quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

TRILHOS DA FERROVIA OESTE-LESTE COMEÇAM A SER ASSENTADOS

Com 1.527 quilômetros de extensão, as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) avançam na Bahia e já estão na fase de assentamento dos trilhos em alguns lotes, como nos municípios de Brumado e Tanhaçu. De agosto do ano passado até 2 de fevereiro deste ano, cerca de 35 toneladas de trilhos chegaram ao Porto de Ilhéus e foram encaminhadas para os trechos em obras onde já começaram a ser assentados.
Dez dos 13 lotes da ferrovia estão em território baiano. Quando concluída, a linha férrea ligará o Porto de Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras ao município de Figueirópolis, no estado do Tocantins.
Conforme o coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuente, quando os primeiros quatro lotes, de Ilhéus a Caetité, estiverem concluídos os reflexos na economia serão ainda maiores. “A previsão, em termos de viabilidade econômica, do lote um ao lote quatro, é de [transportar] 20 milhões de toneladas ao ano de granéis de minerais, garantindo o retorno do investimento na ferrovia. Para o setor, significa ter demanda e capacidade para o transporte. Ou seja, vamos ter demanda para que um operador ferroviário e portuário possa alavancar negócios”.
Lafuente observou ainda que, no que se refere à exploração de minério nas regiões de Guanambi, Caetité, Brumado e na parte leste Ilhéus, “a perspectiva é que tenha cinturões de exploração de vários minérios que, a partir da logística [da Fiol], tenham viabilidade econômica”.
De acordo com o gerente regional da Valec Engenharias, Construções e Ferrovias S/A, Rodrigo Caires, responsável pelos lotes 3 (Tanhaçu) e 4 (Brumado) da Fiol, “em torno de 75% da obra dos dois lotes já está concluída. A previsão é fazer 20 quilômetros por mês. Portanto, o prazo de concluir em dezembro de 2015 os lotes 3 e 4 será cumprido”, garante.
O lote 3 possui 115 quilômetros e, atualmente, gera 730 empregos diretos. Já o lote 4, tem 177 quilômetros e tem 1,6 mil pessoas, entre técnicos, soldadores, fiscais, entre outros profissionais, trabalhando diariamente. A previsão é de que a obra no trecho que compreende Ilhéus e Caetité seja finalizada entre 2016 e 2017 e, o trecho entre Caetité e Barreiras, começa a funcionar entre 2017 e 2018.

Surfistas belmontenses promovem um verdadeiro espetáculo no Torneio Verão Surf 2015.

Neste domingo (22/02), a Praia do Mar Moreno foi o centro das atenções do esporte belmontense. Estamos falando do Torneio Verão de Surf 2015 que contou com as categorias Open e Iniciante. O evento contou com um grande número de atletas e simpatizantes da modalidade que lotou totalmente as areias para ver as evoluções dos atletas que promoveram um grande espetáculo dentro da água.
surf201500074
Depois de um grande duelo que contou com diversas manobras radicais, na categoria Open, quem levou a melhor foi Rodrigo do Gás. O segundo lugar ficou para Mano Raule e o terceiro ficou com Nego D’água.
No duelo da categoria iniciante quem levou a melhor foi Tarcisio, seguido por Nego do Milho e Guriaman, ambos segundo e terceiro lugar respectivamente.
surf201500067
O Torneio Verão Surf 2015 contou com a organização e realização da Associação Belmontense de Surf que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
A Associação ainda agradeceu a todos os atletas e as pessoas que colaboraram direta e indiretamente para que esse grande evento fosse realizado.

PRF impede mulher de cometer suicídio na BR 367

Imagem da PRF/BA
Imagem da PRF/BA
Policiais Rodoviários Federais impediram que uma mulher cometesse suicídio no fim da tarde de domingo (22). O fato ocorreu por volta das 17h10 , no km 83 da BR 367, trecho de Eunápolis/BA, quando em ronda os PRFs visualizaram uma mulher sentada no acostamento da rodovia, sendo assistida por um rapaz.
Ao aproximar-se da mulher, os policiais verificaram que ela apresentava transtornos psicológicos, se queixando de problemas pessoais e de dores abdominais de uma possível gravidez de risco, tendo dito a seguinte frase: “não quero mais viver e não acredito mais em Deus”.
Os PRFs prontamente acalmaram a senhora, retirando-a com segurança da situação de risco em que se encontrava. O indivíduo que estava no local, informou estar passando no momento da tentativa de suicídio, tendo testemunhado toda a ação.
Diante da situação, a mulher que não tinha nenhuma identificação, foi encaminhada para o Hospital Geral do município Eunápolis.
Com informações da PRF/BA

ESCOLA MUNICIPAL BARÃO DE MACAÚBAS COMEMORA NOVENTA ANOS

A Escola Municipal Barão de Macaúbas, localizada na Avenida Lomanto Júnior, Pontal, completa nesta quarta-feira, 25, noventa anos de funcionamento. A unidade de ensino fundamental atende a estudantes de 6 a 14 anos.
De acordo com Luliana Oliveira, diretora da escola, a Barão de Macaúbas foi o quinto colégio construído em Ilhéus. “Aqui foram formados profissionais que atuam e já atuaram em vários setores de nossa cidade”, destacou.
Em comemoração ao aniversário, a escola fará um ato nesta quarta, 25, das 15h às 17h30min, na Igreja Comunidade Cristã Unida do Brasil, localizada na Rua Dom Pedro II, s/n, no Pontal. O culto contará com a participação de alunos, ex-alunos, funcionários e convidados, e será seguido de um coquetel, a partir das 18h, no pátio da escola.

GOVERNO DA BAHIA QUER LIDERAR EXECUÇÃO DO MINHA CASA, MINHA VIDA 3

A expectativa do Governo da Bahia para o lançamento da nova etapa do programa federal Minha Casa, Minha Vida 3 continuar na liderança da execução de unidades habitacionais.
A informação foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins, que foi a Brasília nesta terça-feira (24) para participar de uma reunião entre os representantes dos estados, a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, e entidades que discutem o tema.
Na avaliação do secretário, a reunião permitiu que o Estado conhecesse as características do programa, o que refletirá no desempenho a ser alcançado e que, no caso da Bahia, é bastante promissor.
“A Bahia é líder nacional na execução do programa e queremos continuar trazendo para o nosso estado mais unidades habitacionais”, afirmou o secretário. São cerca de 95 mil casas entregues aos baianos e 190 mil contratadas.
Conforme antecipado por Inês aos representantes estaduais, o lançamento do programa deve ocorrer no mês de maio, e virá com uma importante novidade: o foco em famílias que possuem renda mensal de até R$1,5mil.”A faixa de 1,5 mil contemplará o público que a gente precisa atingir na Bahia”.
Assim, de acordo com o secretário Martins, o programa atenderá um maior número de pessoas e isso vai ajudar o estado a suprir o déficit habitacional ainda existente.
A reunião foi realizada na sede da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e permitiu ainda o primeiro encontro do ano do Fórum Nacional de Secretários Urbanos e de Habitação (FNSHDU).

GREVE DE CAMINHONEIROS DEIXA POSTOS SEM COMBUSTÍVEIS

caminhao
Caminhoneiros continuam mobilizados bloqueando estradas pelo país. O abastecimento em sete estados está comprometido por causa dessas barreiras e os representantes dos caminhoneiros dizem que a paralisação não foi coordenada, e sim espontânea.
A quantidade de caminhões carregados no acostamento é cada vez maior.  “A partir do momento que começa a faltar, a indústria vai parando, o comércio vai parando, o Brasil todo vai parando”, diz o caminhoneiro Vilmar Bonora.
Em várias cidades, os postos estão sem combustíveis e muitos frigoríficos cancelaram os abates de suínos e frangos nessa segunda-feira (23).
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .