quarta-feira, 7 de março de 2012

Newton Lima assina ordem de serviço para limpeza do Canal do Nossa Senhora da Vitória

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou na manhã desta terça-feira (6), a Ordem de Serviço 001 B/2012, autorizando a empresa Montanha Aluguel de Máquinas e Equipamentos a dar início das obras de dragagem e limpeza do Canal Principal do bairro Nossa Senhora da Vitória. A solenidade de assinatura contou com a presença do presidente da Câmara, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), e dos vereadores Valmir Freitas e professora Carmelita Ângela, além de secretários e lideranças comunitárias de Ilhéus.




Segundo o prefeito Newton Lima, a obra faz parte um contrato que prevê a dragagem e limpeza de vários canais e foi iniciada no Nossa Senhora da Vitória, um dos mais carentes de serviços públicos. “Há algum tempo que o presidente do Legislativo, Dinho Gás, nos enviou uma Indicação Parlamentar para a realização desse serviço no bairro, que entrou no planejamento do município e agora se transforma em realidade”, ressalta o prefeito

solidario-da-fmt-ajuda-abrigo-de-ilheus

A chegada para o início do ano letivo dos novos alunos da Faculdade Madre Thaís (FMT), de Ilhéus, trouxe também um presente para os velhinhos do Abrigo São Vicente de Paulo, uma das mais importantes e respeitadas instituições filantrópicas da cidade. O trote solidário – organizado pelos “veteranos” – arrecadou 125 quilos de alimentos não perecíveis já entregues à instituição. De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina da FMT, Ana Paula Adry, o trote solidário faz parte de uma iniciativa da FMT de incentivar uma participação cada vez mais efetiva e contribuitiva do seu alunado em projetos sociais. “E esta foi uma forma sadia que encontramos para dar as boas vindas aos novos estudantes”, afirmou.




Prefeitura e Codeba discutem construção do Terminal de Passageiros de Ilhéus

O terminal de receptivo de passageiros de Ilhéus será realidade e as obras, fruto de uma parceria entre o poder púbico e a iniciativa privada, deverão ser iniciadas nos próximos meses. A garantia foi do prefeito Newton Lima depois de participar de uma reunião em Salvador com o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e o empresário Gilberto Menezes, do setor de construção de receptivos de navios turísticos. De acordo com o prefeito, o terminal de passageiros será mais um passo para garantir a permanência e ampliação do número de transatlâncos na cidade.




O Terminal de Passageiros de Ilhéus será construído numa área entre a Concha Acústica e o Porto Internacional. O projeto conceitual do terminal já foi elaborado, restando apenas a aprovação para que seja transformado em projeto executivo, dentro dos padrões estabelecidos pelo ISPS Code (Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias). Nessa reunião em Salvador foram discutidos os detalhes do terminal e a participação de parceiros e investidores para que possam transformar esse projeto em realidade já nos próximos meses, antes do início da temporada 2012/2013 dos navios transatlânticos.



O porto de Ilhéus tem 432 metros de cais para atender toda a demanda de atracação de transatlânticos e ainda os navios cargueiros. Desde 1992 que o porto recebe navios de turistas, mas o terminal não recebeu qualquer melhoria ou adequação para que essa atividade fosse executada. Com isso surgiram transtornos. Mas para continuar aumentando o fluxo de turistas, especialmente os de cruzeiros, é de fundamental importância a construção do Terminal de Passageiros, que terá a função não somente de receber os visitantes, como também mostrar os roteiros turísticos, apresentar a história da cidade e sediar eventos culturais.



Vereador quer ensino obrigatório da música nas escolas de Ilhéus

Contando com o apoio de mais onze vereadores, o vereador Alcides Kruschewsky deu entrada, ontem, no projeto de lei nº 005/2012 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas públicas e privadas de Ilhéus. O projeto foi encaminhado às comissões de Justiça, Educação e Finanças e após seus pareceres, irá a plenário. Se aprovado, a inclusão da disciplina deverá acontecer a partir do ano letivo de 2013.




O ensino da música, história, teoria e prática qualificada, dentro de um planejamento eficaz, é um inesgotável celeiro de benefícios para o ser humano. O projeto já foi desenvolvido em grandes cidades, como o Rio de janeiro e São Paulo, com excelentes resultados. Segundo Cleide salgado, que desenvolveu o projeto “Música nas Escolas”, no Rio de Janeiro, aprender música dentro da sala de aula não forma apenas profissionais do meio, mas também ensina como se concentrar, disciplinar e trabalhar em grupo.

Ilhéus : Governo Municipal e Codeba discute revitalização do espaço do antigo armazém da Dois de Julho

O prefeito Newton Lima em reunião com a Codeba, abrangeram o assunto sobre a revitalização do espaço dos antigos armazéns que ficam na rua Almirante Aurélio Linhares, no centro da cidade, em frente à baía do Pontal. No local funcionava o antigo Porto do Rio Cachoeira, que foi desativado. A proposta do prefeito Newton Lima é dar uma destinação para esses galpões, transformando em espaços de comércio e lazer, garantindo mais opções para os ilheenses e turistas, além de ser um área privilegiada para utilização comercial.




Inaugurado em 1926 e sendo apontado como uma referência na exportação do cacau, o antigo Porto do Rio Cachoeira encerrou suas atividades em 1971, quando foi inaugurado o Porto Internacional, no Malhado. Desse então os antigos galpões foram desativados. Alguns deles chegaram a ser demolidos e transformados em praças e estacionamento. Em outro galpão está sendo construído o Terminal Pesqueiro. A área pertence a Codeba e idéia do prefeito é firmar uma parceria para que a Prefeitura possa da dar um melhor destino a esses galpões, ampliando as opções de lazer e entretenimento em Ilhéus.



Adicionar novo comentário
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .