terça-feira, 10 de setembro de 2013

PAGAMENTO DE INTERNAÇÕES NO SUS TERÁ CRITÉRIOS MAIS RIGOROSOS

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União portarias para aprimorar a metodologia de controle do pagamento de internações de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa finalidade instituiu o Sistema de Regulação, Controle e Avaliação (Sisrca).
As portarias estabelecem que o preenchimento da Autorização para Internação Hospitalar (AIH) e a consequente autorização do ministério para o pagamento, dependerá da checagem online, pela unidade de saúde, das informações do paciente na base nacional do Cartão Nacional de Saúde – o Cartão SUS.
De acordo com o texto, o novo sistema objetiva minimizar erros ou inconformidades cometidos por operadoras no ato do registro manual da AIH e impedir, por exemplo, o registro de usuários que já tenham sido identificados como falecidos pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade.
A partir de dezembro o novo sistema de registro estará disponível aos gestores e, a partir de fevereiro de 2014, todas AIHs deverão ser registradas obrigatoriamente no novo sistema.

DEPUTADA COBRA A RETOMADA DAS OBRAS DA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA EM ILHÉUS

DSC00709
A deputada estadual Ângela Sousa (PSD), acompanhada do diretor da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Vitória, Amil Gomes, visitou o local onde está prevista a construção uma Praça dos Esportes e da Cultura e se comprometeu a buscar apoio no sentido de identificar as eventuais pendências e solicitar a retomada das obras, tendo em vista a importância social do projeto.
De acordo com o projeto inicial, a Praça dos Esportes e da Cultura, que será implantada em frente a Fundação Fé e Alegria, na segunda travessa da Rua São Jorge, vai contar com uma quadra poliesportiva coberta, unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Telecentro, biblioteca, cine-teatro, pista de skate, parque e área para leitura externa.
Os serviços incluem recursos na ordem de R$ 2 milhões. Ainda conforme o projeto, além das obras da Praça dos Esportes e da Cultura, o bairro Nossa Senhora da Vitória seria contemplado com os serviços de recuperação das ruas e de iluminação pública que deverão ser realizados pela Prefeitura de Ilhéus.
“São ações importantes que devem ser incentivadas. Não podemos perder mais esse importante equipamento por falta de compromisso do poder público”, finalizou Ângela Sousa, se comprometendo a buscar apoio para garantir a retomada das obras.

SECRETÁRIA DEIXA A SAÚDE PARA ASSUMIR DIRETORIA NA SESAB

A secretária de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, entregou ao prefeito Jabes Ribeiro, no início da tarde desta segunda-feira, dia 9, sua carta de exoneração do cargo, alegando razões pessoais e familiares, que a levaram a aceitar o convite da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para ocupar a Diretoria da Rede Própria – Gestão Direta.
O prefeito ilheense lamentou deixar de contar com a importante contribuição que Ledívia tem dado à administração municipal, mas disse compreender as razões apresentadas e lhe desejou muito sucesso nas novas atribuições, tendo, no mesmo momento, indicado o atual superintendente do Fundo Municipal de Saúde, Antonio Ocké, para ocupar interinamente a Secretaria da Saúde, até que seja tomada uma decisão definitiva.

AUTORIZADA LICITAÇÃO PARA NOVO AEROPORTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

pista-aereo
O ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, acabou de informar ao senador Walter Pinheiro (PT-BA) que está autorizado o processo licitatório para a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista.
“Com isso, todas as pendências foram resolvidas para que o processo licitatório seja iniciado”, destacou Pinheiro, que deu imediatamente a notícia ao prefeito do município, Guilherme Menezes.
Na última quarta-feira (04), eles haviam participado de uma reunião, em Brasília, com o ministro, justamente para solicitar celeridade na questão. A partir da licitação, em menos de dois anos a primeira parte da obra deve ficar pronta. 

GUARDA MUNICIPAL IMPEDIU ROUBO NA SEDUC

Seduc invadida na madrugada desta segunda-feira - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 09.09.2013 (3)
Porta da secretaria foi arrombada (Foto: Gildezo Silva)
Ontem (9), ao perceberem que o prédio da Secretaria de Educação de Ilhéus estava sendo arrombada, vizinhos acionaram a Guarda Municipal, que prontamente dirigiu-se ao local, conseguindo deter o jovem dentro do prédio já com alguns objetos.
Um táxi e uma mulher com bicicleta aguardavam o desfecho do furto. Ambos conseguiram fugir.
A titular da Seduc Marlúcia Rocha informou que nada foi levado. A polícia Civil investiga o caso.

JABES ELOGIA DISPOSIÇÃO DA IGREJA PARA MEDIAR IMPASSES

Jabes Ribeiro - Prefeito de Ilhéus - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus
A respeito da nota divulgada pela Diocese de Ilhéus e assinada pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, o prefeito Jabes Ribeiro elogiou a disposição da representação da Igreja Católica de buscar uma solução para os impasses que estão prejudicando a prestação dos serviços públicos no município e disse concordar com as preocupações reveladas no documento.
“Afinal, posso garantir que mais do que todos, nós do governo municipal, estamos preocupados com a situação que Ilhéus atravessa, uma vez que fomos eleitos justamente para resolver os problemas e solucionar o estado caótico em que encontramos a administração”, afirmou o prefeito.
Jabes Ribeiro ainda lembrou que as suas preocupações com os problemas citados é que o levaram a convidar a sociedade civil organizada para firmar o Pacto por Ilhéus e a constituir um conselho de observadores, do qual faz parte o bispo diocesano, para o acompanhamento das tratativas em busca de uma solução permanente e duradoura para a crise.
Jabes informou que vai pedir uma audiência a Dom Mauro Montagnoli para mostrar os dados que o bispo ainda desconheça a respeito da situação financeira do município, embora a maioria dos números já seja do conhecimento da representação da Igreja Católica ilheense.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .