sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MPT aciona Supermercados Itão por falhas em segurança e dumping social

Itão em Ilhéus - Foto google
Itão em Ilhéus – Foto google
A sequência ininterrupta de descumprimento de normas de saúde e segurança  do meio ambiente de trabalho, com centenas de autos de infração e negativas recorrentes de ajustar a conduta levaram o Ministério Público do Trabalho (MPT) a entrar na Justiça com uma ação civil pública contra a rede de supermercados Itão, com lojas nos municípios de Itabuna e Ilhéus. O pedido é para que a empresa passe a cumprir 68 itens que vão de medidas para a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais ao cumprimento de obrigações trabalhistas mínimas, como concessão de repouso semanal remunerado e pagamento correto por trabalho em domingos e feriados.
O MPT também quer que a Justiça determine uma indenização por danos morais coletivos de R$1,5 milhão. O valor se baseia no grande número de falhas na segurança e no porte financeiro da rede supermercadista. Além disso, há o chamado dumping social, que é a prática de buscar o lucro à custa da prática de atos ilícitos,  ignorando as constantes ações de fiscalização e recomendações para a correção de falhas, apontadas por técnicos, auditores e peritos de diversos órgãos públicos, além de se negar a ajustar as conduta ilegais.
O risco de acidentes, verificado em uma série de inspeções tanto do MPT quanto de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além de situações que dia a dia contribuem para o surgimento de doenças ocupacionais, fez com que o MPT solicitasse à Justiça liminar determinando que o Itão adote as normas de saúde e segurança no ambiente de trabalho previstas em lei antes mesmo do julgamento da ação. “Como a empresa não vem cumprindo espontaneamente a legislação trabalhista há pelo menos sete anos, mostra-se urgente e necessária a decisão judicial obrigando-a a cumprir a lei”, comentou o procurador Ilan Souza, que acompanha pela ação elaborada pela procuradora Andréa Freitas.

A PLACA DE SINALIZAÇÃO DE UMA CIDADE TURÍSTICA…

1470748_445689038863943_37017968_n
A desgastada placa de sinalização acima se encontra na Rua Bento Berilo, em Ilhéus. Ela “informa”, em único idioma, que aquela região se trata da área central da cidade, o centro histórico.  Pelo visto (ou não visto!) , se depender da placa, as pessoas que visitarem a cidade  vão ter um pouco de dificuldade para se localizarem… (foto: O Tabuleiro)

PREFEITO PEDE AJUDA À COORDENAÇÃO NACIONAL DA DEFESA CIVIL PARA ILHÉUS

Em virtude dos sérios prejuízos causados às famílias e à cidade de Ilhéus provocados pelas fortes chuvas que incidiram, na semana passada, o prefeito Jabes Ribeiro reuniu-se, em Brasília, na última terça-feira, dia 3, com o chefe de Gabinete da Coordenação Nacional da Defesa Civil, Wesley Felinto.
O encontro teve a finalidade de solicitar ajuda ao governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, para o socorro às vítimas das chuvas e para a recuperação de áreas atingidas.
O representante da Defesa Civil Nacional informou que o caso de Ilhéus estava sendo acompanhado através da internet e de contatos com o coordenador municipal de Defesa Civil, Ednaldo Azevedo.
Jabes Ribeiro informou que os técnicos da prefeitura adotaram as medidas necessárias para o cadastramento do município no sistema da defesa civil nacional e pediu o envio de uma equipe para avaliar in loco os problemas causados pelas chuvas.

MUTIRÃO NA ZONA SUL ACONTECE NESSA SEXTA

O Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus (Nepsi) realiza nessa sexta-feira, das 7 às 17h, o Mutirão de Saúde e Cidadania. O evento acontecerá na praça da Urbis.
O mutirão conta com a parceria de vários setores da Prefeitura Municipal. Serão oferecidos os serviços para o Bolsa Família e ProJovem.
Além disso, serão oferecidos serviços de saúde como exames em pediatria, oftalmologia, odontologia, clínicos preventivos e vacinas, entre ou

HOMEM REALIZAVA TRÁFICO DE DROGAS NO ALTO DO COQUEIRO

alessandro
Na última quarta-feira, dia 4, policiais Militares prenderam, em flagrante, Alessandro Dos Santos (vulgo “Tatá). No momento da prisão, Alessandro se encontrava numa residência abandonada, no Alto do Coqueiro, em Ilhéus.
No local, Alessandro realizava tráfico drogas. Os policiais encontraram com ele  188 papelotes e mais 284g de maconha, além de 97 papelotes e mais 23g de crack. Alessandro e o material apreendido foram apresentados na delegacia de polícia
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .