Com 1.527 quilômetros de extensão, as
obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) avançam na Bahia e já
estão na fase de assentamento dos trilhos em alguns lotes, como nos
municípios de Brumado e Tanhaçu. De agosto do ano passado até 2 de
fevereiro deste ano, cerca de 35 toneladas de trilhos chegaram ao Porto
de Ilhéus e foram encaminhadas para os trechos em obras onde já
começaram a ser assentados.
Dez dos 13 lotes da ferrovia estão em
território baiano. Quando concluída, a linha férrea ligará o Porto de
Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras ao município de
Figueirópolis, no estado do Tocantins.
Conforme o coordenador executivo de
Infraestrutura e Logística da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuente,
quando os primeiros quatro lotes, de Ilhéus a Caetité, estiverem
concluídos os reflexos na economia serão ainda maiores. “A previsão, em
termos de viabilidade econômica, do lote um ao lote quatro, é de
[transportar] 20 milhões de toneladas ao ano de granéis de minerais,
garantindo o retorno do investimento na ferrovia. Para o setor,
significa ter demanda e capacidade para o transporte. Ou seja, vamos ter
demanda para que um operador ferroviário e portuário possa alavancar
negócios”.
Lafuente observou ainda que, no que se
refere à exploração de minério nas regiões de Guanambi, Caetité, Brumado
e na parte leste Ilhéus, “a perspectiva é que tenha cinturões de
exploração de vários minérios que, a partir da logística [da Fiol],
tenham viabilidade econômica”.
De acordo com o gerente regional da
Valec Engenharias, Construções e Ferrovias S/A, Rodrigo Caires,
responsável pelos lotes 3 (Tanhaçu) e 4 (Brumado) da Fiol, “em torno de
75% da obra dos dois lotes já está concluída. A previsão é fazer 20
quilômetros por mês. Portanto, o prazo de concluir em dezembro de 2015
os lotes 3 e 4 será cumprido”, garante.
O lote 3 possui 115 quilômetros e,
atualmente, gera 730 empregos diretos. Já o lote 4, tem 177 quilômetros e
tem 1,6 mil pessoas, entre técnicos, soldadores, fiscais, entre outros
profissionais, trabalhando diariamente. A previsão é de que a obra no
trecho que compreende Ilhéus e Caetité seja finalizada entre 2016 e 2017
e, o trecho entre Caetité e Barreiras, começa a funcionar entre 2017 e
2018.