segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ilhéus: Professora e caminhoneiro morrem em acidente

Eliane de Matos era coordenadora do IF Baiano de Uruçuca




Um grave acidente aconteceu na noite deste sábado (3) próximo ao Salobrinho, em Ilhéus.



Duas pessoas morreram, uma delas identificada como a professora Eliane de Matos Pereira, de 54 anos. Já a segunda vítima foi reconhecida apenas pelo apelido “Joca”.



Segundo informações policiais, houve uma colisão entre um veículo Peugeot e outro carro não identificado.



Para retirar os corpos das ferragens foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros de Itabuna. ( Informações do Portal Sul da Bahia )



Governo Federal teme falta de combustível

O governo federal já começou a traçar um plano de emergência, que envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento, para evitar a falta de combustível neste ano.




“Há uma grande preocupação com o curto prazo. O governo já sabe que será preciso um forte ajuste entre Petrobras e distribuidoras para que não ocorram problemas no fim do ano”, diz Antônio de Pádua Rodrigues, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que participa das reuniões.



As reuniões tiveram início em outubro, com técnicos do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Petrobras e representantes das distribuidoras e dos produtores de etanol.



Virou casa da mãe Joana?

Obra na Av. Ubaitaba




Duas obras estão tirando o sossego dos ilheenses que trafegam e residem na av. Itabuna e no bairro da Barra. O pior, os ilheenses não sabem do que se trata.



A obra da av. Itabuna é de responsabilidade da Embasa, que vem quebrando tudo, levando moradores a loucura ante a fedentina exalada por um cano de esgoto quebrado, que já dura uma semana. Sem falar na buraqueira feita pela empresa.



A obra na Barra, que segundo informações, é da Coelba, está cavando até o meio da praça do Parque Infantil e ao longo da avenida Ubaitaba. Segundo informações do pessoal que trabalha no local, a obra é para levar energia de alta tensão, ao local onde será construído o Porto Sul.




O governo municipal precisar se pronunciar, explicando à população, o que de fato está sendo realizado nessas localidades, e cobrar das empresas o término das obras, a reposição de asfalto e a renovação das praças atingidas pelas obras.



Enem : Índice de faltosos na Bahia chega a 30%

A Bahia foi o terceiro estado brasileiro com o maior número de abstenções nas provas do Enem deste ano. O índice de faltosos foi de 30,7%, o equivalente a 114 mil inscritos. O estado teve um total de 421 mil candidatos.




Em Ilhéus, as abstenções foi altíssima em decorrência do travamento do transito na ponte Lomanto Júnior. Segundo declarações de quem sofreu na pele, não se via um agente de trânsito no local. Para termos ideia, teve gente que saiu 3 horas antes do horário marcado para iniciar as provas, e mesmo assim não conseguiu chegar a tempo.



Ante essa situação não nos restam dúvidas de que no verão os ilheenses e turistas terão muitas dores de cabeça, caso objetivem realizar o trajeto zona sul – centro e vice-versa.



IFBA reabre inscrições para processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) reabre as inscrições para o Processo Seletivo 2013, através do seu site www.ifba.edu.br, no período de 5 a 11 de novembro de 2012.




Dentre as vagas ofertadas, 50% serão destinadas aos candidatos que estudaram todo o ensino fundamental ou médio na rede pública de ensino (considerando também o preenchimento por autodeclarados pretos, pardos e indígenas).



Desta porcentagem, 50% serão reservadas àqueles que comprovarem renda familiar, per capita, igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Os candidatos que estão enquadrados neste perfil devem apresentar a documentação estabelecida no Edital Retificado de 01/11/2012 , no campus Ilhéus.



O valor da inscrição é de R$ 30 para as formações de nível técnico, nas modalidades integrada e subsequente. O pagamento do boleto bancário deve ser efetuado até o dia 12 de novembro

Ilhéus está entre as cidades que mais atraem indústrias e investimentos

O município de Ilhéus é apontado por institutos e centros de estudos nacionais e internacionais como um dos melhores locais para a realização de investimentos. Prova disso são as grandes redes de atacado e varejo instaladas na cidade nos últimos anos e as indústrias do ramo de informática que são inauguradas praticamente todos os meses. Todos esses investimentos, segundo avaliou o prefeito Newton Lima, deve-se à localização geográfica da cidade, à política de atração dessas empresas e os equipamentos que o município oferece, como o porto, aeroporto, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o distrito industrial, o polo de informática e a própria Zona de Processamento para Exportação (ZPE), que está em fase de implantação.




Tudo isso sem contar com o Complexo Intermodal Porto Sul, que inclui a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o porto e um aeroporto internacional, que também servirá, na avaliação do prefeito Newton Lima, para atrair novos investimentos para a cidade, gerando muito mais emprego e renda. “O Complexo Intermodal é de suma importância para o desenvolvimento da cidade e Ilhéus não pode perder essa oportunidade única de receber esses investimentos. Tudo isso é emprego, renda e desenvolvimento para o município”, complementou o prefeito. Newton Lima listou que em nos últimos três anos foram instaladas em Ilhéus grandes empresas, como as redes Makro, Atacadão Carrefour, Casas Bahia, GBarbosa, Lojas Americanas e várias indústrias do ramo de informática.






 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .