sexta-feira, 8 de maio de 2015

Enterro do empresário Papau é marcado por muita tristeza e homenagens dos amigos.

enterro_papau01
Belmonte na tarde desta quinta-feira (07/05) parou para dar o ultimo adeus ao empresário Paulo Nascimento, mas conhecido pelo apelido de Papau. O empresário faleceu após um acidente acontecido na tarde desta quarta-feira (06/05) onde o mesmo capotou o caminhão de sua empresa na BA – 275 em um trecho próximo ao lixão municipal. O empresário ainda foi socorrido com vida e acabou não resistindo aos ferimentos morrendo ao dar entrada no Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas.
IMG-20150507-WA0063
enterro_papau02O velório, que aconteceu na residência da família do empresário, foi visitado por uma grande quantidade de amigos e autoridades locais. Papau era admirado por todos pelo seu sucesso empresarial. O empresário conseguiu transformar, graças à sua grande determinação e trabalho, um pequeno bar em um conglomerado de empresas que engloba distribuição de bebidas, mercado, academia e centro comercial. Outra característica marcante do empresário era o seu jeito calmo e amigo que cativava a todos que o conhecia.
O cortejo fúnebre que começou por volta das 17:00Hrs da tarde contou com a presença de um grande número de pessoas e Papau recebeu diversas homenagens da Associação Master de Belmonte (AMB), da Lyra Popular de Belmonte, comerciantes e amigos. Era difícil não se contagiar com o clima de tristeza que assolou a cidade.
O Cemitério Municipal ficou lotado durante o sepultamento e amigos e admiradores de Papau se apertavam na tentativa de dar o último adeus à grande personalidade dessa pessoa que acreditou em seus sonhos e mostrou que, com trabalho e dedicação, as pessoas conseguem realizar os seus maiores sonhos.


DEPUTADA VOLTA A COBRAR O PORTO SUL E RETOMADA DA OBRAS DA FIOL

casa_civil2
Membro titular da Comissão Especial da Ferrovia de Oeste-Leste e do Porto Sul, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) voltou a cobrar dos governos Estadual e Federal o reinício imediato das obras da Fiol e a busca de soluções para resolver o impasse com relação ao porto.
Nesta quarta-feira (06) a Comissão se reuniu com secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, para obter informações sobre o andamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste e o Porto Sul e convidá-lo a participar da próxima reunião da Colegiado para discutir sobre esse assunto, agendada para o dia 13 de maio.
Além da deputada estadual Ângela Sousa, participaram da reunião os parlamentares Ivana Bastos, presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Oeste-Leste e do Porto Sul, Maria Del Carmen e Zé Raimundo.

OPERAÇÃO ILHÉUS EM AÇÃO JÁ RETIROU 46 CAÇAMBAS DE ENTULHO DA ZONA SUL DE ILHÉUS

Em oito dias de execução, a Operação Ilhéus em Ação – Uma Cidade de Todos, já realizou serviços em todos os pontos da ala sul de Ilhéus, escolhida como a zona I, a primeira a receber os serviços.
De acordo com o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), coordenador da operação, o maior volume de trabalho foi contabilizado na retirada de entulho e lixo descartados irregularmente em pontos da região.
Somente em um terreno próximo à Escola Municipal (Caic) Darcy Ribeiro, no bairro Hernani Sá, nesses oito dias, foram retiradas 29 caçambas, totalizando 435m³ de entulho.
Segundo Cacá, esse material era depositado ali há algum tempo, mesmo sendo proibido, por carroceiros que recolhem o material pela zona sul. Na cabeceira do aeroporto, no Pontal, e na Ceplus, foram retiradas 17 caçambas de lixo doméstico e entulho, dando um novo aspecto visual aos locais.
A zona I, que compreende desde a ponte do Pontal até o KM-2 da Rodovia Ilhéus-Olivença, já tem, de acordo com o vice-prefeito, cerca de 45% do serviço concluído para a primeira etapa da operação.
Nesta quinta-feira, 7, estão em campo 81 funcionários do município, todos munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e auxiliados por caminhões, tratores, roçadeiras e outros aparatos.

GREVE NA UESC, UNEB E UESB

Diário Bahia:
Os professores da Uesc- Universidade Estadual de Santa Cruz optaram pela deflagração da greve em assembleia que se iniciou às 14h30min desta quinta-feira (7) e terminou aproximadamente às 18h40min, foram 100 votos a favor, 58 contrários e 25 ausências. A suspensão das atividades terá início a partir da quarta-feira (13).
De acordo com o Supremo Tribunal Federal, após a aprovação são necessários três dias úteis para o início da paralisação. As informações da assembleia foram transmitidas em tempo real pela Rádio Uesc.
A primeira a deflagrar greve por tempo indeterminado foi a Uneb,- Universidade do Estado da Bahia, em assembleia realizada em Salvador também na tarde desta quinta-feira, (07), com o teatro cheio, apenas oito professores foram contrários à decisão.
Em Itapetinga, os docentes da Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia também optaram por paralisar as atividades por tempo indeterminado.
Na pauta de reivindicações dos docentes está a revogação da lei 7176/97 e a destinação de, no mínimo, de 7% da receita líquida de impostos do Estado da Bahia para o orçamento anual, com revisão a cada dois anos e de tal forma que o orçamento do ano não seja inferior ao executado no período anterior.
Além da ampliação do quadro de vagas para professores; respeito aos direitos trabalhistas dos docentes, a exemplo de promoções, progressões, mudanças de regime de trabalho e insalubridade.
Na pauta ainda estão as propostas de alterações no Estatuto do Magistério Superior que valorizem o trabalho docente (aumento na quantidade de níveis, incentivos de pós-graduação e regime de dedicação exclusiva) e o pagamento do reajuste linear integral, em única parcela, retroativo a 1º de janeiro, no valor de 6,41% (IPCA/inflação 2014).

ATRASO DE VERBAS FEDERAIS PODE AFETAR PROGRAMAS SOCIAIS EM ILHÉUS, ALERTA SECRETÁRIO

O repasse de verbas realizado pelo Governo Federal, através da Prefeitura de Ilhéus, para diversas entidades assistenciais subsidiarem o funcionamento de programas sociais, está em atraso há cerca de seis meses.
O fato prejudica atividades desenvolvidas, por exemplo, nos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS), na Casa Lar que abriga menores infratores, no Centro Pop que ampara moradores de rua e no Conselho Tutelar dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social (SDS), Jamil Ocké, esses programas atendem a milhares de famílias ilheenses e podem ter o funcionamento comprometido a partir do próximo mês de junho, devido ao atraso no envio das verbas federais.
Ele destaca que, desde outubro de 2014, os repasses não têm sido feitos para a Secretaria. A fonte das receitas, segundo Ocké, é proveniente do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e o do  Fundo Nacional de Assistência Social (FAS).
Jamil Ocké afirma que os valores que o município tem a receber chegam ao montante de R$ 1.551.017,79, de acordo com cálculo do setor financeiro da secretario de Desenvolvimento Social.
Esse montante é utilizado para quitar salários de servidores vinculados aos programas, na compra de insumos e na manutenção dos imóveis, entre outros. Os atrasos, de acordo com o secretário, atingem também outros municípios da região.
No entanto, “como em Ilhéus a gestão dos recursos é muito rígida, sempre mantivemos um caixa com sobras de outros repasses, o que tem permitido o pleno funcionamento dos programas até o momento”, afirma Jamil Ocké.
Por sua vez, o Ministério Público Federal, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e o próprio Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já foram informados sobre a situação e a possibilidade de os atrasos interferirem no bom andamento dos programas sócio-assistenciais.

CONSTRUÇÕES IRREGULARES SÃO REMOVIDAS DA ORLA SUL DE ILHÉUS

Durante ação coordenada pelo Setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) da Prefeitura de Ilhéus, no último dia 2 de maio, duas construções irregulares foram demolidas na orla sul da cidade.
Inicialmente, os responsáveis pelas edificações foram notificados quanto às irregularidades das obras, mas não adotaram as medidas determinadas pela Sema
Uma das construções ficava em cima da Cabana Ostentação e a outra nas proximidades da Cabana Gabriela.
Conforme informações do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, arquiteto Antonio Vieira, as construções contrariavam os dispositivos constantes do Projeto Orla, que contém as regras de construção em áreas próximas ao mar e proíbe, por exemplo, que edificações façam sombra na faixa de areia.
Vieira lembra que uma ação do Ministério Público Federal (MPF) determinou a demolição de cabanas de praia, a exemplo do que ocorreu em Salvador.
Segundo o secretário, as cabanas de praia da orla de Ilhéus não foram removidas em função da determinação do Ministério Público Federal pelo fato de o município ter seu Plano de Gestão Integrada aprovado pelo seu Conselho Gestor, do qual fazem parte a Associação dos Cabaneiros, o Ministério Público e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), entre outras instituições.
Antonio Vieira alerta que se outras construções sem a devida aprovação da Prefeitura e do Projeto Orla continuarem a ser realizadas, todas as barracas correm o risco de serem removidas por exigência do MPF.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .