sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MORADORA MAIS VELHA DE ILHÉUS FESTEJA 104 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA

Enedina PereiraIlhéus festeja nesta sexta-feira, dia 27, uma história de força, perseverança e exemplo de vida.
Dona Enedina Pereira (foto), a moradora mais velha do município, completa 104 anos de vida e comemora seu aniversário  em uma festa com muita música e animação.
A aniversariante promete recitar versos que traz da sua trajetória através da oralidade, afinal dona Enedina só aprendeu a ler aos 100 anos de idade, como aluna do programa estadual Todos pela Alfabetização (Topa).
A festa, organizada pela educadora Eunice Correia, vai ocorrer na Creche Menor Carente (Creche da Zita), no bairro de Teotônio Vilela, às 18 horas.

Estudo revela declínio de sete espécies de peixe no sul da Bahia

peixes_dentroUm estudo realizado no sul da Bahia por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina revelou que sete espécies de peixe anteriormente comuns na região e usados na culinária local estão desaparecendo. O levantamento, realizado pelos biólogos Sergio Floeter, Natalia Hanazaki e Mariana Bender, se baseou em entrevistas com pescadores que trabalham na região vizinha ao Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, em Porto Seguro.
No total, 53 pescadores de diferentes idades foram convidados pelos pesquisadores a identificar, por meio de fotos, espécies de peixe que tradicionalmente vivem na costa da região. Eles responderam a perguntas sobre qual é o maior peixe de cada espécie que já haviam capturado e o ano em que isso ocorreu.
A conclusão foi que algumas espécies estão cada vez menos presentes nas redes dos pescadores, ou, quando estão, os peixes são menores do que em décadas passadas. São elas o badejo-quadrado (Mycteroperca bonaci), a garoupa (Epinephelus morio), o dentão (Lutjanus jocu), a cioba (Lutjanus analis), a guaiúba (Ocyuru chrysurus), o cherne (Hyporthodus nigritus) e o mero-gato (Epinephelus adscensionis).

PREFEITURA AFIRMA QUE MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO CONTEMPLA MAIS DE 80% DE ILHÉUS

Iluminação no T Vilela foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 02-09-13 (7)De acordo com a prefeitura municipal de Ilhéus, os serviços de manutenção de iluminação pública já beneficiaram moradores de diversas localidades da cidade, atingindo mais de 80% da cidade.
Segundo informações da prefeitura, a ação contemplou as avenidas Esperança (Governador Roberto Santos) e Soares Lopes e bairros de São Miguel, Banco da Vitória, Salobrinho, Pontal, Sapetinga, Jardim Pontal, Nossa Senhora da Vitória e Jardim Atlântico.
Parte do Malhado, Outeiro de São Sebastião, alto do Mambape e da Avenida Princesa Isabel também receberam os benefícios, de acordo com as informações.
Até está sexta-feira, dia 27, a prefeitura informa que os trabalhos estão concentrados em ruas do São Miguel, Barra e Conquista. Está no cronograma o retorno ao Bairro Teotônio Vilela.

COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO SOBRE TRANSPORTE FOI INSTALADA NA CÂMARA DE ILHÉUS

Foi instalada ontem (26), na Câmara de Vereadores de Ilhéus, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que vai analisar o transporte coletivo da cidade.  O vereador Gurita foi eleito para presidir a comissão.
Em seu perfil no Facebook, Gurita (foto) afirmou que norteará os trabalhos em três vertentes: “a primeira é baixar o valor da tarifa; a segunda cuidará do passe livre para estudantes da rede pública; a terceira é a melhoria da qualidade dos ônibus.”
O vereador afirma ainda que todos os segmentos populares da cidade serão ouvidos, para que no final dos trabalhados seja produzido um relatório que expresse a necessidade da povo.

IDOSO É FLAGRADO PRATICANDO SEXO COM GALINHA

Um idoso é flagrado por vizinhos fazendo sexo com uma galinha em sua residência. O caso de zoofilia aconteceu em Itaratim no sudoeste da Bahia.
O fato está sendo investigado pela delegacia local. O idoso ainda não foi localizado pela polícia e poderá responder por maus tratos a animais, com pena de reclusão de três meses a um ano, além de multa. (Aratu Notícias)
O flagrante foi registrado em vídeo. Clique em “leia mais”, caso tenha interesse em ver.

JABES ANUNCIA CONTRATAÇÕES EMERGENCIAIS, ALÉM DE CORTES EM SALÁRIOS DE GREVISTAS

“ Utilizarei meus erros e acertos para dar um choque de gestão”
Na edição de hoje (27) do programa O Tabuleiro, apresentado na Conquista FM, o atual prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (foto), concedeu entrevista ao comunicador Vila Nova.
Jabes falou da sua visita a Brasília, onde tratou com ministros sobre a construção do Aeroporto Internacional de Ilhéus e a reforma do Teatro Municipal.
De acordo com Jabes, a construção do aeroporto agora depende de decisões técnicas. Para acelerar o processo, reuniões com representantes do governo estadual já foram agendadas, revelou o prefeito.
Na oportunidade, Jabes contou também que a prefeitura dará início a uma reforma estrutural na biblioteca localizada no centro da cidade.
Sobre a greve dos servidores municipais, Jabes teceu críticas ao “radicalismo” e “politicagem” dos sindicatos, e anunciou contratações emergenciais nas áreas da saúde e educação.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada numa tentativa de reparar os danos da greve, que já custou mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos, em um período de 60 dias.
Jabes Ribeiro reafirmou que os salários dos servidores que estão com as atividades paradas sofrerão o abatimento dos dias não trabalhados. Por fim,  o prefeito apontou os esforços de sua gestão para organizar o município.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .