quinta-feira, 14 de maio de 2015

Agricultores familiares aprendem com experiência do distrito de União Baiana, em Itagimirim.

Foto_agricultura_veracel
No dia 08/05, os agricultores do Projeto Agrovida, situado na sede de Itagimirim e iniciado no final do ano passado, tiveram oportunidade de ampliarem seus conhecimentos sobre as atividades no campo. Eles participaram de uma visita ao Projeto Roça do Povo, no distrito de União Baiana, no mesmo município, iniciado em 2007. O objetivo da iniciativa promovida pela Veracel Celulose foi possibilitar o intercâmbio de experiências sobre práticas de geração de renda a partir da agricultura familiar. Os visitantes puderam conhecer todo o processo de desenvolvimento do projeto e as perspectivas para o futuro. Também foram apresentadas as técnicas de produção da Casa de Farinha da comunidade e os diversos alimentos produzidos a partir da mandioca. Os projetos Agrovida e Roça do Povo são apoiados pela Veracel e ambos têm o objetivo de promover e desenvolver a agricultura familiar na região. Nesta reunião, também participaram o Prefeito de Itagimirim e representantes das diversas secretarias do município, além de colaboradores da Veracel.
Foto (8)
“Estou contando os dias para começar a plantar e iniciar a produção”, afirma Samara Damasceno Silva, que atualmente trabalha como diarista na cidade e está vendo nesse projeto uma alternativa de melhorar a renda de sua família. “Estou muito feliz e animada para que comece logo. Tenho certeza que vai dar muito certo”, afirmou confiante a dona de casa e futura agricultora Rosenilda Rodrigues da Silva. Para ela, esse projeto será a realização de um sonho.
Além de disponibilizar as terras em regime de comodato e insumos para o plantio, os agricultores participaram de oficinas de capacitação agrícola e questões relacionadas à promoção de Associativo Rural e Cooperativismo. De acordo com a especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Bianchi, este encontro motivou ainda mais estes agricultores, uma vez que eles puderam ver de perto uma iniciativa local que já vem dando certo. Ainda foto_agricultura_veraceo2segundo Bianchi, o conhecimento adquirido com os projetos em andamento facilita sua implantação em novas comunidades e a expectativa é que até o final do ano ele esteja concluído na sede de Itagimirim. “O próximo passo é a preparação da terra para o início dos plantios. Acreditamos que em breve estes agricultores já estarão trabalhando em suas áreas como já acontece em Mundo Novo, Eunápolis”, esclarece. 

SEMEANDO BONS FRUTOS – O Projeto Agrovida é um programa de agricultura familiar voltado para a produção de alimentos para consumo da própria comunidade, fornecimento de alimentos para a merenda escolar e instituições do município. Iniciado em 2009 na comunidade de Ponto Central, distrito de Santa Cruz Cabrália, sua metodologia está sendo replicada no distrito de Mundo Novo, em Eunápolis, e agora em Itagimirim. A proposta é estendê-lo para outras comunidades da região. A iniciativa faz parte do cumprimento de acordo feito no Fórum Florestal do Sul da Bahia, com destinação de áreas de recuo existentes entre as comunidades e os plantios de eucalipto  nas áreas de influência da empresa com finalidade socioeconômica para produção de gêneros agrícolas.

Compartilhe isso:

COMUNIDADE TUPINAMBÁ PATIBURI EM BELMONTE SOFRE COM INCÊNDIOS CRIMINOSOS.

incendiotupinamba01
No dia 06 e 07 de maio de 2015, a Comunidade Indígena Tupinambá Patiburi,no município de Belmonte, no Extremo Sul da Bahia, se deparou com incêndios criminosos de casas na aldeia. No dia 06, por volta das nove horas da manhã, a casa da senhora Gleide Reis, 32 anos, onde residia com três filhos, sendo uma grávida, foi incendiada, quando a família chegou no local toda a casa já estava queimada, junto com todos os pertences da família.
incendiotupinamba02
No momento do incêndio, todos se encontravam na colheita do cacau, menos as crianças que já haviam saído para a escola. No dia 07, também por volta das nove horas da manhã, a casa da senhora Erotildes Silva, de 57 anos, foi incendiada, na casa residiam 03 pessoas, quando a fumaça foi vista pelos membros da família que estavam na roça, quando chegaram fogo já tinha consumido todos os pertence.
incendiotupinamba03
As duas casas queimadas eram próximas da entrada da aldeia, ficando um pouco afastadas do centro comunitário. Durante o período da colheita do cacau, todos os membros da comunidade trabalham na lavoura, ficando na aldeia somente duas ou três pessoas, que precisam cuidar de filhos pequenos. Nesta segunda feira (11/05/2015), dois homens desconhecidos foram avistados nas proximidades de outra residência indígena, depois da mobilização da comunidade se embrearam nos matos. A Comunidade Tupinambá Patiburi, está sofrendo retaliações de marginais, principalmente após a publicação de Estudo Antropológico de Delimitação do Território Tupinambá de Belmonte, além de aterrorizar as famílias com ameaças de morte, a maioria anônimas. Equipe da FUNAI e da Polícia Federal, realizaram diligência no local para as providências e investigações cabíveis.
Fotos e Imagens: Jornal de Belmonte

Colo Colo estreia contra Serra Talhada em nova tabela da Série D

Em uma nova divulgação, a tabela do Campeonato Brasileiro da Série D sofreu algumas alterações. Dos quatro adversários do Colo Colo no Grupo A3, apenas um é o mesmo que o lançamento anterior.
Em uma nova divulgação, a tabela do Campeonato Brasileiro da Série D sofreu algumas alterações. Dos quatro adversários do Colo Colo no Grupo A3, apenas um é o mesmo que o lançamento anterior.
O Colo Colo de Futebol e Regatas já sabe qual o seu grupo no Campeonato Brasileiro da Série D 2015. Em divulgação oficial nesta quarta-feira (13), a CBF escalou o Tigre para o grupo A3, ao lado do Coruripe (de Alagoas), do Serra Talhada (de Pernambuco), do Globo (do Rio Grande do Norte) e de um representante da Paraíba, ainda a ser definido.
A estreia do time colocolense será no dia 12 de julho, contra o Serra Talhada, em Pernambuco.
Outro representante baiano é a Jacuipense, que caiu no grupo A4. A equipe enfrentará Estanciano (de Sergipe), Serra Talhada (de Pernambuco), Globo (do Rio Grande do Norte) e um classificado da Paraíba, ainda a ser definido.
A Série D conta com 40 equipes divididas em oito grupos de cinco. As duas melhores se classificam para as fases de mata-mata: oitavas, quartas, semis e finais. Os semifinalistas garantem acesso à Série C de 2016.

MORADORES DE RUA ABANDONADA MANDAM RECADO: “JABES, NÓS NÃO SOMOS CACHORROS”

Foto enviada por um leitor.
Foto enviada por um leitor.

A situação da rua Vila Cabral, no bairro da Conquista, tal qual outros tantos casos, reflete o clima de abandono e descaso que se instaurou na atual administração municipal ilheense.

No local, segundo denúncias de moradores, e como é possível ver nas fotos, a rua está entregue às traças, sem calçamento e repleta de buracos, acarretando em grande dor de cabeça para quem por lá reside.

De acordo com os moradores, em dias de chuvas a situação se agrava ainda mais, pois a lama toma conta do local, tornando a via altamente escorregadia. Segundo relatos, uma criança que ia para a escola, devido a situação da rua, acabou escorregando, e chegou com a perna sangrando.

Os moradores mandam um recado ao prefeito Jabes Ribeiro: “Olhem por nós prefeito, não somos cachorros”.

PREVISTA PARA 2015, FIOL CONCLUI EM 2017; PORTO SUL PASSA DE 2017 PARA 2019

Complex Intermodal-1
O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, garantiu nesta quarta-feira (13), durante audiência pública na Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul, a conclusão das duas obras tema do colegiado, mas em prazo superior ao estimado inicialmente. “Temos certeza que as obras da Fiol serão concluídas em 2017 e as do Porto Sul em 2019”, disse o titular da Casa Civil.
Com conclusão prevista para 2015 e funcionamento esperado já em 2016, a ferrovia – que funcionará como via de acesso ao porto – só terá, segundo o secretário, as obras terminadas dois anos depois do prazo. A mesma diferença existirá em relação ao Porto Sul, que só deve ficar pronto, de acordo com Dauster, em 2019.
Em entrevista ao site Bahia Econômica concedida em março deste ano, publicada no site da Casa Civil, ele afirmara que se as obras do Porto Sul encerrassem  em 2018, a data já seria “longínqua”. “Não, em verdade o que nós estamos discutindo com a Bamin é que o ano de 2018 nos parece uma data um pouco longínqua e que seria importante acelerar os processos construtivos, acelerando técnicas que permitissem reduzir prazos, para que no máximo em 2017, nós já tivéssemos operações portuárias no Porto-Sul”, afirmou o secretário à época.
Durante a audiência pública, Dauster apontou que, apesar do novo prazo, o esforço será para conseguir iniciar as obras ainda em 2015 e concluir em 2018. Após a liberação da licença de instalação ocorrer em dezembro de 2014, a licença de supressão vegetal está prevista para ser liberada dentro de 60 dias.
O secretário informou ainda, durante a reunião, que o Estado encomendou um estudo para uma nova tecnologia de quebra-mar, produzido com caixões pré-moldados, já utilizado por diversos países, que reduzirá pela metade o tempo de implantação e diminuirá o custo da obra de R$ 3 bilhões para R$ 1,4 bilhão.
Dauster afirmou ainda que a Bahia Mineração continuará responsável pelas obras do porto, e que a empresa está comprometida em cumprir as cláusulas do contrato.
Em relação a Fiol, o chefe da Casa Civil foi questionado sobre a mudança de traçado da ferrovia, que passará a fazer a conexão final com a ferrovia Norte-Sul em Campinorte, em Goiás, em vez de Figueropólis, no Tocantins, e afirmou que a alteração se dá para aumentar a atração econômica e transformar a região Nordeste em um dos maiores pólos de exportação do país, o que aumentaria a viabilidade do Porto Sul.
Sobre os atrasos nos pagamentos dos funcionários da Valec, estatal que executa as obras, foi informado que a situação já foi regularizada até o mês de março, “faltando verificar os resultados das atividades do mês de abril para a realização dos pagamentos”.

NÚMERO DE CASOS NOTIFICADOS DA DENGUE CAI EM ILHÉUS

O trabalho sistemático de combate à dengue realizado em Ilhéus já começa a apresentar resultados positivos. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Luiza Maron, os 572 casos notificados da doença na 11ª semana deste ano (15 a 21 de março) caíram para 57 na 17ª semana (26 de abril a 2 de maio).
Já o índice de infestação do Aedes aegypti que, em 2013, foi de 15,9 (ou seja, de cada 100 domicílios visitados, quase 16 possuíam larvas do mosquito transmissor) já se situa na casa dos 8,2, ainda muito acima da taxa de 1%, considerada aceitável pelo Ministério da Saúde.
Sessenta e três agentes de endemias da Secretaria de Saúde (Sesau) iniciaram, há cerca de 30 dias, mais um ciclo de visitas de rotina aos 78 mil domicílios da zona urbana de Ilhéus. O trabalho, que integra as ações de combate à dengue no município, tem duração de dois meses e conta com o apoio de 25 agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .