sábado, 11 de maio de 2013

ENEM ABRE INSCRIÇÕES NA PRÓXIMA SEGUNDA

A partir da próxima segunda (13) estarão abertas as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas serão realizadas em outubro deste ano, nos dias 26 e 27.

No primeiro dia, serão testados os conhecimentos em ciências humanas e da natureza. No segundo, linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Várias universidades do país utilizam o resultado do Exame como critério de seleção, substituindo os tradicionais vestibulares. Na região, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) já fez a mudança e algumas faculdades particulares oferecem bolsas a partir do desempenho do candidato.

As inscrições seguem até o dia 27 de maio. Os estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Aos demais, é cobrada a taxa de R$ 35.

BAÍA DO PONTAL É TEMA DE COLETÂNEA DE FOTOGRAFIAS

Alunos da Escola Municipal Barão de Macaúbas, localizada no Pontal, em Ilhéus, produziram uma coletânea de fotografias para a composição do Jornal Eco Kids, 11ª edição, que será lançado no próximo dia 24 de maio, às 15h.

O tema das fotos é a beleza natural da Baía do Pontal e os maus-tratos ao meio ambiente. ”As fotos foram tiradas pelos próprios alunos, aproveitando as máquinas digitais adquiridas pela escola com os recursos do Mais Educação”, esclareceu a Diretora Luliana Mara. 

A edição do Jornal Eco Kids apresenta também trabalhos de conscientização sobre resíduos sólidos,  reciclagem e dengue realizados pelos alunos, além de dicas de livros sobre meio ambiente.  

O Jornal Eco Kids é custeado com recursos depositados no Fundo Municipal do Meio Ambiente de Ilhéus, por infratores ambientais, como compensação do dano.


Jabes abatido, mas confia na impunidade.

1359471748Quem esteve com o prefeito Jabes Ribeiro nos últimos dias, relatou a esse blogueiro, o seu visível abatimento.
Há muitas razões para isso, e um deles foi o aconselhamento de um grande político da Bahia, para que ele renunciasse ao cargo, por dois motivos: o caos administrativo que se estendeu ao final do governo Newton e a situação jurídica complicadíssima, que pode ocasionar no seu afastamento ainda em 2013.
Em bate papo com um palaciano, o prefeito tem comentado que confia em seus advogados e padrinhos políticos para se manter no cargo.  Segundo ele, o prefeito tem uma amizade muito grande com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia.

EM QUATRO ANOS, DINHO GÁS CONSEGUIU APROVAR 21 PROJETOS DE LEI

dinho

Seguindo a ordem alfabética, já mostramos o desempenho de AlcidesAldemir, AlissonGurita eCarmelita, no que diz respeito à aprovação de projetos de lei durante a legislatura passada. Hoje será a vez do ex-vereador Dinho Gás.

Segundo o Instituto Nossa Ilhéus, o vereador Edivaldo Nascimento de Souza (Dinho Gás), do PSD, entre janeiro de 2009 a dezembro de 2012 não tirou nenhuma licença.

Nesse tempo, o vereador teve 21 de seus projetos de lei aprovados. Um deles refere-se à proibição de pipas com cerol. Outro dispõe sobre a proibição de papel térmico em cupons fiscais e outro criou o teste vocacional para alunos de rede pública. A maioria de seus projetos (86%) reconheceram algumas instituições como de “utilidade pública” ou alterou o nome de logradouros públicos.

O vereador também atuou em três projetos da mesa da Câmara de Vereadores que alterou a estrutura organizacional do município e reajustou os subsídios de cargos eletivos para a próxima legislatura. Dinho também foi presidente do legislativo ilheense de 2011 a 2012.

OPERAÇÃO CONJUNTA APREENDE SEIS ARMAS EM ILHÉUS

Arma apreendida no Basílio (Foto: Vermelhinho)

Seis armas de fogo, utilizadas em homicídios e outros crimes, em Ilhéus, foram apreendidas por policiais civis e militares, com cinco criminosos, capturados em dois bairros da cidade.

A operação conjunta de equipes da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da 70ª Companhia Independente de Polícia (CIPM) e da CIPE Cacaueira aconteceu na quarta (8) e na quinta feira (9).

No bairro Malhado, os policiais prenderam Flávio Santos de Bulhões, Wellington Santos, o “Careca” e Leandro Araújo dos Santos, o “Leo Pezão”, flagrados na quarta-feira, com uma pistola 380, um revólver calibre 38, e porções de maconha e de crack. As investigações indicam que eles usavam essas armas para assassinatos na região.

Na quinta-feira, a operação conjunta prosseguiu na localidade Alto do Basílio, onde foram presos em flagrante Hebert Reis dos Santos e Jorge dos Santos. Os três revólveres, apreendidos com eles, eram utilizados em confrontos com quadrilhas rivais, segundo admitiram no interrogatório.

Nova lei regulamenta aposentadoria de pessoas com deficiência


0
A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (9) a Lei Complementar nº 142, que reduz a idade e tempo de contribuição à Previdência Social para a aposentadoria de pessoa com deficiência. As novas regras entrarão em vigor daqui a seis meses, de acordo com o Diário Oficial da União.
Nos casos de deficiência grave, a aposentadoria será concedida após 25 anos de tempo de contribuição para homens e 20 anos para mulheres. O tempo de contribuição passa para 29 anos para homens e 24 anos para mulheres no caso de deficiência moderada. Não houve redução para os portadores de deficiência leve, pois, nestes casos, não há impedimentos e dificuldades que justifiquem um tempo menor de contribuição.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .