tabuleiro, o secretário contou que dará apoio a candidatura de Geddel Vieira Lima para as eleições para governador, mesmo sabendo que o gestor municipal Newton Lima caminhará com Wagner (PT). “Isso é um problema de consciência do prefeito”, disparou Freitas que afirmou que apoiará os deputados da cidade.Clique aqui e ouça na íntegra a entrevista com Carlos Freitas

Geddel e Souto lucram com morte de delegado

Os pré-candidatos ao Governo do Estado Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM) não demoraram para tentar capitalizar politicamente com a morte do delegado Cleyton Leão, de Camaçari, na manhã desta quarta-feira (26). Ambos acusam a gestão Wagner de permitir que a violência crescesse na Bahia a ponto de nem mesmo um delegado de polícia ser poupado, fato que cai como uma luva em época de acirrada campanha para a sucessão estadual.



O democrata afirma que “é preciso priorizar a questão e o governador precisa tomar para si a responsabilidade de buscar soluções para acabar com essa tragédia diária que sofre atualmente o povo baiano”, ao passo em que também contabiliza mais de 14 mil assassinatos em três anos e meio de governo. Já Geddel atesta que a insegurança na Bahia está descontrolada e que o estado está completamente desprotegido.



O peemedebista disse ainda que não acredita que a culpa de toda essa violência seja do crack, como a campanha publicitária institucional “quer que a população acredite”.

M pode ter assassinado delegado

Informações divulgadas pelo programa Se Liga Bocão, apresentado por Zé Eduardo na TV Itapoan, apontam que um policial militar teria sido o autor dos três tiros que mataram o delegado Clayton Leão, 33, nesta manhã, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.



O autor dos disparos, segundo o programa televisivo, seria sargento da PM e está sob investigação por seu envolvimento com o tráfico de drogas. Emissoras de televisão e rádio reproduzem, a todo momento, áudio com os momentos de horror vividos na estrada da Cascalheira, em Camaçari, nesta manhã.



Clayton Leão foi assassinado enquanto concedia entrevista à Líder FM, de Camaçari. Quatro homens fecharam o carro do delegado, que encontrava-se estacionado, e efetuaram os disparos. Os marginais estavam num carro branco, de placas vermelhas.



O delegado começava a falar das investigações do “Caso Glauber”, quando percebeu a aproximação e ficou sob a mira de uma arma. Antes dos disparos fatais, ele ainda pediu clemência: “peraí, peraí”. Clayton estava acompanhado da esposa, de nome não divulgado. Ela não foi atingida pelos disparos. O policial levava a esposa para o trabalho. Informações do Pimenta na Muqueca

Bahia Pesca inicia construção de terminal pesqueiro de Ilhéus

Para dinamizar a atividade pesqueira baiana, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Seagri, através da Bahia Pesca, construirá em Ilhéus e em Salvador dois terminais pesqueiros que irão beneficiar cerca de 30 mil pescadores. Só em Ilhéus são 10.700 beneficiados. A assinatura da ordem de serviço das obras – um investimento de R$ 20 milhões de reais - aconteceu na terça-feira (25 de maio).



Em Ilhéus, o terminal vai ser construído nas instalações do antigo porto da cidade, localizado na Enseada do Pontal, próximo à foz do Rio Cachoeira. Entretanto o impacto das construções será sentido muito além. “A área de abrangência dos dois terminais inclui, além de Salvador e Ilhéus, seis municípios do Litoral Norte; nove municípios da Região Metropolitana; sete municípios do Recôncavo Baiano; a Região do Baixo Sul, com nove municípios; e o Litoral Sul, com os municípios de Maraú e Itacaré”, comemora Isaac Albagli. O presidente da Bahia Pesca estima que existam nestas regiões mais de 1.800 embarcações de pesca motorizada.



“O objetivo é melhorar a qualidade e a produtividade do pescado local, as condições de trabalho do pescador, reduzir o custo do peixe para os moradores da cidade e região, entre outros. Estamos investindo quase R$ 10 milhões na economia de Ilhéus”, conta Albagli. O otimismo é compartilhado pelo vice-presidente da Federação de Pescadores do Estado da Bahia, Emílio Alves. “Tínhamos um problema de infra-estrutura que será finalmente solucionado. Os colegas da região não tinham local para aportar, era tido feito no improviso. O terminal vai solucionar um problema que temos há décadas”, afirma.





Infraestrutura



O Terminal Pesqueiro de Ilhéus contará com uma unidades de beneficiamento do pescado, além de unidades de apoio e comercialização. O beneficiamento será dotado de câmaras e túneis de espera, congelamento e estocagem de iscas e refrigerados; sala de higienização, expedição com pátio de caminhões, vestiários e sanitários, e casa de máquinas.



Já a unidade de apoio disponibilizará fábrica de gelo, abastecimento de água e combustível, central de fornecimento de energia, píer de embarque e desembarque, refeitório, sala de rádio, posto bancário, boxes de vendas, almoxarifado, oficina de manutenção de embarcações, carreira com guincho e central de higienização de caixas. Os usuários poderão desfrutar ainda, na unidade de comercialização, de lanchonete e estacionamento.



A pesca na Bahia



A Bahia é o terceiro maior produtor de pescados do Brasil, com uma produção estimada em 80.000 toneladas por ano. “Porém, toda produção é levada para ser beneficiada nas suas origens. Aqui não há desembarque industrial de pescados porque não temos infraestrutura portuária. O preço quem paga é o consumidor. Com o terminal pesqueiro essa anomalia será abolida. Ganha o pescador e ganha o consumidor”, completa Isaac Albagli.

Suspeitos confessam o assassinado do delegado de Camaçari

Os dois criminosos que assassinaram o delegado Clayton Leão Chagas, 35, presos na noite desta quarta-feira (26), confessaram o crime, em depoimento. Os bandidos Reinaldo Valência de Lima, 25, e Edson dos Santos Cortes, 30, afirmam ter matado Clayton porque ele reagiu a uma tentativa de roubo. O terceiro ladrão que participou do crime continua foragido, mas está identificado.



Os dois capturados estavam escondidos numa casa do bairro Gleba E, em Camaçari. Segundo eles, quando abordaram Clayton não sabiam que ele era delegado. Os assaltantes admitiram que pretendiam roubar o carro e os pertences. Edson confessou que efetuou os disparos e Reinaldo revelou que dirigiu o táxi usado no crime. A dupla admitiu ter roubado dois outros carros antes de atacar o delegado. Os dois homens foram autuados em flagrante. Por coincidência, Clayton investigava uma quadrilha de assaltos a veículos que atuava no município, mas a polícia não confirma que os dois presos são ligados a este bando.site da Líder FM o momento em que ocorreu o assassinato da delegado Clayton Leão.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .