segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sul da Bahia presente no 7º Congresso Internacional de Jornalismo investigativo em São Paulo

Começou na ultima quinta feira (12) o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. São quase 90 palestras, com temas como Copa do Mundo e Olimpíadas, investigação de empresas privadas e de governos, medidas de proteção para jornalistas e produção de grandes reportagens para rádios, jornais impressos e on-line além de televisão.




Os radialistas de Ilhéus, Marinho Santos e Robertinho Scarpita, do programa Tropa de Elite, estão participando do evento e representando a região.



O congresso desse ano homenageou os jornalistas Jânio de Freitas e Tim Lopes. O primeiro pelos seus 60 anos de dedicação ao jornalismo e o segundo por sua trajetória e trágico fim na carreira de repórter, uma inspiração para a criação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).



Aumento súbito da dengue assusta Ilhéus

O surgimento de novos casos de dengue nos últimos dois meses vem assustando os moradores de Ilhéus. Até o início de maio, o município apresentava saldo negativo de 40% no número de notificações em relação a 2011.




Mas vem aumentando nos últimos meses e, nesta sexta-feira, teve crescimento de 36% na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano já são mais de 2.100 notificações de dengue clássica e 14 de hemorrágica.



No mesmo período de 2011 foram 1.490 ocorrências da doença. Os bairros que mais preocupam são Malhado, Conquista, Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa e Teotônio Vilela.



No bairro do Malhado já são mais de 300 casos de dengue neste ano. Na Conquista são 224. O Vilela está com 222 notificações. No Nossa Senhora são 145 e o Nelson Costa tem 130 ocorrências. ( Jornal A Região)




Operação 'pente fino' encontra dez celulares e drogas no presídio Ariston Cardoso

Operação "pente fino" revistou na manhã deste sábado (14) as celas do presídio Ariston Cardoso, que custodia em regime provisório 198 presos que aguardam decisão da Justiça. Em cerca de seis horas de inspeção, foram localizados dez celulares, carregadores, facas comuns e artesanais, drogas como crack, maconha e cocaína, além de cordas que poderiam ser utilizadas em fuga.




O diretor do presídio, Kdarlaomer José dos Santos, que assumiu a gestão da unidade prisional há dois meses, esteve à frente da revista batizada popularmente de "baculejo". Ele diz que recebeu apoio da Secretaria de Admnistração Penitenciária e Ressocialização (Seap), com a presença do superintendente de gestão prisional coronel Paulo César. Também participaram da força-tarefa grupos especializados da Polícia Militar, além de agentes e coordenadores dos presídios de Ilhéus e Vitória da Conquista.



"Já tinha um tempo que não era feita essa inspeção. O ideal é que seja feita todo mês e já não acontecia há um dois ou três meses", diz o diretor. Segundo ele, emboram sejam realizadas revistas, os objetos entram no presídio através dos visitantes. "As mulheres conseguem esconder essas coisas nas partes íntimas", aponta.



O presídio de Ilhéus, de acordo com o responsável, recebe presos provisórios de pelo menos sete cidades vizinhas, como Ilhéus, Una Itacaré, Uruçuca, Canavieiras, Camacan, além presos da Justiça Federal. A unidade foi projetada para receber 178 homens, mas o diretor não aponta superlotação embora haja 20 presos a mais do que o ideal.( Informações da TV Santa Cruz e G1)



Jacuipense vence e sai na frente na decisão da Segundona

Após a conquista da vaga para a primeira divisão do Baianão de 2013, Jacuipense e Botafogo entraram em campo neste domingo, 15, no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, para fazer a primeira partida decisiva da Segunda Divisão do Baianão.




Na disputa entre o “Leão do Sisal” e o “Mais Simpático”, o time grená de Riachão do Jacuípe levou a melhor. Com um gol de Nédson, que substituiu Nádson, ex-jogador do Bahia e do Vitória, aos 43 minutos do primeiro tempo, aproveitando uma cobrança de escanteio, o Jacuipense derrotou o Botafogo.



Estado da Bahia terá mais quatro cursos de medicina

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com sede em Santo Antônio de Jesus, é uma das quatro instituições de ensino superior contempladas pelo Ministério da Educação com um curso federal de medicina. As outras três são a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), em Barreiras; a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso.




A UFOBA e a UFSBA terão, respectivamente,80 vagas; a UNIVASF terá 40 e a UFRB oferecerá 60. No total, serão 260 vagas. O curso da UFRB será no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em 2013, segundo o reitor Paulo Gabriel Nassif. O projeto acadêmico já está pronto, informou o dirigente explicando que há uma grande dificuldade de preenchimento de vagas de médicos no interior do Estado.



A vinda da graduação contribuirá para a mudança no quadro de carência de profissionais. Há uma concentração elevada de médicos na capital e o desafio é interiorizar o curso de medicina, inclusive no Recôncavo - disse o reitor.( Informações do A Tarde Online)



 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .