sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ilhéus:10 mil vão às ruas em defesa do Porto Sul

Cerca de 10 mil pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (10) de uma caminhada em defesa da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul em Ilhéus, proposto pelo governo do Governo da Bahia e que contempla a região com uma ferrovia, um aeroporto internacional, um porto off-shore e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O evento contou com a presença de representantes de 160 entidades da sociedade civil organizada de Ilhéus e de diversos municípios do estado. Líderes políticos e sindicais e empresários da rede hoteleira também marcharam pelas principais ruas do centro, pedindo “Porto Sul Já”. A mobilização ganhou ainda adesão de empresários e funcionários das lojas do centro comercial do município, que aderiram à caminhada





Os participantes da caminhada pró Projeto Intermodal resolveram chamar a atenção da população para a necessidade de garantir a execução do projeto, que de acordo com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vai significar uma novo caminho para a economia baiana e, principalmente, regional. “A região vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, trazendo geração de renda e novas perspectivas, principalmente, aos jovens. Ilhéus, dentro deste contexto, será o município a representar essa mudança de perfil e a consolidação de um dos projetos mais promissores que a Bahia já abarcou”.





Geração de emprego e renda também foi um dos principais pontos lembrados pelo deputado federal Geraldo Simões, presente ao evento. “Não podemos renunciar a esta oportunidade. Devemos estar atentos à todas as possibilidades de crescimento econômico que virão agregadas ao Porto Sul. E hoje a população deu uma prova concreta de que o projeto é o melhor para a cidade, para a região e para todo o estado”. O vereador de Itabuna, Wenceslau Júnior (PC do B) lembrou do empenho dos governos federal e estadual em transformar a região num grande pólo de desenvolvimento. “Após o período agonizante vivido pela região sul com a quebra da lavoura cacaueira, o Porto Sul chega para propor uma mudança do perfil econômico da Bahia e a consolidação do seu posicionamento como um dos estados mais promissores do país”.





Os deputados estaduais Capitão Fábio e Ângela Souza, bem como o deputado federal Raymundo Veloso também estiveram presentes ao evento que foi encerrado na Praça Dom Eduardo, centro da cidade. O Complexo Intermodal Porto Sul é um projeto desenvolvido pelos governos estadual e Federal em parceria com a iniciativa privada e com a Prefeitura de Ilhéus Todos os equipamentos propostos no projeto – considerada a maior intervenção estrutural da história de Ilhéus - serão instalados em área já delimitada, no litoral norte do município.

Laudo comprova que pescador estuprou

O Portal de Notícias G1 divulgou que o laudo pericial realizado nas duas "filhas-netas" do pescador de 54 anos preso nesta terça-feira (8), em Pinheiro (MA), confirmou que a criança de 5 anos e 8 meses teve rompimento parcial do hímen, laceração da mucosa genital e apresenta discreto sangramento. O documento foi divulgado nesta quinta-feira (10) pela Polícia Civil do Maranhão. Outra "filha-neta" examinada, de 8 anos, teria dito à polícia que sofreu abuso sexual, mas o laudo não revelou lesões no corpo dela. Em depoimento à polícia, o pescador nega o crime.



Segundo a delegada Adriana Meireles, responsável pelo inquérito policial, disse ao G1 que os exames foram feitos pelos médicos Gerson Marques e Ruth Costa, que trabalham no Hospital Municipal Materno-Infantil de Pinheiro e foram nomeados para atuar no caso. "A cidade não tem médico legista e por isso eles foram acionados para fazer os exames."

Sindicato dos radialistas marca eleição para julho

O STERT (Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade) de Itabuna e Região realizará eleição da diretoria no próximo dia 1º de julho. Deverá disputar o pleito uma só chapa – de consenso -, na qual o atual presidente, Frankvaldo Lima, e o vice, Jorge Eduardo, concorrerão à reeleição.



Outros 22 nomes compõem o grupo, cujos cargos serão definidos após a votação.

De acordo com o radialista Frankvaldo Lima(foto), estarão aptos a votar aqueles filiados que estiveram em dia com as obrigações sindicais. E o prazo para regularizar a situação financeira junto à entidade esgota-se na véspera da eleição. “A categoria concorda com o que foi feito, é um sinal de aceitação. .. Mas a chapa só terá validade se 50% mais um dos filiados aptos comparecerem à votação”, reconhece.



Para o profissional, o eventual segundo mandato coincidirá com uma nova fase no STERT, que tem cerca de 800 filiados e há poucos meses conseguiu sua carta sindical. O documento, emitido pelo Ministério do Trabalho, é que dá respaldo jurídico “para negociar melhorias para a categoria. “Agora, temos viabilidade para fazer o que necessita ser feito”, ratifica.

Pardais” no trânsito de Ilhéus

A Secretaria de Serviços Públicos, Transporte e Trânsito de Ilhéus vai instalar na cidade quatro registradores instantâneos de velocidade, equipamentos popularmente conhecidos como “pardais”. Instalado em cruzamentos, o aparelho fotografa veículos de motoristas infratores e a multa é emitida automaticamente.




Um dos quatro locais escolhidos foi a Avenida Lomanto Júnior, no Pontal, onde costumam ser registrados muitos acidentes por conta da combinação entre excesso de velocidade e imprudência. ”pardal” instalado no início da avenida, em frente ao prédio do Ministério Público Estadual. Também serão colocados registradores de velocidade na avenida Proclamação, no bairro Jardim Savóia. Os outros dois equipamentos vão ficar na Avenida Itabuna e no bairro do Malhado.

Segundo a Prefeitura, nos primeiros dias, ainda em fase de testes, os equipamentos não emitirão multas. A proposta é promover antes uma ampla divulgação para que os motoristas passem a reduzir a velocidade de seus veículos, evitando, dessa forma, a aplicação de penalidades.

Veloso participa da caminhada e confirma apoio ao Porto Sul

O deputado federal Raymundo Veloso (PMDB) participou ontem (10) da caminha em prol do Complexo Intermodal Porto Sul. Na oportunidade o parlamentar foi firme ao discursar em defesa do investimento, que para ele é uma oportunidade de crescimento após anos de crise econômica.



“ Não é meia dúzia de pessoas que vai impedir que a região cresça”, disse Veloso. Para o parlamentar a caminha foi a demonstração da vontade do povo de que Ilhéus e toda a região cacaueira tenham mais oportunidades e melhores condições de vida. Veloso disse ainda que o momento é para discutir as compensações e ver como o empreendimento pode amenizar os impactos ambientais.

Nilton Cruz defende melhorias no Porto de Ilhéus

Esta semana a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com a presença do Ministro dos Portos, Pedro Brito, discutiu a situação dos portos da Bahia visando dinamizar o escoamento da produção. Ilhéus tem tradição como cidade portuária, mas faltam investimentos. Para o presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC), Nilton Cardoso da Cruz, o porto do município é um excelente instrumento para o escoamento de produtos. “Algumas pessoas acham que o Porto de Ilhéus não tem competitividade”, desabafou Nilton no programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9 se referindo as declarações dadas pelo secretario especial da Indústria Naval e Portos, Roberto Benjamin.





O presidente esclareceu que as cargas de cacau vão de carreta para os portos de Salvador, e as de celulose são escoadas pelo Espírito Santo. A revitalização e a instalação de novos equipamentos iriam tornar esse escoamento mais prático. Durante a entrevista Nilton Cruz falou sobre os novos investimentos que serão implantados em breve na região. “Um investimento depende do outro “, disse. Ele também estava presente na caminhada em prol do Complexo Intermodal do Porto Sul e considerou que a passeata foi a resposta do povo, em apoiar o investimento.

Ministra do Meio Ambiente recebe manifesto a favor do porto

(




A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu nesta quinta-feira (10), em Salvador, um grupo de representantes da sociedade civil organizada baiana, que lhe entregaram um manifesto em apoio à implantação do Complexo Intermodal Porto Sul. O encontro ocorreu no Salão de Atos da Governadoria, com a presença da secretária estadual da Casa Civil, Eva Chiavon, além dos secretários James Correa (Indústria, Comércio e Mineração), Eugênio Spengler (Meio Ambiente) e o diretor da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Murilo Micheli Xavier. De Ilhéus, participaram o presidente do Sindicato dos Hotéis, João Batista, e o vice-prefeito Mário Alexandre, que representou o prefeito Newton Lima.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .